Entrar

Plano de aula de Esportes de invasão

Educação Física

Original Teachy

Esportes de invasão

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a definição de esportes de invasão: Os alunos devem ser capazes de definir o que são esportes de invasão, identificando suas principais características e diferenças em relação a outros tipos de esportes.

  2. Analisar a importância dos esportes de invasão na cultura contemporânea: Os alunos devem ser capazes de refletir sobre a relevância desses esportes na sociedade atual, identificando exemplos de como eles são praticados e valorizados.

  3. Identificar alguns esportes de invasão e suas regras básicas: Os alunos devem ser capazes de nomear e descrever brevemente alguns esportes de invasão, além de reconhecer as regras básicas que os regem.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese: Os alunos serão incentivados a buscar informações sobre os esporte de invasão, selecionar as mais relevantes e sintetizá-las de maneira clara e concisa.

  • Estimular o pensamento crítico: Os alunos serão desafiados a pensar criticamente sobre a importância dos esportes de invasão, considerando as diferentes perspectivas presentes na sociedade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conceitos Prévios: O professor deve começar revisando brevemente os conceitos de esportes coletivos e individuais, já que os esportes de invasão combinam elementos de ambos. Ele pode perguntar aos alunos para definir esses termos e dar exemplos de cada tipo. O objetivo desta etapa é garantir que todos os alunos tenham um entendimento comum desses conceitos antes de avançar para a Introdução dos esportes de invasão.

  2. Apresentação de Situações Problemas: O professor pode apresentar duas situações problema para os alunos. A primeira pode ser: "Imagine que você é um jogador em um esporte de invasão. Como você descreveria as principais regras e Objetivos desse esporte para alguém que nunca ouviu falar dele?" A segunda situação problema pode ser: "Como você acha que os esportes de invasão influenciam a cultura e a sociedade contemporâneas? Dê exemplos".

  3. Contextualização da Importância do Assunto: O professor deve explicar que os esportes de invasão são muito populares em todo o mundo e têm um impacto significativo na cultura e na sociedade. Ele pode dar exemplos de como esses esportes são assistidos e praticados globalmente, e como eles podem influenciar questões sociais, como a identidade nacional e os conflitos étnicos.

  4. Curiosidades e Histórias: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades e histórias sobre os esportes de invasão. Por exemplo, ele pode contar a história de como o futebol se tornou o esporte mais popular do mundo, ou sobre a origem do rugby, que supostamente começou quando um estudante de escola inglesa pegou a bola com as mãos durante uma partida de futebol.

  5. Objetivos da Aula: Finalmente, o professor deve apresentar os Objetivos da aula, explicando que os alunos irão aprender sobre os esportes de invasão, suas regras e importância na cultura contemporânea. Ele deve enfatizar que os alunos também terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pensamento crítico e pesquisa durante a aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Pesquisa em Grupo: Esportes de Invasão ao Redor do Mundo (10 - 15 minutos)

    • O professor deve dividir a classe em grupos de 4 a 5 alunos.
    • Cada grupo receberá a tarefa de pesquisar sobre um esporte de invasão específico, como rugby, futebol americano, hóquei, entre outros. Eles devem encontrar informações sobre a origem do esporte, suas regras, como é praticado e assistido em diferentes partes do mundo, e qualquer informação adicional que considerem relevante.
    • Para facilitar a pesquisa, o professor pode fornecer aos alunos uma lista de sites confiáveis para obter informações sobre esportes.
    • Os alunos terão cerca de 10 a 15 minutos para realizar a pesquisa em seus grupos. Durante este tempo, o professor deve circular pela sala, respondendo a perguntas e garantindo que os alunos estão focados na tarefa.
  2. Atividade de Apresentação em Grupo: Esportes de Invasão ao Redor do Mundo (10 minutos)

    • Após a pesquisa, cada grupo terá a oportunidade de apresentar as informações que encontraram sobre o esporte de invasão que pesquisaram. As apresentações devem ser curtas e concisas, com cada membro do grupo contribuindo.
    • Durante as apresentações, os outros alunos devem fazer anotações sobre os esportes apresentados. Eles devem prestar atenção às regras do esporte, como é praticado e assistido em diferentes partes do mundo, e qualquer informação adicional interessante que os grupos apresentem.
    • O professor deve encorajar os alunos a fazer perguntas e comentários durante as apresentações para promover a discussão e o pensamento crítico.
  3. Atividade Prática: Criação de um Esporte de Invasão (5 - 10 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve explicar que os esportes de invasão podem ser muito variados e criativos. Para ilustrar isso, ele deve propor um desafio aos alunos: cada grupo deve criar seu próprio esporte de invasão, com regras únicas e interessantes.
    • Os alunos terão cerca de 5 a 10 minutos para discutir e criar seu esporte. Eles devem considerar o número de jogadores, o objetivo do jogo, as regras para marcar pontos e para impedir o adversário de marcar, entre outros aspectos.
    • Após o tempo dado, cada grupo deve apresentar seu esporte para a classe, explicando as regras e a estratégia do jogo. Os outros alunos devem prestar atenção e fazer perguntas, se necessário.
    • Esta atividade não só permite aos alunos serem criativos e se divertirem, mas também promove a compreensão das regras e estratégias dos esportes de invasão, já que eles precisam pensar em como criar um jogo coerente e equilibrado.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: Reflexão sobre as Atividades Práticas (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão sobre as atividades práticas realizadas. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as principais regras e características do esporte de invasão que criou. Durante as apresentações, os outros alunos devem prestar atenção e fazer perguntas, se necessário.
    • O professor deve guiar a discussão, perguntando aos alunos sobre as dificuldades que encontraram ao criar um novo esporte, as estratégias que usaram para superar essas dificuldades e o que aprenderam com a atividade. Ele deve também incentivar os alunos a refletirem sobre como as regras e a estrutura de um esporte influenciam a forma como ele é jogado e percebido.
  2. Conexão da Teoria com a Prática: Como os Esportes de Invasão se Relacionam com a Cultura e Sociedade (3 - 5 minutos)

    • O professor deve então retomar a discussão sobre a importância dos esportes de invasão na cultura e na sociedade contemporâneas. Ele deve pedir aos alunos para fazerem conexões entre o que aprenderam sobre os esportes de invasão e as atividades práticas que realizaram.
    • O professor pode fazer perguntas como: "Como as regras e a estrutura do esporte que você criou refletem a cultura e a sociedade em que você vive?", "Como os esportes de invasão podem ser usados para promover valores como trabalho em equipe, respeito e fair play?".
    • Esta discussão permite aos alunos aplicarem o que aprenderam de maneira prática e reflexiva, e ajuda a reforçar a relevância dos esportes de invasão para a cultura e a sociedade.
  3. Reflexão Individual: Momento de Autoavaliação (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • O professor deve enfatizar que não há respostas certas ou erradas para estas perguntas, e que o objetivo é que os alunos reflitam honestamente sobre seu próprio aprendizado. Ele pode, no entanto, sugerir algumas direções para a reflexão, como pensar sobre como os esportes de invasão se relacionam com a cultura e a sociedade, e como a criação de um novo esporte os ajudou a entender melhor as regras e estratégias dos esportes de invasão.
    • O professor pode também pedir aos alunos para anotarem suas respostas e trazê-las para a próxima aula, como forma de preparação para o próximo tópico.
  4. Feedback do Professor: Finalmente, o professor deve oferecer um feedback geral sobre a participação e o desempenho da classe durante a aula. Ele deve elogiar os pontos fortes, apontar áreas de melhoria e reforçar a importância do trabalho em equipe, da comunicação eficaz e do pensamento crítico, habilidades que foram desenvolvidas durante a aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos Principais (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele deve relembrar a definição e características dos esportes de invasão, a importância desses esportes na cultura contemporânea e as regras básicas de alguns exemplos de esportes de invasão.
    • Para reforçar o aprendizado, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem brevemente o que lembram desses pontos ou que os expliquem em suas próprias palavras.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações dos esportes de invasão. Ele deve destacar como a atividade de pesquisa permitiu aos alunos aprofundar seu conhecimento teórico, enquanto a criação de um novo esporte de invasão os ajudou a aplicar esse conhecimento de maneira prática e criativa.
    • O professor deve também reforçar a importância dos esportes de invasão na vida cotidiana, explicando como as habilidades desenvolvidas nesses esportes, como trabalho em equipe, estratégia e fair play, são valiosas não apenas no campo de jogo, mas também em muitas outras áreas da vida.
  3. Materiais Extras para Estudo (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre os esportes de invasão. Esses materiais podem incluir livros, documentários, sites e jogos de computador ou videogame que se concentrem em esportes de invasão.
    • O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "A História Ilustrada do Futebol" para os alunos interessados em aprender mais sobre a origem e a evolução do futebol, ou o documentário "All or Nothing: New Zealand All Blacks" para aqueles que desejam conhecer mais sobre a equipe nacional de rugby da Nova Zelândia.
  4. Relevância do Assunto para o Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve resumir a importância dos esportes de invasão para o dia a dia dos alunos. Ele deve explicar como esses esportes não apenas proporcionam uma forma divertida e saudável de exercício, mas também ensinam habilidades valiosas, como trabalho em equipe, respeito e fair play, que são essenciais para o sucesso em muitas outras áreas da vida.
    • O professor pode também destacar como o conhecimento sobre os esportes de invasão pode enriquecer a experiência dos alunos como espectadores de esportes, permitindo-lhes entender melhor as regras e estratégias dos jogos que assistem.
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies