Entrar

Plano de aula de Termodinâmica: Pressão de um Gás

Física

Original Teachy

Termodinâmica: Pressão de um Gás

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Termodinâmica: Pressão de um Gás

Palavras ChaveTermodinâmica, Pressão de um Gás, Fórmula P = F/A, Manômetro Caseiro, Atividades Práticas, Mercado de Trabalho, Segurança Industrial, Aplicações Médicas, Reflexão, Mini Desafios
Materiais NecessáriosGarrafa plástica, Balão, Mangueira de plástico, Fita adesiva, Água com corante, Régua, Vídeo de explosões controladas, Computador com projetor
Códigos BNCC-
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaFísica
Unidade TemáticaTermologia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade introduzir aos alunos os conceitos fundamentais de pressão e como ela se aplica a gases em recipientes. Ao desenvolver uma compreensão sólida desses conceitos, os alunos estarão mais bem preparados para atividades práticas e experimentais que simulam situações do mercado de trabalho, como controle de pressão em sistemas industriais e laboratoriais.

Objetivos principais:

1. Entender que a pressão é a força normal aplicada sobre uma superfície, dividida pela área.

2. Calcular a pressão de um gás em um recipiente.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar conceitos de pressão com aplicações práticas em indústrias e laboratórios.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa tem como finalidade introduzir aos alunos os conceitos fundamentais de pressão e como ela se aplica a gases em recipientes. Ao desenvolver uma compreensão sólida desses conceitos, os alunos estarão mais bem preparados para atividades práticas e experimentais que simulam situações do mercado de trabalho, como controle de pressão em sistemas industriais e laboratoriais.

Contextualização

A termodinâmica é uma área da física fundamental para entender como a energia térmica é transferida e transformada em diferentes sistemas. A pressão de um gás é um conceito crucial que se aplica desde simples balões de festa até complexos sistemas industriais. Compreender como a pressão funciona nos ajuda a desenhar e operar dispositivos seguros e eficientes em diversas áreas, como engenharia, medicina e até mesmo na cozinha.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Você sabia que a pressão atmosférica ao nível do mar é aproximadamente 101.325 Pa (Pascal)? Isso é equivalente ao peso de uma coluna de mercúrio de 760 mm de altura! 
Mercado de Trabalho: Em indústrias como a petroquímica e farmacêutica, o controle da pressão dos gases em recipientes é essencial para garantir a segurança e a eficiência dos processos. Em hospitais, a pressão do oxigênio em cilindros deve ser rigorosamente controlada para assegurar o funcionamento adequado dos equipamentos médicos.

Atividade Inicial

Pergunta Provocadora: O que aconteceria se a pressão dentro de uma panela de pressão não fosse controlada?
Vídeo Curto: Apresente um vídeo de 2-3 minutos mostrando explosões controladas de balões e recipientes devido à alta pressão.
Discussão Rápida: Peça aos alunos para compartilharem suas hipóteses sobre o que causa essas explosões.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 55 minutos

Esta etapa tem como finalidade proporcionar uma compreensão mais profunda dos conceitos de pressão, através de atividades práticas e reflexões, preparando os alunos para aplicar esse conhecimento em contextos reais e profissionais.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de pressão
  2. Fórmula da pressão: P = F/A
  3. Pressão de gases em recipientes
  4. Aplicações práticas da pressão de gases

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre a importância da pressão em diversas áreas do conhecimento e da indústria. Questione como a compreensão desse conceito pode ajudar em situações cotidianas e profissionais, como em cozinhas, hospitais e fábricas. Estimule-os a pensar sobre as consequências de falhas no controle de pressão e como isso impacta a segurança e a eficiência dos processos.

Mini Desafio

Construção de um Manômetro Caseiro

Os alunos irão construir um manômetro simples utilizando materiais acessíveis para medir a pressão de um gás em um recipiente. Esta atividade prática permitirá que os alunos compreendam como a pressão é medida e qual a relação entre a pressão e o volume do gás.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3-4.
  2. Forneça os materiais necessários: uma garrafa plástica, um balão, uma mangueira de plástico, fita adesiva, água com corante e uma régua.
  3. Instrua os alunos a encherem a garrafa com água colorida até a metade.
  4. Peça para os alunos fixarem uma extremidade da mangueira no balão e a outra extremidade na boca da garrafa, de forma que o balão fique dentro da garrafa.
  5. Oriente os alunos a vedarem bem a conexão entre a mangueira e a garrafa com a fita adesiva.
  6. Instrua os alunos a pressionarem o balão dentro da garrafa e observarem o nível da água na mangueira. Eles devem medir a altura da coluna de água com a régua para determinar a pressão do gás no balão.
  7. Peça aos alunos para anotarem seus resultados e compararem com os colegas.

Objetivo: Demonstrar na prática a medição da pressão de um gás e entender a relação entre pressão, volume e força aplicada.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Calcule a pressão exercida por uma força de 10 N aplicada sobre uma área de 0,5 m².
  2. Se a pressão dentro de um cilindro é de 200 kPa e o volume do cilindro é de 2 m³, qual é a força exercida pelo gás sobre uma área de 0,1 m² da parede do cilindro?
  3. Descreva uma situação na indústria onde o controle da pressão de um gás é essencial e explique por quê.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa tem como finalidade garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido ao longo da aula, entendendo como a teoria se aplica na prática e em contextos reais. Ao promover uma discussão final e recapitulação, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o aprendizado e visualizar a importância do tema para o mercado de trabalho e suas vidas cotidianas.

Discussão

Promova uma discussão aberta sobre o que os alunos aprenderam durante a aula. Questione-os sobre como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em diferentes contextos, como na indústria, em hospitais e até em situações cotidianas. Incentive-os a compartilhar suas observações e reflexões sobre o mini desafio de construir um manômetro caseiro e como essa experiência prática ajudou a entender melhor o conceito de pressão de um gás.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados na aula, como a definição de pressão, a fórmula P = F/A, a pressão de gases em recipientes e suas diversas aplicações práticas. Destaque a importância de compreender a pressão em diferentes contextos e como esse conhecimento é crucial para garantir a segurança e eficiência em diversas áreas profissionais.

Fechamento

Explique que a aula conectou a teoria com a prática através de atividades experimentais e discussões reflexivas. Reforce a relevância do assunto para o dia a dia e suas aplicações no mercado de trabalho. Agradeça a participação ativa dos alunos e reforce a importância de continuar explorando e aplicando esses conceitos em suas futuras carreiras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies