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Plano de aula de Renascimento

História

Original Teachy

'EF07HI01'

Renascimento

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Renascimento

Palavras ChaveRenascimento, cultura, economia, política, Itália, séculos XIV a XVII, mural artístico, mecenato, caça ao tesouro, atividades práticas, aplicação de conhecimento, pensamento crítico, interdisciplinaridade, inovação, artes, ciências
Materiais Necessáriospapel colorido, canetas, lápis, revistas antigas, biografias de artistas e cientistas renascentistas, materiais para caça ao tesouro (pistas, mapas, objetos representativos), computador ou tablet para pesquisa
Códigos BNCCEF07HI01: Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.; EF07HI04: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar durante a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos e o professor podem focar nos aspectos mais críticos do Renascimento, garantindo que as discussões e atividades sejam direcionadas para o entendimento profundo e abrangente do tema. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e motivar os alunos para uma aprendizagem ativa e engajada.

Objetivos principais:

1. Apresentar o Renascimento como um movimento cultural, econômico e político que iniciou na Itália no século XIV e se expandiu por toda a Europa até o século XVII.

2. Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar os aspectos culturais, econômicos e políticos do Renascimento com exemplos práticos e teóricos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos por meio de discussões em grupo e debates.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para envolver os alunos e ativar o conhecimento prévio adquirido. As situações problema são utilizadas para que os alunos comecem a pensar criticamente sobre como os conceitos do Renascimento podem ser aplicados em contextos práticos e teóricos, estimulando a curiosidade e preparando o terreno para a aplicação do conhecimento em atividades práticas. A contextualização visa conectar o tema com a realidade dos estudantes, mostrando a relevância histórica e atual do Renascimento, além de despertar o interesse dos alunos através de exemplos e curiosidades.

Situações Problema

1. Imagine que você é um rico mercador florentino durante o século XV e está interessado em patrocinar as artes. Como você usaria sua riqueza para apoiar artistas e intelectuais da época do Renascimento?

2. Pense que você é um arquiteto renascentista desafiado a projetar uma nova cúpula para a Catedral de Florença. Quais elementos arquitetônicos e inovações você aplicaria, considerando as técnicas e ideias renascentistas da época?

Contextualização

O Renascimento não foi apenas um período de grandes avanços nas artes e nas ciências, mas também um momento de transformações sociais e políticas profundas. Curiosamente, esses desenvolvimentos não ocorreram isoladamente, mas em um contexto de intensa competição entre cidades-estado italianas como Florença, Veneza e Milão. Por exemplo, a competição entre os Medici e os Pazzi influenciou diretamente o mecenato e o florescimento das artes. Além disso, a ascensão de figuras como Leonardo da Vinci e Michelangelo como 'artistas-cientistas' reflete a interconexão entre arte e ciência que caracteriza o Renascimento.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre o Renascimento de maneira prática e envolvente. As atividades propostas visam fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos, enquanto exploram os diversos aspectos do movimento Renascentista. Escolhendo uma das atividades, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e apresentar suas descobertas, consolidando assim seu aprendizado de forma dinâmica e participativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Renascença em Cores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar as múltiplas facetas do Renascimento e sua influência em diferentes campos artísticos e científicos, promovendo a colaboração e o pensamento crítico.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um grande mural que retrate diferentes aspectos do Renascimento, focando em suas influências artísticas e científicas. Cada grupo será responsável por uma seção do mural, utilizando materiais como papel colorido, canetas, lápis e revistas antigas para colagem.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo um tema específico do Renascimento (arte, ciência, invenções, literatura, etc.).

  • Cada grupo deve pesquisar e discutir em casa sobre o tema atribuído, preparando uma breve apresentação.

  • Na aula, cada grupo irá criar uma seção do mural, usando materiais fornecidos.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua seção, explicando as escolhas artísticas e científicas feitas.

Atividade 2 - O Desafio do Mecenato

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o papel do mecenato no Renascimento e desenvolver habilidades de decisão e argumentação.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de mecenas do Renascimento. Eles deverão decidir como investir uma quantia fictícia em artistas e cientistas da época, justificando suas escolhas com base no potencial de inovação e impacto cultural.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e distribua a 'fortuna' fictícia de cada grupo.

  • Apresente brevemente a biografia de alguns artistas e cientistas do Renascimento.

  • Os grupos devem decidir como investir o dinheiro, escolhendo quem patrocinar e com qual quantia.

  • Preparem uma apresentação justificando suas escolhas e o impacto que esperam alcançar.

  • Realize um debate entre os grupos para discutir as diferentes estratégias de mecenato.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro Renascentista

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Incentivar a pesquisa e a descoberta ativa de conteúdos do Renascimento, estimulando o trabalho em equipe e a solução de problemas.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos participarão de uma caça ao tesouro na escola, onde cada pista está relacionada a um aspecto do Renascimento. As pistas levarão os alunos a descobrir fatos, inovações e obras importantes do período.

- Instruções:

  • Prepare antecipadamente as pistas que os grupos deverão seguir.

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique as regras do jogo e a conexão entre as pistas e o Renascimento.

  • Os grupos devem seguir as pistas, encontrando itens ou locais na escola que representem diferentes aspectos do Renascimento.

  • Ao final, cada grupo apresentará o que encontrou e a importância de cada aspecto descoberto.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento em um contexto mais amplo. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos avaliarem criticamente o impacto do Renascimento na cultura e na sociedade contemporânea. Esta etapa também serve para que o professor avalie o entendimento dos alunos sobre o tema e possa esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão, o professor pode convidar cada grupo a compartilhar brevemente sua experiência e os principais aprendizados da atividade realizada. Em seguida, pode-se promover uma troca aberta entre os grupos, incentivando-os a discutir como as diferentes facetas do Renascimento (arte, ciência, mecenato) se conectam e influenciam umas às outras. O professor deve atuar como mediador, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e que os alunos consigam fazer conexões significativas entre os conteúdos abordados e suas aplicações práticas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar representar o Renascimento em suas atividades e como vocês os superaram?

2. Como as inovações artísticas e científicas do Renascimento que vocês estudaram se refletem na sociedade moderna?

3. Que lições o Renascimento pode oferecer para a nossa compreensão sobre o papel da arte e da ciência na sociedade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam vincular os conteúdos teóricos com as atividades práticas realizadas. Além disso, visa reforçar a importância do estudo do Renascimento para a compreensão de como suas influências continuam a modelar a sociedade contemporânea. Esta etapa também serve para encerrar a aula de forma reflexiva e integrativa, proporcionando aos alunos uma visão clara e completa do tema abordado.

Resumo

Nesta conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos discutidos sobre o Renascimento, reforçando as conexões entre os aspectos culturais, econômicos e políticos estudados. Deve-se enfatizar como o movimento começou na Itália no século XIV e se espalhou por toda a Europa até o século XVII, abrangendo desde as inovações artísticas de mestres como Leonardo da Vinci e Michelangelo até as mudanças políticas e econômicas que marcaram o período.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como as atividades realizadas, como a criação do mural, o jogo do mecenato e a caça ao tesouro, serviram para conectar a teoria estudada com práticas de aplicação direta, permitindo aos alunos visualizar e experimentar os conceitos do Renascimento de maneira concreta. Essa abordagem prática não apenas facilita a compreensão dos conceitos, mas também mostra a relevância do Renascimento na formação cultural e científica moderna.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância contínua do Renascimento na sociedade atual. Os avanços em arte, ciência e pensamento crítico que surgiram durante esse período continuam a influenciar nossa cultura, tecnologia e maneira de pensar. Compreender essas raízes históricas ajuda a valorizar a importância do estudo da história e das humanidades no geral, reforçando a noção de que o passado está vivo em muitos aspectos do nosso presente.

Iara Tip

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