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Plano de aula de Denotação e Conotação

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Denotação e Conotação

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Denotação e Conotação

Palavras ChaveDenotação, Conotação, Sentido literal, Sentido figurado, Textos literários, Publicidade, Exemplos práticos, Discussão, Interpretação de textos, Poesia, Mídia
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor ou computador com acesso à internet, Slides de apresentação, Folhas de exercícios, Cópias de trechos de poemas ou músicas, Exemplos de anúncios publicitários, Cadernos e canetas para anotação
Códigos BNCCEF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para compreender a diferença entre denotação e conotação. Isso é fundamental para que eles possam identificar e interpretar corretamente os diferentes sentidos que as palavras podem assumir em diferentes contextos, seja em textos literários ou não literários.

Objetivos principais:

1. Explicar o conceito de denotação e conotação.

2. Fornecer exemplos claros que ilustram a diferença entre sentido real e sentido figurado.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para compreender a diferença entre denotação e conotação. Isso é fundamental para que eles possam identificar e interpretar corretamente os diferentes sentidos que as palavras podem assumir em diferentes contextos, seja em textos literários ou não literários.

Contexto

Para iniciar a aula sobre denotação e conotação, explique aos alunos que as palavras têm uma rica variedade de significados que podem mudar dependendo do contexto em que são usadas. Por exemplo, ao dizer 'ela está na flor da idade', não estamos falando literalmente sobre uma flor, mas sim sobre a juventude e vitalidade. Este é um ótimo ponto de partida para discutir como as palavras podem ter sentidos diferentes, dependendo de como e onde são usadas.

Curiosidades

Você sabia que a publicidade utiliza muito a conotação para criar anúncios mais impactantes? Quando uma propaganda diz que um produto é 'um estouro', não quer dizer que ele vai explodir, mas sim que será um grande sucesso! Isso mostra como o entendimento de sentidos figurados é importante no nosso dia a dia.

Desenvolvimento

Tópicos Abordados

1. Definição de Denotação: Explique que denotação é o sentido literal e objetivo da palavra, o significado encontrado no dicionário. Exemplo: 'Ele mora em uma casa.' Aqui, 'casa' refere-se a uma construção destinada a moradia. 2. Definição de Conotação: Detalhe que conotação é o sentido figurado, subjetivo ou emocional que a palavra pode adquirir em diferentes contextos. Exemplo: 'Ele é um leão.' Nesse caso, 'leão' não se refere ao animal, mas sim a uma pessoa corajosa. 3. Diferença entre Denotação e Conotação: Demonstre como a mesma palavra pode ter diferentes significados dependendo do contexto. Use exemplos como 'mar' em 'O mar é azul' (denotativo) e 'Ela tem um mar de lágrimas' (conotativo).

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o entendimento dos alunos sobre denotação e conotação através de discussão e reflexão. Ao revisar as respostas e promover a participação ativa, esta etapa reforça o aprendizado, esclarece dúvidas e permite que os alunos apliquem o conhecimento em diferentes contextos.

Discussão

    1. Qual é a diferença entre denotação e conotação? Denotação é o sentido literal e objetivo da palavra, o significado encontrado no dicionário. Conotação, por outro lado, é o sentido figurado, subjetivo ou emocional que a palavra pode adquirir em diferentes contextos.
    1. Dê um exemplo de uma frase com sentido denotativo e outro exemplo com sentido conotativo usando a palavra 'estrela'. Sentido denotativo: 'A estrela brilha no céu.' (referindo-se ao astro). Sentido conotativo: 'Ela é uma estrela no cinema.' (referindo-se a uma pessoa famosa e talentosa).
    1. Por que é importante entender a conotação das palavras ao interpretar textos literários? Entender a conotação das palavras é crucial para captar os significados adicionais, emoções e nuances que os autores inserem em seus textos. Isso enriquece a interpretação e compreensão das obras literárias, permitindo uma leitura mais profunda e apreciativa.

Engajamento dos Alunos

1. 1. Peça aos alunos que pensem em outras palavras que podem ter tanto um sentido denotativo quanto conotativo e compartilhem exemplos com a turma. 2. 2. Incentive os alunos a lerem um trecho de um poema ou uma música e identifiquem palavras ou frases que possuem conotação. Peça que expliquem o efeito dessas conotações no texto. 3. 3. Proponha uma discussão sobre como a publicidade e a mídia usam a conotação para influenciar a percepção do público. Peça aos alunos que tragam exemplos de anúncios que utilizam conotação e expliquem como isso afeta a mensagem.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Ao resumir os pontos principais e reforçar a conexão entre teoria e prática, esta etapa garante que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável dos conceitos de denotação e conotação.

Resumo

  • Denotação é o sentido literal e objetivo da palavra, o significado encontrado no dicionário.
  • Conotação é o sentido figurado, subjetivo ou emocional que a palavra pode adquirir em diferentes contextos.
  • A mesma palavra pode ter significados diferentes dependendo do contexto de uso.
  • A conotação é amplamente utilizada em poesias, canções e literatura para enriquecer o texto com significados adicionais e emoções.
  • A conotação é empregada em anúncios publicitários para criar mensagens mais persuasivas e memoráveis.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos claros e diretos do uso de denotação e conotação, tanto em contextos literários quanto na publicidade. Ao discutir exemplos práticos, os alunos puderam ver como esses conceitos são aplicados no dia a dia e em diferentes tipos de textos.

Entender a diferença entre denotação e conotação é essencial para a interpretação correta de textos, seja na literatura, na música ou na mídia. No cotidiano, essa compreensão ajuda a decodificar mensagens de maneira mais eficaz, reconhecer nuances e evitar mal-entendidos. Por exemplo, ao ver um anúncio publicitário, os alunos podem identificar a intenção conotativa e compreender melhor a mensagem transmitida.

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