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Plano de aula de Feedback e Melhoria: Como dar e receber feedback construtivo

Clube de Debates

Original Teachy

Feedback e Melhoria: Como dar e receber feedback construtivo

Objetivos

<Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)

  1. Fornecer aos alunos uma compreensão clara e abrangente do que é feedback e qual é a sua importância no contexto do debate. Isso inclui uma exploração do que significa feedback construtivo e a diferença entre feedback positivo e negativo.

  2. Capacitar os alunos com as habilidades necessárias para dar e receber feedback de maneira eficaz. Isso envolve aprender a equilibrar críticas com elogios, a ser específico, honesto e respeitoso, e a aceitar críticas com humildade e maturidade.

  3. Incorporar oportunidades regulares para os alunos praticarem a entrega e o recebimento de feedback. Isso pode ser feito através de debates em grupo, exercícios em sala de aula e sessões específicas de feedback.

Objetivos secundários:

  1. Ajudar os alunos a desenvolver uma atitude positiva em relação ao feedback, vendo-o como uma oportunidade de crescimento e melhoria, em vez de uma crítica negativa.

  2. Encorajar os alunos a usar o feedback para aprimorar suas habilidades de debate, estratégias de argumentação e a qualidade geral de seu desempenho.

Introdução

<Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

Para introduzir a aula, o professor deve começar revisando o conteúdo da aula anterior, que focou no tema "Debate Prático: A questão do bullying nas escolas". Os alunos devem ser lembrados do papel do feedback na melhoria do desempenho do debate e como ele pode ser usado para melhorar suas habilidades de argumentação.

Em seguida, o professor pode apresentar duas situações problemas para chamar a atenção dos alunos para a importância do feedback. Uma situação pode ser um exemplo de uma equipe de debate que não está se apresentando bem porque seus membros não estão recebendo um feedback eficaz. Outra situação poderia ser um aluno que está se esforçando para melhorar suas habilidades de debate, mas não está recebendo feedback construtivo de seus colegas ou treinadores.

O professor pode então contextualizar a importância do feedback na vida real, discutindo como ele é usado em várias situações profissionais, acadêmicas e pessoais. Eles podem discutir como o feedback bem estruturado pode ajudar a melhorar o desempenho do trabalho, aprimorar as habilidades acadêmicas e facilitar o crescimento pessoal.

Para captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao feedback. Uma curiosidade poderia ser sobre como algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo, como Google e Microsoft, usam o feedback para melhorar a eficiência e a produtividade. Uma história poderia ser de um caso real de um estudante que melhorou drasticamente seus desempenhos em debates após receber feedback construtivo.

Essas atividades introdutórias devem ajudar a definir o tom para a aula e preparar os alunos para o conteúdo a ser coberto.

Desenvolvimento

<Estimativa de tempo: (60 - 65 minutos)

Revisão de Conhecimentos Anteriores

<Estimativa de tempo: (5 - 10 minutos)

O professor deve iniciar o desenvolvimento da aula relembrando os alunos das habilidades de comunicação eficaz, argumentação e estratégias de debate abordadas em aulas anteriores. Estes conceitos são fundamentais para compreenderem o papel do feedback no aprimoramento dessas habilidades.

Teoria: Feedback e Melhoria

<Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)

O professor deve explicar a teoria subjacente ao feedback e à melhoria, abordando os seguintes tópicos:

  1. Definição de Feedback: Explicar que o feedback é uma resposta a um comportamento ou desempenho, com o objetivo de melhorá-lo.

  2. Feedback Construtivo: Diferenciar o feedback construtivo de críticas negativas. O professor deve enfatizar que o feedback construtivo é projetado para ajudar e orientar, não para criticar ou humilhar.

  3. Feedback Positivo e Negativo: Explicar a diferença entre feedback positivo e negativo, e como ambos podem ser úteis se usados corretamente.

  4. Importância do Feedback: Discutir a importância do feedback para o crescimento individual e da equipe, e como ele pode ajudar a melhorar as habilidades de debate.

  5. Dar Feedback: Discutir técnicas para dar feedback eficaz, como ser específico, honesto, respeitoso e usar a técnica sandwich.

  6. Receber Feedback: Discutir a importância de receber feedback e como aceitá-lo e utilizá-lo para melhorar.

Atividade Prática 1: Role-play de Dar e Receber Feedback

<Estimativa de tempo: (20 - 25 minutos) Materiais: Cenários de debates, folhas de papel e canetas

O professor deve dividir a turma em duplas. Cada dupla recebe um cenário de um debate, onde um aluno atua como debatente e o outro como treinador. Após o debatente apresentar seu argumento, o treinador deve fornecer feedback construtivo, utilizando as técnicas discutidas. Depois, eles trocam de papéis. Após a prática, cada dupla deve discutir o que aprenderam e compartilhar com a classe.

Atividade Prática 2: Feedback em Grupo

<Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos) Materiais: Cenários de debates em grupo, folhas de papel e canetas

O professor deve dividir agora a classe em grupos e fornecer a cada grupo um cenário de debate em grupo. Cada grupo deve realizar o debate, e depois, como um grupo, discutir e fornecer feedback uns aos outros. Os grupos devem focar na entrega e no recebimento de feedback construtivo. O professor deve supervisionar as discussões e fornecer orientação quando necessário.

Essas atividades práticas ajudarão os alunos a aplicar a teoria do feedback e melhoria em situações práticas, permitindo-lhes ver em primeira mão como o feedback pode ser usado para aprimorar as habilidades de debate.

Retorno

<Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

Revisão dos Exercícios e Atividades

<Estimativa de tempo: (5 - 7 minutos)

O professor deve fechar a sessão de atividades perguntando aos alunos sobre suas experiências. Isso pode ser feito de forma aberta, permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões, ou através de perguntas específicas, como "O que vocês acharam mais difícil ao dar feedback?" ou "Como você se sentiu ao receber feedback?".

É essencial que os alunos compreendam como a prática de dar e receber feedback se conecta com a teoria apresentada anteriormente. Para isso, o professor pode fazer perguntas como "Como o que vocês experimentaram se relaciona com a definição de feedback construtivo que discutimos?" ou "Vocês conseguiram aplicar a técnica sandwich que discutimos? Como foi?".

Autoavaliação

<Estimativa de tempo: (3 - 5 minutos)

Para finalizar a aula, o professor pode propor um exercício de autoavaliação. Cada aluno deve escrever em um papel, em um minuto, as respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
  2. Quais questões ainda não foram respondidas?

Essa atividade permitirá que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e identifiquem quaisquer áreas de incerteza que possam precisar de mais estudo ou prática.

Exercícios para Casa

<Estimativa de tempo: (2 - 3 minutos)

Finalmente, o professor deve distribuir uma lista de exercícios sobre o tópico de feedback e melhoria para os alunos resolverem em casa. Esses exercícios podem incluir perguntas de múltipla escolha, estudos de caso para análise e perguntas de reflexão que exigem que os alunos apliquem os conceitos aprendidos durante a aula à situações reais.

Conclusão

<Estimativa de tempo: (10 - 15 minutos)

Para concluir a aula, o professor deve fazer um resumo das principais lições aprendidas. Isso pode incluir uma recapitulação dos principais conceitos abordados, como a definição de feedback, a diferença entre feedback construtivo e crítico, e a técnica sandwich para dar feedback.

O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria à prática, através das atividades de role-play e do debate em grupo. Eles podem destacar como essas atividades permitiram aos alunos experimentar em primeira mão a importância do feedback na melhoria do desempenho no debate.

Em seguida, o professor pode sugerir alguns materiais adicionais para os alunos aprofundarem seus conhecimentos sobre feedback e melhoria. Isso pode incluir artigos, vídeos, podcasts ou livros que discutam o tema em mais profundidade ou forneçam diferentes perspectivas sobre o assunto.

Finalmente, o professor deve encerrar a aula destacando a relevância do feedback construtivo na vida cotidiana dos alunos. Eles podem destacar como o feedback pode ser usado não apenas em debates, mas também em outras situações da vida, como em projetos de grupo na escola, em trabalhos futuros ou mesmo em relacionamentos pessoais.

Esta conclusão reforça a importância dos conceitos aprendidos e incentiva os alunos a continuar a explorar e aplicar o que aprenderam sobre feedback e melhoria. Ao fazer isso, eles não só se tornarão debatentes mais eficazes, mas também serão capazes de usar o feedback para promover o crescimento e a melhoria contínuos em todas as áreas de suas vidas.

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