Entrar

Plano de aula de Unificações na Europa: Itália e Alemanha

História

Original Teachy

'EM13CHS203'

Unificações na Europa: Itália e Alemanha

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Unificações na Europa: Itália e Alemanha

Palavras ChaveUnificação Italiana, Unificação Alemã, Estados Nacionais, Figuras Históricas, Século XIX, História Europeia, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Realidade Digital, Redes Sociais, Gamificação, Storytelling Digital, Feedback 360°, Análise Crítica, Trabalho em Equipe
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Computadores ou notebooks, Software de gamificação (ex.: Kahoot!), Plataformas de mídias sociais fictícias, Ferramentas de blog (ex.: WordPress), Plataformas de vídeo (ex.: YouTube), Projetor e tela para apresentações, Material de apoio impresso (se necessário)
Códigos BNCCEM13CHS203: Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).; EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma visão clara e objetiva sobre os principais conceitos e eventos históricos que envolvem as unificações italiana e alemã, além de entender as mudanças na organização dos Estados nacionais resultantes desses processos.

Objetivos principais:

1. Caracterizar os processos de unificação italiana e alemã.

2. Compreender a organização dos Estados nacionais na Itália e na Alemanha pós-unificação.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o contexto histórico europeu do século XIX com os eventos de unificação.
  2. Analisar as figuras históricas relevantes e seus papéis nas unificações.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma visão clara e objetiva sobre os principais conceitos e eventos históricos que envolvem as unificações italiana e alemã, além de entender as mudanças na organização dos Estados nacionais resultantes desses processos.

Aquecendo

Explique aos alunos que durante o século XIX, a Europa passou por significativas transformações políticas e sociais, destacando-se a unificação da Itália e da Alemanha. Estas unificações moldaram a configuração da Europa moderna e influenciaram a organização dos Estados nacionais. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre as unificações italiana e alemã. Deixe que compartilhem suas descobertas brevemente com a turma para enriquecer o início da aula.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram as principais motivações para a unificação da Itália e da Alemanha?

2. Quem foram as figuras históricas mais influentes nesses processos de unificação?

3. Quais foram os principais desafios enfrentados durante a unificação de ambos os países?

4. Como a unificação da Itália e da Alemanha reorganizou os Estados nacionais?

5. Qual foi o impacto das unificações na Europa e no mundo?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma abordagem prática e envolvente para explorar os processos de unificação italiana e alemã. Utilizando tecnologias modernas e conectando os eventos históricos ao contexto atual, os alunos irão desenvolver uma compreensão mais profunda e crítica dos temas, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades digitais, de comunicação e de trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influencers Históricos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Propiciar uma compreensão profunda dos papéis individuais nas unificações italianas e alemãs, desenvolvendo habilidades de análise crítica e criatividade.

- Descrição: Os alunos irão simular a criação de perfis de influenciadores digitais, representando figuras históricas chave nas unificações da Itália e da Alemanha. Eles usarão redes sociais fictícias para postar conteúdos que essas figuras publicariam, levando em conta suas visões e ações durante os processos de unificação.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deverá escolher uma figura histórica significativa nas unificações italiana ou alemã (ex.: Otto von Bismarck, Giuseppe Garibaldi).

  • Utilizando seus celulares e acesso à internet, os alunos criarão perfis fictícios em uma plataforma de mídia social, como se essas figuras estivessem vivas hoje e usassem essas redes para divulgar suas ideias.

  • Os alunos devem criar pelo menos 3 postagens por figura histórica, incluindo imagens, textos e hashtags.

  • Os grupos devem apresentar suas postagens para a turma, explicando o contexto de cada publicação e como ela se relaciona com as ações e pensamentos da figura histórica escolhida.

  • Ao final, os grupos discutem as diferenças e semelhanças entre as figuras históricas e como suas ações influenciaram os processos de unificação.

Atividade 2 - Gamificação: Conquistadores Europeus

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver um entendimento estratégico e colaborativo dos processos históricos, incentivando o trabalho em equipe e o raciocínio crítico.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e participarão de um jogo de tabuleiro digital, em que cada grupo representa um Estado italiano ou alemão antes da unificação. Através de conseguir pontos por meio de desafios históricos, o objetivo é conquistar a unificação do próprio Estado.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo representa um Estado italiano ou alemão antes das respectivas unificações.

  • Usando um software de gamificação como o Kahoot! ou uma plataforma similar, crie um tabuleiro digital com perguntas e desafios históricos.

  • Cada grupo deve responder a perguntas sobre o contexto histórico, figuras importantes e eventos-chave das unificações italiana e alemã para avançar no tabuleiro.

  • Os desafios podem incluir quizzes, charadas e curtas encenações de eventos históricos.

  • O objetivo é que cada grupo 'unifique' seu Estado, simbolizando o processo e os passos necessários para a unificação.

  • Ao final, discuta com os alunos quais estratégias foram mais eficazes e como essas refletiram as ações históricas reais.

Atividade 3 - Storytelling Digital: Diário de um Unificador

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a empatia e a criatividade, ajudando os alunos a internalizarem os papéis históricos e os eventos de maneira pessoal e envolvente.

- Descrição: Os alunos criarão relatos em formato de diários digitais, narrando eventos chave das unificações italiana e alemã do ponto de vista de uma figura histórica, utilizando ferramentas como blogs ou vídeos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá uma figura histórica significativa das unificações italiana ou alemã.

  • Utilizando ferramentas digitais como blogs (WordPress) ou criação de vídeos (YouTube), cada grupo deve criar um diário fictício dessa figura, narrando eventos importantes e desafios encontrados durante o processo de unificação.

  • Os diários devem incluir elementos multimídias como imagens, mapas e vídeos curtos para enriquecer a narrativa.

  • Os alunos devem postar seus diários em um blog da turma ou compartilhar seus vídeos em uma plataforma de vídeo.

  • Cada grupo apresentará seu diário digital para a classe, destacando os eventos e decisões que foram cruciais para a unificação de seu país.

  • Após as apresentações, os grupos discutirão as influências recíprocas entre a Itália e a Alemanha durante seus processos de unificação.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre o aprendizado adquirido durante a aula, promovendo uma autorreflexão crítica e construtiva. Através do feedback 360°, os alunos poderão desenvolver habilidades de autoavaliação e aprimorar suas habilidades de comunicação, colaboração e empatia.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências, destacando o que aprenderam ao realizar as atividades e as principais conclusões que chegaram. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução - 'Vamos compartilhar o que aprendemos hoje! Cada grupo, por favor, apresente um resumo das suas atividades e principais descobertas.'
  2. Perguntas de Reflexão - 'Para ajudar na discussão, respondam às seguintes perguntas: O que mais surpreendeu vocês sobre as unificações da Itália e da Alemanha? Como vocês acham que esses eventos históricos ainda influenciam a Europa e o mundo atual?'
  3. Conclusão - 'Vamos refletir sobre o impacto dessas unificações no contexto histórico e na organização dos Estados nacionais.'

Reflexões

1. Quais foram os aspectos mais surpreendentes ou inesperados que vocês descobriram sobre as unificações italiana e alemã? 2. Como vocês acham que esses eventos históricos influenciam a Europa e o mundo atual? 3. Que semelhanças e diferenças vocês observaram entre os processos de unificação da Itália e da Alemanha?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Use estas diretrizes para orientar a turma:

  1. Concentre-se nos pontos fortes - Incentive os alunos a reconhecerem as contribuições positivas dos colegas.
  2. Seja específico - Peça que os alunos ofereçam exemplos concretos do que foi bem feito ou poderia ser melhorado.
  3. Mantenha o respeito - Lembre os alunos de que o objetivo do feedback é ajudar uns aos outros a crescer, portanto, o feedback deve ser dado de forma gentil e respeitosa.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Consolidar o aprendizado de forma leve e envolvente, conectando os eventos históricos ao mundo moderno e destacando sua relevância prática. Esta etapa visa garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicada do conteúdo, prontos para levar esses conhecimentos para suas vidas diárias e futuras discussões.

Resumo

️‍♂️ Detetives Históricos! Após nossa aventura pela história da Europa, vimos que tanto a unificação italiana quanto a alemã foram como montar um quebra-cabeça gigantesco, cheio de intrigas, batalhas e muitas estratégias! Desde Giuseppe Garibaldi navegando pelos mares da Itália até Otto von Bismarck unificando a Alemanha com mãos de ferro. Cada figura histórica era como um super-herói dos filmes, cada um com seu poder e sua astúcia, moldando o futuro dos seus países!

No Mundo

Conectando com o Mundo Atual! Essas unificações influenciam até hoje, especialmente na forma como os Estados nacionais se organizam e a importância da unidade e cooperação em tempos de globalização. Assim como os influencers nas redes sociais impactam as massas, essas figuras históricas moviam multidões e tomavam decisões que moldaram a geopolítica moderna. Entender esses processos nos ajuda a perceber como a história molda a nossa realidade atual, e como as decisões do passado repercutem no presente e futuro.

Na Prática

Importância no Dia a Dia! Conhecer a história das unificações italiana e alemã nos ensina sobre liderança, estratégia e a importância de lutar por um ideal. Além disso, estas histórias são excelentes exemplos de como a união e cooperação podem transformar a realidade, ensinamentos valiosos não só para a política, mas também para nossa vida cotidiana e interações sociais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies