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Plano de aula de Comparações entre frações 2

Matemática

Original Teachy

'EF06MA07'

Comparações entre frações 2

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Comparações entre frações

Palavras ChaveComparação de frações, Frações com denominadores iguais, Frações com denominadores diferentes, Ordenação de frações, Exemplos práticos, Denominador comum, Numerador, Metade, Terço, Situações reais, Matemática do 6º ano
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores de quadro branco, Projetor multimídia, Slides da apresentação, Cadernos, Lápis, Borracha, Calculadoras, Folhas de exercício, Régua (para desenhar frações visuais), Livro didático de Matemática
Códigos BNCCEF06MA07: Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e específica dos objetivos a serem alcançados durante a aula. Isso ajuda os alunos a entenderem a importância do conteúdo que será abordado e os prepara para as atividades e explicações subsequentes, promovendo um aprendizado mais focado e eficiente.

Objetivos principais:

1. Entender como comparar frações de diferentes quantidades inteiras.

2. Identificar qual fração é maior entre duas frações dadas.

3. Colocar frações em ordem crescente ou decrescente.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos para o tema de frações, contextualizando-o em situações reais do cotidiano. Isso facilita a compreensão da importância de aprender a comparar frações e prepara os alunos para a explicação mais detalhada que virá a seguir.

Contexto

Para começar a nossa aula sobre comparações entre frações, vamos imaginar duas situações do dia a dia: em um piquenique, você tem uma pizza grande e divide-a entre seus amigos. Em outro cenário, você tem um bolo de aniversário que também será dividido entre os convidados. Como saber se a quantidade de pizza que cada um recebe é maior ou menor que a quantidade de bolo? Essa é a essência da comparação de frações: entender qual parte de um todo é maior e como essas partes se relacionam entre diferentes quantidades.

Curiosidades

Você sabia que os matemáticos da antiga Grécia, como Euclides, já estudavam frações há mais de 2000 anos? Eles usavam frações para resolver problemas práticos de divisão de terras e alimentos, conceitos que ainda utilizamos no nosso dia a dia, como dividir uma conta de restaurante ou medir ingredientes na cozinha.

Desenvolvimento

Duração: 40 a 50 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma explicação detalhada e prática sobre como comparar frações com o mesmo denominador e com denominadores diferentes, além de ensinar como ordenar frações. Isso ajudará os alunos a desenvolver habilidades fundamentais de comparação e ordenação de frações, aplicando esses conhecimentos em exemplos práticos e questões do dia a dia.

Tópicos Abordados

1. Conceito de fração: Explique que uma fração representa uma parte de um todo. Detalhe que uma fração é composta por um numerador (parte superior) e um denominador (parte inferior), onde o denominador indica em quantas partes o todo foi dividido e o numerador indica quantas dessas partes estamos considerando. 2. Comparação de frações com o mesmo denominador: Mostre que, ao comparar frações com o mesmo denominador, basta comparar os numeradores. Por exemplo, 3/8 é menor que 5/8 porque 3 é menor que 5. 3. Comparação de frações com denominadores diferentes: Explique que, para comparar frações com denominadores diferentes, é necessário encontrar um denominador comum ou converter as frações para números decimais. Use exemplos práticos, como 1/2 e 2/3, e demonstre o processo de encontrar o denominador comum (6) e converter cada fração (1/2 = 3/6 e 2/3 = 4/6), mostrando que 3/6 é menor que 4/6. 4. Resolução de exemplos práticos: Apresente problemas que envolvam a comparação de frações em situações reais, como comparar metade de 50 com um terço de 60. Demonstre o cálculo: metade de 50 é 25 e um terço de 60 é 20. Portanto, 25 é maior que 20. 5. Ordenação de frações: Ensine como colocar frações em ordem crescente ou decrescente. Use exemplos práticos, como ordenar 1/4, 1/3 e 1/2. Converta todas para um denominador comum (12), resultando em 3/12, 4/12 e 6/12, e então ordene: 1/4 < 1/3 < 1/2.

Questões para Sala de Aula

1. Compare as frações 3/5 e 7/10. Qual é maior? 2. Coloque em ordem crescente as frações: 2/7, 4/7, 1/7. 3. Qual é maior: metade de 80 ou um quarto de 100? Justifique sua resposta.

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, proporcionando um momento de reflexão e discussão das respostas. Isso permite que os alunos revisem e reforcem os conceitos aprendidos, esclareçam dúvidas e pratiquem a comunicação matemática. Além disso, engaja os alunos em um processo colaborativo de aprendizado, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura do conteúdo.

Discussão

    1. Comparação das frações 3/5 e 7/10: Para comparar essas frações, encontra-se um denominador comum. O menor múltiplo comum entre 5 e 10 é 10. Convertendo 3/5 para uma fração com denominador 10, obtemos 6/10. Assim, comparamos 6/10 e 7/10, onde 7/10 é maior que 6/10.
    1. Ordenação em ordem crescente: 2/7, 4/7, 1/7: Como todas as frações têm o mesmo denominador, basta comparar os numeradores. Ordenando os numeradores 1, 2 e 4, temos: 1/7 < 2/7 < 4/7.
    1. Comparação entre metade de 80 e um quarto de 100: Metade de 80 é 40 e um quarto de 100 é 25. Portanto, 40 é maior que 25. Explicar que isso é feito convertendo as frações para valores absolutos facilita a compreensão dos alunos.

Engajamento dos Alunos

1. 1. Por que precisamos encontrar um denominador comum para comparar frações com denominadores diferentes? 2. 2. Como você pode usar a comparação de frações em sua vida cotidiana? Dê um exemplo. 3. 3. Se tivermos as frações 3/8, 5/8 e 7/8, como as ordenaríamos em ordem decrescente? Explique seu raciocínio. 4. 4. Qual é um exemplo prático de quando seria útil saber comparar frações? 5. 5. Se você tivesse que explicar a um colega como comparar frações com denominadores diferentes, como faria isso?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos compreendam plenamente os conceitos ensinados. Ao resumir o conteúdo, conectar a teoria com a prática e demonstrar a relevância do tema, esta seção reforça o aprendizado e destaca a importância do conhecimento adquirido.

Resumo

  • Entendimento do conceito de fração como parte de um todo.
  • Comparação de frações com o mesmo denominador através dos numeradores.
  • Comparação de frações com denominadores diferentes encontrando um denominador comum ou convertendo-as para decimais.
  • Resolução de exemplos práticos, como comparação de metade de 50 com um terço de 60.
  • Técnicas de ordenação de frações em ordem crescente ou decrescente.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar situações reais, como a divisão de alimentos em um piquenique, para explicar o conceito de frações e demonstrar a comparação entre elas. Exemplos práticos ajudaram a ilustrar como aplicar esses conceitos em problemas cotidianos, tornando o aprendizado mais relevante e compreensível para os alunos.

A importância do assunto apresentado se reflete em diversas situações do dia a dia, como dividir uma conta de restaurante ou medir ingredientes para uma receita. Compreender frações e saber compará-las permite que os alunos tomem decisões informadas e precisas em suas atividades cotidianas. Além disso, a habilidade de comparar frações é fundamental em várias áreas do conhecimento, como ciências e economia.

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