Plano de Aula | Metodologia Teachy | Unificações na Europa: Itália e Alemanha
Palavras Chave | Unificação Italiana, Unificação Alemã, Estados Nacionais, Figuras Históricas, Século XIX, História Europeia, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Realidade Digital, Redes Sociais, Gamificação, Storytelling Digital, Feedback 360°, Análise Crítica, Trabalho em Equipe |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets com acesso à internet, Computadores ou notebooks, Software de gamificação (ex.: Kahoot!), Plataformas de mídias sociais fictícias, Ferramentas de blog (ex.: WordPress), Plataformas de vídeo (ex.: YouTube), Projetor e tela para apresentações, Material de apoio impresso (se necessário) |
Códigos BNCC | EM13CHS203: Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).; EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma visão clara e objetiva sobre os principais conceitos e eventos históricos que envolvem as unificações italiana e alemã, além de entender as mudanças na organização dos Estados nacionais resultantes desses processos.
Objetivos principais:
1. Caracterizar os processos de unificação italiana e alemã.
2. Compreender a organização dos Estados nacionais na Itália e na Alemanha pós-unificação.
Objetivos secundários:
- Relacionar o contexto histórico europeu do século XIX com os eventos de unificação.
- Analisar as figuras históricas relevantes e seus papéis nas unificações.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma visão clara e objetiva sobre os principais conceitos e eventos históricos que envolvem as unificações italiana e alemã, além de entender as mudanças na organização dos Estados nacionais resultantes desses processos.
Aquecendo
Explique aos alunos que durante o século XIX, a Europa passou por significativas transformações políticas e sociais, destacando-se a unificação da Itália e da Alemanha. Estas unificações moldaram a configuração da Europa moderna e influenciaram a organização dos Estados nacionais. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre as unificações italiana e alemã. Deixe que compartilhem suas descobertas brevemente com a turma para enriquecer o início da aula.
Reflexões Iniciais
1. Quais foram as principais motivações para a unificação da Itália e da Alemanha?
2. Quem foram as figuras históricas mais influentes nesses processos de unificação?
3. Quais foram os principais desafios enfrentados durante a unificação de ambos os países?
4. Como a unificação da Itália e da Alemanha reorganizou os Estados nacionais?
5. Qual foi o impacto das unificações na Europa e no mundo?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma abordagem prática e envolvente para explorar os processos de unificação italiana e alemã. Utilizando tecnologias modernas e conectando os eventos históricos ao contexto atual, os alunos irão desenvolver uma compreensão mais profunda e crítica dos temas, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades digitais, de comunicação e de trabalho em equipe.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influencers Históricos
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Propiciar uma compreensão profunda dos papéis individuais nas unificações italianas e alemãs, desenvolvendo habilidades de análise crítica e criatividade.
- Descrição: Os alunos irão simular a criação de perfis de influenciadores digitais, representando figuras históricas chave nas unificações da Itália e da Alemanha. Eles usarão redes sociais fictícias para postar conteúdos que essas figuras publicariam, levando em conta suas visões e ações durante os processos de unificação.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo deverá escolher uma figura histórica significativa nas unificações italiana ou alemã (ex.: Otto von Bismarck, Giuseppe Garibaldi).
-
Utilizando seus celulares e acesso à internet, os alunos criarão perfis fictícios em uma plataforma de mídia social, como se essas figuras estivessem vivas hoje e usassem essas redes para divulgar suas ideias.
-
Os alunos devem criar pelo menos 3 postagens por figura histórica, incluindo imagens, textos e hashtags.
-
Os grupos devem apresentar suas postagens para a turma, explicando o contexto de cada publicação e como ela se relaciona com as ações e pensamentos da figura histórica escolhida.
-
Ao final, os grupos discutem as diferenças e semelhanças entre as figuras históricas e como suas ações influenciaram os processos de unificação.
Atividade 2 - Gamificação: Conquistadores Europeus
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver um entendimento estratégico e colaborativo dos processos históricos, incentivando o trabalho em equipe e o raciocínio crítico.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e participarão de um jogo de tabuleiro digital, em que cada grupo representa um Estado italiano ou alemão antes da unificação. Através de conseguir pontos por meio de desafios históricos, o objetivo é conquistar a unificação do próprio Estado.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo representa um Estado italiano ou alemão antes das respectivas unificações.
-
Usando um software de gamificação como o Kahoot! ou uma plataforma similar, crie um tabuleiro digital com perguntas e desafios históricos.
-
Cada grupo deve responder a perguntas sobre o contexto histórico, figuras importantes e eventos-chave das unificações italiana e alemã para avançar no tabuleiro.
-
Os desafios podem incluir quizzes, charadas e curtas encenações de eventos históricos.
-
O objetivo é que cada grupo 'unifique' seu Estado, simbolizando o processo e os passos necessários para a unificação.
-
Ao final, discuta com os alunos quais estratégias foram mais eficazes e como essas refletiram as ações históricas reais.
Atividade 3 - Storytelling Digital: Diário de um Unificador
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar a empatia e a criatividade, ajudando os alunos a internalizarem os papéis históricos e os eventos de maneira pessoal e envolvente.
- Descrição: Os alunos criarão relatos em formato de diários digitais, narrando eventos chave das unificações italiana e alemã do ponto de vista de uma figura histórica, utilizando ferramentas como blogs ou vídeos.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo escolherá uma figura histórica significativa das unificações italiana ou alemã.
-
Utilizando ferramentas digitais como blogs (WordPress) ou criação de vídeos (YouTube), cada grupo deve criar um diário fictício dessa figura, narrando eventos importantes e desafios encontrados durante o processo de unificação.
-
Os diários devem incluir elementos multimídias como imagens, mapas e vídeos curtos para enriquecer a narrativa.
-
Os alunos devem postar seus diários em um blog da turma ou compartilhar seus vídeos em uma plataforma de vídeo.
-
Cada grupo apresentará seu diário digital para a classe, destacando os eventos e decisões que foram cruciais para a unificação de seu país.
-
Após as apresentações, os grupos discutirão as influências recíprocas entre a Itália e a Alemanha durante seus processos de unificação.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o aprendizado adquirido durante a aula, promovendo uma autorreflexão crítica e construtiva. Através do feedback 360°, os alunos poderão desenvolver habilidades de autoavaliação e aprimorar suas habilidades de comunicação, colaboração e empatia.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências, destacando o que aprenderam ao realizar as atividades e as principais conclusões que chegaram. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Introdução - 'Vamos compartilhar o que aprendemos hoje! Cada grupo, por favor, apresente um resumo das suas atividades e principais descobertas.'
- Perguntas de Reflexão - 'Para ajudar na discussão, respondam às seguintes perguntas: O que mais surpreendeu vocês sobre as unificações da Itália e da Alemanha? Como vocês acham que esses eventos históricos ainda influenciam a Europa e o mundo atual?'
- Conclusão - 'Vamos refletir sobre o impacto dessas unificações no contexto histórico e na organização dos Estados nacionais.'
Reflexões
1. Quais foram os aspectos mais surpreendentes ou inesperados que vocês descobriram sobre as unificações italiana e alemã? 2. Como vocês acham que esses eventos históricos influenciam a Europa e o mundo atual? 3. Que semelhanças e diferenças vocês observaram entre os processos de unificação da Itália e da Alemanha?
Feedback 360°
Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Use estas diretrizes para orientar a turma:
- Concentre-se nos pontos fortes - Incentive os alunos a reconhecerem as contribuições positivas dos colegas.
- Seja específico - Peça que os alunos ofereçam exemplos concretos do que foi bem feito ou poderia ser melhorado.
- Mantenha o respeito - Lembre os alunos de que o objetivo do feedback é ajudar uns aos outros a crescer, portanto, o feedback deve ser dado de forma gentil e respeitosa.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade: Consolidar o aprendizado de forma leve e envolvente, conectando os eventos históricos ao mundo moderno e destacando sua relevância prática. Esta etapa visa garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicada do conteúdo, prontos para levar esses conhecimentos para suas vidas diárias e futuras discussões.
Resumo
️♂️ Detetives Históricos! Após nossa aventura pela história da Europa, vimos que tanto a unificação italiana quanto a alemã foram como montar um quebra-cabeça gigantesco, cheio de intrigas, batalhas e muitas estratégias! Desde Giuseppe Garibaldi navegando pelos mares da Itália até Otto von Bismarck unificando a Alemanha com mãos de ferro. Cada figura histórica era como um super-herói dos filmes, cada um com seu poder e sua astúcia, moldando o futuro dos seus países!
No Mundo
Conectando com o Mundo Atual! Essas unificações influenciam até hoje, especialmente na forma como os Estados nacionais se organizam e a importância da unidade e cooperação em tempos de globalização. Assim como os influencers nas redes sociais impactam as massas, essas figuras históricas moviam multidões e tomavam decisões que moldaram a geopolítica moderna. Entender esses processos nos ajuda a perceber como a história molda a nossa realidade atual, e como as decisões do passado repercutem no presente e futuro.
Na Prática
Importância no Dia a Dia! Conhecer a história das unificações italiana e alemã nos ensina sobre liderança, estratégia e a importância de lutar por um ideal. Além disso, estas histórias são excelentes exemplos de como a união e cooperação podem transformar a realidade, ensinamentos valiosos não só para a política, mas também para nossa vida cotidiana e interações sociais.