Entrar

Plano de aula de Renascimento

História

Original Teachy

'EF07HI01'

Renascimento

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Renascimento

Palavras ChaveRenascimento, História, 7º ano, Movimento Cultural, Movimento Econômico, Movimento Político, Itália, Século XIV, Século XVII, Europa, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, Método RULER, Reconhecer Emoções, Compreender Emoções, Nomear Emoções, Expressar Emoções, Regular Emoções
Materiais NecessáriosImagens de obras de arte renascentistas, Cadeiras confortáveis para a meditação, Material para apresentações em grupo (papel, canetas, etc.), Equipamento audiovisual (projetor, computador), Quadro branco e marcadores, Cadernos para anotações dos alunos, Livros sobre o Renascimento
Códigos BNCCEF07HI01: Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.; EF07HI04: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara e abrangente do Renascimento, estabelecendo uma base sólida para o desenvolvimento das competências socioemocionais ao longo da aula. Ao introduzir os principais aspectos do Renascimento, os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância desse período histórico e a reconhecer suas próprias emoções em relação ao aprendizado de novos conceitos.

Objetivos Principais

1. Apresentar o Renascimento como um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália no século XIV.

2. Descrever a extensão do Renascimento pela Europa até o século XVII, enfatizando suas principais características e influências.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Centrando a Mente para o Renascimento

Meditação Guiada é uma prática que envolve a concentração em um objeto, pensamento ou atividade específica para alcançar um estado de clareza mental e emocional. Esta prática ajuda a promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, preparando-os emocionalmente para a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem de maneira confortável, com as costas eretas e os pés apoiados no chão.

2. Instrua-os a fechar os olhos e a focar na respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

3. Guie os alunos com um tom de voz calmo e sereno, pedindo que visualizem um lugar tranquilo e seguro onde se sintam relaxados.

4. Sugira que, ao inspirar, imaginem que estão inalando calma e, ao expirar, estão liberando qualquer tensão ou preocupação.

5. Após alguns minutos, peça aos alunos que comecem a trazer a atenção de volta à sala de aula, mexendo os dedos dos pés e das mãos.

6. Finalize a atividade pedindo aos alunos que abram os olhos lentamente e tragam consigo a sensação de calma e foco para o restante da aula.

Contextualização do Conteúdo

O Renascimento foi um período de intensa criatividade e inovação que transformou a Europa em diversos aspectos. Imagine viver em uma época onde a arte, a ciência e o conhecimento floresciam de maneiras nunca vistas antes. Assim como os artistas e pensadores do Renascimento, os alunos são incentivados a explorar suas próprias emoções e pensamentos para alcançar novos níveis de compreensão e expressão.

Ao estudar o Renascimento, os alunos podem refletir sobre como as mudanças sociais e culturais daquele período influenciam suas vidas hoje. Eles poderão perceber a importância de reconhecer e entender suas próprias emoções ao aprender sobre as realizações e desafios enfrentados pelos grandes nomes da época, como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 25 - 30 minutos

1. Introdução ao Renascimento: Explique que o Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político que teve início na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa.

2. Contexto Histórico: Detalhe o contexto histórico em que o Renascimento surgiu, destacando a transição da Idade Média para a Idade Moderna, a crise do feudalismo e o crescimento das cidades.

3. Características do Renascimento: Descreva as principais características do Renascimento, incluindo o antropocentrismo (foco no ser humano), o resgate dos valores da Antiguidade Clássica e o desenvolvimento das artes e ciências.

4. Principais Figuras do Renascimento: Apresente os principais nomes do Renascimento, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, e suas contribuições para a arte e a ciência.

5. Impacto do Renascimento na Europa: Explique como o Renascimento influenciou a Europa como um todo, incluindo a expansão do conhecimento, o aumento do comércio e a mudança nas estruturas sociais e políticas.

6. Exemplos de Obras e Inovações: Dê exemplos de obras de arte, invenções e descobertas científicas que marcaram o período, como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a Capela Sistina de Michelangelo e o desenvolvimento da imprensa por Gutenberg.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 - 40 minutos

Explorando Emoções através da Arte Renascentista

Os alunos irão analisar obras de arte do Renascimento e explorar as emoções que essas obras evocam. Eles serão incentivados a reconhecer, entender, nomear, expressar e regular suas emoções ao discutir as obras em grupo.

1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5.

2. Distribua imagens de obras de arte renascentistas para cada grupo.

3. Peça aos alunos que observem as imagens e discutam as emoções que sentem ao olhar para cada obra.

4. Instrua-os a identificar e nomear as emoções (por exemplo, admiração, curiosidade, tristeza).

5. Cada grupo deve selecionar uma obra e preparar uma breve apresentação sobre as emoções que ela evoca e as possíveis causas dessas emoções.

6. Incentive os alunos a expressarem suas emoções de maneira apropriada durante a apresentação.

7. Após cada apresentação, os outros grupos devem fornecer feedback positivo e construtivo, focando em como as emoções foram expressas e reguladas.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Reconheça as emoções expressas pelos alunos durante a atividade, destacando exemplos específicos. Compreenda as causas dessas emoções, perguntando aos alunos por que acreditam que certas obras evocaram determinadas emoções. Nomeie as emoções corretamente, ajudando os alunos a usar vocabulário emocional preciso. Expresse feedback de forma apropriada, incentivando os alunos a elogiar e a criticar construtivamente. Regule as emoções, discutindo estratégias para lidar com emoções intensas e promovendo a empatia e a compreensão mútua.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno pode compartilhar suas experiências e estratégias de regulação emocional. Incentive-os a considerar momentos específicos em que precisaram reconhecer, entender, nomear, expressar e regular suas emoções e como essas habilidades foram úteis para enfrentar as situações desafiadoras.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a realizarem uma autoavaliação e a regulação emocional, ajudando-os a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências, os alunos poderão reconhecer a importância das competências socioemocionais desenvolvidas durante a aula e aplicar essas habilidades em outros contextos acadêmicos e pessoais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Essas metas podem incluir, por exemplo, a leitura de um livro sobre o Renascimento, a visita a um museu de arte renascentista, ou a prática de técnicas de regulação emocional aprendidas. Incentive os alunos a registrarem essas metas em seus cadernos e a compartilharem com a turma, fortalecendo o senso de comunidade e apoio mútuo.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Ler um livro sobre o Renascimento.

2. Visitar um museu de arte renascentista.

3. Praticar técnicas de regulação emocional aprendidas na aula.

4. Realizar uma pesquisa sobre um artista ou cientista renascentista.

5. Desenvolver um projeto artístico inspirado no Renascimento. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a continuar desenvolvendo suas competências acadêmicas e socioemocionais. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são motivados a manter um compromisso contínuo com o crescimento e o desenvolvimento, tanto no contexto escolar quanto em suas vidas pessoais.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies