Entrar

Plano de aula de Função: Domínio

Matemática

Original Teachy

Função: Domínio

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de domínio de uma função:

    • Definir o domínio de uma função como o conjunto de todos os números que podem ser usados como entrada em uma função.
    • Identificar e descrever os diferentes tipos de domínios de uma função, incluindo domínios finitos, infinitos, vazios e de todos os reais.
  2. Praticar a determinação do domínio de funções lineares, quadráticas, cúbicas e radicais:

    • Aplicar as regras de determinação do domínio para cada tipo de função.
    • Resolver problemas práticos que envolvem a determinação do domínio.
  3. Aplicar o conceito de domínio de uma função em situações do mundo real:

    • Identificar situações do cotidiano que possam ser modeladas por funções e determinar seu domínio.
    • Relacionar a ideia de domínio com as restrições e limitações de uma situação do mundo real.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico através da aplicação do conceito de domínio em situações práticas.
  • Promover a discussão em sala de aula e o trabalho em equipe através de atividades colaborativas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de função, variável e equação, que foram abordados em aulas anteriores. Esses conceitos são fundamentais para a compreensão do tópico atual e, portanto, é importante que os alunos os tenham frescos em suas mentes. (3 - 5 minutos)
  2. Situações problema:

    • O professor propõe duas situações problema que envolvem o conceito de domínio de uma função:
      • Situação 1: Imagine que você está organizando uma festa de aniversário e precisa encomendar bolos. Cada bolo tem um custo fixo mais um custo variável dependendo do número de convidados. O número de convidados é a variável de entrada e o custo total do bolo é a saída. Qual seria o domínio dessa função?
      • Situação 2: Na mesma festa de aniversário, você também quer contratar um DJ. O custo do DJ é um valor fixo por hora. O domínio dessa função seria diferente do domínio da função do bolo. Por quê? (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização:

    • O professor explica que o domínio de uma função é um conceito crucial na matemática e em muitas outras áreas, incluindo física, economia, ciências sociais e engenharia. Ele permite que os pesquisadores e profissionais determinem as restrições e limitações de uma situação e, assim, tomem decisões informadas. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução ao tópico:

    • O professor introduz o tópico do domínio de uma função com duas curiosidades:
      • Curiosidade 1: O conceito de domínio de uma função remonta a mais de 2.000 anos, quando o matemático grego Euclides o usou em seu trabalho sobre geometria.
      • Curiosidade 2: O domínio de uma função pode ser representado de várias maneiras, incluindo em uma tabela, em um gráfico ou como uma expressão matemática. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Modelagem - "Planejando uma Festa" (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 3 a 4 alunos e fornece a cada grupo a tarefa de planejar uma festa de aniversário, levando em consideração o custo total e a duração da festa.
    • Cada grupo deve criar uma função para modelar o custo total da festa em função do número de convidados e do tempo de duração da festa.
    • Os alunos são incentivados a usar a matemática de maneira criativa e a considerar diferentes cenários, como "o que acontece se aumentarmos o número de convidados, mas reduzirmos o tempo de duração da festa?"
    • Após a criação das funções, cada grupo deve identificar o domínio de suas funções e discutir as implicações de suas escolhas.
  2. Atividade Prática - "Determinando o Domínio" (10 - 12 minutos)

    • O professor fornece uma série de funções lineares, quadráticas, cúbicas e radicais para cada grupo.
    • O desafio é que, sem usar calculadora ou software de gráficos, os alunos devem determinar o domínio de cada função.
    • Para facilitar o processo, o professor pode fornecer uma lista de verificação com as regras para determinar o domínio em cada tipo de função.
    • Após a Conclusão da atividade, cada grupo deve apresentar suas respostas para a classe e explicar como chegaram a elas.
  3. Discussão em Grupo - "Aplicando o Domínio no Mundo Real" (5 - 7 minutos)

    • Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor inicia uma discussão em grupo sobre como o conceito de domínio pode ser aplicado em situações do mundo real.
    • Os alunos são incentivados a compartilhar suas ideias e a refletir sobre as situações que eles modelaram durante a atividade de modelagem.
    • O professor deve guiar a discussão, fazendo perguntas que estimulem o pensamento crítico e a compreensão dos alunos, como "Como as restrições do domínio afetam a situação que vocês modelaram?" ou "Vocês conseguem pensar em outras situações do dia a dia que podem ser modeladas por funções e que têm domínios diferentes?".

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo - Reflexão das Atividades: (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas por cada equipe. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar suas soluções e conclusões.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo assim a interação e a troca de ideias entre todos os participantes.
    • O professor deve fazer uma síntese das apresentações, destacando os principais pontos discutidos e as estratégias utilizadas pelos grupos para determinar o domínio das funções.
    • O professor também deve aproveitar este momento para corrigir possíveis equívocos e esclarecer dúvidas que possam ter surgido durante as atividades.
  2. Conexão com a Teoria: (2 - 3 minutos)

    • Após a discussão das soluções, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor pode destacar como os conceitos de domínio e função são aplicados na prática, e como a habilidade de determinar o domínio de uma função é importante em diversas áreas do conhecimento.
    • O professor pode, por exemplo, mostrar como o domínio de uma função pode ser usado para resolver problemas reais, como o planejamento de uma festa de aniversário, a previsão de custos em um negócio, ou a modelagem de fenômenos naturais.
  3. Reflexão Individual: (3 - 5 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • Para auxiliar na reflexão, o professor pode fazer algumas perguntas orientadoras, como:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
      3. Como você pode aplicar o que aprendeu na aula em situações do dia a dia ou em outras disciplinas?
    • Após a reflexão, os alunos são convidados a compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, pois isso pode ajudá-lo a avaliar a eficácia da aula e a planejar futuras atividades.
  4. Feedback e Encerramento: (1 - 2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor pode fornecer um feedback geral sobre o desempenho da turma, destacando os pontos fortes e as áreas que precisam de mais prática ou estudo.
    • O professor também deve lembrar os alunos sobre os Objetivos da próxima aula e sobre quaisquer tarefas que eles devem realizar antes da próxima aula. Por exemplo, os alunos podem ser solicitados a revisar a matéria da aula e a praticar a determinação do domínio de funções em casa.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação: (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição de domínio de uma função, os diferentes tipos de domínio, e a determinação do domínio para funções lineares, quadráticas, cúbicas e radicais.
    • O professor pode utilizar um quadro ou uma apresentação de slides para visualizar graficamente as funções e seus respectivos domínios, reforçando o entendimento dos alunos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: (2 - 3 minutos)

    • O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele destaca como a atividade de modelagem permitiu aos alunos aplicar o conceito de domínio em situações do mundo real, e como a atividade prática reforçou a compreensão teórica do domínio de uma função.
    • Além disso, o professor enfatiza a importância do domínio de uma função em várias aplicações, como a previsão de custos em um negócio, a modelagem de fenômenos naturais, entre outros.
  3. Materiais Complementares: (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o domínio de uma função. Isso pode incluir livros de matemática, sites de aprendizado online, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor também pode recomendar exercícios práticos para os alunos praticarem em casa, a fim de consolidar o que foi aprendido na aula.
  4. Relevância do Tópico: (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do domínio de uma função no dia a dia. Ele explica que a habilidade de determinar o domínio de uma função é essencial em muitas áreas, incluindo matemática, física, economia, ciências sociais e engenharia.
    • O professor pode citar exemplos de situações reais em que o domínio de uma função é aplicado, como no planejamento de uma festa de aniversário, na previsão de custos de um negócio, ou na modelagem de fenômenos naturais.
    • Ao final da Conclusão, o professor encoraja os alunos a continuarem explorando o tópico e a tirarem quaisquer dúvidas que possam ter. Ele reforça que a prática é a chave para aprofundar o conhecimento e a compreensão do domínio de uma função.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies