Entrar

Plano de aula de Pesquisa e Preparação para debates

Clube de Debates

Original Teachy

Pesquisa e Preparação para debates

Objetivos

  1. Entender a importância da pesquisa e preparação para debates: Os alunos devem entender o papel crucial que a pesquisa e a preparação desempenham na formação de um debatente eficaz. Eles devem entender que essas habilidades são fundamentais para a construção de argumentos sólidos e bem fundamentados. (10 - 15 minutos)

  2. Desenvolver habilidades de pesquisa e avaliação crítica de fontes: Os alunos devem ser capazes de pesquisar informações relevantes e avaliar a confiabilidade dessas informações. Eles devem aprender a diferenciar entre fontes confiáveis e não confiáveis e como usar essas informações para formar argumentos convincentes. (20 - 25 minutos)

  3. Praticar a organização e síntese de informações, desenvolvimento de argumentos e antecipação de contrapontos: Os alunos devem aprender e praticar como organizar as informações que coletaram de forma lógica e coerente. Eles também devem aprender como desenvolver argumentos fortes a partir dessas informações e como antecipar e responder a possíveis contrapontos. (30 - 35 minutos)

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de comunicação eficaz e gerenciamento de tempo: Os alunos devem aprender a transmitir suas ideias de forma clara e convincente. Eles também devem aprender a gerenciar eficazmente o seu tempo durante a pesquisa, a preparação e a apresentação dos seus argumentos. (15 - 20 minutos)

  2. Promover o treino e a prática constante: Os alunos devem entender a importância do treino e da prática constantes para aperfeiçoar suas habilidades de debate. Isso pode ser alcançado através de simulações de debates, sessões de feedback e autoavaliações. (15 - 20 minutos)

Introdução (10 - 15 minutos)

  • Relembrar os pontos principais da aula anterior: O professor deve iniciar a aula relembrando os principais pontos da aula anterior sobre "Estrutura de um Argumento". Isso inclui a definição de um argumento, os diferentes componentes de um argumento, e a importância de um argumento bem estruturado em um debate.

  • Situações problema: O professor pode apresentar duas situações problema para introduzir o tópico da aula. Por exemplo, (1) "Imagine que você foi convidado para participar de um debate sobre mudanças climáticas. Como você se prepararia para este debate?" e (2) "Você está em uma discussão com um amigo sobre a legalização da maconha. Seu amigo apresenta um argumento que você não esperava. Como você se prepararia para refutar este argumento?"

  • Contextualização: O professor deve enfatizar a importância da pesquisa e preparação para debates. Isso pode ser feito através da discussão de exemplos da vida real onde a falta de pesquisa adequada e preparação resultou em argumentos fracos ou mal fundamentados em debates públicos.

  • Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tópico. Por exemplo, (1) "Você sabia que os antigos gregos valorizavam muito a arte do debate e a consideravam uma habilidade essencial para qualquer cidadão?" e (2) "Em um famoso debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, John F. Kennedy e Richard Nixon, muitos creditam a vitória de Kennedy à sua excelente preparação e habilidades de debate."

Desenvolvimento (60 - 70 minutos)

Revisão de Conhecimento (5 - 10 minutos)

  • O professor deve começar a sessão de desenvolvimento revisando o conceito de argumento, os componentes de um argumento e a estrutura de um argumento. Isso servirá como base para a discussão sobre a pesquisa e preparação para debates.

Apresentação da Teoria (20 - 25 minutos)

  • O professor deve explicar a importância da pesquisa na preparação para debates. Ele deve destacar que a pesquisa permite aos debatentes encontrar informações relevantes e credíveis para apoiar seus argumentos.
  • Em seguida, o professor deve discutir a importância da avaliação crítica das fontes. Ele deve explicar que não todas as informações encontradas durante a pesquisa são válidas ou confiáveis.
  • O professor deve então passar para a importância da organização e síntese de informações. Ele deve explicar que depois de coletar as informações, é importante que os alunos saibam como organizá-las de forma lógica e coerente.
  • Em seguida, o professor deve discutir o desenvolvimento de argumentos. Ele deve enfatizar que a partir das informações coletadas e organizadas, os alunos devem ser capazes de desenvolver argumentos sólidos e persuasivos.
  • Finalmente, o professor deve falar sobre a antecipação de contrapontos. Ele deve destacar que prever possíveis argumentos contrários é uma habilidade crucial na preparação para debates.

Prática/Atividades (30 - 35 minutos)

  1. Atividade de Pesquisa: Os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes tópicos para pesquisa. Eles serão instruídos a utilizar diversas fontes de informação para coletar fatos, estatísticas, e opiniões sobre o tópico designado. Eles também terão que avaliar a credibilidade das fontes utilizadas. (15 - 20 minutos)

  2. Atividade de Preparação para o Debate: Utilizando as informações coletadas, cada grupo terá que preparar argumentos para um debate sobre o seu tópico. Eles terão que organizar as informações de forma lógica, desenvolver argumentos e antecipar possíveis contrapontos. (10 - 15 minutos)

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para a atividade de pesquisa
  • Papel e canetas para a organização das informações e a preparação dos argumentos
  • Cronômetro para controlar o tempo durante as atividades.

Retorno (10 - 15 minutos)

Após a conclusão das atividades de pesquisa e preparação para o debate, é importante fazer uma revisão do que foi aprendido. Esta etapa de retorno serve para reforçar os conceitos e habilidades aprendidas e para avaliar o progresso dos alunos.

  • Revisão das Atividades: O professor deve realizar uma discussão em grupo sobre as atividades concluídas. Ele pode pedir a cada grupo para compartilhar suas experiências e aprendizados durante a pesquisa e a preparação para o debate. Isso pode incluir as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas para superar essas dificuldades, e a eficácia dessas estratégias. (5 - 7 minutos)

  • Conexão com a Teoria: O professor deve explicar como as atividades praticadas se conectam com a teoria apresentada no início da aula. Ele pode destacar como as habilidades de pesquisa, avaliação crítica das fontes, organização e síntese de informações, desenvolvimento de argumentos e antecipação de contrapontos foram aplicadas durante as atividades. (3 - 5 minutos)

  • Reflexão Individual: O professor deve propor que os alunos escrevam em um papel em um minuto respostas para perguntas como:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas? Esta reflexão individual permitirá que os alunos consolidem seu aprendizado e identifiquem quaisquer lacunas em seu entendimento. (2 - 3 minutos)
  • Tarefas de Casa: Por fim, o professor deve sugerir uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Estes exercícios devem ser projetados para reforçar o aprendizado dos alunos e permitir-lhes a oportunidade de praticar as habilidades aprendidas em um contexto diferente. (1 - 2 minutos)

Conclusão (10 - 15 minutos)

  • Resumo da Aula: O professor deve recapitular os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a importância da pesquisa e preparação para debates, como realizar uma pesquisa eficaz, avaliar criticamente as fontes de informação, organizar e sintetizar as informações coletadas, desenvolver argumentos sólidos, antecipar contrapontos, e gerenciar o tempo de maneira eficaz. (3 - 5 minutos)

  • Conexão da Teoria com a Prática: O professor deve ressaltar como a teoria apresentada foi aplicada durante as atividades de pesquisa e preparação para o debate. Ele deve enfatizar que essas habilidades não são apenas teóricas, mas têm aplicações reais e práticas no mundo dos debates. (2 - 3 minutos)

  • Materiais Complementares: O professor pode sugerir materiais de leitura ou visualização adicionais para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre o tópico. Isso pode incluir artigos, vídeos, podcasts, ou sites sobre a pesquisa e preparação para debates. (1 - 2 minutos)

  • Aplicações no Dia a Dia: Por fim, o professor deve explicar como as habilidades aprendidas são relevantes não apenas para debates, mas também para a vida diária. Ele pode dar exemplos de situações onde a capacidade de realizar uma pesquisa eficaz, avaliar fontes de informação, organizar e sintetizar informações, e desenvolver argumentos bem fundamentados pode ser útil. Por exemplo, ao tomar decisões informadas, resolver conflitos, ou persuadir alguém. (3 - 5 minutos)

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies