Entrar

Plano de aula de Ampliação e redução de figuras

Matemática

Original Teachy

'EF06MA21'

Ampliação e redução de figuras

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Ampliação e redução de figuras

Palavras ChaveAmpliação de figuras, Redução de figuras, Área, Perímetro, Geometria prática, Projeto de maquete, Escalas, Matemática aplicada, Design, Arquitetura, Engenharia, Resolução de problemas
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre ampliação e redução (2-3 minutos), Esboços de parques com medidas originais, Papéis (papelão), Régua, Tesoura, Cola, Calculadoras, Lápis, Borracha, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF06MA21: Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.; EF06MA29: Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.; EF06MA21: Construir figuras planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entenderem como as mudanças nas dimensões das figuras geométricas afetam suas propriedades métricas, como área e perímetro. Isso é essencial não apenas para a compreensão teórica da geometria, mas também para aplicações práticas no mercado de trabalho, como em áreas de design, engenharia e arquitetura, onde tais cálculos são frequentemente necessários.

Objetivos principais:

1. Descrever como a ampliação e a redução de figuras afetam as medidas de áreas e perímetros.

2. Calcular valores de áreas e perímetros para figuras ampliadas e reduzidas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através de atividades práticas.
  2. Promover a habilidade de resolver problemas do cotidiano relacionados à geometria.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entenderem como as mudanças nas dimensões das figuras geométricas afetam suas propriedades métricas, como área e perímetro. Isso é essencial não apenas para a compreensão teórica da geometria, mas também para aplicações práticas no mercado de trabalho, como em áreas de design, engenharia e arquitetura, onde tais cálculos são frequentemente necessários.

Contextualização

Imagine que você está ajudando a planejar um parque de diversões. Os brinquedos, as áreas de alimentação e os caminhos entre eles precisam ser projetados de forma que todos os espaços sejam usados de maneira eficiente. Para isso, é essencial entender como a ampliação e a redução de figuras geométricas podem afetar o espaço disponível. Este é um exemplo prático de como a matemática e a geometria são usadas no dia a dia para resolver problemas reais.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a ampliação e a redução de figuras geométricas são usadas em diversas profissões?  Por exemplo, arquitetos utilizam essas técnicas para criar maquetes e plantas de edifícios em diferentes escalas. Designers gráficos também ampliam e reduzem imagens para garantir que elas se encaixem perfeitamente em diferentes mídias, desde cartões de visita até outdoors. Engenheiros civis utilizam essas habilidades para calcular áreas e perímetros de terrenos e estruturas, garantindo que tudo seja construído corretamente.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Para despertar o interesse dos alunos, mostre um vídeo curto (2-3 minutos) que ilustre como engenheiros e arquitetos utilizam a ampliação e a redução de figuras em projetos reais. Em seguida, faça a seguinte pergunta provocadora: 'Como você acha que a ampliação de um desenho de um parque pode afetar o espaço de lazer disponível?' Permita que os alunos compartilhem suas ideias e reflexões.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 70 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos pratiquem e consolidem seus conhecimentos sobre ampliação e redução de figuras geométricas por meio de atividades práticas e desafiadoras. Isso reforça a compreensão teórica e demonstra a aplicação prática em contextos do cotidiano e no mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de ampliação e redução de figuras geométricas.
  2. Cálculo de perímetro e área de figuras ampliadas e reduzidas.
  3. Relação entre a escala de ampliação/redução e as medidas de área e perímetro.
  4. Aplicações práticas da ampliação e redução em diferentes profissões.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como as mudanças nas dimensões das figuras afetam suas propriedades métricas. Pergunte: 'Como a ampliação ou redução de uma figura pode impactar a quantidade de material necessário para construir um modelo, como uma maquete de um prédio ou de um parque?' Incentive-os a pensar sobre a importância de entender essas relações em situações do cotidiano e em diferentes profissões.

Mini Desafio

Projeto de Maquete: Ampliando e Reduzindo

Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar uma maquete de um pequeno parque. Cada grupo receberá uma escala específica para ampliar ou reduzir o parque original. Eles deverão calcular as novas dimensões das áreas e perímetros das figuras geométricas que compõem o parque, como praças (quadrados/retângulos) e lagos (círculos).

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4-5 alunos.
  2. Distribua aos grupos um esboço do parque com as medidas originais das figuras geométricas.
  3. Atribua uma escala de ampliação ou redução a cada grupo (por exemplo, 2:1 para ampliação ou 1:2 para redução).
  4. Peça aos alunos que recalcularem as dimensões das figuras geométricas usando a escala fornecida.
  5. Oriente os alunos a usarem papelão, régua, tesoura e cola para construir a maquete do parque com as novas dimensões.
  6. Após a construção, cada grupo deve apresentar sua maquete e explicar como as dimensões foram alteradas e o impacto nas áreas e perímetros.

Objetivo: Aplicar os conceitos de ampliação e redução de figuras geométricas em um projeto prático, reforçando o entendimento das relações métricas e sua importância em contextos reais.

Duração: (40 - 50 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Calcule o perímetro e a área de um quadrado com lado de 5 cm e depois de ampliá-lo em uma escala 3:1.
  2. Reduza um retângulo com dimensões 8 cm x 6 cm em uma escala 1:4 e calcule seu novo perímetro e área.
  3. Dado um triângulo equilátero com lados de 10 cm, calcule seu perímetro e área após uma redução de escala 1:3.
  4. Explique como a área de um círculo de raio 7 cm muda quando ampliada em uma escala 2:1. Calcule a nova área.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que foi aprendido e discutam a aplicação prática dos conceitos. Isso reforça a importância do conteúdo e motiva os alunos a continuarem engajados com a matemática, compreendendo sua relevância no dia a dia e no mercado de trabalho.

Discussão

Facilite uma discussão entre os alunos, abordando como a teoria e a prática se conectaram durante a aula. Pergunte: 'Como a atividade prática de construir maquetes ajudou você a entender melhor a ampliação e a redução de figuras geométricas?' Incentive-os a compartilhar suas experiências, desafios e aprendizados. Peça também que discutam como esses conhecimentos podem ser aplicados em situações do cotidiano e em diferentes profissões, reforçando a relevância prática do conteúdo aprendido.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados na aula, destacando a definição de ampliação e redução de figuras geométricas, o cálculo de perímetros e áreas de figuras ampliadas e reduzidas, e a relação entre a escala de ampliação/redução e as medidas de área e perímetro. Enfatize as aplicações práticas dessas habilidades em profissões como arquitetura, engenharia e design.

Fechamento

Explique que a aula conectou teoria e prática, mostrando como os conceitos matemáticos de ampliação e redução são aplicados em contextos reais e no mercado de trabalho. Ressalte a importância de entender essas relações para resolver problemas do cotidiano e em diversas profissões. Agradeça a participação de todos e incentive-os a continuar explorando como a matemática se aplica em diferentes aspectos da vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies