Entrar

Plano de aula de Construções Geométricas

Matemática

Original Teachy

'EF08MA15'

Construções Geométricas

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Construções Geométricas

Palavras ChaveConstruções Geométricas, Mediatriz, Bissetriz, Ângulos, Polígonos Regulares, Habilidades Socioemocionais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Método RULER, Matemática, 8º Ano, Inteligência Emocional
Materiais NecessáriosRégua, Compasso, Lápis, Papel, Quadro branco e marcadores, Folhas de instrução para construções geométricas, Material de apoio sobre o método RULER
Códigos BNCCEF08MA15: Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do Plano de Aula Socioemocional visa fornecer aos alunos uma compreensão inicial dos conceitos de construções geométricas, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Ao introduzir os tópicos e relacioná-los com as emoções que podem surgir durante o processo de aprendizagem, os alunos estarão mais preparados para enfrentar desafios, regular suas emoções e tomar decisões responsáveis ao longo da aula.

Objetivos Principais

1. Apresentar os conceitos de mediatrizes, bissetrizes, ângulos de 30º, 45º e 60º e polígonos regulares, destacando sua importância em construções geométricas.

2. Desenvolver habilidades de reconhecimento e compreensão das emoções relacionadas à aprendizagem de novos conceitos matemáticos, utilizando o método RULER.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda para Foco

A Respiração Profunda é uma técnica de mindfulness que ajuda a acalmar a mente e a focar no presente. Essa prática simples, mas eficaz, envolve respirar profundamente e de maneira controlada, ajudando a reduzir o estresse e aumentar a concentração. Através dessa atividade, os alunos podem começar a aula mais relaxados e mentalmente preparados para aprender.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Instrua-os a fechar os olhos ou a focar em um ponto fixo na sala.

3. Oriente os alunos a colocarem uma mão no abdômen e a outra no peito.

4. Peça que inspirem profundamente pelo nariz, sentindo o abdômen se expandir enquanto enchem os pulmões de ar.

5. Oriente-os a segurar a respiração por um momento e, em seguida, expirar lentamente pela boca, sentindo o abdômen se contrair.

6. Repita esse processo por cinco ciclos de respiração profunda, incentivando-os a se concentrar apenas na respiração e a liberar qualquer tensão.

7. Após o exercício, peça aos alunos que abram os olhos lentamente e retornem sua atenção para a sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

Construções geométricas são fundamentais não apenas na matemática, mas em diversas aplicações reais, como arquitetura, design e engenharia. Compreender como criar ângulos precisos e polígonos regulares pode parecer desafiador no início, mas é uma habilidade valiosa que melhora a resolução de problemas e a precisão em diversas áreas. Além disso, ao relacionar essas construções com situações cotidianas, como o design de edifícios ou a criação de padrões artísticos, os alunos podem ver a beleza e a utilidade da geometria em suas vidas. Durante a aprendizagem, é normal sentir uma variedade de emoções, desde frustração até alegria ao resolver um problema complexo. Reconhecer e gerenciar essas emoções é crucial para o sucesso acadêmico e pessoal. Por isso, esta aula não só ensinará conceitos geométricos, mas também ajudará os alunos a desenvolverem suas competências socioemocionais, preparando-os para enfrentar desafios de forma equilibrada e consciente.

Desenvolvimento

Duração: (55 - 65 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. ### Componentes Principais: Mediatriz

2. A mediatriz de um segmento de reta é a linha que o divide em duas partes iguais e é perpendicular a ele. Para desenhar a mediatriz de um segmento AB, siga os passos:

3. Coloque o compasso em A e trace um arco acima e abaixo do segmento.

4. Sem alterar a abertura do compasso, repita o processo com a ponta em B.

5. Marque os pontos de interseção dos arcos e trace a linha que une esses pontos.

6. Esta linha é a mediatriz e divide o segmento AB em duas partes iguais.

7. ### Componentes Principais: Bissetriz

8. A bissetriz de um ângulo é a linha que o divide em dois ângulos congruentes. Para desenhar a bissetriz de um ângulo ABC, siga os passos:

9. Coloque o compasso na vértice B e trace um arco que intercepte os lados do ângulo em dois pontos, D e E.

10. Sem alterar a abertura do compasso, trace arcos a partir de D e E, que se intersectarão em um ponto F.

11. Trace uma linha reta de B a F. Esta linha é a bissetriz do ângulo ABC.

12. ### Construção de Ângulos de 30º, 45º e 60º

13. ângulo de 60º: Usando o compasso, desenhe um círculo com qualquer raio e marque um ponto na circunferência. Coloque a ponta seca do compasso neste ponto e, com a mesma abertura, trace um arco que intercepte a circunferência. A linha que une o centro do círculo a este ponto de interseção forma um ângulo de 60º.

14. ângulo de 30º: Utilize a construção de um triângulo equilátero para obter 60º e, em seguida, a bissetriz para dividir esse ângulo em dois de 30º. Para 45º, use a bissetriz do ângulo reto (90º).

15. ### Polígonos Regulares

16. Polígonos regulares são figuras geométricas com todos os lados e ângulos iguais. A construção de um polígono regular pode ser realizada utilizando um compasso e uma régua. Por exemplo, para construir um hexágono regular:

17. Desenhe um círculo com o compasso.

18. Marque um ponto na circunferência e, com a mesma abertura do compasso, marque pontos consecutivos ao redor da circunferência.

19. Conecte todos os pontos consecutivos com linhas retas para formar o hexágono regular.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Construindo Juntos: Geometria Prática

Nesta atividade prática, os alunos irão utilizar réguas e compassos para construir mediatrizes, bissetrizes, ângulos de 30º, 45º e 60º e polígonos regulares em grupos pequenos. A atividade visa aplicar o conhecimento teórico em prática, ao mesmo tempo que promove habilidades sociais e a regulação emocional durante a colaboração em grupo.

1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 integrantes.

2. Distribua réguas, compassos, lápis e papel para cada grupo.

3. Instrua os alunos a escolherem um líder de grupo e um relator.

4. Cada grupo deve realizar as seguintes construções geométricas: uma mediatriz, uma bissetriz, um ângulo de 30º, um ângulo de 45º, um ângulo de 60º e um hexágono regular.

5. Peça aos alunos que documentem cada passo do processo de construção.

6. Após a conclusão, cada grupo deve apresentar suas construções ao restante da turma, explicando os passos seguidos e os desafios enfrentados.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a conclusão das apresentações, oriente uma discussão em grupo utilizando o método RULER. Reconhecer: Peça aos alunos que compartilhem as emoções que sentiram durante a atividade, tanto positivas quanto negativas. Compreender: Discuta as causas dessas emoções. Pergunte: 'O que causou frustração ou alegria durante a construção?' Nomear: Ajude os alunos a nomear corretamente suas emoções, como ansiedade, satisfação ou cooperação. Expressar: Incentive os alunos a expressar suas emoções de forma apropriada, discutindo como se sentiram ao trabalhar em grupo e ao enfrentar desafios. Regular: Proponha estratégias para regular emoções negativas em projetos futuros, como dividir tarefas de forma equilibrada e manter uma comunicação clara e aberta.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Peça aos alunos que escrevam um parágrafo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno compartilha suas experiências emocionais e as estratégias que utilizaram para lidar com os desafios. Incentive os alunos a refletirem sobre momentos específicos em que sentiram frustração, ansiedade ou satisfação, e como essas emoções influenciaram seu desempenho e colaboração.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar quais estratégias foram eficazes para lidar com situações desafiadoras. Desta forma, os alunos podem desenvolver um maior autoconhecimento e autoconfiança, aplicando essas estratégias em futuras situações acadêmicas e pessoais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de estabelecer metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça que cada aluno defina uma meta pessoal e uma meta acadêmica para aplicar o que aprenderam na aula de hoje. Por exemplo, uma meta acadêmica pode ser praticar a construção de ângulos em casa, enquanto uma meta pessoal pode ser melhorar a cooperação em trabalhos de grupo.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Praticar a construção de ângulos de 30º, 45º e 60º em casa.

2. Melhorar a precisão na utilização de instrumentos de desenho geométrico.

3. Desenvolver habilidades de cooperação e comunicação em trabalhos de grupo.

4. Aplicar o conhecimento de polígonos regulares em projetos de arte ou design.

5. Refletir regularmente sobre as emoções durante o aprendizado e buscar maneiras de gerenciá-las. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e promover a aplicação prática do aprendizado. Definindo metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, aplicando os conhecimentos adquiridos e as estratégias socioemocionais em diferentes contextos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies