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Plano de aula de Gênero Textual: Fábulas, Mitos e Lendas

Português

Original Teachy

'EF06LP05'

Gênero Textual: Fábulas, Mitos e Lendas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Gênero Textual: Fábulas, Mitos e Lendas

Palavras ChaveFábulas, Mitos, Lendas, Gêneros textuais, Características principais, Comparação, Interpretação, Valores culturais, Lições morais, Tradição oral
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor ou slides de apresentação, Cópias impressas de fábulas, mitos e lendas, Caderno e lápis/caneta para anotações, Livro de fábulas de Esopo, Textos de mitologia grega, Textos de lendas brasileiras
Códigos BNCCEF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base clara e compreensível sobre os gêneros textuais fábulas, mitos e lendas. Ao fornecer definições e características, os alunos poderão reconhecer e diferenciar esses gêneros, facilitando a compreensão e a interpretação de diferentes textos. Esta etapa também prepara os alunos para a análise comparativa que será realizada posteriormente na aula.

Objetivos principais:

1. Explicar o que são fábulas, mitos e lendas.

2. Identificar as características principais de fábulas, mitos e lendas.

3. Promover a comparação entre fábulas, mitos e lendas distintos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

 A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base clara e compreensível sobre os gêneros textuais fábulas, mitos e lendas. Ao fornecer definições e características, os alunos poderão reconhecer e diferenciar esses gêneros, facilitando a compreensão e a interpretação de diferentes textos. Esta etapa também prepara os alunos para a análise comparativa que será realizada posteriormente na aula.

Contexto

 Para iniciar a aula sobre gêneros textuais: fábulas, mitos e lendas, é essencial contextualizar os alunos sobre a importância desses elementos na literatura e na cultura. Explique que esses gêneros textuais são narrativas que fazem parte da tradição oral e escrita de diversas culturas ao redor do mundo. Eles servem para transmitir ensinamentos, valores morais, crenças e explicar fenômenos naturais ou sociais. Enfatize que, ao longo da história, essas narrativas foram passadas de geração em geração, influenciando a forma como entendemos o mundo e a sociedade.

Curiosidades

 Curiosidade: Você sabia que muitas das fábulas, mitos e lendas que conhecemos hoje têm centenas ou até milhares de anos? Por exemplo, as fábulas de Esopo, um famoso fabulista grego, foram escritas há mais de 2.500 anos e ainda são contadas e recontadas até hoje! Essas histórias sobreviveram ao tempo e continuam a ensinar lições valiosas e a entreter pessoas de todas as idades.

Desenvolvimento

Duração: (30 - 40 minutos)

 A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as características específicas de fábulas, mitos e lendas, permitindo que eles reconheçam e diferenciem esses gêneros textuais. Ao fornecer exemplos detalhados e questões para reflexão, os alunos serão capazes de interpretar e comparar diferentes narrativas, desenvolvendo habilidades críticas e analíticas.

Tópicos Abordados

1.Fábulas: Explicar que fábulas são narrativas curtas, geralmente com animais como personagens, que possuem características humanas. Destacar que o principal objetivo das fábulas é ensinar lições morais ou éticas. Exemplo: 'A Tartaruga e a Lebre' de Esopo. 2.Mitos: Definir mitos como histórias tradicionais que procuram explicar a origem do mundo, fenômenos naturais e aspectos da condição humana com a intervenção de deuses e seres sobrenaturais. Ressaltar que os mitos são fundamentais para a compreensão das crenças e valores das culturas antigas. Exemplo: Mito de Prometeu na mitologia grega. 3.Lendas: Explicar que lendas são narrativas que combinam elementos reais e fictícios, geralmente associadas a uma localidade ou personagem específico. Destacar que as lendas servem para preservar a história e a identidade cultural de um povo. Exemplo: A lenda do Saci-Pererê no folclore brasileiro.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a principal diferença entre uma fábula e um mito? Use exemplos para ilustrar sua resposta. 2. Escolha uma fábula, um mito e uma lenda que você já conheça e explique a lição ou mensagem principal de cada um. 3. Como as lendas podem refletir a cultura e os valores de um determinado povo? Dê um exemplo específico para sustentar sua resposta.

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

 A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre fábulas, mitos e lendas, promovendo uma discussão aprofundada e reflexiva sobre as características, lições e valores transmitidos por esses gêneros textuais. Ao engajar os alunos em perguntas e reflexões, o professor facilita a compreensão crítica e a habilidade de comparar diferentes narrativas, enriquecendo a aprendizagem e a interpretação dos textos.

Discussão

  • Qual é a principal diferença entre uma fábula e um mito? Use exemplos para ilustrar sua resposta. Explique que a principal diferença reside no propósito e na estrutura das narrativas. As fábulas são histórias curtas com animais antropomorfizados que ensinam lições morais, como 'A Tartaruga e a Lebre' de Esopo, que ensina sobre a importância da persistência e da humildade. Já os mitos são narrativas mais longas que buscam explicar fenômenos naturais, a origem do mundo e aspectos da condição humana através de deuses e seres sobrenaturais. Um exemplo é o mito de Prometeu na mitologia grega, que explica a origem do fogo e a punição divina.

  • Escolha uma fábula, um mito e uma lenda que você já conheça e explique a lição ou mensagem principal de cada um. Incentive os alunos a compartilharem suas escolhas e reflexões. Por exemplo, na fábula 'A Cigarra e a Formiga' de Esopo, a lição é sobre a importância do trabalho duro e da preparação para o futuro. No mito de Ícaro, a mensagem é sobre os perigos da arrogância e da desobediência. Na lenda do Saci-Pererê, podemos discutir a preservação da identidade cultural brasileira e a valorização do folclore.

  • Como as lendas podem refletir a cultura e os valores de um determinado povo? Dê um exemplo específico para sustentar sua resposta. Explique que as lendas são uma forma de preservar a história e a identidade cultural de um povo, refletindo seus valores, crenças e tradições. Por exemplo, a lenda do Curupira no folclore brasileiro, que é um protetor das florestas, reflete a importância dada pelas culturas indígenas à preservação da natureza e ao respeito pelo meio ambiente.

Engajamento dos Alunos

1.Perguntas e Reflexões: 2. Qual fábula você acha que poderia ser reescrita para ensinar uma lição moral relevante nos dias de hoje? Por quê? 3. Se você pudesse criar um mito para explicar um fenômeno natural moderno, como seria esse mito? 4. Qual lenda da sua região você acha que é a mais interessante? Por quê? 5. Como você acha que as fábulas, mitos e lendas podem influenciar a forma como vemos o mundo e a nós mesmos? 6. Você acha que as fábulas, mitos e lendas ainda têm um papel importante na sociedade atual? Justifique sua resposta.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

 A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos discutidos durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e abrangente dos gêneros textuais fábulas, mitos e lendas. Além disso, esta etapa visa conectar a teoria à prática, demonstrando a relevância e a aplicação dos conceitos aprendidos no cotidiano dos alunos.

Resumo

  • Fábulas são narrativas curtas com animais antropomorfizados que ensinam lições morais.
  • Mitos são histórias tradicionais que explicam a origem do mundo e fenômenos naturais com a intervenção de deuses e seres sobrenaturais.
  • Lendas combinam elementos reais e fictícios, associadas a uma localidade ou personagem específico, preservando a história e a identidade cultural de um povo.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer definições claras e exemplos específicos de fábulas, mitos e lendas, além de envolver os alunos em perguntas reflexivas e comparações entre esses gêneros textuais. Isso permitiu que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em análises práticas e discussões críticas, reforçando a compreensão dos conceitos apresentados.

O estudo de fábulas, mitos e lendas é importante para o dia a dia dos alunos, pois essas narrativas não só entretêm, mas também transmitem valores, lições morais e culturais que são relevantes até hoje. Por exemplo, entender a lição de uma fábula pode ajudar os alunos a tomar decisões éticas, enquanto conhecer mitos e lendas locais pode fortalecer o senso de identidade e pertencimento cultural.

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