Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreensão do Gênero Crônica: Os alunos devem ser capazes de entender o que é uma crônica, suas características e elementos principais. Eles devem aprender a diferenciar a crônica de outros gêneros textuais.
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Identificação dos Elementos da Crônica: Os alunos devem ser capazes de identificar os elementos que compõem uma crônica, tais como: narrador, personagens, tempo e espaço, ponto de vista, entre outros.
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Produção de uma Crônica: Os alunos devem ser capazes de produzir uma crônica, aplicando o conhecimento adquirido sobre o gênero. Eles devem entender como organizar as ideias, estruturar o texto e utilizar os elementos da crônica de maneira eficaz.
Objetivos Secundários:
- Desenvolver a habilidade de leitura crítica e analítica.
- Estimular a criatividade e a expressão escrita.
- Melhorar a compreensão e produção de textos coesos e coerentes.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de gênero textual e suas principais características. Isso pode ser feito através de perguntas diretas aos alunos para verificar a retenção de conhecimento e esclarecer quaisquer dúvidas restantes. (3 - 5 minutos)
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Situação-Problema: O professor deve então apresentar duas situações-problema que servirão como ponto de partida para o Desenvolvimento teórico da aula. As situações podem ser:
- Primeira situação: "Imagine que você tenha que escrever um texto sobre um evento recente que aconteceu em sua escola, mas você quer contar a história de uma forma leve e divertida. Que tipo de texto você escolheria e por quê?"
- Segunda situação: "Você está prestes a escrever um texto sobre uma viagem que fez durante as férias. Você quer que o texto transmita suas emoções e experiências de uma forma pessoal. Que tipo de texto você acha que seria mais adequado e por quê?" (3 - 5 minutos)
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Contextualização: O professor deve então explicar que a crônica é um gênero textual muito utilizado em jornais, revistas e blogs, pois permite ao autor expressar suas ideias, opiniões e sentimentos de uma maneira mais livre e informal. O professor pode citar exemplos de crônicas famosas e discutir como elas retratam situações do cotidiano de uma forma interessante e envolvente. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos no assunto, o professor pode:
- Compartilhar uma crônica curta e interessante, pedindo aos alunos que a leiam e tentem identificar seus elementos.
- Contar uma história pessoal de uma maneira cronística, destacando como a crônica permite uma expressão mais pessoal e autêntica.
- Mostrar imagens ou vídeos relacionados a uma crônica e pedir aos alunos que imaginem como a história poderia se desenrolar. (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "Crie sua Crônica" (10 - 12 minutos): Os alunos, divididos em grupos de no máximo 5 integrantes, receberão uma temática para desenvolver uma crônica. A temática pode ser algo do cotidiano da escola, da comunidade ou uma situação imaginária. Cada grupo deverá criar uma crônica curta, não ultrapassando uma página, utilizando os elementos discutidos na Introdução da aula. A crônica deve ter um início, meio e fim, e deve explorar o tempo, o espaço, os personagens, o ponto de vista e a narrativa. Os alunos podem utilizar o quadro branco para fazer um esboço antes de começarem a escrever.
O professor deve circular pela sala, orientando os grupos, esclarecendo dúvidas e estimulando a discussão. Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar sua crônica para a turma, explicando como utilizou os elementos do gênero em sua produção.
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Atividade "Identifique a Crônica" (5 - 7 minutos): O professor deve selecionar previamente algumas crônicas de autores famosos e retirar o título e o nome do autor. Em seguida, o professor deve distribuir as crônicas para os grupos e pedir que eles identifiquem os elementos da crônica que foram utilizados pelo autor. Os grupos devem discutir e anotar suas observações.
Após o término da atividade, o professor deve promover uma discussão em sala, pedindo que cada grupo compartilhe suas conclusões. O professor deve aproveitar a discussão para reforçar os conceitos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
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Atividade "Crônica Coletiva" (5 - 6 minutos): Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, os grupos devem se unir e, juntos, criar uma crônica coletiva. Cada grupo deve contribuir com um parágrafo para a crônica, seguindo a sequência: início, meio e fim.
O professor deve orientar a atividade, garantindo que todos os grupos tenham a oportunidade de contribuir e que a crônica mantenha a coerência e a coesão. Ao final da atividade, a crônica coletiva deve ser lida em voz alta para a turma, e o professor deve destacar os elementos da crônica que foram utilizados pelos grupos.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada equipe terá um tempo máximo de 2 minutos para compartilhar as principais conclusões ou soluções encontradas durante as atividades em grupo. O objetivo é que os alunos possam aprender uns com os outros, ouvindo diferentes perspectivas e abordagens para a mesma tarefa. O professor deve incentivar a participação de todos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve fazer uma conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula. O professor pode destacar como os elementos da crônica foram aplicados nas produções dos alunos e como eles contribuíram para a coesão e a coerência dos textos. O professor deve enfatizar a importância de entender e utilizar corretamente os elementos do gênero textual estudado.
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Reflexão Individual (3 - 4 minutos): Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que foi aprendido. O professor pode fazer perguntas como:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- Como você se sente em relação a escrever uma crônica agora, comparado com o início da aula?
- Quais foram as principais dificuldades que você encontrou ao realizar as atividades?
- O que você faria de diferente se tivesse que fazer as atividades novamente?
O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre cada pergunta. Após o tempo de reflexão, os alunos podem compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem. O professor deve estar aberto para ouvir as respostas dos alunos, esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir e fazer as devidas conexões com o conteúdo da aula.
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Encerramento (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve reforçar os principais pontos discutidos, agradecer a participação dos alunos e lembrá-los do tema da próxima aula. O professor deve também lembrar os alunos de revisarem o conteúdo da aula em casa, para que possam fixar o que foi aprendido e chegar preparados para a próxima aula.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo da Aula (1 - 2 minutos): O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de crônica, seus elementos e características, e a importância de ler e entender o gênero para poder produzi-lo. O professor pode utilizar o quadro branco para listar esses pontos de maneira clara e concisa.
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Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): A seguir, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria com a prática. Isso pode ser feito relembrando as atividades realizadas e como elas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos. O professor deve ressaltar que a prática é essencial para a compreensão profunda de um assunto, e que os alunos agora têm a capacidade de ler e escrever crônicas de maneira mais eficaz.
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Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir materiais extras para os alunos que queiram aprofundar seu conhecimento sobre crônicas. Estes materiais podem incluir: livros de crônicas, artigos acadêmicos, vídeos e podcasts sobre o assunto. O professor pode disponibilizar uma lista desses materiais na plataforma de aprendizagem da escola ou enviá-los por e-mail. O professor deve enfatizar que a leitura e o estudo contínuo são fundamentais para se tornar um escritor melhor.
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Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância das crônicas no cotidiano. O professor pode explicar que, além de ser um gênero literário, a crônica é amplamente utilizada nos meios de comunicação para relatar eventos do dia a dia. O professor pode citar exemplos de como a crônica pode ser usada para expressar opiniões, contar histórias pessoais, ou simplesmente entreter o leitor. O professor deve enfatizar que, mesmo que os alunos não tenham a intenção de se tornar escritores profissionais, a habilidade de entender e produzir crônicas pode ser útil em muitas situações da vida.
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Encerramento (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor deve agradecer a participação dos alunos, reforçar a importância de revisar o conteúdo em casa e lembrá-los do tema da próxima aula. O professor deve também encorajar os alunos a praticar a escrita de crônicas em seu tempo livre, como uma forma de aprimorar suas habilidades de escrita e expressão.