Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Arte: Barroca Moderna
Palavras Chave | Arte Barroca, Idade Moderna, Representação Cristã, Movimento Artístico Europeu, América Latina, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Método RULER, Chiaroscuro, Expressividade Emocional, Criação Artística, Reflexão, Regulação Emocional |
Materiais Necessários | Papel, Lápis, Carvão, Borracha, Imagens de Obras Barrocas, Projetor ou Tela para Exibição de Imagens, Recursos para Meditação Guiada (Áudio ou Texto), Cadeiras confortáveis para a Meditação |
Códigos BNCC | EM13LGG604: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | História da Arte |
Objetivos
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema da arte barroca, destacando suas principais características e importância histórica. Além de entender o conteúdo artístico, os alunos começarão a desenvolver habilidades socioemocionais como autoconhecimento e consciência social, reconhecendo as emoções evocadas por essas obras e entendendo seu contexto histórico e cultural.
Objetivos Principais
1. Analisar a arte barroca como uma forma de representação cristã na Idade Moderna.
2. Compreender o movimento artístico barroco europeu e seu impacto e disseminação na América Latina.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
Atividade de Aquecimento Emocional
Encontro com o Barroco: Meditação Guiada
A atividade de aquecimento será uma meditação guiada para promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. A meditação guiada ajudará os alunos a se conectarem consigo mesmos e com o ambiente, preparando-se emocionalmente para a aula.
1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente e fechem os olhos.
2. Instrua-os a inspirar profundamente pelo nariz, segurando o ar por alguns segundos, e depois expirar lentamente pela boca. Repita essa respiração profunda por cinco vezes.
3. Encaminhe os alunos a se concentrarem em sua respiração, sentindo o ar entrar e sair do corpo.
4. Oriente-os a relaxar os músculos do corpo, começando pela cabeça e descendo até os pés, liberando qualquer tensão que encontrarem.
5. Sugira que visualizem um espaço tranquilo e seguro, como um jardim ou uma praia, onde se sintam completamente relaxados e em paz.
6. Diga para prestarem atenção em qualquer pensamento ou emoção que surja, observando-os sem julgamento e voltando a atenção gentilmente para a respiração.
7. Após alguns minutos, peça aos alunos que comecem a mover suavemente os dedos das mãos e dos pés, retornando lentamente à sala de aula.
8. Finalize pedindo que abram os olhos e tomem alguns momentos para se ajustarem ao ambiente ao redor.
Contextualização do Conteúdo
A arte barroca, com suas formas exuberantes e dramáticas, foi uma expressão poderosa na Idade Moderna, refletindo os conflitos e as mudanças sociais da época. Ao observarmos essas obras, podemos reconhecer as emoções intensas que elas evocam e entender como artistas usaram a arte para expressar sentimentos complexos e profundos. Isso é semelhante aos nossos próprios processos emocionais, onde às vezes precisamos encontrar formas de expressar e lidar com nossas emoções de maneira saudável. Ao estudar a arte barroca, os alunos serão encorajados a refletir sobre como as emoções influenciam a criação artística e a interpretação das obras, fortalecendo seu autoconhecimento e consciência social.
Desenvolvimento
Duração: (60 - 75 minutos)
Roteiro Teórico
Duração: (20 - 25 minutos)
1. ### Introdução à Arte Barroca
2. A arte barroca emergiu no final do século XVI e se estendeu até o início do século XVIII, caracterizando-se por sua exuberância, dramaticidade e detalhamento minucioso. Explicar que o Barroco surgiu em resposta à Reforma Protestante e ao Concílio de Trento, sendo uma ferramenta poderosa da Contrarreforma para transmitir a grandiosidade e a emotividade da fé católica.
3. ### Características do Barroco
4. Descrever as principais características do Barroco, como o uso de contrastes fortes entre luz e sombra (chiaroscuro), movimento intenso, realismo emocional e a ornamentação elaborada. Exemplificar com obras conhecidas, como 'A Vocação de São Mateus' de Caravaggio e 'O Êxtase de Santa Teresa' de Bernini.
5. ### Difusão do Barroco na Europa
6. Explicar como a arte barroca se espalhou pela Europa, adaptando-se aos contextos locais. Na Itália, destacou-se pelo dinamismo e pela expressividade emocional; na França, pelo classicismo barroco em palácios como o de Versalhes; na Espanha, pelo realismo intenso e pela religiosidade profunda, como visto em obras de Velázquez.
7. ### Barroco na América Latina
8. Detalhar como o Barroco foi trazido para a América Latina pelos colonizadores europeus, especialmente pelos jesuítas, e como foi adaptado às culturas locais, resultando em uma fusão única de estilos. Exemplificar com a arquitetura das igrejas barrocas em Minas Gerais, Brasil, e com as esculturas de Aleijadinho.
9. ### Impacto Emocional do Barroco
10. Discutir como a arte barroca visa provocar uma resposta emocional intensa no observador, utilizando elementos de surpresa, movimento e teatralidade. Relacionar isso ao desenvolvimento de autoconhecimento e autocontrole, reconhecendo e entendendo como essas obras podem evocar e manipular emoções.
Atividade com Feedback Socioemocional
Duração: (35 - 45 minutos)
Explorando o Barroco: Criação e Reflexão
Os alunos irão criar suas próprias obras de arte inspiradas pelo estilo barroco, utilizando técnicas de chiaroscuro e expressividade emocional. Em seguida, participarão de uma discussão em grupo para refletir sobre o processo criativo e as emoções envolvidas.
1. Divida a turma em pequenos grupos e forneça materiais como papel, lápis, carvão e borrachas.
2. Peça aos alunos que criem uma obra de arte que represente um evento ou emoção intensa, utilizando técnicas barrocas como o chiaroscuro e o movimento dinâmico.
3. Incentive os alunos a refletirem sobre suas escolhas artísticas e como essas escolhas expressam suas emoções e experiências pessoais.
4. Após a criação, peça aos grupos que apresentem suas obras para a turma, explicando o conceito e as emoções que quiseram transmitir.
5. Conduza uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas experiências e sentimentos durante o processo criativo.
Discussão e Feedback em Grupo
Oriente a discussão utilizando o método RULER. Comece pedindo aos alunos para reconhecerem as emoções que sentiram durante o processo criativo e ao observar as obras dos colegas. Incentive-os a compreender as causas dessas emoções, relacionando-as com suas próprias experiências e com o impacto das obras barrocas que estudaram.
Peça aos alunos que nomeiem as emoções corretamente, utilizando um vocabulário emocional rico e variado. Em seguida, discuta a importância de expressar essas emoções de maneira apropriada e artística, destacando como a arte pode ser uma poderosa forma de comunicação emocional. Finalize discutindo estratégias para regular as emoções de forma eficiente, tanto na criação artística quanto na vida cotidiana, promovendo o autocontrole e a tomada de decisão responsável.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
Reflexão e Regulação das Emoções
Peça aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios enfrentados durante a criação artística e a apresentação das obras. Sugira que eles considerem perguntas como: Que emoções sentiram durante a criação e a apresentação? Como lidaram com essas emoções? Houve momentos de frustração ou satisfação? Como poderiam aplicar as estratégias de regulação emocional aprendidas em outras áreas de suas vidas? Alternativamente, organize uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas reflexões, promovendo um ambiente de apoio mútuo e troca de experiências.
Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências, os alunos podem desenvolver uma maior autoconsciência e aprender a manejar suas emoções de maneira mais saudável e produtiva.
Encerramento e Olhar para o Futuro
Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça que cada aluno escreva duas metas: uma pessoal, focando em como aplicar o autoconhecimento e autocontrole em suas vidas cotidianas, e uma acadêmica, relacionada ao aprofundamento no estudo da arte barroca e em como essa compreensão pode enriquecer sua percepção artística e histórica.
Possíveis Ideias de Metas:
1. Desenvolver a habilidade de reconhecer e regular emoções em situações desafiadoras.
2. Aprofundar o conhecimento sobre a arte barroca e suas características.
3. Aplicar técnicas de criação artística barroca em projetos futuros.
4. Fortalecer a capacidade de analisar e interpretar obras de arte.
5. Cultivar habilidades sociais ao trabalhar em equipe e compartilhar experiências.
6. Promover a consciência social ao entender o contexto histórico e cultural da arte barroca. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas, os alunos são incentivados a traçar um caminho claro para seu crescimento, tanto no campo acadêmico quanto no emocional, aplicando as habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da aula.