Entrar

Plano de aula de Termos das Sequências

Matemática

Original Teachy

'EF08MA10'

Termos das Sequências

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Termos das Sequências

Palavras ChaveMetodologia Digital, Sequências Numéricas, Padrões, Matemática, Ensino Fundamental, Atividades Práticas, Gamificação, Redes Sociais, Ferramentas Digitais, Colaboração, Análise de Dados, Resolução de Problemas
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Plataforma de gamificação (Kahoot, Quizizz), Computadores com Google Sheets ou Excel, Recursos de vídeo (câmeras, aplicativos de edição), Acesso a redes sociais (Instagram, TikTok)
Códigos BNCCEF08MA10: Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.; EF08MA11: Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é definir claramente os objetivos principais e secundários da aula, incluindo a habilidade de identificar padrões em sequências numéricas e extrapolar esses padrões para encontrar elementos subsequentes. Esta contextualização inicial é essencial para que os alunos compreendam a importância e a aplicabilidade do tema no mundo real, além de prepará-los para as atividades práticas que seguirão.

Objetivos principais:

1. Identificar padrões em sequências numéricas.

2. Determinar os próximos elementos de uma sequência com base em seu padrão.

Objetivos secundários:

  1. Aplicar o conhecimento de sequências em contextos práticos.
  2. Familiarizar-se com ferramentas digitais para explorar e visualizar sequências numéricas.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema das sequências numéricas com o seu cotidiano e realidades digitais. Este aquecimento inicial serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, estimulando a curiosidade e preparando o terreno para um aprendizado mais profundo e significativo durante as atividades práticas.

Aquecendo

Inicie a aula apresentando o tema das sequências numéricas, focando na importância de identificar padrões e como esses padrões são encontrados em diversos contextos do dia a dia, como na natureza, na música e até mesmo nas redes sociais. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre sequências numéricas. Peça que compartilhem um fato curioso com a turma, destacando como as sequências podem ser vistas em diferentes aspectos da vida cotidiana.

Reflexões Iniciais

1. O que é uma sequência numérica?

2. Quais são os padrões mais comuns que podem ser encontrados em uma sequência numérica?

3. Como identificamos o próximo elemento em uma sequência?

4. Por que é importante entender os padrões em uma sequência?

5. Conseguem lembrar de exemplos de sequências numéricas que viram recentemente em algum lugar?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e colaborativa onde possam aplicar os conhecimentos de sequências numéricas em contextos envolventes e relevantes. Ao trabalhar em grupos, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, cooperação e utilização de tecnologias digitais, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Aventura Digital: Explorando o Mundo das Sequências

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Identificar padrões em sequências numéricas e aplicá-los em contextos de gamificação, estimulando a colaboração e a criatividade.

- Descrição: Os alunos irão criar uma sequência de desafios em um jogo digital utilizando plataformas de gamificação como Kahoot ou Quizizz. O objetivo é identificar padrões em sequências numéricas e descobrir os próximos elementos de cada sequência proposta.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo deverá criar uma série de desafios que envolvam padrões de sequências numéricas. Eles devem utilizar uma plataforma de gamificação como Kahoot ou Quizizz.

  • Cada grupo deve propor uma sequência numérica com um padrão claro e inserir as alternativas para os próximos elementos.

  • Os grupos devem jogar as criações uns dos outros, tentando identificar os padrões e prever os próximos elementos das sequências apresentadas.

  • Ao final, reúna todos para discutir as diferentes estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas.

Atividade 2 -  Influenciadores Digitais Matemáticos

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Utilizar habilidades de comunicação e ferramentas digitais para explicar conceitos matemáticos de forma envolvente, integrando o contexto das redes sociais ao aprendizado.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em influenciadores digitais por um dia e criar conteúdos para redes sociais (Instagram, TikTok, etc.) explicando padrões de sequências numéricas de forma criativa e envolvente.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo será responsável por criar um vídeo curto (1-2 minutos) para uma rede social, onde irão explicar um padrão de sequência numérica.

  • Cada grupo deve escolher uma sequência numérica e pensar em uma maneira criativa e envolvente de explicar como identificar o padrão e prever os próximos elementos.

  • Os alunos podem usar recursos como animações, gráficos e música para tornar o conteúdo mais atraente.

  • Após a criação do vídeo, cada grupo deve compartilhar o conteúdo com a turma e, se possível, postá-lo em redes sociais.

  • Ao final, discuta com a turma sobre o processo de criação dos vídeos e a recepção do público, se compartilhados online.

Atividade 3 - ️‍♂️ Investigadores de Sequências Digitais

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise de dados e resolução de problemas, utilizando ferramentas digitais para identificar padrões em sequências numéricas.

- Descrição: Os alunos atuarão como investigadores que precisam resolver um mistério baseado em padrões de sequências numéricas. Utilizando ferramentas como Google Sheets ou Excel, eles irão coletar e analisar dados para encontrar padrões e resolver o enigma.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo será um time de investigadores que precisa resolver um mistério baseado em uma sequência numérica. Forneça uma narrativa ou contexto para tornar a atividade mais envolvente.

  • Cada grupo deve utilizar Google Sheets ou Excel para coletar e analisar dados fornecidos. Eles devem identificar padrões e usar fórmulas para prever os próximos elementos da sequência.

  • Dê aos grupos um conjunto de dados iniciais e uma pista sobre o padrão da sequência. Eles devem usar essas informações para encontrar os próximos elementos e resolver o mistério.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar suas descobertas e o raciocínio por trás das respostas encontradas.

  • Discuta com a turma as diferentes abordagens e estratégias usadas para resolver o mistério.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, promovendo uma reflexão profunda sobre a experiência prática realizada. Através da discussão coletiva e do feedback construtivo, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, empatia e pensamento crítico, fortalecendo o entendimento dos conceitos matemáticos e a capacidade de trabalhar em equipe.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, incentivando cada grupo a compartilhar o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Siga um breve roteiro para introduzir esta discussão:

  1. Introdução: Explique a finalidade da discussão, destacando a importância de compartilhar experiências e insights.
  2. Compartilhamento: Peça a cada grupo que descreva brevemente a atividade que realizaram e os padrões de sequências numéricas que identificaram.
  3. Conclusões: Incentive os alunos a discutir as conclusões que chegaram e como essas atividades os ajudaram a compreender melhor os conceitos de sequências numéricas.
  4. Desafios e Soluções: Pergunte sobre os principais desafios encontrados durante as atividades e como eles foram superados.
  5. Aprendizados Pessoais: Peça aos alunos para refletirem sobre o que aprenderam pessoalmente e como irão aplicar esses conhecimentos em novos contextos.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que você encontrou ao identificar padrões nas sequências numéricas? 2. Como as ferramentas digitais que utilizamos ajudaram você a entender melhor os conceitos de sequências numéricas? 3. De que maneira a colaboração dentro do grupo contribuiu para o sucesso na resolução das atividades?

Feedback 360°

Instrua a turma a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros de seu grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando o seguinte formato:

  1. Feedback Positivo: Cada aluno deve apontar uma qualidade positiva que observou em seus colegas durante a realização das atividades.
  2. Sugestões de Melhoria: De forma respeitosa, cada aluno deve sugerir uma área onde o colega poderia melhorar.
  3. Resumindo: Cada aluno deve resumir o que aprendeu sobre trabalhar em equipe e como o feedback recebido pode ser utilizado para melhorar em atividades futuras.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, proporcionando um momento de reflexão e reconhecimento do aprendizado. Ao conectar os conteúdos com exemplos do cotidiano e sua aplicabilidade, os alunos compreendem a relevância prática do tema, motivando-os a aplicar o que aprenderam em contextos reais. 易

Resumo

FIM DA AVENTURA: EXPLORAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS!

Nossos jovens exploradores de sequências embarcaram em uma jornada cheia de desafios e mistérios! ️‍♂️ Eles desvendaram padrões secretos, criaram quizzes envolventes e até se tornaram influenciadores digitais matemáticos! Com atividades dinâmicas, todos descobriram como identificar e prever elementos em sequências numéricas de formas criativas e inovadoras. ✨

No Mundo

CONEXÃO COM O MUNDO MODERNO

As sequências numéricas estão por toda parte - desde o crescimento de seguidores nas redes sociais até a previsão de tendências no mercado! Ao utilizar ferramentas digitais, os alunos aprenderam a importância de entender padrões para interpretar e antecipar eventos no mundo atual, valorizando o poder da matemática na vida real. 

Na Prática

APLICAÇÃO PRÁTICA

Compreender padrões em sequências numéricas não é apenas um exercício acadêmico; é uma habilidade essencial para resolver problemas do dia a dia. Seja planejando finanças, analisando dados de redes sociais ou até mesmo criando algoritmos para jogos, a habilidade de identificar padrões oferece uma vantagem significativa em diversas áreas. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies