Entrar

Plano de aula de Gênero Textual: Contos

Português

Original Teachy

'EF67LP03'

Gênero Textual: Contos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Gênero Textual: Contos

Palavras Chavecontos, narrativa, storytelling, Instagram, jogos interativos, Twine, curta-metragem, vídeo, criatividade, tecnologia, atividades práticas, 6º ano, Português, comparação de contos, interpretação textual, Metodologia Digital, aprendizagem baseada em projetos
Materiais Necessárioscelulares com acesso à internet, computadores ou tablets, perfis fictícios no Instagram, conta no Twine, aplicativos de edição de vídeo, papel e caneta para esboços, roteiros de contos, figurinos e adereços para filmagem, acesso a locais para filmagem, projetor ou TV para apresentação dos vídeos e jogos
Códigos BNCCEF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.; EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida para os alunos entenderem o que são contos, suas características fundamentais e como eles são aplicados em diferentes contextos. Também visa preparar os alunos para analisar e comparar contos de forma crítica, enriquecendo suas habilidades de interpretação textual.

Objetivos principais:

1. Reconhecer o que são contos e suas principais características.

2. Identificar quando e como utilizar contos em diferentes contextos.

3. Comparar e interpretar contos distintos para entender suas nuances e mensagens.

Objetivos secundários:

  1. Promover o desenvolvimento do pensamento crítico ao comparar diferentes contos.
  2. Estimular a autoconfiança dos alunos ao interpretar e discutir textos literários.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é estimular a curiosidade e o envolvimento dos alunos desde o início da aula. Ao usar seus celulares para buscar informações, os alunos se tornam agentes ativos no processo de aprendizagem, conectando o conhecimento prévio com novas descobertas. Este momento de interação inicial também promove um ambiente colaborativo e prepara os alunos para um debate mais profundo sobre contos.

Aquecendo

Aquecimento: Inicie a aula apresentando o tema dos contos e suas características fundamentais. Encoraje os alunos a refletirem sobre o que já sabem. Instrua-os a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre contos, seja sobre a história dos contos, autores renomados ou tipos de contos. Permita que compartilhem suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1.  O que define um conto? Quais são suas características principais?

2. ️‍♂️ Como um conto difere de outros gêneros textuais, como romances ou crônicas?

3.  Quais são os elementos essenciais que compõem um conto?

4.  Você tem algum conto favorito? O que o torna especial para você?

5.  Já teve alguma experiência de criar um conto? Como foi esse processo?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos sobre contos de forma prática e criativa, usando ferramentas digitais para enriquecer e expandir suas narrativas. As atividades propostas incentivam a colaboração, o uso da tecnologia e a expressão artística, proporcionando uma aprendizagem significativa e contextualizada com a realidade digital dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criação de Contos com Storytelling no Instagram

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a capacidade de contar histórias dos alunos, utilizando plataformas digitais populares e integrando diferentes mídias para enriquecer a narrativa.

- Descrição: Os alunos irão criar um conto e transformá-lo em uma série de publicações no Instagram, utilizando ferramentas como fotos, vídeos, stories e hashtags. Cada grupo será responsável por criar um perfil fictício no Instagram para narrar seu conto de forma criativa e interativa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um perfil fictício no Instagram, que será usado exclusivamente para a atividade.

  • O grupo deve redigir um conto original, com todos os elementos essenciais: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.

  • Em seguida, devem planejar como o conto será dividido em posts e stories no Instagram, utilizando fotos, vídeos, textos curtos e emojis para enriquecer a narrativa.

  • Incentive o uso de hashtags relacionadas ao tema do conto.

  • Cada grupo deve apresentar seu perfil e a narrativa à turma, destacando como utilizaram os recursos do Instagram para contar a história.

  • O professor deve circular entre os grupos, oferecendo orientação e feedback conforme necessário.

Atividade 2 -  Gamificando Contos: Criando um Jogo Interativo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita criativa e narrativa não-linear, além de promover o pensamento crítico e a solução de problemas ao integrar tecnologia e storytelling.

- Descrição: Os alunos criarão um conto que será transformado em um jogo interativo utilizando a ferramenta Twine, que permite a criação de narrativas não-lineares. A ideia é que os jogadores possam fazer escolhas que afetarão o desenrolar do conto.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve esboçar um conto original, incluindo diferentes ramificações e finais alternativos.

  • Oriente-os a usar a ferramenta Twine (https://twinery.org/) para transformar seu conto em um jogo interativo.

  • Cada grupo deve criar um diagrama das escolhas que os jogadores podem fazer e como essas escolhas afetam a narrativa.

  • Incentive-os a adicionar elementos multimídia, como imagens e sons, para tornar a experiência do jogo mais envolvente.

  • Após finalizar, cada grupo deve apresentar seu jogo à turma, explicando o processo criativo e as diferentes escolhas dentro da narrativa.

  • O professor deve oferecer suporte técnico e feedback durante a criação dos jogos.

Atividade 3 -  Contos em Vídeo: Produzindo um Curta-Metragem

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos na adaptação de textos literários para outras mídias, promovendo o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades técnicas e artísticas.

- Descrição: Os alunos irão adaptar um conto clássico ou original em um roteiro de curta-metragem e produzir um vídeo utilizando seus celulares. Eles deverão se dividir nas funções de roteiristas, diretores, atores e editores.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um conto clássico ou criar um conto original para adaptar em um roteiro de curta-metragem.

  • Os alunos devem se dividir nas funções de roteiristas, diretores, atores e editores.

  • Oriente cada grupo a planejar a filmagem, escolhendo locais, figurinos e adereços adequados.

  • Os alunos devem filmar as cenas com seus celulares e utilizar aplicativos de edição de vídeo para montar o curta-metragem.

  • Após a produção, cada grupo deve apresentar seu curta-metragem à turma, destacando as escolhas criativas feitas durante o processo.

  • O professor deve oferecer suporte e feedback ao longo de todo o processo de criação e produção.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos através de uma reflexão coletiva sobre suas experiências e descobertas. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem uma compreensão mais profunda dos conceitos trabalhados, além de desenvolver habilidades socioemocionais, como a empatia e a capacidade de dar e receber feedback construtivo.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde todos os alunos possam compartilhar suas experiências e aprendizados durante as atividades. Use o seguinte roteiro para guiar a discussão:

Peça aos grupos que apresentem um resumo rápido do trabalho que realizaram, destacando os principais desafios e soluções encontradas. Pergunte aos alunos como foi a experiência de utilizar ferramentas digitais para contar suas histórias. Incentive os alunos a compararem a experiência de criar contos de diferentes formas (Instagram, jogo interativo, vídeo). Encoraje a turma a discutir o impacto de adaptar contos para diferentes plataformas e como isso afetou a narrativa.

Reflexões

1.Quais foram os principais desafios que vocês encontraram durante a criação do conto usando recursos digitais? 2.Como o uso de diferentes plataformas e mídias (Instagram, Twine, vídeo) influenciou a forma como vocês contaram a história? 3.O que vocês aprenderam sobre a importância da narrativa em diferentes contextos digitais?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback construtivo dos outros membros do grupo sobre sua contribuição e desempenho. Oriente a turma a focar em aspectos específicos, como criatividade, colaboração, uso das ferramentas digitais e clareza na narrativa. Incentive um ambiente de respeito e apoio mútuo.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de maneira leve e divertida, ajudando os alunos a verem a relevância das atividades realizadas e como elas se conectam com o mundo ao seu redor. Trata-se de uma reflexão final que reforça a importância dos contos e promove uma visão ampliada de suas aplicações na vida cotidiana.

Resumo

Resumo: Imagine um grande baú de tesouros repleto de histórias fantásticas, e cada aluno teve a chance de explorar e criar suas próprias aventuras! Nesta aula, os contos foram nossos guias mágicos por mundos imaginários. A turma mergulhou nas características dos contos, descobriu elementos essenciais, comparou diferentes narrativas e transformou suas ideias em criações digitais incríveis, utilizando o Instagram, o Twine e vídeos curtos.  Foi uma expedição literária cheia de criatividade e inovação! 

No Mundo

No Mundo Atual: Vivemos em uma era digital, onde as histórias podem ganhar vida através de diversas plataformas e mídias. Ao utilizar redes sociais, ferramentas de criação de jogos e produção de vídeos, os alunos não só entenderam profundamente o que são contos, mas também aprenderam a adaptar essas narrativas para contextos modernos, tornando-se verdadeiros contadores de histórias na era digital.

Na Prática

Aplicações: Compreender e criar contos não é apenas uma habilidade literária; é uma forma poderosa de comunicação que pode ser utilizada em blogs, redes sociais, vídeos e até em campanhas de marketing. Ao dominar essa arte, os alunos estão mais preparados para serem criativos e expressivos em diferentes áreas do conhecimento e da vida prática, integrando tecnologia e storytelling.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies