Entrar

Plano de aula de Tabela periódica: Metal

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Tabela periódica: Metal

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão da definição de um metal na tabela periódica:

    • Identificar as características que definem um elemento como metal na tabela periódica.
    • Reconhecer a disposição dos metais na tabela periódica.
  2. Conhecimento das propriedades físicas e químicas dos metais:

    • Identificar e descrever as propriedades físicas dos metais, como brilho, condutividade elétrica e térmica, maleabilidade e ductilidade.
    • Identificar e descrever as propriedades químicas dos metais, como reatividade e capacidade de formar íons positivos.
  3. Familiaridade com exemplos de metais e sua importância na vida cotidiana:

    • Identificar exemplos comuns de metais e onde eles são encontrados no dia a dia.
    • Compreender a importância dos metais na vida cotidiana e em diversas indústrias.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação de informações.
  • Fomentar a discussão em sala de aula através de atividades práticas e interativas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de química, como a definição de elemento, átomo, e a estrutura da tabela periódica. Isso é essencial para que os alunos possam compreender o novo conteúdo que será abordado. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: Duas situações-problema são apresentadas aos alunos para instigar sua curiosidade e interesse pelo assunto:

    • Situação 1: O professor apresenta uma lista de alguns objetos do cotidiano, como uma moeda, uma lata de refrigerante, um fio de cobre, e pergunta aos alunos: O que esses objetos têm em comum? Por que eles são diferentes, por exemplo, de uma folha de papel ou de um pedaço de madeira?
    • Situação 2: O professor mostra uma imagem de uma mina de ouro e pergunta: Por que o ouro é considerado tão valioso? O que o torna diferente de outros materiais? (3 - 5 minutos)
  3. Contextualização do Assunto: O professor explica aos alunos que o estudo dos metais é fundamental para compreender muitos dos materiais que usamos no dia a dia. Por exemplo, entender por que o ouro é tão valioso nos ajuda a entender a economia. Compreender a diferença entre um metal e um não-metal nos ajuda a entender por que alguns materiais são bons condutores de eletricidade (como o fio de cobre que usamos em nossas casas) e outros não (como a madeira). (2 - 3 minutos)

  4. Ganho de Atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor compartilha algumas curiosidades sobre os metais:

    • Curiosidade 1: O ouro, que muitos consideram o metal mais valioso, é tão maleável que pode ser martelado em folhas finíssimas que são quase transparentes.
    • Curiosidade 2: Nossos corpos precisam de certos metais, como o ferro e o cálcio, para funcionar corretamente. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Construindo a Tabela Periódica dos Metais

    • Em grupos de 4 ou 5, os alunos receberão cartões com os nomes de diferentes metais. Cada grupo terá um conjunto diferente de metais para trabalhar. (5 - 7 minutos)
    • Utilizando livros didáticos, enciclopédias, tablets ou smartphones, os alunos devem pesquisar as características e propriedades dos metais em questão. Eles devem preencher os cartões com informações como número atômico, massa atômica, símbolo químico, cor, brilho, maleabilidade, ductibilidade, e exemplos de aplicações na vida cotidiana. (10 - 12 minutos)
    • Por fim, os grupos devem organizar os cartões em uma grande "Tabela Periódica dos Metais" na lousa ou em uma cartolina. Cada grupo será responsável por colocar os seus metais na tabela periódica de acordo com as suas características e propriedades. (5 - 7 minutos)
  2. Atividade 2: Role Play - O Valor dos Metais

    • Ainda em grupos, os alunos receberão cartões com diferentes cenários que envolvem metais. Alguns exemplos podem ser: "Você é um joalheiro e um cliente está pedindo uma joia de prata, mas ele quer que ela seja tão maleável quanto o ouro. O que você faz?" ou "Você é um engenheiro elétrico e precisa escolher um material condutor para um projeto, mas você está com um orçamento limitado. O que você considera?" (5 - 7 minutos)
    • Os alunos devem discutir em seus grupos e apresentar soluções para os cenários propostos. Eles devem considerar as propriedades e características dos metais que aprenderam e aplicá-las aos cenários. (10 - 12 minutos)
  3. Atividade 3: Experimento - Verificando a Condutividade Elétrica

    • Esta atividade requer um pouco de preparação antecipada por parte do professor. O professor deve trazer diferentes tipos de fios (cobre, alumínio, ferro, etc.), uma bateria de 9V e uma lâmpada pequena (ou outro dispositivo elétrico simples que possa ser ligado à bateria).
    • Os alunos, novamente em grupos, receberão um conjunto de materiais. Eles devem conectar um dos fios à bateria e à lâmpada. Em seguida, eles devem experimentar diferentes combinações de fios para ver qual faz a lâmpada acender mais brilhante. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões. (5 - 7 minutos)
    • Após a Conclusão do experimento, o professor pode discutir as descobertas dos alunos e explicar como a condutividade elétrica é uma propriedade importante dos metais. (5 - 7 minutos)

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor deve promover uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilha suas soluções ou conclusões das atividades realizadas.
    • Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem um com o outro, confrontarem diferentes pontos de vista e consolidarem o que aprenderam.
    • O professor deve incentivar a participação de todos, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o conteúdo.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • O professor deve então retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas realizadas.
    • Por exemplo, o professor pode perguntar aos alunos como eles aplicaram a definição de metal e suas propriedades para classificar os elementos na Tabela Periódica dos Metais ou para resolver os cenários do Role Play.
    • Esta etapa é crucial para garantir que os alunos compreendam a relevância e a aplicação prática do que aprenderam.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o conteúdo aprendido.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre suas respostas, que podem ser compartilhadas com a turma ou entregues por escrito.
    • Esta etapa de reflexão ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento, que podem ser abordadas em aulas futuras.
  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve agradecer a participação dos alunos, elogiar seus esforços e reforçar a importância do conteúdo aprendido para o estudo da Química e para o nosso entendimento do mundo ao nosso redor.
    • O professor pode também aproveitar este momento para coletar feedback dos alunos sobre a aula, perguntando o que eles mais gostaram e o que acharam mais desafiador. Este feedback pode ser útil para o planejamento de futuras aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os conceitos principais abordados durante a aula. Isso inclui a definição de metal na tabela periódica, as propriedades físicas e químicas dos metais, exemplos de metais e sua importância na vida cotidiana.
    • É importante enfatizar que a compreensão desses conceitos é fundamental para entender como os metais são usados em diversas indústrias e na vida cotidiana.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então destacar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a reforçar e aplicar os conceitos teóricos discutidos.
    • Por exemplo, a atividade de construção da Tabela Periódica dos Metais permitiu aos alunos visualizar a disposição dos metais na tabela e suas respectivas características.
    • O Role Play e o experimento de condutividade elétrica proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicar seu conhecimento sobre as propriedades dos metais em situações práticas.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o assunto. Isso pode incluir livros, sites, vídeos e aplicativos de química que oferecem informações adicionais e atividades interativas sobre a tabela periódica e os metais.
    • Alguns exemplos de recursos podem ser: o site "Chem4Kids" que oferece uma explicação simplificada sobre os metais na tabela periódica; o vídeo "The Periodic Table Song" que ajuda a lembrar a ordem dos elementos na tabela; e o aplicativo "Elements: The Periodic Table" que oferece uma visão interativa e detalhada dos elementos, incluindo os metais.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Para concluir, o professor deve reforçar a importância do estudo dos metais na vida cotidiana e na química como um todo.
    • O professor pode enfatizar que a compreensão das propriedades dos metais é essencial para uma série de aplicações práticas, desde a escolha do material para a construção de estruturas até o funcionamento de dispositivos eletrônicos.
    • Além disso, o professor pode destacar que o conhecimento sobre os metais contribui para a compreensão da estrutura e do comportamento dos elementos, que são fundamentais para o estudo da química e de muitas outras ciências.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies