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Plano de aula de Translações de Figuras Planas

Matemática

Original Teachy

'EF07MA21'

Translações de Figuras Planas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Translações de Figuras Planas

Palavras ChaveTranslação, Figuras Planas, Plano Cartesiano, Vetores de Translação, Propriedades da Translação, Triângulo, Quadrado, Retângulo, Resolução de Problemas, Exemplos Práticos, Discussão, Engajamento dos Alunos
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor ou TV para apresentação, Slides de apoio, Folhas de papel milimetrado, Régua, Lápis e borracha, Computador ou tablet (opcional), Material impresso com exercícios e exemplos
Códigos BNCCEF07MA21: Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada dos conceitos fundamentais de translação de figuras planas, garantindo que os alunos compreendam a teoria por trás do movimento de figuras no plano cartesiano. Esta compreensão é crucial para que os alunos possam reconhecer e obter figuras resultantes de translações, facilitando a aplicação prática do conceito em exercícios futuros.

Objetivos principais:

1. Explicar o conceito de translação de figuras planas.

2. Demonstrar como identificar e obter figuras transladadas.

3. Aplicar a translação em diferentes figuras geométricas, como triângulos, quadrados e retângulos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada dos conceitos fundamentais de translação de figuras planas, garantindo que os alunos compreendam a teoria por trás do movimento de figuras no plano cartesiano. Esta compreensão é crucial para que os alunos possam reconhecer e obter figuras resultantes de translações, facilitando a aplicação prática do conceito em exercícios futuros.

Contexto

Para iniciar a aula sobre translações de figuras planas, explique aos alunos que a translação é um tipo de movimento geométrico onde uma figura é deslocada de um lugar para outro sem mudar sua forma, tamanho ou orientação. Utilize o exemplo de mover um móvel de um lado da sala para o outro. A posição do móvel muda, mas ele permanece o mesmo. Destaque que a translação é uma das transformações geométricas básicas, juntamente com rotação, reflexão e dilatação.

Curiosidades

Sabia que a translação é amplamente utilizada em animações de filmes e jogos de vídeo? Quando um personagem se move de uma parte da tela para outra sem girar ou mudar de tamanho, ele está sendo transladado. Este conceito também é muito importante na criação de padrões repetitivos em design gráfico e arquitetura.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o conceito de translação de figuras planas, proporcionando exemplos práticos e exercícios que reforçam o aprendizado. Ao final desta seção, os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar corretamente translações a figuras geométricas no plano cartesiano.

Tópicos Abordados

1. Definição de Translação: Explicar que translação é o deslocamento de uma figura geométrica de um lugar para outro no plano, sem alterar sua forma, tamanho ou orientação. Utilizar exemplos visuais para ilustrar o conceito. 2. Vetores de Translação: Introduzir o conceito de vetores de translação, que são usados para descrever a direção e a magnitude do deslocamento. Demonstrar como representar translações usando vetores no plano cartesiano. 3. Propriedades da Translação: Discutir as propriedades da translação, como a preservação de ângulos e comprimentos, e a manutenção da paralelidade entre linhas. Enfatizar que a figura original e a figura transladada são congruentes. 4. Exemplos Práticos: Mostrar exemplos práticos de translação de diferentes figuras geométricas, como triângulos, quadrados e retângulos. Utilizar o plano cartesiano para demonstrar a translação passo a passo. 5. Aplicação em Problemas: Apresentar problemas envolvendo translação e guiar os alunos na resolução. Utilizar figuras geométricas diversas e diferentes vetores de translação para que os alunos pratiquem o conceito.

Questões para Sala de Aula

1. 1. Desenhe um triângulo ABC no plano cartesiano com os vértices A(1, 2), B(3, 2) e C(2, 4). Em seguida, translade o triângulo 4 unidades para a direita e 3 unidades para cima. Quais são as coordenadas dos novos vértices do triângulo? 2. 2. Um quadrado DEFG tem os vértices D(2, 2), E(5, 2), F(5, 5) e G(2, 5). Translade esse quadrado 3 unidades para a esquerda e 2 unidades para baixo. Quais são as novas coordenadas dos vértices do quadrado? 3. 3. Considere um retângulo HIJK com os vértices H(0, 0), I(6, 0), J(6, 3) e K(0, 3). Translade o retângulo 2 unidades para a direita e 4 unidades para cima. Quais são as coordenadas dos novos vértices do retângulo?

Discussão de Questões

Duração: (25 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos sobre translações de figuras planas, garantindo que eles compreendam e consigam aplicar o conceito corretamente. Através da discussão detalhada das questões e do engajamento ativo dos alunos com reflexões e perguntas adicionais, espera-se que as habilidades de reconhecimento e obtenção de figuras transladadas sejam reforçadas.

Discussão

  • Discussão das questões resolvidas pelos alunos:

  • Questão 1: Para transladar o triângulo ABC com os vértices A(1, 2), B(3, 2) e C(2, 4) 4 unidades para a direita e 3 unidades para cima, devem ser adicionadas as coordenadas correspondentes ao vetor de translação (4, 3) aos vértices originais.

  • Novo vértice A': (1+4, 2+3) = (5, 5)

  • Novo vértice B': (3+4, 2+3) = (7, 5)

  • Novo vértice C': (2+4, 4+3) = (6, 7)

  • Portanto, as novas coordenadas dos vértices do triângulo transladado são A'(5, 5), B'(7, 5) e C'(6, 7).

  • Questão 2: Para transladar o quadrado DEFG com os vértices D(2, 2), E(5, 2), F(5, 5) e G(2, 5) 3 unidades para a esquerda e 2 unidades para baixo, devem ser subtraídas as coordenadas correspondentes ao vetor de translação (-3, -2) aos vértices originais.

  • Novo vértice D': (2-3, 2-2) = (-1, 0)

  • Novo vértice E': (5-3, 2-2) = (2, 0)

  • Novo vértice F': (5-3, 5-2) = (2, 3)

  • Novo vértice G': (2-3, 5-2) = (-1, 3)

  • Portanto, as novas coordenadas dos vértices do quadrado transladado são D'(-1, 0), E'(2, 0), F'(2, 3) e G'(-1, 3).

  • Questão 3: Para transladar o retângulo HIJK com os vértices H(0, 0), I(6, 0), J(6, 3) e K(0, 3) 2 unidades para a direita e 4 unidades para cima, devem ser adicionadas as coordenadas correspondentes ao vetor de translação (2, 4) aos vértices originais.

  • Novo vértice H': (0+2, 0+4) = (2, 4)

  • Novo vértice I': (6+2, 0+4) = (8, 4)

  • Novo vértice J': (6+2, 3+4) = (8, 7)

  • Novo vértice K': (0+2, 3+4) = (2, 7)

  • Portanto, as novas coordenadas dos vértices do retângulo transladado são H'(2, 4), I'(8, 4), J'(8, 7) e K'(2, 7).

Engajamento dos Alunos

1. Engajamento dos Alunos: 2. 1. Reflexão: Como você verificaria se a translação foi aplicada corretamente? (Dica: Compare as distâncias e ângulos entre os vértices antes e depois da translação). 3. 2. Pergunta: Por que a translação não altera a forma, o tamanho ou a orientação da figura original? 4. 3. Discussão: Em quais situações práticas você pode identificar o uso da translação? Pense em exemplos no seu dia a dia. 5. 4. Exercício Extra: Se você tivesse que transladar uma figura usando um vetor de translação negativo, como você ajustaria as coordenadas? 6. 5. Desafio: Proponha uma translação usando um vetor diagonal (ex: 3 unidades para a direita e 3 unidades para cima). Quais são as novas coordenadas de uma figura de sua escolha?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula. Recapitular os principais pontos ajuda a fixar o conteúdo, enquanto a discussão sobre a relevância prática do tema reforça a importância do aprendizado, preparando os alunos para aplicar o conceito de translação em diferentes contextos.

Resumo

  • Translação é o deslocamento de uma figura geométrica no plano, sem alterar sua forma, tamanho ou orientação.
  • Vetores de translação descrevem a direção e a magnitude do deslocamento.
  • As propriedades da translação incluem a preservação de ângulos, comprimentos e paralelidade entre linhas.
  • Figuras transladadas são congruentes às figuras originais.
  • Aplicação prática da translação em diferentes figuras geométricas, como triângulos, quadrados e retângulos.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos visuais no plano cartesiano para demonstrar translações de figuras geométricas. Os alunos resolveram problemas práticos que reforçaram o conceito teórico de translação, mostrando como aplicar vetores de translação para mover figuras no plano sem alterar suas propriedades essenciais.

Compreender translações é importante no dia a dia, pois esse conceito é amplamente utilizado em áreas como animações de filmes, jogos de vídeo e design gráfico. Saber aplicar translações permite entender melhor como objetos e padrões podem ser movidos e replicados, o que é essencial para diversas aplicações práticas e criativas.

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