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Plano de aula de Brasil: República das Espadas

História

Original Teachy

'EF09HI01'

Brasil: República das Espadas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o período histórico denominado "República da Espada" e sua importância para a formação da República brasileira.

  2. Analisar as características políticas, sociais e econômicas deste período, incluindo o fim do Império e a transição para a República.

  3. Identificar os principais atores e eventos que marcaram a República da Espada, como a Guerra do Paraguai e a Abolição da Escravatura.

Objetivos secundários:

  • Fomentar o pensamento crítico dos alunos, incentivando-os a analisar os eventos históricos sob diferentes perspectivas.

  • Estimular o interesse dos alunos pela história do Brasil, destacando a relevância dos acontecimentos do passado na configuração do país no presente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão dos conteúdos prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre o período do Segundo Reinado e as principais questões que o caracterizaram. Isso inclui a Guerra do Paraguai, a Abolição da Escravatura e a crise do sistema monárquico. Essa revisão é crucial para que os alunos possam compreender a transição para a República, foco principal da aula.

  2. Situações-problema:

    • O professor pode perguntar aos alunos como eles acham que foram as primeiras eleições após o fim do Império, considerando que a população não tinha experiência com o sistema republicano.

    • Outra questão a ser levantada é sobre a relevância da Guerra do Paraguai para a formação da República. Como um conflito armado pode influenciar a mudança de regime político?

  3. Contextualização: Explicar aos alunos que a República da Espada foi um momento crucial na história do Brasil, pois marcou a transição do sistema monárquico para o republicano. Além disso, foi um período de grandes mudanças sociais, como a abolição da escravatura, e políticas, com a Introdução de novas leis e a organização de eleições.

  4. Introdução do tópico:

    • O professor pode iniciar a aula contando a curiosidade de que o nome "República da Espada" foi dado devido ao fato de que os dois primeiros presidentes do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, eram militares.

    • Outra curiosidade é que a República da Espada foi marcada por conflitos políticos intensos e golpes militares, o que contrasta com a imagem de estabilidade e democracia que geralmente associamos ao período republicano.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas imagens, vídeos ou áudios relacionados ao tema. Por exemplo, pode mostrar uma foto do Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil, ou tocar um trecho do Hino da Proclamação da República.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - República da Espada: O Governo Provisório (7 - 10 minutos)

    • O professor deve explicar que a República da Espada foi um período de transição e instabilidade política. Ela começou com o golpe militar que depôs o imperador Pedro II e terminou com a posse do presidente civil Prudente de Morais.

    • Devem ser apresentados os dois primeiros presidentes da República: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto. O professor deve destacar suas características e a importância deles para a instauração da República.

    • O professor deve ressaltar que, apesar de curto, o governo de Deodoro da Fonseca foi marcado por conflitos e tensões políticas, culminando com sua renúncia. Já o governo de Floriano Peixoto foi marcado por uma política de "mão de ferro", com a repressão a revoltas e oposições.

    • O professor deve explicar que durante o Governo Provisório, foi promulgada a primeira Constituição da República, que estabeleceu o sistema presidencialista e a divisão dos poderes. Além disso, foram criados o Supremo Tribunal Federal e o Código Civil.

  2. Teoria - A Guerra do Paraguai e a Abolição da Escravatura (7 - 10 minutos)

    • O professor deve contextualizar a Guerra do Paraguai, explicando que ela foi um conflito regional que envolveu o Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai. Deve-se destacar a importância do Brasil na guerra e como isso contribuiu para a queda do Império e a ascensão da República.

    • O professor deve explicar que a Abolição da Escravatura foi um dos principais marcos da República da Espada. Deve-se destacar a atuação de Joaquim Nabuco e dos abolicionistas, e a importância da pressão internacional na decisão pela abolição.

    • O professor deve ressaltar que, apesar da abolição, a situação dos ex-escravos e dos negros em geral não melhorou significativamente, e que o racismo estrutural persiste até hoje.

  3. Atividade - Debate sobre a República da Espada (6 - 10 minutos)

    • O professor deve dividir a classe em dois grupos e atribuir a cada um deles uma posição a favor ou contra a República da Espada.

    • Cada grupo terá um tempo para organizar seus argumentos. Deve-se incentivar a pesquisa e o uso de fontes históricas para embasar os argumentos.

    • Após o tempo de preparação, os grupos apresentarão seus argumentos. O professor deve mediar o debate, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que o respeito e a cordialidade sejam mantidos.

  4. Atividade - Criação de um Jornal (5 - 7 minutos)

    • O professor deve propor que os alunos, em grupos, criem um jornal fictício da República da Espada. Cada grupo será responsável por criar uma manchete e uma notícia sobre um dos eventos ou personagens do período.

    • Além disso, os alunos devem incluir uma seção de opinião, onde poderão expressar suas visões sobre a República da Espada, e uma seção de curiosidades, onde poderão incluir as informações interessantes que aprenderam durante a aula.

    • No final da atividade, cada grupo apresentará seu jornal para a classe. O professor deve aproveitar essa oportunidade para reforçar os principais pontos da aula e esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante a atividade de debate e criação de jornal.

    • O professor pode começar a discussão pedindo que cada grupo compartilhe brevemente seus argumentos ou pontos principais. Em seguida, pode-se abrir para perguntas e comentários dos demais alunos.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve fazer uma ponte entre as soluções ou conclusões encontradas pelos alunos e a teoria apresentada.

    • O professor pode destacar como as ideias discutidas durante o debate e a atividade de criação do jornal refletem as características e os eventos importantes da República da Espada.

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • O professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?

      2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas. Isso permitirá que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o conteúdo e identifique quaisquer lacunas que precisem ser abordadas em aulas futuras.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto)

    • Para encerrar a aula, o professor deve fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos durante a aula e durante as atividades em grupo.

    • O professor também deve reforçar a importância do conteúdo aprendido e como ele se conecta com outros períodos históricos e com a realidade atual do Brasil.

    • Por fim, o professor deve lembrar aos alunos sobre a leitura ou tarefa de casa para a próxima aula, se houver.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (1 - 2 minutos)

    • O professor deve fazer um breve resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição e características da República da Espada, os governos provisórios de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, a Guerra do Paraguai, a Abolição da Escravatura e as mudanças políticas, sociais e econômicas ocorridas durante esse período.
    • O professor pode relembrar a relevância desses eventos e personagens para a formação do Brasil como República e para a configuração do país no presente.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve destacar como as atividades práticas, como o debate e a criação do jornal, ajudaram a solidificar o conhecimento teórico adquirido.
    • Deve-se enfatizar que a história não é apenas um conjunto de fatos e datas, mas um processo dinâmico que envolve ações e decisões humanas, e que entender esse processo requer a análise crítica dos eventos e o debate de diferentes perspectivas.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Isso pode incluir livros, documentários, sites e artigos relacionados à República da Espada.
    • O professor pode, por exemplo, recomendar a leitura do livro "A República da Espada", de Francisco Doratioto, ou a visualização do documentário "A República da Espada: A Era dos Militares no Poder", produzido pelo Canal Futura.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo da história para a compreensão do presente e a formação de cidadãos críticos e conscientes.
    • O professor pode exemplificar, citando como os eventos e as decisões tomadas durante a República da Espada ainda influenciam a sociedade brasileira atual, especialmente no que diz respeito à questão racial e às relações entre civis e militares.
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