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Plano de aula de Sujeito Indeterminado

Português

Original Teachy

'EF08LP06'

Sujeito Indeterminado

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Sujeito Indeterminado

Palavras ChaveSujeito Indeterminado, Oração, Português, 8º Ano, Exemplos, Identificação, Diferença de Sujeitos, Contextualização, Discussão, Reflexão
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apostilas ou livros didáticos, Folhas de papel, Canetas, Projetor (opcional), Slides de apresentação (opcional)
Códigos BNCCEF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base sólida para o entendimento do conceito de sujeito indeterminado. Ao definir claramente os objetivos principais, o professor pode direcionar a aula de maneira organizada e eficiente, garantindo que os alunos compreendam o conteúdo de forma clara e objetiva.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de sujeito indeterminado.

2. Identificar orações com sujeito indeterminado em diferentes contextos.

3. Diferenciar sujeito indeterminado de outros tipos de sujeito.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse dos alunos e fornecer um entendimento inicial do tema. Ao apresentar o conceito de sujeito indeterminado e contextualizá-lo com exemplos do cotidiano, o professor facilita a compreensão e torna o conteúdo mais relevante e interessante para os alunos.

Contexto

Para iniciar a aula, apresente o conceito de sujeito indeterminado de maneira simples e acessível. Explique que, em algumas frases, não sabemos exatamente quem realiza a ação. Essas frases têm o que chamamos de sujeito indeterminado. Por exemplo: 'Dizem que vai chover amanhã.' Neste caso, não sabemos quem 'diz', apenas sabemos que a ação de dizer está acontecendo.

Curiosidades

Você sabia que usamos o sujeito indeterminado frequentemente no nosso dia a dia sem perceber? Expressões como 'Estão batendo na porta' e 'Roubaram meu carro ontem' são exemplos comuns. Isso mostra como o português é flexível e adaptável às nossas necessidades de comunicação.

Desenvolvimento

Duração: 40 a 45 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre o sujeito indeterminado, proporcionando uma visão detalhada e prática do tema. Ao abordar tópicos específicos, fornecer exemplos e propor questões a serem resolvidas, o professor garante que os alunos sejam capazes de identificar e diferenciar o sujeito indeterminado de outros tipos de sujeito em diversos contextos.

Tópicos Abordados

1. Definição de Sujeito Indeterminado: Explique detalhadamente o que é sujeito indeterminado. Mencione que ele ocorre quando o sujeito não é específico ou conhecido, e pode ser representado pelo verbo na 3ª pessoa do plural ou pela utilização do verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome 'se'. 2. Exemplos Comuns: Forneça exemplos claros e diretos, como 'Falaram que a reunião foi cancelada' e 'Precisa-se de voluntários'. Demonstre como o sujeito não é determinado em cada exemplo. 3. Identificação em Textos: Ensine a identificar o sujeito indeterminado em frases e textos. Explique que é necessário observar o verbo e a construção da frase para determinar se o sujeito é realmente indeterminado. 4. Diferença entre Sujeito Indeterminado e Outros Sujeitos: Compare o sujeito indeterminado com outros tipos de sujeito (determinado, oculto e inexistente). Utilize exemplos para ilustrar as diferenças de maneira clara e precisa.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique o sujeito indeterminado na frase: 'Disseram que o evento será adiado.' 2. Reescreva a frase 'Roubaram o carro do vizinho ontem.' de forma que o sujeito seja determinado. 3. Explique por que a frase 'Precisa-se de professores para o curso.' tem sujeito indeterminado.

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre o sujeito indeterminado. Ao discutir as questões resolvidas e engajar os alunos em perguntas e reflexões, o professor garante que os alunos compreendam profundamente o conceito e saibam aplicá-lo em diferentes contextos.

Discussão

  • Discussão sobre as questões apresentadas:

  • Questão: Identifique o sujeito indeterminado na frase: 'Disseram que o evento será adiado.'

  • Explicação: O sujeito indeterminado é representado pelo verbo na 3ª pessoa do plural 'Disseram'. Não sabemos quem exatamente 'disse', apenas que a ação de 'dizer' foi realizada.

  • Questão: Reescreva a frase 'Roubaram o carro do vizinho ontem.' de forma que o sujeito seja determinado.

  • Explicação: Uma possível reescrita seria: 'Os ladrões roubaram o carro do vizinho ontem.' Aqui, o sujeito 'Os ladrões' é determinado, ou seja, sabemos quem realizou a ação.

  • Questão: Explique por que a frase 'Precisa-se de professores para o curso.' tem sujeito indeterminado.

  • Explicação: O sujeito é indeterminado porque o verbo 'precisa-se' está na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome 'se'. Não sabemos quem precisa de professores, apenas que a necessidade existe.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunta: Por que é importante entender e identificar o sujeito indeterminado em textos? 2. Reflexão: Como o uso de sujeito indeterminado pode influenciar a clareza e a objetividade de uma mensagem? 3. Pergunta: Em quais situações do cotidiano você percebe que utiliza ou ouve frases com sujeito indeterminado? 4. Reflexão: Compare a sensação de clareza e especificidade ao ouvir uma frase com sujeito determinado versus uma com sujeito indeterminado. Qual é mais clara e por quê?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma visão clara e organizada do conteúdo. Além disso, reforça a conexão entre teoria e prática, destacando a relevância do assunto para o dia a dia.

Resumo

  • Definição de Sujeito Indeterminado: Sujeito que não é específico ou conhecido, representado pelo verbo na 3ª pessoa do plural ou verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado do pronome 'se'.
  • Exemplos Comuns: Frases como 'Falaram que a reunião foi cancelada' e 'Precisa-se de voluntários'.
  • Identificação em Textos: Observação do verbo e construção da frase para determinar se o sujeito é indeterminado.
  • Diferença entre Sujeito Indeterminado e Outros Sujeitos: Comparação com sujeitos determinados, ocultos e inexistentes.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer exemplos do cotidiano e exercícios práticos que permitiram aos alunos identificar e diferenciar o sujeito indeterminado de outros tipos de sujeito. Isso ajudou a reforçar a compreensão teórica por meio da aplicação prática em contextos variados.

Entender e identificar o sujeito indeterminado é importante porque ele é amplamente utilizado em nossa comunicação diária, muitas vezes de forma inconsciente. Frases com sujeito indeterminado ajudam a transmitir informações de maneira mais genérica quando o sujeito da ação não é relevante ou conhecido, o que é comum em várias situações do cotidiano.

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