Entrar

Plano de aula de Átomos: Distribuição Eletrônica

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Átomos: Distribuição Eletrônica

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão da estrutura atômica: Os alunos devem ser capazes de entender os aspectos fundamentais da estrutura atômica, incluindo prótons, nêutrons e elétrons.

  2. Conceituação da distribuição eletrônica: Os alunos devem ser capazes de definir e descrever a distribuição eletrônica, incluindo a localização dos elétrons nos diferentes níveis e subníveis de energia.

  3. Habilidade de prever a distribuição eletrônica: Os alunos devem ser capazes de prever a distribuição eletrônica para átomos com base em sua posição na tabela periódica, incluindo o número de elétrons nos diferentes níveis e subníveis de energia.

    Objetivos secundários:

    • Estímulo ao pensamento crítico: Através da resolução de exercícios e problemas, os alunos devem ser incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico.

    • Promoção do trabalho em equipe: As atividades em grupo devem promover a colaboração entre os alunos, incentivando o respeito e a valorização das ideias de cada um.

    • Desenvolvimento da habilidade de pesquisa: A partir de uma lista de elementos, os alunos deverão pesquisar sobre eles e prever a distribuição eletrônica, antes de discutir em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos da estrutura atômica, com ênfase nos prótons, nêutrons e elétrons. Pode ser útil fazer algumas perguntas para estimular a participação dos alunos e verificar o nível de compreensão do assunto. Por exemplo, "O que é um elétron?" ou "Como os elétrons estão dispostos em um átomo?".

  2. Situação problema: Em seguida, o professor pode apresentar duas situações que servirão de base para o Desenvolvimento teórico da aula. A primeira situação pode ser: "Imagine que você é um cientista e precisa entender como os elétrons estão dispostos em um átomo para poder prever suas propriedades químicas. Como você começaria a investigar esse problema?". A segunda situação pode ser: "Você recebeu uma lista de elementos químicos e precisa prever a distribuição eletrônica de cada um deles. Como você faria isso?".

  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância da distribuição eletrônica na química, destacando como ela determina as propriedades químicas dos elementos e por que é crucial para a compreensão de reações químicas e da formação de ligações.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar algumas curiosidades relacionadas à distribuição eletrônica. Por exemplo, pode mencionar que a distribuição eletrônica do hidrogênio é única e não segue os padrões dos outros elementos, ou que a distribuição eletrônica do hélio é especialmente estável, o que explica por que ele é um gás nobre.

  5. Ganho de atenção: Para finalizar a Introdução, o professor pode propor um desafio: "Vocês já ouviram falar de um 'tabela periódica musical'? Seus criadores associaram cada elemento a uma música, de acordo com sua posição na tabela periódica. Será que vocês conseguem entender o critério usado por eles para associar cada elemento a uma música?". Esse desafio deve servir para motivar os alunos a participarem ativamente da aula e a tentarem entender a lógica por trás da distribuição eletrônica.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Construindo um Átomo" (10 - 15 minutos): Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas. Cada grupo receberá materiais como bexigas, bolinhas de isopor e canudos. O objetivo é representar a estrutura de um átomo, com a bexiga representando o núcleo (prótons e nêutrons), as bolinhas de isopor representando os elétrons e os canudos representando as órbitas eletrônicas. Os alunos deverão montar o átomo de um elemento específico (que será escolhido pelo professor), seguindo a distribuição eletrônica do mesmo. Durante a atividade, o professor e o monitor (se houver) deverão circular pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.

    • Passo a passo da atividade:
      1. Cada grupo recebe um cartão com o símbolo e o número atômico de um elemento.
      2. Os alunos pesquisam sobre o elemento e descobrem sua distribuição eletrônica.
      3. Com base na distribuição eletrônica, os alunos montam o átomo utilizando os materiais fornecidos.
      4. O professor e o monitor circulam pela sala, auxiliando os grupos e esclarecendo dúvidas.
      5. Após a Conclusão da atividade, cada grupo apresenta seu átomo para a turma, explicando como chegou à sua distribuição eletrônica.
  2. Atividade "Cruzadinha Eletrônica" (10 - 15 minutos): Ainda em grupos, os alunos receberão uma folha com uma tabela periódica incompleta e uma lista de elementos. O desafio é preencher a tabela periódica de forma correta, utilizando a lista de elementos e as regras de distribuição eletrônica. O grupo que terminar primeiro e de forma correta, ganha a atividade.

    • Passo a passo da atividade:
      1. Cada grupo recebe uma folha com uma tabela periódica incompleta e uma lista de elementos.
      2. Os alunos pesquisam sobre os elementos da lista e descobrem sua distribuição eletrônica.
      3. Utilizando as regras de distribuição eletrônica, os alunos preenchem a tabela periódica de forma correta.
      4. O grupo que terminar primeiro e de forma correta, ganha a atividade.
      5. Ao final da atividade, o professor revisa as respostas com a turma, esclarecendo possíveis dúvidas.

Ambas as atividades visam proporcionar aos alunos uma compreensão prática e visual da distribuição eletrônica, além de estimular o trabalho em equipe e a aplicação dos conceitos teóricos. O professor deve estar disponível para auxiliar os grupos, esclarecer dúvidas e orientar a discussão.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde cada equipe terá um tempo máximo de 3 minutos para compartilhar suas conclusões e soluções. É importante que o professor incentive a participação de todos os grupos, garantindo que cada um tenha a oportunidade de se expressar.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Pode-se perguntar aos alunos como eles aplicaram os conceitos de distribuição eletrônica para montar os átomos e preencher a tabela periódica. O objetivo é que os alunos percebam a relevância e a aplicabilidade dos conceitos teóricos.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Algumas perguntas que podem ser feitas são:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações do dia a dia ou em outras disciplinas?

    Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Essa etapa é importante para que o professor possa avaliar o nível de compreensão dos alunos e identificar possíveis lacunas de aprendizado.

    O professor deve encorajar os alunos a continuarem refletindo sobre o conteúdo da aula após o término da aula, e incentivá-los a procurar respostas para as perguntas que ainda não foram respondidas. Além disso, o professor deve reforçar a importância do estudo contínuo e da prática para a consolidação do conhecimento.

Conclusão (7 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os conceitos principais abordados na aula, incluindo a estrutura atômica, a distribuição eletrônica e como prever a distribuição eletrônica com base na posição do elemento na tabela periódica. Esta é uma oportunidade para o professor revisar os pontos mais importantes e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (2 - 3 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve-se enfatizar como as atividades práticas permitiram aos alunos visualizar e aplicar os conceitos teóricos de distribuição eletrônica. O professor também deve reforçar a importância da distribuição eletrônica na compreensão das propriedades químicas dos elementos e na previsão de reações químicas.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor pode sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros de química, sites educacionais, vídeos explicativos e aplicativos interativos. O professor deve enfatizar que o estudo autônomo e a prática são fundamentais para a compreensão e a consolidação do conteúdo.

  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Pode-se mencionar como a distribuição eletrônica influencia as propriedades dos materiais que usamos no cotidiano, como a eletricidade e a condutividade térmica. Além disso, pode-se enfatizar como a compreensão da distribuição eletrônica é fundamental para diversas áreas da ciência e da tecnologia, incluindo a química, a física, a bioquímica, a engenharia de materiais, entre outras.

  5. Encerramento (1 minuto): Para finalizar, o professor deve agradecer a participação e o empenho dos alunos durante a aula. Deve-se encorajar os alunos a continuarem estudando e a praticarem os conceitos aprendidos. O professor deve lembrar aos alunos sobre a importância de trazer suas dúvidas para a próxima aula e de utilizar os materiais de estudo complementares. Por fim, deve-se lembrar aos alunos sobre o tema da próxima aula e quaisquer tarefas de casa ou preparação necessárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies