Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Translações de Figuras Planas
Palavras Chave | Translação, Figuras Planas, Plano Cartesiano, Vetores de Translação, Propriedades da Translação, Triângulo, Quadrado, Retângulo, Resolução de Problemas, Exemplos Práticos, Discussão, Engajamento dos Alunos |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores, Projetor ou TV para apresentação, Slides de apoio, Folhas de papel milimetrado, Régua, Lápis e borracha, Computador ou tablet (opcional), Material impresso com exercícios e exemplos |
Códigos BNCC | EF07MA21: Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros. |
Ano Escolar | 7º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Geometria |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada dos conceitos fundamentais de translação de figuras planas, garantindo que os alunos compreendam a teoria por trás do movimento de figuras no plano cartesiano. Esta compreensão é crucial para que os alunos possam reconhecer e obter figuras resultantes de translações, facilitando a aplicação prática do conceito em exercícios futuros.
Objetivos principais:
1. Explicar o conceito de translação de figuras planas.
2. Demonstrar como identificar e obter figuras transladadas.
3. Aplicar a translação em diferentes figuras geométricas, como triângulos, quadrados e retângulos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada dos conceitos fundamentais de translação de figuras planas, garantindo que os alunos compreendam a teoria por trás do movimento de figuras no plano cartesiano. Esta compreensão é crucial para que os alunos possam reconhecer e obter figuras resultantes de translações, facilitando a aplicação prática do conceito em exercícios futuros.
Contexto
Para iniciar a aula sobre translações de figuras planas, explique aos alunos que a translação é um tipo de movimento geométrico onde uma figura é deslocada de um lugar para outro sem mudar sua forma, tamanho ou orientação. Utilize o exemplo de mover um móvel de um lado da sala para o outro. A posição do móvel muda, mas ele permanece o mesmo. Destaque que a translação é uma das transformações geométricas básicas, juntamente com rotação, reflexão e dilatação.
Curiosidades
Sabia que a translação é amplamente utilizada em animações de filmes e jogos de vídeo? Quando um personagem se move de uma parte da tela para outra sem girar ou mudar de tamanho, ele está sendo transladado. Este conceito também é muito importante na criação de padrões repetitivos em design gráfico e arquitetura.
Desenvolvimento
Duração: (40 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o conceito de translação de figuras planas, proporcionando exemplos práticos e exercícios que reforçam o aprendizado. Ao final desta seção, os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar corretamente translações a figuras geométricas no plano cartesiano.
Tópicos Abordados
1. Definição de Translação: Explicar que translação é o deslocamento de uma figura geométrica de um lugar para outro no plano, sem alterar sua forma, tamanho ou orientação. Utilizar exemplos visuais para ilustrar o conceito. 2. Vetores de Translação: Introduzir o conceito de vetores de translação, que são usados para descrever a direção e a magnitude do deslocamento. Demonstrar como representar translações usando vetores no plano cartesiano. 3. Propriedades da Translação: Discutir as propriedades da translação, como a preservação de ângulos e comprimentos, e a manutenção da paralelidade entre linhas. Enfatizar que a figura original e a figura transladada são congruentes. 4. Exemplos Práticos: Mostrar exemplos práticos de translação de diferentes figuras geométricas, como triângulos, quadrados e retângulos. Utilizar o plano cartesiano para demonstrar a translação passo a passo. 5. Aplicação em Problemas: Apresentar problemas envolvendo translação e guiar os alunos na resolução. Utilizar figuras geométricas diversas e diferentes vetores de translação para que os alunos pratiquem o conceito.
Questões para Sala de Aula
1. 1. Desenhe um triângulo ABC no plano cartesiano com os vértices A(1, 2), B(3, 2) e C(2, 4). Em seguida, translade o triângulo 4 unidades para a direita e 3 unidades para cima. Quais são as coordenadas dos novos vértices do triângulo? 2. 2. Um quadrado DEFG tem os vértices D(2, 2), E(5, 2), F(5, 5) e G(2, 5). Translade esse quadrado 3 unidades para a esquerda e 2 unidades para baixo. Quais são as novas coordenadas dos vértices do quadrado? 3. 3. Considere um retângulo HIJK com os vértices H(0, 0), I(6, 0), J(6, 3) e K(0, 3). Translade o retângulo 2 unidades para a direita e 4 unidades para cima. Quais são as coordenadas dos novos vértices do retângulo?
Discussão de Questões
Duração: (25 - 30 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos sobre translações de figuras planas, garantindo que eles compreendam e consigam aplicar o conceito corretamente. Através da discussão detalhada das questões e do engajamento ativo dos alunos com reflexões e perguntas adicionais, espera-se que as habilidades de reconhecimento e obtenção de figuras transladadas sejam reforçadas.
Discussão
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Discussão das questões resolvidas pelos alunos:
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Questão 1: Para transladar o triângulo ABC com os vértices A(1, 2), B(3, 2) e C(2, 4) 4 unidades para a direita e 3 unidades para cima, devem ser adicionadas as coordenadas correspondentes ao vetor de translação (4, 3) aos vértices originais.
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Novo vértice A': (1+4, 2+3) = (5, 5)
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Novo vértice B': (3+4, 2+3) = (7, 5)
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Novo vértice C': (2+4, 4+3) = (6, 7)
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Portanto, as novas coordenadas dos vértices do triângulo transladado são A'(5, 5), B'(7, 5) e C'(6, 7).
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Questão 2: Para transladar o quadrado DEFG com os vértices D(2, 2), E(5, 2), F(5, 5) e G(2, 5) 3 unidades para a esquerda e 2 unidades para baixo, devem ser subtraídas as coordenadas correspondentes ao vetor de translação (-3, -2) aos vértices originais.
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Novo vértice D': (2-3, 2-2) = (-1, 0)
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Novo vértice E': (5-3, 2-2) = (2, 0)
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Novo vértice F': (5-3, 5-2) = (2, 3)
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Novo vértice G': (2-3, 5-2) = (-1, 3)
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Portanto, as novas coordenadas dos vértices do quadrado transladado são D'(-1, 0), E'(2, 0), F'(2, 3) e G'(-1, 3).
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Questão 3: Para transladar o retângulo HIJK com os vértices H(0, 0), I(6, 0), J(6, 3) e K(0, 3) 2 unidades para a direita e 4 unidades para cima, devem ser adicionadas as coordenadas correspondentes ao vetor de translação (2, 4) aos vértices originais.
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Novo vértice H': (0+2, 0+4) = (2, 4)
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Novo vértice I': (6+2, 0+4) = (8, 4)
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Novo vértice J': (6+2, 3+4) = (8, 7)
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Novo vértice K': (0+2, 3+4) = (2, 7)
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Portanto, as novas coordenadas dos vértices do retângulo transladado são H'(2, 4), I'(8, 4), J'(8, 7) e K'(2, 7).
Engajamento dos Alunos
1. Engajamento dos Alunos: 2. 1. Reflexão: Como você verificaria se a translação foi aplicada corretamente? (Dica: Compare as distâncias e ângulos entre os vértices antes e depois da translação). 3. 2. Pergunta: Por que a translação não altera a forma, o tamanho ou a orientação da figura original? 4. 3. Discussão: Em quais situações práticas você pode identificar o uso da translação? Pense em exemplos no seu dia a dia. 5. 4. Exercício Extra: Se você tivesse que transladar uma figura usando um vetor de translação negativo, como você ajustaria as coordenadas? 6. 5. Desafio: Proponha uma translação usando um vetor diagonal (ex: 3 unidades para a direita e 3 unidades para cima). Quais são as novas coordenadas de uma figura de sua escolha?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula. Recapitular os principais pontos ajuda a fixar o conteúdo, enquanto a discussão sobre a relevância prática do tema reforça a importância do aprendizado, preparando os alunos para aplicar o conceito de translação em diferentes contextos.
Resumo
- Translação é o deslocamento de uma figura geométrica no plano, sem alterar sua forma, tamanho ou orientação.
- Vetores de translação descrevem a direção e a magnitude do deslocamento.
- As propriedades da translação incluem a preservação de ângulos, comprimentos e paralelidade entre linhas.
- Figuras transladadas são congruentes às figuras originais.
- Aplicação prática da translação em diferentes figuras geométricas, como triângulos, quadrados e retângulos.
A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos visuais no plano cartesiano para demonstrar translações de figuras geométricas. Os alunos resolveram problemas práticos que reforçaram o conceito teórico de translação, mostrando como aplicar vetores de translação para mover figuras no plano sem alterar suas propriedades essenciais.
Compreender translações é importante no dia a dia, pois esse conceito é amplamente utilizado em áreas como animações de filmes, jogos de vídeo e design gráfico. Saber aplicar translações permite entender melhor como objetos e padrões podem ser movidos e replicados, o que é essencial para diversas aplicações práticas e criativas.