Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreender a origem e o uso do trema na língua portuguesa: Os alunos devem ser capazes de compreender a origem do trema e por que ele foi introduzido na língua portuguesa. Além disso, devem entender quando e como usá-lo corretamente em palavras da língua portuguesa, respeitando as novas regras ortográficas.
-
Identificar palavras com trema: Os alunos devem ser capazes de identificar palavras que contêm o trema e diferenciá-las de palavras sem o trema. Eles precisam entender que o trema é um sinal diacrítico que indica a pronúncia de duas vogais consecutivas.
-
Aplicar as novas regras do trema: Após compreender o uso do trema, os alunos devem ser capazes de aplicar as novas regras ortográficas em palavras que antes eram acentuadas com trema, mas que agora não são mais. Isso inclui a remoção do trema em palavras estrangeiras e em nomes próprios.
Objetivos secundários:
-
Melhorar a ortografia: Além do foco no trema, a aula também deve buscar melhorar a ortografia dos alunos de forma geral. O trema é um exemplo de uma regra ortográfica específica, mas o aprendizado dele pode auxiliar os alunos a se atentarem mais para a ortografia em geral.
-
Estimular a curiosidade e a pesquisa: A aula também deve incentivar os alunos a pesquisarem mais sobre a origem e a evolução da língua portuguesa, bem como sobre outros sinalizadores diacríticos utilizados em outras línguas.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre o conceito de acentuação gráfica. É importante revisar as regras gerais de acentuação e as mudanças recentes na ortografia da língua portuguesa, como a supressão do trema. Isso pode ser feito através de um rápido questionário ou discussão em sala de aula para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e esclarecer possíveis dúvidas.
-
Situações-problema: O professor pode então apresentar duas situações-problema para instigar o pensamento crítico dos alunos.
- Primeiro, pode-se mostrar uma palavra que é frequentemente confundida com a presença do trema, como "linguiça", e perguntar aos alunos se eles conseguem identificar o erro e explicar por que o trema não é necessário nesse caso.
- Em seguida, pode-se apresentar uma palavra em que o trema é necessário, como "pinguim", e perguntar aos alunos por que o trema é usado ali e não em outras palavras semelhantes, como "mingau".
-
Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do trema, explicando que, embora o trema seja um sinal diacrítico pouco utilizado na língua portuguesa, sua correta utilização é essencial para a compreensão e a correta escrita de determinadas palavras. Além disso, pode-se mencionar a importância de conhecer as regras ortográficas, uma vez que a escrita correta é fundamental em diversas situações, desde redações escolares até documentos formais.
-
Introdução ao tópico: Para chamar a atenção dos alunos para o tópico da aula, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o trema.
- Por exemplo, pode-se mencionar que a supressão do trema foi uma das mudanças mais controversas na recente reforma ortográfica da língua portuguesa, gerando muito debate entre linguistas e escritores.
- Outra curiosidade é que o trema ainda é utilizado em algumas palavras de origem estrangeira, como "mülleriano" e "übungen", e em nomes próprios, como "Brüder" (irmãos em alemão).
-
Ganhar atenção: Por fim, o professor deve apresentar o tópico da aula de forma atraente, destacando a importância do trema e a complexidade de seu uso. Pode-se fazer isso através de uma breve história do trema, mencionando sua origem na língua alemã e sua posterior adoção em outras línguas, incluindo o português. Além disso, pode-se mencionar que, apesar de sua supressão na maioria das palavras, o trema ainda é um sinal importante na escrita de palavras de origem estrangeira e nomes próprios.