Entrar

Plano de aula de Efeito Estufa e Ação Humana

Ciências

Original Teachy

'EF07CI13'

Efeito Estufa e Ação Humana

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o que é o efeito estufa, suas causas e consequências para a vida na Terra.
  2. Identificar as principais ações humanas que contribuem para o efeito estufa.
  3. Desenvolver a habilidade de analisar e discutir possíveis soluções e medidas de prevenção para o problema do efeito estufa.

Objetivos Secundários:

  • Estimular a pesquisa e o estudo autônomo sobre o tema.
  • Fomentar a consciência ambiental e a responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente.
  • Promover a reflexão crítica sobre as ações humanas e suas consequências para o planeta.

O professor deverá iniciar a aula apresentando estes Objetivos aos alunos, de forma a deixar claro o que será abordado e o que se espera que eles aprendam ao final da aula. É importante que os alunos estejam cientes dos Objetivos da aula para que possam se concentrar em alcançá-los durante as atividades propostas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar revisando brevemente os conceitos de atmosfera e mudanças climáticas, que foram abordados em aulas anteriores. Isso é fundamental para que os alunos possam compreender melhor o conceito de efeito estufa, que será o foco da aula. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: Em seguida, o professor pode apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e iniciar a discussão sobre o tema.

    • A primeira situação pode ser a seguinte: "Imagine que você tem um carro que emite uma grande quantidade de gases poluentes. Você acha que isso pode afetar o clima global? Por quê?"
    • A segunda situação pode ser: "Suponha que você mora em uma cidade com muitas indústrias que liberam gases poluentes na atmosfera. Você acredita que isso pode causar mudanças climáticas? Por quê?" (5 - 7 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do assunto, explicando que o efeito estufa é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, que tem consequências graves para o planeta e para a vida nele. Pode-se citar exemplos de eventos extremos, como furacões, secas prolongadas e derretimento de calotas polares, que estão cada vez mais frequentes devido ao aquecimento global. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico de forma atraente, compartilhando curiosidades ou fatos interessantes sobre o efeito estufa e a ação humana. Alguns exemplos são:

    • "Vocês sabiam que o efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida na Terra? Sem ele, a temperatura média do planeta seria de -18 °C, o que tornaria a vida como a conhecemos impossível."
    • "Outra curiosidade é que, apesar de ser um fenômeno natural, o efeito estufa está sendo intensificado pela ação humana, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento." (5 - 7 minutos)

Ao final desta etapa, os alunos devem estar motivados e preparados para aprofundar-se no estudo do efeito estufa e da ação humana. O professor deve garantir que todos tenham compreendido os conceitos-chave e estejam prontos para prosseguir com a aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Simulação - Efeito Estufa (10 - 12 minutos):

    • Material necessário: Dois balões, fita adesiva, uma lâmpada incandescente, um termômetro, uma caixa de papelão grande.

    • Passo 1: O professor deve encher um balão com ar e amarrá-lo. Este balão representará a Terra sem a presença do efeito estufa.

    • Passo 2: Em seguida, o professor deve encher o segundo balão com ar e colocá-lo dentro da caixa de papelão, que simbolizará a atmosfera terrestre.

    • Passo 3: O professor deve fixar o termômetro na caixa, ao lado do balão, e anotar a temperatura inicial.

    • Passo 4: A lâmpada incandescente deve ser posicionada a uma distância que não derreta o balão, mas que permita a medição de um aumento de temperatura.

    • Passo 5: O professor deve ligar a lâmpada e observar o que acontece com a temperatura dentro da caixa.

    • Passo 6: Os alunos devem anotar a temperatura a cada minuto durante cinco minutos.

    • Passo 7: Após a atividade, o professor deve conduzir uma discussão, explicando que a lâmpada representa o Sol, o balão é a Terra e o aumento de temperatura demonstra o efeito estufa.

  2. Atividade de Debate - Ação Humana e Efeito Estufa (5 - 7 minutos):

    • Passo 1: O professor deve dividir a turma em grupos de cinco e fornecer a cada grupo um conjunto de cartões com ações humanas que contribuem para o efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, a produção de lixo, entre outros.
    • Passo 2: Cada grupo deve escolher uma ação para discutir e justificar se concordam ou não que esta ação contribui para o efeito estufa.
    • Passo 3: Após o tempo determinado, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.
    • Passo 4: O professor deve mediar o debate, esclarecendo dúvidas e apontando pontos importantes.
  3. Atividade de Pesquisa - Soluções para o Efeito Estufa (5 - 6 minutos):

    • Passo 1: O professor deve propor que cada grupo escolha uma ação humana discutida anteriormente e pesquise possíveis soluções ou medidas de prevenção para minimizar o impacto desta ação no efeito estufa.
    • Passo 2: Os alunos devem ter acesso a dispositivos eletrônicos para realizar a pesquisa, ou podem utilizar livros, revistas ou outros materiais disponíveis na sala de aula.
    • Passo 3: Ao final da pesquisa, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma.
    • Passo 4: O professor deve complementar as apresentações dos alunos, acrescentando outras possíveis soluções e medidas de prevenção.

Estas atividades permitirão aos alunos compreender de forma prática e lúdica o conceito de efeito estufa, bem como a importância e o impacto da ação humana neste processo. Além disso, estimulará o trabalho em equipe, a pesquisa e a argumentação, habilidades fundamentais para o Desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência ambiental.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (4 - 5 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 2 minutos para apresentar as principais conclusões de suas atividades. Durante as apresentações, o professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros, trocarem ideias e aprofundarem seu entendimento sobre o efeito estufa e a ação humana.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer a conexão das atividades realizadas com a teoria apresentada na Introdução da aula. Deve-se explicar como as ações humanas, representadas pelas atividades práticas, contribuem para o efeito estufa, e como o efeito estufa afeta o clima global. O professor deve reforçar a importância do conhecimento científico e da conscientização para a preservação do meio ambiente.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Algumas perguntas que podem ser feitas são:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. O que você pode fazer, como indivíduo, para reduzir sua contribuição para o efeito estufa?
  4. Feedback do Professor (1 minuto): O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas respostas com a turma, se se sentirem confortáveis. O professor, então, deve fornecer um feedback geral, ressaltando os pontos mais importantes levantados pelos alunos e respondendo a quaisquer questões que ainda não tenham sido abordadas.

  5. Tarefa de Casa (1 minuto): Para consolidar o aprendizado, o professor pode propor uma tarefa de casa relacionada ao tema da aula. Por exemplo, os alunos podem ser solicitados a pesquisar mais sobre o efeito estufa e a ação humana, ou a desenvolverem um projeto de conscientização ambiental na escola. O objetivo é que os alunos continuem a refletir sobre o assunto e a aplicar o conhecimento adquirido de forma prática.

Esta etapa de Retorno é essencial para garantir que os alunos tenham compreendido os conceitos apresentados e para estimular a reflexão e a consciência ambiental. O professor deve estar atento às dúvidas e dificuldades dos alunos, e ajustar seu planejamento de acordo com as necessidades da turma.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (1 - 2 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados. Deve-se revisar o conceito de efeito estufa, suas causas e consequências, e como a ação humana contribui para este fenômeno. Também é importante relembrar as principais conclusões das atividades realizadas e dos debates promovidos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conseguiu unir a teoria, as práticas simuladas e as discussões em grupo. Deve-se ressaltar como a compreensão teórica do efeito estufa foi enriquecida pela realização das atividades práticas e como os debates permitiram uma melhor compreensão das ações humanas e de suas implicações para o efeito estufa. Além disso, o professor deve enfatizar a importância das aplicações práticas do conhecimento adquirido, incentivando os alunos a refletirem sobre suas próprias ações e a contribuírem para a redução do efeito estufa.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir alguns materiais de leitura, vídeos ou sites para os alunos que desejam aprofundar-se no tema. Alguns exemplos podem ser: documentários sobre o efeito estufa e o aquecimento global, artigos científicos sobre as causas e consequências do efeito estufa, e sites de organizações ambientais que oferecem dicas práticas para a redução do efeito estufa.

  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia. Deve-se explicar que, embora o efeito estufa seja um fenômeno natural, a ação humana tem intensificado este processo e causado graves consequências para o planeta. Portanto, é fundamental que cada um, como indivíduo e como membro da sociedade, reflita sobre suas ações e busque maneiras de reduzir sua contribuição para o efeito estufa. O professor deve encorajar os alunos a serem agentes de mudança, promovendo a conscientização ambiental em suas famílias, escolas e comunidades.

A etapa de Conclusão é crucial para consolidar o aprendizado, reforçar a importância do tema e motivar os alunos a continuarem a estudar e a refletir sobre o assunto. O professor deve garantir que todos os alunos tenham compreendido os conceitos-chave e estejam preparados para aplicar seus conhecimentos no dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies