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Plano de aula de Variação Linguística: Variedades Regionais

Português

Original Teachy

'EF67LP06'

Variação Linguística: Variedades Regionais

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Variação Linguística: Variedades Regionais

Palavras ChaveVariação Linguística, Variedades Regionais, Português Brasileiro, Diversidade Cultural, Influência de Outros Idiomas, Competências Socioemocionais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Método RULER, Respiração Profunda, Discussão em Grupo, Apresentações, Reflexão Escrita, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Computadores ou tablets com acesso à internet, Livros e materiais de referência sobre variação linguística, Cadernos e canetas para anotações, Folhas de papel para atividades escritas, Projetor (opcional) para apresentações, Recursos audiovisuais sobre variação linguística (opcional)
Códigos BNCCEF67LP06: Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema da variação linguística, proporcionando um entendimento inicial das competências envolvidas, como o reconhecimento da diversidade linguística e cultural do Brasil. Além disso, essa etapa visa preparar os alunos para refletirem sobre suas próprias emoções e percepções ao lidarem com as diferenças linguísticas, promovendo um ambiente de respeito e valorização da diversidade.

Objetivos Principais

1. Identificar diferentes variações linguísticas do português falado no Brasil.

2. Compreender a influência de outros idiomas nas variedades regionais do português brasileiro.

3. Reconhecer a importância da diversidade linguística e cultural no Brasil.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda para Concentração

A atividade de Respiração Profunda é uma técnica simples, mas eficaz, para ajudar os alunos a se concentrarem e a estarem presentes no momento. A prática envolve inspirar profundamente pelo nariz, segurar a respiração por alguns segundos e expirar lentamente pela boca. Este exercício é excelente para reduzir a ansiedade e aumentar a clareza mental, preparando os alunos emocionalmente para a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando sobre os joelhos.

2. Explique que todos irão praticar a respiração profunda juntos para ajudar a focar a mente e relaxar o corpo.

3. Instrua os alunos a fecharem os olhos, se sentirem confortáveis com isso.

4. Comece a guiá-los através do exercício: 'Inspirem profundamente pelo nariz, contando até quatro. Segurem a respiração por quatro segundos. Agora, expirem lentamente pela boca, contando até seis.'

5. Repita este ciclo de respiração por cinco vezes, encorajando os alunos a se concentrarem apenas na respiração e a liberarem qualquer tensão.

6. Após a última exalação, peça aos alunos que abram os olhos devagar e voltem a sua atenção para a sala de aula, sentindo-se mais calmos e focados.

Contextualização do Conteúdo

A variação linguística é um tema fascinante e relevante, pois revela a rica diversidade cultural do Brasil. Imaginem viajar de norte a sul do país e perceber como o modo de falar muda de uma região para outra. Essas variações não são apenas curiosidades, mas refletem a história, as tradições e as influências de diferentes povos. Por exemplo, no Nordeste, palavras de origem africana são comuns, enquanto no Sul, a influência europeia é mais perceptível. Compreender essas variações nos ajuda a apreciar a beleza da diversidade e a importância de respeitar as diferenças linguísticas e culturais. Além disso, discutir sobre variação linguística permite que os alunos reflitam sobre suas próprias emoções e percepções ao lidarem com as diferenças, cultivando um ambiente de respeito e valorização da diversidade.

Desenvolvimento

Duração: (55 - 70 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (15 - 20 minutos)

1. Variação Linguística: Refere-se às diferentes formas de uma língua que são usadas em diferentes contextos sociais, geográficos e históricos. No caso do português brasileiro, essas variações incluem dialetos regionais, gírias e até mesmo influências de outras línguas.

2. Variedades Regionais: São as variações da língua que ocorrem em diferentes regiões geográficas. No Brasil, podemos identificar variedades como o português falado no Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

3. Influência de Outros Idiomas: Muitas palavras e expressões do português brasileiro são influenciadas por outros idiomas devido à história de colonização, imigração e contato cultural. Por exemplo, termos africanos são comuns no Nordeste, enquanto palavras de origem italiana e alemã são mais encontradas no Sul.

4. Exemplos de Variação Linguística: No Nordeste, é comum ouvir palavras como 'arretado' (ótimo, excelente) e 'oxente' (expressão de surpresa). No Sul, temos expressões como 'guri' (menino) e 'prenda' (moça). No Sudeste, palavras como 'bolacha' (biscoito) e 'pão de queijo' são comuns.

5. Analogias: Comparar as variações linguísticas às diferentes formas de vestir em cada região do Brasil. Assim como o vestuário reflete o clima e a cultura locais, a linguagem também se adapta às necessidades e influências de cada região.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (40 - 50 minutos)

Exploração das Variedades Regionais

Os alunos deverão formar grupos e pesquisar sobre as variações linguísticas de diferentes regiões do Brasil. Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, destacando palavras, expressões e influências culturais específicas de cada região.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Cada grupo deverá escolher uma região do Brasil para pesquisar (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul).

3. Oriente os alunos a utilizarem livros, internet e entrevistas com familiares para coletar informações sobre as variações linguísticas da região escolhida.

4. Peça aos grupos que anotem palavras e expressões típicas, bem como as possíveis influências culturais (africana, europeia, indígena, etc.).

5. Dê um tempo para que os grupos preparem uma apresentação de 5 minutos sobre suas descobertas.

6. Cada grupo fará a apresentação, enquanto os outros alunos tomam notas e fazem perguntas.

7. Após todas as apresentações, conduza uma discussão sobre as similaridades e diferenças encontradas, enfatizando a importância da diversidade linguística e cultural.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações, inicie uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Reconheça as emoções dos alunos ao apresentar e ouvir sobre as variações linguísticas, perguntando como se sentiram ao aprender sobre as diferentes culturas. Compreenda as causas das emoções discutindo como a diversidade cultural pode gerar sentimentos de curiosidade, respeito ou até estranhamento. Nomeie essas emoções corretamente, ajudando os alunos a identificarem sentimentos de empatia, orgulho cultural e valorização da diversidade. Expresse as emoções de maneira apropriada, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências pessoais com respeito e abertura. Finalmente, Regule emoções, discutindo estratégias para lidar com possíveis preconceitos e promover um ambiente inclusivo e respeitoso. Esta discussão deve durar cerca de 15 minutos, proporcionando um espaço seguro para os alunos expressarem suas emoções e refletirem sobre a importância da diversidade linguística e cultural.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que façam uma breve reflexão escrita ou uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula, como se sentiram ao aprender sobre as diferentes variações linguísticas e como geriram suas emoções. Pergunte aos alunos como se sentiram ao apresentar suas descobertas e ouvir as dos outros grupos, e como lidaram com qualquer desconforto ou ansiedade que possam ter sentido. Incentive-os a refletirem sobre as estratégias que usaram para manter o respeito e a abertura durante as discussões.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a reconhecerem e identificarem estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas emoções e comportamentos, os alunos podem desenvolver um maior autoconhecimento e autocontrole, essenciais para a sua inteligência emocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Conduza uma breve discussão ou atividade escrita onde os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Por exemplo, os alunos podem se comprometer a aprender mais sobre uma variedade linguística específica ou a praticar o respeito e a valorização da diversidade linguística em suas interações diárias.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Aprender mais sobre uma variedade linguística específica do Brasil.

2. Praticar o respeito e a valorização da diversidade linguística em interações diárias.

3. Compartilhar com a família e amigos o que aprenderam sobre variações linguísticas.

4. Desenvolver a habilidade de escutar e respeitar diferentes opiniões e formas de expressão. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definirem metas claras e alcançáveis, os alunos são incentivados a aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias, promovendo um aprendizado contínuo e significativo.

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