Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Compreensão da Literatura Romântica: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito geral da literatura romântica, sua origem, características principais, e como ela se manifestou no Brasil. Isso inclui a identificação de temas e ideias comuns, além do contexto histórico e cultural em que essas obras foram produzidas.
-
Análise de Obras Românticas: Os alunos devem aprimorar suas habilidades de leitura e análise crítica, aplicando-as a textos literários específicos da literatura romântica. Eles devem ser capazes de identificar e discutir elementos como estilo, estrutura, personagens, e temas recorrentes.
-
Relação entre Contexto e Obras Românticas: Os alunos devem entender a influência do contexto histórico, social e cultural na criação e interpretação das obras literárias românticas. Eles devem ser capazes de fazer conexões entre eventos e tendências da época e as características das obras que estão estudando.
Objetivos Secundários
-
Desenvolvimento de Habilidades de Apresentação: Durante a discussão em grupo e a apresentação de suas análises, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação e apresentação.
-
Desenvolvimento de Habilidades de Pesquisa: Ao preparar suas análises, os alunos serão incentivados a buscar informações adicionais sobre os autores e as obras que estão estudando, desenvolvendo assim suas habilidades de pesquisa.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de Conteúdo Prévio: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de literatura, destacando a importância do contexto histórico na criação e interpretação das obras. Deve-se também revisar os movimentos literários anteriores, como o Arcadismo e o Neoclassicismo, para que os alunos possam fazer comparações e entender a transição para o Romantismo. (3 - 5 minutos)
-
Situações-Problema: A seguir, o professor deve apresentar duas situações que despertem o interesse dos alunos e os motive a aprender sobre a literatura romântica:
- Situação 1: "Imagine que você vive em uma época em que os sentimentos são reprimidos e a razão é valorizada. Como seria escrever uma poesia ou um romance expressando o seu amor e angústias?"
- Situação 2: "Pense em como seria ser um autor romântico no Brasil, durante o século XIX, um país que estava passando por grandes transformações sociais e políticas. Como você acha que essas mudanças influenciariam a sua escrita?" (3 - 5 minutos)
-
Contextualização: O professor deve então explicar a importância da literatura romântica, destacando como esse movimento literário foi uma forma de expressão para os sentimentos e ideais da época. Deve-se também mencionar como a literatura romântica influenciou a cultura e a sociedade brasileira, e como suas características ainda são presentes na literatura contemporânea. (2 - 3 minutos)
-
Introdução ao Tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a literatura romântica:
- Curiosidade 1: "Você sabia que a expressão 'amor romântico' que usamos hoje em dia, para descrever um amor intenso e passional, vem do Romantismo? Essa ideia de amor como um sentimento poderoso e transcendental foi muito explorada pelos escritores românticos."
- Curiosidade 2: "Outra curiosidade é que, durante o Romantismo, o Brasil passou por um processo de independência e formação de identidade nacional. Muitos autores românticos, como Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo, usaram a literatura para expressar seu amor e patriotismo pelo país." (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Atividade 1 - "Dramatizando o Romantismo": (10 - 12 minutos)
-
Preparação: O professor deve dividir a turma em grupos de 5 a 6 alunos. Cada grupo receberá um trecho de uma obra de um autor romântico brasileiro (por exemplo, um trecho de "Iracema" de José de Alencar, ou um poema de Casimiro de Abreu). Eles terão 5 minutos para ler e discutir o trecho, identificando as características românticas presentes.
-
Dramatização: Após a leitura, cada grupo deve criar uma dramatização do trecho, usando elementos da linguagem teatral para expressar as emoções, os conflitos e as ideias presentes no texto. Eles podem usar gestos, expressões faciais, movimentos corporais, e até mesmo música ou sons para reforçar a atmosfera romântica. A dramatização deve durar no máximo 3 minutos.
-
Apresentação e Discussão: Cada grupo deve apresentar sua dramatização para a turma. Após cada apresentação, o professor deve facilitar uma discussão, perguntando aos alunos o que eles viram, quais emoções foram expressas, e como esses elementos se relacionam com o Romantismo. O professor pode também fazer perguntas mais específicas sobre o texto, para verificar a compreensão dos alunos.
-
-
Atividade 2 - "Criando um Poema Romântico": (10 - 12 minutos)
-
Preparação: O professor deve explicar para os alunos que eles terão a oportunidade de se tornarem autores românticos por um dia. Cada grupo receberá um conjunto de palavras e frases que são típicas da literatura romântica (por exemplo, palavras como "amor", "paixão", "dor", "estrelas", "lua", "rosas", etc., e frases como "Ah, que saudades que tenho", "Noites tristes e sombrias", "Meu coração chora de amor").
-
Criação do Poema: Usando essas palavras e frases como inspiração, os alunos devem criar um poema romântico. Eles podem escrever o poema em conjunto, cada membro do grupo contribuindo com ideias e versos, ou podem designar um escritor principal e colaborar na revisão e edição do poema.
-
Apresentação e Discussão: Após a criação do poema, cada grupo deve apresentá-lo para a turma. O professor deve encorajar os alunos a refletir sobre o processo de criação, as escolhas de palavras e imagens, e como essas escolhas refletem as características do Romantismo. Além disso, o professor pode fazer perguntas para ajudar os alunos a interpretar o poema, como "Quais são os sentimentos expressos no poema?" e "O que o poema nos diz sobre o autor e o contexto em que foi escrito?".
-
-
Atividade 3 - "Debates Românticos": (5 - 8 minutos)
-
Preparação: O professor deve preparar uma lista de temas polêmicos ou controversos que são relevantes para a literatura romântica (por exemplo, "O amor deve ser vivido de forma intensa e passional, ou de forma racional e controlada?", "A dor e o sofrimento são uma parte essencial do amor romântico?", "A natureza é um elemento importante na literatura romântica?").
-
Debates: Cada grupo deve escolher um tema da lista e preparar argumentos para ambos os lados. Eles terão 3 minutos para discutir e preparar seus argumentos.
-
Apresentação e Discussão: Após a preparação, cada grupo deve apresentar seus argumentos para a turma. O professor deve facilitar uma discussão, encorajando os alunos a expressar suas opiniões, a refletir sobre os argumentos apresentados, e a fazer conexões com as obras românticas que estão estudando. O objetivo dessa atividade é não apenas aprofundar a compreensão dos alunos sobre o Romantismo, mas também desenvolver suas habilidades de argumentação e debate.
-
Retorno (10 - 12 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 6 minutos):
-
Compartilhamento das Dramatizações e Poemas: O professor deve convidar cada grupo a compartilhar brevemente suas dramatizações e poemas com a turma. Cada grupo terá no máximo 2 minutos para apresentar. Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários.
-
Reflexão sobre as Atividades: Após todas as apresentações, o professor deve facilitar uma discussão, perguntando aos alunos sobre suas experiências com as atividades. O professor pode fazer perguntas como: "Quais foram as partes mais desafiadoras das atividades?" e "O que vocês aprenderam sobre a literatura romântica através dessas atividades?".
-
-
Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos):
-
Identificação de Elementos Românticos: O professor deve pedir aos alunos que identifiquem os elementos românticos que usaram nas dramatizações e nos poemas. Eles devem explicar como esses elementos foram usados para expressar sentimentos, ideias e conflitos.
-
Relação com o Contexto Histórico: O professor deve então conduzir uma discussão sobre como as atividades se relacionam com o contexto histórico da literatura romântica. Por exemplo, como a dramatização reflete a ênfase do Romantismo na expressão livre de emoções? E como a criação do poema relaciona-se com a valorização do individualismo e da subjetividade durante o Romantismo?
-
-
Reflexão Final (2 - 3 minutos):
-
Perguntas Reflexivas: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". O professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma, se houver tempo.
-
Feedback: O professor deve também aproveitar esse momento para pedir feedback aos alunos sobre a aula. Eles podem ser perguntados sobre o que mais gostaram, o que acharam difícil, e o que gostariam de aprender mais no futuro. O feedback dos alunos pode ser usado para ajustar o planejamento das aulas futuras e para melhorar a eficácia do ensino.
-
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um breve resumo dos principais tópicos abordados na aula, reforçando os seguintes pontos:
- A definição e origem do Romantismo, tanto na literatura mundial como no Brasil.
- As características principais do Romantismo e como elas se manifestaram nas obras literárias.
- A relação entre o contexto histórico e as obras românticas, e como os autores utilizaram a literatura para expressar seus sentimentos e ideais.
- A importância da análise literária na compreensão e apreciação das obras românticas.
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações, por exemplo:
- Através das atividades de dramatização e criação de poemas, os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam sobre as características do Romantismo e a expressão de sentimentos na literatura.
- A discussão sobre os debates permitiu que os alunos aplicassem suas habilidades de argumentação, ao mesmo tempo em que aprofundaram sua compreensão sobre os temas e ideias do Romantismo.
-
Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais de leitura e estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a literatura romântica. Esses materiais podem incluir outras obras de autores românticos, artigos acadêmicos sobre o Romantismo, e sites ou vídeos que oferecem análises e interpretações de obras românticas.
-
Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do estudo da literatura romântica, tanto para a compreensão da história e cultura brasileira, como para o Desenvolvimento de habilidades de leitura crítica, análise literária, e expressão criativa. O professor deve encorajar os alunos a continuar explorando a literatura romântica e a aplicar o que aprenderam em suas futuras leituras e escritas.