Objetivos
(10 - 15 minutos)
-
Introduzir o conceito de Políticas de Energia Limpa, descrevendo o que são, seu papel na mitigação das mudanças climáticas e a importância de sua adoção tanto no nível individual como no social e político.
-
Explorar os diferentes tipos de energia limpa (solar, eólica, hidroelétrica, etc.), suas vantagens e desvantagens, bem como as inovações e desenvolvimentos recentes na área de energia limpa.
-
Fornecer uma visão geral das leis e regulamentos governamentais relacionados à energia limpa, com ênfase na análise e avaliação crítica de diferentes políticas de energia limpa.
Objetivos Secundários:
-
Discutir a economia de energia e os modelos de negócios no setor de energia limpa, bem como o impacto social e econômico das políticas de energia limpa.
-
Desenvolver habilidades de comunicação e liderança que permitam aos alunos persuadir e influenciar outros a adotar políticas de energia limpa, além de desenvolver e implementar estratégias de promoção e implementação de energia limpa.
Introdução
(20 - 25 minutos)
-
Para iniciar a aula, o professor deve primeiramente revisar os principais pontos abordados na aula anterior sobre "Impacto Ambiental da Energia Limpa". Isso ajudará a estabelecer as bases para a discussão atual sobre as Políticas de Energia Limpa.
-
Em seguida, o professor pode introduzir duas situações-problema para instigar o pensamento crítico dos alunos. Por exemplo, poderia perguntar: "Como vocês acham que o governo pode incentivar as pessoas a usarem mais energia limpa?" ou "Quais seriam as possíveis consequências se não adotássemos políticas de energia limpa?".
-
O professor deve enfatizar a importância das Políticas de Energia Limpa, explicando que elas desempenham um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas e na construção de um futuro sustentável. Pode-se citar exemplos de países que têm tido sucesso na implementação de políticas de energia limpa e os benefícios que eles têm experimentado.
-
Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades e histórias emocionantes relacionadas ao tema. Por exemplo, pode mencionar que a Dinamarca, conhecida por seus fortes ventos, produz cerca de 40% de sua eletricidade a partir de energia eólica graças a políticas de energia limpa eficazes. Outra curiosidade interessante é que a China, apesar de ser o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, também é o líder mundial em termos de capacidade instalada de energia solar e eólica.
Desenvolvimento
(50 - 60 minutos)
-
Para começar a seção de desenvolvimento, o professor deve revisar os conhecimentos básicos sobre os diferentes tipos de energia limpa, como solar, eólica e hidrelétrica. É importante que os alunos entendam como essas fontes de energia funcionam, quais são suas vantagens e desvantagens e quais tecnologias são usadas para a geração de energia a partir dessas fontes. O professor pode utilizar diagramas e vídeos para facilitar o entendimento dos alunos.
-
Em seguida, o professor deve apresentar uma visão geral das políticas de energia limpa. Ele deve explicar que essas políticas são diretrizes governamentais e práticas institucionais que visam promover a produção e utilização de fontes de energia limpa. O professor pode discutir diferentes tipos de políticas de energia limpa, como incentivos fiscais, subsídios, padrões de eficiência energética e regulamentações que limitam as emissões de gases de efeito estufa.
-
O professor pode também discutir exemplos de políticas de energia limpa em diferentes países e como elas têm impactado a produção e o consumo de energia nesses lugares. Ele pode usar estudos de caso para ilustrar os benefícios e desafios de diferentes políticas.
-
Para a primeira atividade prática, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma política de energia limpa para pesquisar. Eles terão que descobrir detalhes sobre a política, como quando foi implementada, quais foram seus resultados e quais foram os desafios enfrentados. Eles também terão que pensar em maneiras de melhorar a política. No final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma.
-
Para a segunda atividade prática, os alunos irão projetar sua própria política de energia limpa. Eles terão que considerar questões como quais fontes de energia limpa serão promovidas, como a política será implementada e como ela será financiada. Eles também terão que considerar os possíveis obstáculos e como superá-los. Esta atividade incentiva os alunos a pensar de forma criativa e a aplicar os conhecimentos que adquiriram.
-
Os materiais necessários para estas atividades incluem computadores com acesso à internet para pesquisa, papel e canetas para anotações e flip charts ou quadro branco para apresentações.
Através destas atividades, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquiriram sobre políticas de energia limpa. Eles também desenvolverão habilidades de pesquisa, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Além disso, eles terão a oportunidade de considerar a complexidade e os desafios envolvidos na implementação de políticas de energia limpa.
Retorno
(10 - 15 minutos)
-
Após a conclusão das atividades, o professor deve conduzir uma sessão de revisão para reforçar os principais conceitos e aprendizados. Ele pode iniciar perguntando aos alunos o que eles acharam das atividades e se há algo que eles gostariam de discutir mais profundamente.
-
O professor deve então fazer uma breve recapitulação dos principais pontos discutidos durante a aula, destacando a importância das políticas de energia limpa e a necessidade de adotá-las para enfrentar as mudanças climáticas.
-
A seguir, o professor deve pedir aos alunos que escrevam em um pedaço de papel, em um minuto, respostas para as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Essa atividade ajudará o professor a avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico e identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais esclarecimento.
-
O professor pode então propor uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios devem ser projetados para reforçar os conceitos aprendidos durante a aula e ajudar os alunos a aplicar seu conhecimento de maneira prática. Por exemplo, eles poderiam ser solicitados a pesquisar sobre uma política de energia limpa específica em seu próprio país ou a elaborar um plano para promover a energia limpa em sua comunidade.
-
No final da aula, o professor deve reiterar a importância do tópico e incentivá-los a continuar aprendendo e explorando o campo da energia limpa. Ele pode sugerir recursos adicionais para os alunos que estão particularmente interessados no tópico, como livros, documentários ou websites especializados.
-
Por fim, o professor deve agradecer aos alunos por sua participação e encorajá-los a trazer quaisquer perguntas ou preocupações que possam ter para a próxima aula.
Conclusão
(5 - 10 minutos)
-
Para concluir a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados na aula, incluindo a definição de políticas de energia limpa, os diferentes tipos de energia limpa, a importância das políticas de energia limpa na mitigação das mudanças climáticas e os desafios e oportunidades associados à implementação dessas políticas.
-
O professor deve explicar como a aula conectou a teoria e a prática, destacando como a atividade de pesquisa e a atividade de projeto proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos que aprenderam a situações do mundo real.
-
Para auxiliar no aprofundamento do aprendizado, o professor pode sugerir materiais adicionais para que os alunos possam continuar estudando o assunto em casa. Esses materiais podem incluir livros, documentários, websites especializados e artigos científicos.
-
Por fim, o professor deve enfatizar a importância do tema para o dia a dia dos alunos, explicando como as políticas de energia limpa têm um impacto direto em suas vidas e na sociedade em geral. Por exemplo, política de energia limpa podem afetar o preço da eletricidade, a qualidade do ar, a criação de empregos e a saúde do planeta.
-
O professor deve encerrar a aula lembrando aos alunos que, como futuros profissionais, líderes e cidadãos, eles têm um papel crucial a desempenhar na promoção de políticas de energia limpa e na transição para um futuro energético mais sustentável.