Entrar

Plano de aula de Linguagens Verbal, Não-Verbal e Mista

Português

Original Teachy

'EF67LP08'

Linguagens Verbal, Não-Verbal e Mista

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Linguagens Verbal, Não-Verbal e Mista

Palavras ChaveLinguagem Verbal, Linguagem Não Verbal, Linguagem Mista, Redes Sociais, Metodologia Digital, Educação Ativa, Criatividade, Engajamento, Trabalho em Equipe, Gamificação, Análise Crítica, Conteúdo Digital, Aprendizado Contextual, Feedback 360º
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Aplicativos de Edição de Vídeo (InShot, Kinemaster), Ferramentas de Criação de Quizzes (Kahoot, Quizizz), Plataforma de Compartilhamento de Vídeos da Escola, Ferramenta de Apresentação (PowerPoint, Google Slides), Materiais para anotações (cadernos, canetas)
Códigos BNCCEF67LP08: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.; EF67LP13: Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado, explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.; EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão clara e detalhada do propósito da aula, estabelecendo a base para as atividades práticas que desenvolverão as habilidades de diferenciação entre linguagens verbal e não verbal. Isto ajudará os alunos a contextualizar e aplicar seus conhecimentos no mundo digital e em situações cotidianas.

Objetivos principais:

1. Diferenciar entre linguagem verbal, não verbal e mista, proporcionando a compreensão dos diferentes recursos utilizados em cada uma.

2. Identificar exemplos de linguagem verbal e não verbal no contexto digital e cotidiano dos alunos.

3. Aplicar os conhecimentos sobre linguagem em atividades práticas e contemporâneas para reforçar o aprendizado.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de analisar criticamente diferentes formas de comunicação.
  2. Estimular a criatividade dos alunos através de atividades que envolvem a criação de conteúdos utilizando linguagens verbal e não verbal.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é atrair o interesse dos alunos e proporcionar um contexto moderno e relevante para o tema da aula. Ao utilizar os celulares para buscar informações, os alunos se conectam diretamente com o mundo digital e começam a pensar criticamente sobre como as diferentes formas de comunicação são aplicadas em suas vidas cotidianas. Além disso, as perguntas chave servem como ponto de partida para um debate inicial, preparando os alunos para as atividades práticas que virão a seguir.

Aquecendo

 Para iniciar a aula, explique aos alunos que hoje eles irão explorar as diferentes formas de comunicação através das linguagens verbal, não verbal e mista. Peça para que, utilizando seus celulares, busquem um fato interessante ou curiosidade sobre como essas formas de comunicação têm sido utilizadas no mundo digital. Isso pode incluir exemplos de campanhas publicitárias, postagens em redes sociais, memes ou qualquer outra forma de comunicação que eles encontrarem interessante.

Reflexões Iniciais

1. O que é linguagem verbal? E linguagem não verbal?

2. Você consegue identificar um exemplo de linguagem mista?

3. Como as redes sociais utilizam linguagens verbais e não verbais para se comunicar?

4. Por que é importante entender as diferentes formas de comunicação?

5. Você acha que a linguagem não verbal é mais importante no mundo digital? Por quê?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e contextualizada, permitindo que os alunos apliquem e aprofundem seus conhecimentos sobre linguagens verbal, não verbal e mista em um ambiente digital. Através de atividades criativas e colaborativas, os alunos desenvolverão habilidades analíticas, críticas e digitais, tornando o aprendizado mais engajador e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Detetives das Redes Sociais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes formas de linguagem no contexto digital, promovendo uma compreensão crítica e contextualizada.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos atuarão como 'detetives' das redes sociais, analisando postagens para identificar exemplos de linguagens verbal, não verbal e mista. Usando celulares ou computadores, os alunos buscarão postagens em plataformas como Instagram, Facebook ou Twitter. Eles deverão selecionar uma postagem de cada tipo de linguagem e justificar sua escolha, destacando os elementos que tipificam cada exemplo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma de rede social para explorar.

  • Os alunos devem buscar três postagens diferentes: uma que utilize linguagem verbal, uma que utilize linguagem não verbal e uma que utilize linguagem mista.

  • Após selecionar as postagens, os grupos devem fazer uma captura de tela de cada uma.

  • Em seguida, os grupos devem criar uma apresentação em PowerPoint ou Google Slides, explicando:

  • A escolha das postagens.

  • Os elementos que identificam cada tipo de linguagem.

  • A eficácia da comunicação em cada exemplo.

  • Os grupos deverão apresentar suas análises para a turma.

  • Promova uma discussão sobre as diferentes formas de comunicação encontradas e suas implicações no contexto digital.

Atividade 2 -  Gamificação das Linguagens

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos, ao mesmo tempo que reforçam o conhecimento sobre as diferentes linguagens através da criação e resolução de quizzes interativos.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar um quiz interativo utilizando ferramentas como Kahoot ou Quizizz. O quiz deve conter questões que explorem a diferenciação entre linguagens verbal, não verbal e mista, utilizando exemplos do mundo digital.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve acessar uma ferramenta de criação de quizzes, como Kahoot ou Quizizz.

  • Os grupos devem criar um quiz com no mínimo 10 perguntas que explorem os conceitos de linguagem verbal, não verbal e mista.

  • Peça para que os alunos utilizem exemplos reais encontrados na internet (como memes, postagens de redes sociais, vídeos curtos, etc.) para elaborar as perguntas.

  • Cada pergunta deve conter uma explicação detalhada justificando a resposta correta, destacando os elementos que tipificam a linguagem utilizada.

  • Os grupos devem testar seus quizzes uns com os outros.

  • Escolha alguns quizzes para serem jogados por toda a turma, promovendo uma competição amigável.

  • Discuta com a turma sobre as principais dificuldades e aprendizados durante a atividade.

Atividade 3 -  Criadores de Conteúdo Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Capacitar os alunos a utilizar de forma criativa diferentes linguagens para comunicar uma mensagem de forma eficaz, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades digitais e de criação de conteúdo.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar um vídeo curto (até 1 minuto) utilizando as linguagens verbal e não verbal para comunicar uma mensagem específica. Eles devem utilizar ferramentas de edição de vídeo como o InShot ou o Kinemaster para montar o vídeo e, em seguida, postar na plataforma de compartilhamento de vídeos da escola.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve pensar em uma mensagem que deseja comunicar. Pode ser uma campanha de conscientização, um fato interessante, ou uma ideia criativa.

  • Os grupos devem planejar a estrutura do vídeo, pensando em como utilizarão as linguagens verbal e não verbal para transmitir a mensagem.

  • Gravem os vídeos utilizando celulares.

  • Editem os vídeos utilizando ferramentas de edição como InShot ou Kinemaster, adicionando elementos visuais e sonoros que reforcem a comunicação.

  • Postem os vídeos na plataforma de compartilhamento de vídeos da escola.

  • Cada grupo deve apresentar seu vídeo para a turma, explicando as escolhas feitas na utilização das linguagens.

  • Promova uma discussão para que os alunos possam comentar sobre a eficácia dos vídeos e o impacto das linguagens utilizadas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através do compartilhamento e da reflexão coletiva. Ao discutir suas descobertas e receber feedback dos colegas, os alunos podem reconhecer e valorizar diferentes perspectivas, reforçar suas habilidades analíticas e comunicativas e identificar áreas para aprimoramento. Esta etapa também promove o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em grupo, essenciais para um aprendizado mais completo e integrado.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir essa discussão:

Introdução: Comece destacando a importância de compartilhar experiências e aprender uns com os outros. Compartilhamento: Peça para que cada grupo apresente um resumo de suas atividades e principais descobertas. Análise Coletiva: Incentive a turma a discutir sobre as diferentes formas de comunicação encontradas, suas eficácias e desafios. Conclusões: Conduza a turma a refletir sobre a importância de compreender e utilizar adequadamente linguagens verbal, não verbal e mista no mundo digital.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 2. Qual foi a maior dificuldade que seu grupo enfrentou ao identificar as diferentes linguagens nas redes sociais? 3. De que forma as linguagens mistas podem ser mais eficazes do que as linguagens exclusivamente verbais ou não verbais em determinadas situações? 4. Como você pode aplicar o conhecimento sobre diferentes linguagens em sua vida cotidiana e no uso das redes sociais?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos outros membros do grupo. Oriente-os a focar em aspectos específicos das atividades, como a clareza na identificação das linguagens, a criatividade na criação dos conteúdos e a colaboração em grupo. Lembre-os de ser respeitosos e de oferecer sugestões construtivas para melhorias.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado de maneira divertida e reflexiva, conectando os conceitos estudados com o mundo real e suas aplicações práticas. Ao revisar o conteúdo de forma leve e engajante, os alunos reforçam seus conhecimentos e compreendem a relevância do que foi aprendido para suas vidas cotidianas.

Resumo

Resumo da Aula: Pessoal, hoje nós mergulhamos no mundo das linguagens! Exploramos a linguagem verbal (palavras, textos), a linguagem não verbal (imagens, gestos) e a linguagem mista (combinação de verbal e não verbal). Analisamos postagens nas redes sociais, criamos quizzes interativos e até nos transformamos em criadores de conteúdo digital. Foi uma verdadeira aventura pelo universo da comunicação! 

No Mundo

No Mundo Atual: A comunicação está em constante evolução, especialmente na era digital. Redes sociais, memes, vídeos curtos – todos utilizam algum tipo de linguagem para transmitir mensagens. Entender as diferentes linguagens nos ajuda a navegar e criar conteúdos eficazes nesse mar de informações. Hoje, vocês viram como esses conceitos são aplicados nas plataformas que usamos diariamente.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Compreender as linguagens verbal, não verbal e mista é fundamental não só para a comunicação nas redes sociais, mas também para interpretar anúncios, propaganda e até reportagens. Essa habilidade permite que vocês sejam consumidores e criadores de conteúdo mais críticos e conscientes.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies