Entrar

Plano de aula de Produção Teatral

Artes

Original Teachy

'EF69AR24'

Produção Teatral

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do processo de produção teatral: Os alunos devem ser capazes de entender e descrever as etapas envolvidas na produção de uma peça de teatro, desde a concepção da ideia até a apresentação final. Isso inclui a seleção de peças, o design de cenários, figurinos, iluminação, escolha de elenco, ensaios e a execução da produção.

  2. Identificação das funções e responsabilidades na produção teatral: Os alunos devem ser capazes de identificar as diferentes funções e responsabilidades envolvidas na produção de uma peça de teatro, incluindo diretor, produtor, designer de cenários, figurinista, iluminador, diretor de elenco, entre outros. Eles também devem entender como essas funções se relacionam e colaboram para criar uma produção teatral de qualidade.

  3. Aplicação do conhecimento em uma situação prática: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido sobre a produção teatral em uma situação prática. Eles serão desafiados a criar uma produção teatral fictícia, onde terão que escolher uma peça, designar funções para os membros da equipe e planejar o processo de produção.

    • Objetivo secundário: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico ao realizar a atividade prática.

Durante a Introdução da aula, o professor deve apresentar claramente estes Objetivos, destacando a importância do tema e como eles serão alcançados ao longo da aula. É importante que o professor também incentive os alunos a fazerem perguntas e a participarem ativamente das discussões e atividades.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios:

    • O professor deve revisar rapidamente os conceitos de teatro e artes cênicas, relembrando os alunos sobre a importância do teatro enquanto forma de expressão artística e cultural. (2 - 3 minutos)
  2. Situações-problema:

    • O professor pode apresentar duas situações que instiguem a curiosidade dos alunos e os preparem para o tópico da aula. Uma delas pode envolver a necessidade de produzir uma peça de teatro em um curto período de tempo, enquanto a outra pode abordar os desafios de produzir uma peça com um orçamento limitado. (3 - 4 minutos)
  3. Contextualização:

    • O professor deve explicar a importância da produção teatral na indústria do entretenimento, destacando como a qualidade da produção pode impactar a experiência do público e o sucesso da peça. Além disso, pode mencionar como a produção teatral pode ser uma forma de expressão e conscientização social. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução do tópico:

    • Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a produção teatral. Por exemplo, pode mencionar que a peça de teatro "Cats" (Gatos), conhecida por seus elaborados figurinos, requer mais de 200 trajes diferentes para cada produção. Outra curiosidade pode ser que a peça "O Fantasma da Ópera" (The Phantom of the Opera) é conhecida por seu impressionante design de cenários, que inclui um impressionante candelabro de 900 kg. (2 - 3 minutos)
  5. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Para finalizar a Introdução, o professor pode compartilhar um vídeo ou trecho de uma peça de teatro famosa, destacando os diferentes aspectos da produção teatral e como eles contribuem para a experiência do espectador. Por exemplo, pode mostrar um trecho de "O Rei Leão" (The Lion King), que é conhecido por seu impressionante design de marionetes e trajes. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing: "Criando uma Produção Teatral" (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá uma "situação-problema" para resolver. As situações podem variar, desde a produção de uma peça com um orçamento limitado até a organização de uma peça em uma escola com poucos recursos. Cada grupo também receberá um conjunto de cartões com diferentes funções de produção teatral (diretor, produtor, designer de cenários, figurinista, iluminador, diretor de elenco, etc.).

    • Execução: Os alunos, em seus respectivos grupos, devem discutir a situação-problema e decidir como dividir as funções de produção entre eles. Eles devem considerar os desafios apresentados na situação-problema e como cada função pode contribuir para superar esses desafios. Após a discussão, cada grupo deve apresentar sua solução para a turma. O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas para direcionar a reflexão dos alunos.

  2. Atividade de Criação de Peça de Teatro: "Planejando uma Produção" (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve pedir a cada grupo que escolha uma peça de teatro (pode ser uma peça real ou uma peça fictícia que eles criem). Eles devem então "planejar" a produção, considerando os diferentes aspectos (cenário, figurinos, iluminação, elenco, etc.).

    • Execução: Cada grupo deve preencher um "plano de produção" com detalhes sobre sua peça. Eles devem descrever o enredo da peça, os personagens, o design de cenários, os figurinos, a iluminação, a trilha sonora, etc. Eles também devem atribuir funções de produção para os membros de seu grupo e descrever as responsabilidades de cada função. Após a Conclusão do plano, cada grupo deve apresentar sua produção para a turma, explicando suas escolhas e como planejam superar os desafios apresentados na situação-problema.

  3. Discussão em Grupo: "Refletindo sobre o Processo de Produção" (5 - 6 minutos):

    • Preparação: Após todas as apresentações, o professor deve conduzir uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. O professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o processo de produção e as decisões que tomaram. Eles devem considerar como a colaboração e a distribuição de tarefas afetaram o processo de produção.

    • Execução: O professor deve fazer perguntas para iniciar a discussão e garantir que todos os alunos participem. As perguntas podem incluir: "Como vocês decidiram dividir as funções de produção?", "Quais foram os desafios que vocês enfrentaram e como os superaram?", "Como a colaboração ajudou no processo de produção?", "Quais funções vocês consideram mais importantes em uma produção teatral e por quê?".

O professor deve circular pela sala durante as atividades, observando e auxiliando os grupos conforme necessário. É importante que o professor incentive a participação de todos os alunos e crie um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Compartilhamento de Soluções (3 - 4 minutos):

    • O professor deve convidar cada grupo a compartilhar brevemente as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades de role-playing e criação de peça de teatro. Cada grupo terá um tempo máximo de 2 minutos para apresentar. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes perspectivas.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas ou comentários sobre as soluções apresentadas, promovendo a interação e o pensamento crítico.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias e soluções apresentadas, conectando-as com os conceitos teóricos abordados na aula. O professor deve destacar como as decisões tomadas pelos grupos refletem as etapas e as funções da produção teatral, e como a colaboração e a distribuição de tarefas são fundamentais neste processo.
    • O professor também deve aproveitar este momento para esclarecer eventuais dúvidas que possam ter surgido durante as apresentações.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?", "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais?".
    • Os alunos devem ter um minuto para refletir sobre estas perguntas. Após o tempo determinado, o professor pode convidar alguns alunos para compartilhar suas respostas com a turma, promovendo a troca de ideias e a aprendizagem coletiva.
  4. Encerramento da Aula (1 minuto):

    • O professor deve encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados e a importância do tema para o dia a dia. O professor deve também lembrar os alunos sobre as atividades ou leituras que devem ser realizadas para a próxima aula, se for o caso.
    • É importante que o professor esteja disponível para esclarecer dúvidas que possam surgir após a aula, seja presencialmente ou por meio de canais de comunicação estabelecidos com os alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, resumindo as etapas do processo de produção teatral e as diferentes funções envolvidas. Deve relembrar os alunos sobre a relevância do trabalho em equipe e da distribuição de tarefas para uma produção teatral bem-sucedida.
    • Além disso, o professor deve recolocar a importância da produção teatral na indústria do entretenimento e na sociedade, enfatizando como ela pode proporcionar momentos de lazer, reflexão e conscientização.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve destacar como as atividades de role-playing e criação de peça de teatro permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico adquirido de uma maneira prática e significativa.
    • Além disso, o professor deve ressaltar como o entendimento do processo de produção teatral e das diferentes funções pode ser útil não apenas para aqueles que desejam seguir carreira nas artes cênicas, mas também para aqueles que podem se envolver em projetos de produção em suas comunidades ou escolas.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o tema. Estes materiais podem incluir livros, artigos, documentários e sites relacionados à produção teatral. O professor pode também indicar peças de teatro que exemplificam bem os diferentes aspectos da produção teatral, convidando os alunos a assisti-las e refletir sobre o que aprenderam na aula.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve reforçar a importância do tópico abordado para o dia a dia dos alunos. Deve ressaltar como a produção teatral não apenas enriquece o mundo da arte e do entretenimento, mas também contribui para o Desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico.
    • Além disso, o professor pode enfatizar como o entendimento do processo de produção teatral pode ajudar os alunos a apreciar melhor as peças de teatro que assistem, permitindo-lhes reconhecer e valorizar o trabalho e a criatividade envolvidos nos bastidores.
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies