Entrar

Plano de aula de Problemas de Regra de 3: Composta

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT314'

Problemas de Regra de 3: Composta

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender e aplicar a regra de três composta em diferentes contextos. Isso inclui a habilidade de identificar as grandezas proporcionais, estabelecer a proporção e calcular a incógnita.

  2. Desenvolver a capacidade de resolver problemas práticos usando a regra de três composta. Isso implica em aplicar o conhecimento adquirido para resolver questões do mundo real, como situações de compra e venda, misturas de substâncias, entre outras.

  3. Praticar a interpretação de problemas e a formulação de estratégias para resolvê-los. Os alunos deverão ser capazes de entender o problema apresentado, identificar as informações relevantes, e decidir a melhor maneira de usar a regra de três composta para resolvê-lo.

Objetivos secundários:

  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos através do trabalho em grupo. Isso será feito através da proposta de atividades que exijam discussão e compartilhamento de ideias para a resolução dos problemas.

  • Fomentar o pensamento crítico e a habilidade de argumentação. Os alunos serão incentivados a justificar suas respostas, explicando passo a passo como chegaram a elas. Isso contribui para o Desenvolvimento de habilidades valiosas que vão além do campo da matemática.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores e contextualização:

    • O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de regra de três simples, já estudados anteriormente, e como eles são aplicados em situações do cotidiano.
    • Em seguida, deve-se introduzir algumas situações-problema que envolvem a regra de três composta, tais como: "Se para 10 litros de água são necessários 2 sachês de suco em pó, quantos sachês serão necessários para 20 litros de água?" ou "Se 3 operários levam 4 dias para construir um muro, quantos operários serão necessários para construir o mesmo muro em 2 dias?".
    • O professor deve destacar a importância de compreender e saber aplicar a regra de três composta, pois ela é frequentemente usada em situações reais, como em receitas de cozinha, em cálculos de diluição de substâncias, entre outros.
  2. Situação-problema para despertar o interesse dos alunos:

    • O professor pode propor a seguinte situação: "Imagine que você está em uma competição de culinária e precisa ajustar uma receita para servir 50 pessoas, mas a receita original serve apenas 10 pessoas. Como você faria para calcular a quantidade de cada ingrediente que precisa ser aumentada?". Esta situação envolve a regra de três composta e o conceito de proporcionalidade, que serão abordados na aula.
  3. Contextualização da importância da regra de três composta:

    • O professor deve explicar que a regra de três composta é uma ferramenta muito útil em diversas situações do cotidiano e em várias áreas, como na engenharia, na arquitetura, na medicina, na economia, entre outras.
    • Deve-se destacar que o domínio dessa habilidade matemática pode facilitar a resolução de problemas práticos e contribuir para a tomada de decisões mais informadas e eficientes.
  4. Introdução do tópico com curiosidades ou aplicações práticas:

    • O professor pode contar a curiosidade de que a regra de três composta foi desenvolvida por matemáticos da antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos, para resolver problemas práticos de comércio e engenharia.
    • Também pode-se mencionar algumas aplicações práticas modernas, como o uso da regra de três composta para calcular a dosagem correta de medicamentos, para determinar a proporção ideal de ingredientes em uma mistura, como no caso de fertilizantes agrícolas, ou para planejar e controlar a produção industrial, ajustando a quantidade de insumos de acordo com a demanda.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "A grande viagem" (10 - 12 minutos):

    • O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha com um mapa de uma cidade fictícia e uma série de problemas a serem resolvidos.
    • Os problemas consistirão em situações hipotéticas que requerem a aplicação da regra de três composta para serem resolvidas. Por exemplo: "Se um carro percorre 10 km com 2 litros de gasolina, quantos litros de gasolina serão necessários para percorrer 30 km? E se o percurso for de 50 km?" ou "Se um ônibus leva 40 pessoas de uma cidade para outra em 4 horas, quantas horas levará para levar 80 pessoas? E se levar 120 pessoas?".
    • Cada grupo deverá discutir e resolver os problemas, utilizando a regra de três composta. O professor deverá circular pela sala, auxiliando e orientando os alunos conforme necessário.
    • Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas soluções para a turma, explicando passo a passo como chegaram a elas. O professor deverá fornecer feedback e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
  2. Atividade 2 - "O mistério da fórmula secreta" (10 - 12 minutos):

    • Nesta atividade, os alunos continuarão trabalhando em seus grupos. Cada grupo receberá uma carta de um cientista fictício que contém uma fórmula de uma substância misteriosa e a instrução para preparar uma quantidade específica dela.
    • A carta também incluirá uma série de informações sobre a substância e sua preparação, mas algumas das informações estarão faltando. Os alunos terão que usar a regra de três composta para preencher as lacunas e completar a fórmula.
    • Por exemplo, a carta pode dizer: "Para preparar 1 litro da substância, misture 2 partes do ingrediente A com 3 partes do ingrediente B. Para preparar 5 litros, quantas partes de cada ingrediente são necessárias?". Aqui, os alunos terão que aplicar a regra de três composta para calcular a quantidade de cada ingrediente necessária.
    • O professor deve circular pela sala, ajudando os grupos conforme necessário e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir.
    • Ao final da atividade, os grupos devem apresentar suas soluções para a turma, explicando como usaram a regra de três composta para resolver o problema. O professor deve fornecer feedback e esclarecer quaisquer dúvidas restantes.
  3. Atividade 3 - "Desafio da proporção" (5 - 7 minutos):

    • Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor pode propor um desafio rápido para a turma. O desafio consistirá em uma série de problemas de regra de três composta que os alunos deverão resolver individualmente.
    • O professor deve distribuir uma folha de atividades com os problemas e dar aos alunos cerca de 5 minutos para resolvê-los. Os problemas devem ser de dificuldade progressiva, começando com problemas mais simples e aumentando gradualmente a complexidade.
    • Após o término do tempo, o professor deve recolher as folhas e corrigi-las. As soluções corretas serão discutidas na etapa de revisão. O desafio servirá para consolidar o aprendizado dos alunos e para identificar possíveis dificuldades que precisam ser esclarecidas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Compartilhamento das soluções em grupo (3 - 4 minutos):

    • Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. O professor deve orientar os alunos a explicarem passo a passo como aplicaram a regra de três composta para resolver cada problema.
    • Durante as apresentações, o professor deve estimular a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e solicitando explicações para garantir que todos compreenderam as soluções apresentadas.
    • O professor também deve aproveitar este momento para corrigir quaisquer erros de conceito que possam ter surgido e para reforçar os pontos-chave da regra de três composta.
  2. Conexão entre a prática e a teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor deve então promover uma discussão sobre como as atividades práticas realizadas se conectam com a teoria da regra de três composta. Os alunos devem ser incentivados a identificar e explicar os conceitos teóricos que foram aplicados na resolução dos problemas.
    • O professor deve reforçar a importância de entender a teoria por trás da regra de três composta para poder aplicá-la corretamente em diferentes situações.
    • O professor pode, por exemplo, perguntar: "Como vocês aplicaram a ideia de proporções nos problemas que resolveram?" ou "Como a regra de três simples se diferencia da regra de três composta?".
  3. Reflexão final (2 - 3 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após este minuto de reflexão, alguns alunos podem ser convidados a compartilhar suas respostas com a turma.
    • O professor deve levar em consideração as respostas dos alunos para planejar as próximas aulas e para ajustar a abordagem de ensino, se necessário.
    • Além disso, o professor deve encorajar os alunos a trazerem suas dúvidas para a próxima aula ou para o horário de atendimento, se houver necessidade de mais esclarecimentos.
  4. Encerramento da aula:

    • O professor deve agradecer a participação e o esforço de todos, encorajando-os a continuarem praticando e estudando o tema em casa.
    • O professor deve também fazer uma breve recapitulação dos principais pontos abordados na aula e dos Objetivos de aprendizagem atingidos.
    • Por fim, deve-se anunciar o tema da próxima aula e quaisquer preparações ou leituras necessárias.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos principais tópicos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os principais tópicos abordados na aula. Isso inclui a definição de regra de três composta, a identificação de grandezas proporcionais, o estabelecimento de proporções e o cálculo da incógnita.
    • Deve-se destacar a importância de entender a teoria por trás da regra de três composta para poder aplicá-la corretamente em diferentes contextos e situações.
    • O professor pode fazer um rápido resumo dos problemas resolvidos em grupo e das soluções apresentadas, reforçando os conceitos teóricos que foram aplicados na prática.
  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conseguiu conectar a teoria da regra de três composta com a prática, através das atividades realizadas em grupo.
    • Deve-se ressaltar a aplicação prática da regra de três composta em situações do cotidiano e em diversas áreas, como na engenharia, na arquitetura, na medicina, na economia, entre outras.
    • O professor pode, por exemplo, mencionar novamente as situações-problema apresentadas na Introdução da aula e mostrar como a regra de três composta pode ser usada para resolvê-las.
  3. Materiais extras para estudo (1 minuto):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a regra de três composta. Isso pode incluir livros de matemática, sites educativos, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de um capítulo específico de um livro de matemática ou a visualização de um vídeo que explique a regra de três composta de uma maneira diferente.
  4. Importância do assunto para o dia a dia (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve reforçar a importância da regra de três composta para o dia a dia dos alunos. Deve-se enfatizar que a habilidade de resolver problemas usando a regra de três composta pode facilitar a tomada de decisões em várias situações da vida.
    • O professor pode, por exemplo, dar exemplos de situações cotidianas em que a regra de três composta pode ser útil, como na preparação de receitas, no cálculo de descontos em compras, no planejamento de viagens, entre outros.
    • Deve-se encorajar os alunos a observarem e identificarem novas situações em que a regra de três composta pode ser aplicada, como forma de reforçar o aprendizado e a relevância do assunto.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies