Plano de Aula | Metodologia Teachy | Revolução Inglesa: da Revolução Puritana até a Revolução Gloriosa
Palavras Chave | Revolução Puritana, Revolução Gloriosa, História, 8º ano, Movimentos políticos, Guerras civis, Mudanças de regime, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Figuras históricas, Metodologia Digital, Atividades práticas, Instagram, Simulação, YouTube, Colaboração, Argumentação, Ferramentas digitais |
Materiais Necessários | Celulares, Acesso à internet, Ferramentas de edição de imagem (Canva, Photoshop), Plataforma de videoconferência (Zoom, Google Meet), Ferramentas de colaboração online (Google Docs), Câmeras de celular ou outros dispositivos de gravação de vídeo, Software de edição de vídeo (iMovie, Adobe Premiere), Plataforma educacional ou canal privado no YouTube, Computadores ou tablets |
Códigos BNCC | EF08HI03: Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara dos objetivos da aula, permitindo que os alunos entendam os principais pontos de aprendizado e habilidades que devem adquirir. A definição dos objetivos orienta tanto o professor quanto os alunos, garantindo que todos estejam alinhados e focados nos resultados esperados.
Objetivos principais:
1. Compreender os principais movimentos políticos entre 1640 e 1688 na Inglaterra, Escócia e Irlanda.
2. Analisar as causas e consequências das guerras civis e mudanças de regime político durante este período.
3. Identificar as figuras-chave e eventos significativos da Revolução Puritana e da Revolução Gloriosa.
Objetivos secundários:
- Relacionar os eventos históricos com o contexto social e político europeu da época.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação digital ao utilizar ferramentas online.
Introdução
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa é envolver os alunos de imediato, incentivando-os a pesquisar e compartilhar informações de maneira ativa. As perguntas-chave e o aquecimento visam preparar o terreno para um debate inicial, assegurando que todos os alunos retenham e consolidem o conhecimento prévio obtido em casa. Isso também ajuda a criar um ambiente colaborativo e interativo desde o início da aula.
Aquecendo
A Revolução Inglesa, que se estendeu de 1640 a 1688, foi um período de grande turbulência política e social na Inglaterra, Escócia e Irlanda, culminando em importantes mudanças de regimes políticos. Para iniciar a aula, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a Revolução Puritana ou a Revolução Gloriosa. Eles devem compartilhar esse fato com a turma, ajudando a contextualizar e despertar o interesse para os eventos que serão discutidos.
Reflexões Iniciais
1. Quais foram as principais causas das guerras civis na Inglaterra durante este período?
2. Quem foram as figuras-chave nas Revoluções Puritana e Gloriosa?
3. Quais foram as principais mudanças políticas que ocorreram como resultado dessas revoluções?
4. Como esses eventos influenciaram o contexto europeu da época?
5. Quais foram as consequências sociais e econômicas dessas revoluções para a Inglaterra, Escócia e Irlanda?
Desenvolvimento
Duração: 70 a 80 minutos
A finalidade desta etapa é envolver os alunos de maneira prática e interativa, utilizando tecnologias digitais para explorar e aprofundar o conhecimento histórico sobre a Revolução Inglesa. As atividades propostas visam tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado, estimulando a criatividade, a colaboração e a aplicação de habilidades digitais no processo educacional.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciadores Históricos no Instagram
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Fazer com que os alunos compreendam os eventos e figuras históricos de maneira mais envolvente, utilizando uma ferramenta digital que faz parte de sua realidade diária, aumentando a retenção do conhecimento através da criação e compartilhamento de conteúdo visual.
- Descrição: Os alunos irão criar perfis no Instagram fictício para figuras-chave da Revolução Inglesa, utilizando ferramentas de edição para elaborar publicações que narrem os principais eventos e posições políticas de cada personagem. O objetivo é transformar o aprendizado factual em uma narrativa visual e interativa, utilizando uma plataforma digital popular para engajar os alunos.
- Instruções:
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Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo deve escolher uma figura-chave da Revolução Puritana ou Revolução Gloriosa, como Oliver Cromwell, Charles I ou William de Orange.
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Usar ferramentas de edição de imagem, como Canva ou Photoshop, para criar um feed de Instagram fictício.
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Elaborar ao menos 5 postagens que representem momentos-chave da vida e ações deste personagem durante as Revoluções.
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Cada postagem deve conter uma imagem relevante e uma legenda que explique o contexto histórico do evento ou ação descritos.
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Incentivar o uso de Stories para criar enquetes e perguntas que envolvam decisões políticas, estimulando interação com os seguidores (colegas de classe).
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No final, cada grupo deve apresentar seu perfil para a turma, explicando as escolhas feitas e os eventos destacados.
Atividade 2 - Jogo de Simulação: A Assembleia dos Revolucionários
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Estimular habilidades de argumentação, negociação e colaboração enquanto os alunos aprofundam seu entendimento dos complexos eventos políticos da Revolução Inglesa, utilizando tecnologias de videoconferência e colaboração online.
- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo de simulação onde assumem o papel de diferentes grupos e figuras políticas da Revolução Inglesa. Utilizando uma plataforma de videoconferência com chat e ferramentas de colaboração online, eles deverão debater e negociar para aprovar leis e decisões que moldem os rumos da Inglaterra.
- Instruções:
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Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo representa um diferente segmento ou figura política da época, como os realistas, puritanos, parlamentaristas, etc.
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Utilizar uma plataforma de videoconferência como Zoom ou Google Meet e ferramentas de colaboração como Google Docs para criar um ambiente simulado de assembleia.
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Distribuir cards com diferentes cenários e dilemas políticos da época para os grupos discutirem e resolverem, como a execução de Charles I, a instauração da República e a restauração da monarquia.
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Os grupos devem debater e negociar entre si, tentando influenciar as decisões da assembleia.
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Registrar as decisões e justificativas em um documento colaborativo.
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Ao final, cada grupo deve explicar suas decisões e como essas escolhas poderiam ter afetado os rumos da Revolução Inglesa.
Atividade 3 - Revolução Inglesa: O Documentário YouTube
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, roteirização e produção audiovisual, além de aprofundar o conhecimento histórico através da criação de um documentário, tornando a aprendizagem mais dinâmica e prática.
- Descrição: Os alunos irão criar um mini documentário em vídeo sobre um aspecto da Revolução Inglesa, utilizando ferramentas de gravação e edição de vídeo. Eles deverão roteirizar, filmar e editar seu conteúdo, envolvendo narração, entrevistas fictícias e reconstituições de eventos históricos.
- Instruções:
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Dividir os alunos em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo escolhe um tema específico relacionado à Revolução Inglesa, como uma batalha, um evento político ou uma figura específica.
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Escrever um roteiro que inclua narração, entrevistas fictícias com figuras históricas e reconstituições de eventos.
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Usar ferramentas de gravação de vídeo, como câmera de celular, e edição de vídeo, como iMovie ou Adobe Premiere, para produzir o documentário.
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Incluir elementos visuais, como imagens históricas, e efeitos sonoros que ajudem a contar a história.
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Publicar o vídeo em uma plataforma educacional ou canal do YouTube privado para compartilhamento com a turma.
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Cada grupo apresenta seu documentário para a turma, explicando o processo de produção e os principais pontos históricos abordados.
Retorno
Duração: 20 a 25 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através do compartilhamento e reflexão conjunta, permitindo que os alunos se beneficiem das diferentes perspectivas e abordagens dos colegas. Além disso, a prática do feedback 360° promove um ambiente de respeito e colaboração, incentivando o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Discussão em Grupo
[Discussão em Grupo] Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir essa discussão:
- Introdução: Explique brevemente o objetivo da discussão e a importância de compartilhar experiências e aprendizados. Ressalte que todos terão a oportunidade de falar.
- Compartilhamento: Peça para cada grupo apresentar brevemente os resultados de suas atividades, destacando os principais pontos e conclusões.
- Reflexão: Levante questões para reflexão e incentivo ao debate entre os alunos sobre os diferentes aspectos das Revoluções Puritana e Gloriosa.
- Síntese: Ao final, faça uma síntese dos principais aprendizados coletivos, relacionando-os aos objetivos da aula.
Reflexões
1. Como o uso de ferramentas digitais, como o Instagram e a produção de vídeos, ajudou a entender melhor os eventos e figuras da Revolução Inglesa? 2. Quais foram as dificuldades encontradas durante a realização das atividades e como vocês as superaram? 3. Como os eventos históricos estudados podem ser relacionados com situações políticas atuais? Identificaram alguma semelhança?
Feedback 360°
[Feedback 360°] Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros colegas do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, abordando os seguintes pontos:
- Pontos Fortes: Destaque os aspectos positivos da contribuição de cada colega ao projeto.
- Áreas de Melhoria: Sugira gentilmente áreas onde há espaço para aprimoramento, sempre com foco no crescimento e aprendizado.
- Reflexão Pessoal: Cada aluno deve também refletir sobre sua própria participação e compartilhar o que aprendeu com a experiência.
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Finalidade: Consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos façam conexões entre os eventos históricos estudados e o mundo moderno. Esta etapa serve para refletir sobre a relevância dos tópicos discutidos e reforçar a importância das habilidades desenvolvidas ao longo da aula, incluindo pesquisa, argumentação e colaboração digital.
Resumo
Resumo Animado: Imagine a Inglaterra em um turbilhão de mudanças e conflitos! De um lado, temos os severos puritanos liderados por Oliver Cromwell, que, com muita determinação, acabaram com a monarquia de Carlos I. Mais tarde, vimos a transição para a República e, finalmente, a volta da monarquia com uma 'gloriosa' revolução sem sangue, que trouxe William e Mary ao poder. Foi uma época de intriga, batalhas e redefinição política, que moldou a história do Reino Unido e da Europa para sempre.
No Mundo
No Mundo Atual: Ao estudar estas revoluções, entendemos como movimentos políticos podem radicalmente transformar sociedades e governos. Hoje, vemos ecos dessas transformações em movimentos sociais globais, mudanças de regime e até em debates sobre direitos civis e políticos. A Revolução Inglesa fornece um espelho para analisar como as sociedades modernas lidam com conflitos internos e mudanças de poder.
Na Prática
Aplicações: O conhecimento sobre a Revolução Inglesa é essencial para entender as bases da democracia moderna, a importância do equilíbrio de poderes e os direitos civis. Essas lições históricas aplicam-se na compreensão e participação ativa nos processos políticos contemporâneos, bem como no reconhecimento de padrões históricos que ainda se repetem em várias partes do mundo.