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Plano de aula de Escrita e Oralidade

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Escrita e Oralidade

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Escrita e Oralidade

Palavras ChaveEscrita e Oralidade, Análise de textos, Discussão em grupo, Debate, Atividades práticas, Diferenciação, Características linguísticas, Compreensão textual, Interpretação de discursos, Trabalho em equipe, Argumentação
Materiais NecessáriosEnvelopes, Trechos de textos impressos, Pistas para análise, Guias de análise, Textos para debater, Materiais para escrita (lápis, canetas, papel), Vídeos de discursos
Códigos BNCCEM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.; EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer a base do que será explorado e aprendido durante a aula. Ao definir claramente os objetivos, os alunos compreendem melhor o foco das atividades propostas e podem direcionar seus esforços de forma mais eficaz. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas dos alunos com o conteúdo que será discutido, garantindo que todos estejam preparados para as atividades práticas de análise e discussão que virão.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a diferenciar e identificar as características distintas entre a escrita e a oralidade, destacando as marcas de cada tipo de discurso.

2. Desenvolver a habilidade de analisar textos e discursos para identificar se são predominantemente orais ou escritos, e justificar com base nas características observadas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em sala, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio adquirido sobre o tema, utilizando situações problema que estimulem o pensamento crítico e a aplicação prática do conceito de escrita e oralidade. A contextualização ajuda a mostrar a relevância do tema no cotidiano e em diferentes contextos, aumentando o interesse dos alunos e preparando o terreno para uma discussão mais aprofundada.

Situações Problema

1. Apresente aos alunos um diálogo transcrito de uma cena de um filme ou de uma conversa real. Peça que identifiquem as características que indicam que o diálogo é falado e não escrito. Discuta em grupo as diferenças observadas.

2. Mostre um trecho de um discurso político em vídeo e, em seguida, a versão transcrita do mesmo discurso. Desafie os alunos a destacar as diferenças entre o discurso oral e o escrito, e como essas diferenças influenciam a compreensão e o impacto do discurso.

Contextualização

A compreensão das diferenças entre a escrita e a oralidade é essencial não apenas para análise linguística, mas também para a interpretação eficaz de diferentes tipos de textos e discursos no nosso dia a dia. Por exemplo, saber identificar a oralidade em um texto pode ser crucial para entender a intenção do autor ou apropriar-se de um conteúdo de maneira mais eficaz. Além disso, entender essas diferenças ajuda na produção de textos mais adequados a diferentes contextos comunicativos.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e colaborativa os conceitos estudados sobre escrita e oralidade. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, como a análise de textos, debates e transformações textuais, os alunos são incentivados a explorar as diferenças entre a escrita e a oralidade, consolidando o aprendizado de maneira dinâmica e participativa. Esta abordagem não só reforça o conteúdo, mas também desenvolve habilidades de argumentação, análise crítica e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mistério no Museu: Decifrando a Diferença

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de analisar e diferenciar as características de escrita e oralidade em diferentes tipos de textos, reforçando o aprendizado teórico com uma abordagem prática e colaborativa.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá envelopes com trechos de diferentes tipos de textos, alguns claramente orais e outros escritos. Cada envelope conterá pistas que os grupos deverão usar para identificar se o texto é oral ou escrito, e justificar suas escolhas com base em características específicas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os envelopes, cada um contendo trechos de textos e algumas pistas.

  • Os alunos devem ler os trechos e, em seguida, discutir em grupo suas características para decidir se são orais ou escritos.

  • Cada grupo deve justificar suas decisões baseadas nas pistas e características observadas.

  • Após a análise, cada grupo apresentará suas conclusões para a classe, discutindo os pontos mais importantes que levaram à classificação do texto.

Atividade 2 - Debate de Estilos: Oralidade vs. Escrita

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade de argumentação e análise crítica, aplicando conhecimentos sobre escrita e oralidade em um contexto de confronto de ideias e posições.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado onde defenderão se um texto fornecido é predominantemente oral ou escrito, baseando-se em características linguísticas e contextuais. Cada grupo terá que preparar argumentos, contra-argumentos e apresentar sua posição para a classe.

- Instruções:

  • Organize a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um texto para cada grupo, com um guia de análise anexado.

  • Os grupos terão 30 minutos para analisar o texto, preparar argumentos e contra-argumentos.

  • Realize o debate, permitindo que cada grupo apresente sua posição por 5 minutos, seguido de 2 minutos para réplica de outro grupo.

  • Ao final, promova uma votação entre os alunos para decidir qual grupo apresentou os argumentos mais convincentes.

Atividade 3 - Transformando Textos: Do Oral para o Escrito

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender as diferenças práticas entre a escrita e a oralidade, e praticar a transformação de um modo para o outro, aumentando a percepção das características únicas de cada forma de comunicação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos escolherão um pequeno trecho de um discurso ou conversa oral e, em grupo, transformarão esse trecho em um texto escrito, mantendo o conteúdo, mas adaptando a estrutura e o estilo. Após a transformação, cada grupo lerá seu texto e discutirá as mudanças realizadas.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um trecho de discurso ou conversa oral.

  • Os grupos reescrevem o trecho em forma de texto, mantendo o conteúdo intacto.

  • Após a escrita, cada grupo lê seu texto para a classe, explicando as mudanças feitas e justificando-as com base nas diferenças entre a oralidade e a escrita.

  • Realize uma discussão em classe sobre as transformações realizadas e as implicações dessas mudanças no entendimento do texto.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre a aplicação prática dos conceitos de escrita e oralidade. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento através da troca de ideias e perspectivas, e permite que o professor avalie o grau de assimilação dos conceitos pelos alunos. Esta etapa também serve para reforçar habilidades de comunicação e argumentação.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve revisão dos conceitos principais abordados nas atividades, e então passe para a etapa de compartilhamento. Peça que cada grupo apresente suas descobertas e conclusões, destacando o que mais os surpreendeu ou desafiou durante as tarefas. Encoraje os alunos a discutir as diferentes perspectivas e abordagens utilizadas pelos grupos e como isso influenciou a compreensão do tema.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais diferenças que seu grupo encontrou entre os textos escritos e orais durante as atividades?

2. Como as características de oralidade e escrita que vocês identificaram podem influenciar a interpretação de um texto?

3. Houve algum texto ou trecho que causou mais debate no grupo? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos revisem e fixem os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. É crucial para garantir que os alunos possam conectar a teoria com a prática e entender a relevância do que foi aprendido para seu dia a dia. Além disso, serve para reforçar a importância do tema em contextos mais amplos e preparar os alunos para futuras aplicações práticas dos conceitos abordados.

Resumo

Para encerrar, resuma os principais pontos discutidos sobre as diferenças entre a escrita e a oralidade, relembrando as características marcantes de cada tipo de discurso e como elas se manifestam em diferentes contextos. Reforce as observações feitas pelos alunos durante as atividades práticas, destacando como a teoria foi aplicada na prática.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades realizadas em sala de aula serviram como uma ponte entre a teoria estudada e a prática aplicada, demonstrando como a análise de textos orais e escritos ajudou a solidificar o conhecimento teórico. Saliente que a abordagem prática proporcionou uma compreensão mais profunda e concreta, facilitando a internalização dos conceitos e preparando os alunos para a aplicação desses conhecimentos em diversas situações comunicativas.

Fechamento

Destaque a importância do estudo da escrita e da oralidade no cotidiano, enfatizando como a habilidade de diferenciar esses tipos de discurso é crucial para a interpretação eficaz de textos e para a comunicação clara e eficaz. Essa compreensão não apenas enriquece o conhecimento linguístico dos alunos, mas também os prepara para situações reais onde o uso adequado destes discursos é vital.

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