Entrar

Plano de aula de Brasil: Hidrografia: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil: Hidrografia: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a importância da hidrografia brasileira para o país e para a vida cotidiana dos cidadãos. O professor deve explicar como os rios e lagos brasileiros influenciam na economia, na cultura e no meio ambiente local.

  2. Identificar as principais bacias hidrográficas brasileiras, destacando suas características e localizações. O professor deve fornecer mapas e imagens para auxiliar os alunos na visualização e compreensão deste tópico.

  3. Descrever as características dos principais rios brasileiros, como extensão, profundidade, volume de água, entre outros. O professor deve apresentar uma lista dos principais rios brasileiros e suas características, incentivando os alunos a fazerem pesquisas adicionais.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações. O professor deve encorajar os alunos a buscar informações complementares sobre a hidrografia brasileira, tanto em sala de aula quanto em casa.

  • Promover a discussão em sala de aula sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e a responsabilidade de cada cidadão na conservação do meio ambiente. O professor pode abordar questões como a poluição dos rios, o desmatamento das margens, entre outros.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando aos alunos os conceitos de bacias hidrográficas, rios e lagos, já estudados em aulas anteriores. Esta revisão pode ser feita através de uma breve apresentação de slides ou de uma discussão em sala de aula. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor deve propor duas situações-problema que despertem o interesse dos alunos e os incentivem a pensar sobre o assunto que será abordado na aula. Por exemplo:

    • Situação 1: "Imagine que você é um engenheiro responsável por construir uma nova cidade no Brasil. Quais fatores da hidrografia brasileira você levaria em consideração ao escolher o local para a construção da cidade?"

    • Situação 2: "Você é um biólogo que estuda a biodiversidade dos rios brasileiros. Como a diversidade de bacias hidrográficas no Brasil poderia influenciar o seu trabalho?" (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância da hidrografia brasileira para a vida cotidiana dos cidadãos, destacando como os rios e lagos brasileiros influenciam na economia, na cultura e no meio ambiente local. Por exemplo, o professor pode mencionar a importância dos rios para a geração de energia, para o transporte de mercadorias, para a agricultura, para a pesca, entre outros. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor deve apresentar dois fatos curiosos sobre a hidrografia brasileira que possam surpreender os alunos e despertar o interesse deles. Por exemplo:

    • Fato 1: "Você sabia que o Rio Amazonas, que é o maior rio do mundo em volume de água, despeja tanta água no Oceano Atlântico que a água do mar permanece doce a até 160 km da costa?"

    • Fato 2: "Você sabia que o Rio São Francisco, que é o maior rio inteiramente brasileiro, é conhecido como 'o rio da integração nacional' por atravessar cinco estados e ser um importante fator de unificação econômica, cultural e social em regiões historicamente isoladas do país?" (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Descobrindo as Bacias Hidrográficas Brasileiras"

    • Descrição: O professor dividirá a turma em grupos de até cinco alunos e entregará a cada grupo um mapa do Brasil sem as bacias hidrográficas marcadas. O objetivo da atividade é que os alunos, através de pesquisa e colaboração, identifiquem e marquem as principais bacias hidrográficas do país no mapa. O professor pode fornecer um guia com o nome das bacias, mas sem suas localizações.
    • Passo a passo:
      1. O professor entrega os materiais necessários para a atividade (mapas do Brasil sem as bacias hidrográficas marcadas, lápis de cor ou marcadores de diferentes cores e um guia com o nome das bacias hidrográficas).
      2. Os alunos, em seus respectivos grupos, iniciam a pesquisa sobre as bacias hidrográficas brasileiras. O professor deve disponibilizar livros, enciclopédias, internet, entre outros recursos para auxiliar na pesquisa.
      3. Após a pesquisa, os alunos marcam as bacias hidrográficas no mapa utilizando as cores dos lápis de cor ou marcadores que representem cada grupo.
      4. Ao final da atividade, os grupos apresentam seus mapas para a turma, explicando as características das bacias hidrográficas que foram marcadas.
  2. Atividade 2: "Construindo um Rio"

    • Descrição: O professor irá fornecer para cada grupo uma bacia de plástico, pedras de diferentes tamanhos, areia, terra, água e papel crepom azul. O objetivo é que os alunos criem um modelo de bacia hidrográfica em miniatura, com um rio fluindo de uma montanha (representada por uma pilha de terra) até a bacia (representada pela bacia de plástico).
    • Passo a passo:
      1. O professor entrega os materiais necessários para a atividade (bacias de plástico, pedras, areia, terra, papel crepom azul, água).
      2. Os alunos, em seus respectivos grupos, planejam a construção do modelo, discutindo como irão representar cada elemento da bacia hidrográfica.
      3. Após o planejamento, os alunos constroem o modelo, seguindo o seu plano. Eles devem pensar em como a água irá fluir do topo da montanha até a bacia, criando um rio.
      4. Ao final da atividade, os alunos apresentam seus modelos, explicando como representaram cada elemento da bacia hidrográfica e como o rio foi criado.
  3. Atividade 3: "Adivinhe o Rio"

    • Descrição: O professor irá apresentar para a turma uma lista de características de diferentes rios brasileiros (como extensão, profundidade, volume de água, entre outros). O objetivo é que os alunos, através do estudo das características e da análise de mapas, identifiquem de qual rio se trata.
    • Passo a passo:
      1. O professor apresenta a lista de características dos rios brasileiros e explica a atividade.
      2. Os alunos, individualmente, estudam as características e analisam os mapas para tentar identificar de qual rio se trata.
      3. Após um tempo determinado, os alunos entregam suas respostas para o professor e a turma discute sobre as características de cada rio e as dificuldades encontradas na identificação.
      4. O professor revela a resposta correta e explica mais sobre o rio em questão, destacando suas características e importância.

As atividades propostas visam promover a pesquisa, a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, além de facilitar a compreensão e a internalização dos conceitos de hidrografia. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos, esclarecendo dúvidas e estimulando a discussão. Além disso, é importante que o professor faça a mediação das atividades, garantindo que todos os alunos participem e compreendam os Objetivos propostos.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Descrição: O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada um dos grupos nas atividades realizadas. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para apresentar suas descobertas. O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas opiniões.
    • Passo a passo:
      1. O professor reúne todos os alunos e abre espaço para que cada grupo apresente suas soluções ou conclusões das atividades realizadas.
      2. O professor garante que todos os alunos participem da discussão, fazendo perguntas e compartilhando suas opiniões.
      3. O professor faz a mediação da discussão, garantindo que ela se mantenha focada nos Objetivos propostos e que todos os alunos tenham a oportunidade de expressar suas ideias.
      4. Ao final da discussão, o professor faz um resumo das principais ideias e conclusões discutidas, reforçando a importância da hidrografia brasileira e a necessidade de preservação de nossos recursos hídricos.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Descrição: O professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria estudada, explicando como a prática ajudou a reforçar e a aprofundar a compreensão dos conceitos teóricos. O professor pode, por exemplo, destacar como a atividade "Descobrindo as Bacias Hidrográficas Brasileiras" ajudou a compreender a localização e as características das bacias hidrográficas, e como a atividade "Adivinhe o Rio" ajudou a analisar e a identificar as características dos rios brasileiros.
    • Passo a passo:
      1. O professor faz um breve resumo das atividades realizadas, destacando os principais pontos de conexão com a teoria.
      2. O professor explica como a prática ajudou a reforçar e a aprofundar a compreensão dos conceitos teóricos.
      3. O professor responde a eventuais dúvidas ou questionamentos dos alunos, garantindo que todos tenham compreendido a conexão entre a prática e a teoria.
  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos):

    • Descrição: O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor deve fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos e que permitam avaliar se os Objetivos de aprendizagem foram alcançados. As perguntas podem ser, por exemplo:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Passo a passo:
      1. O professor propõe as perguntas de reflexão e pede aos alunos que as respondam mentalmente.
      2. O professor dá um minuto de silêncio para que os alunos possam refletir.
      3. O professor pede aos alunos que, se desejarem, compartilhem suas respostas com a turma.
      4. O professor faz um resumo das respostas dos alunos, destacando os principais aprendizados e as questões que ainda precisam ser respondidas. O professor pode, por exemplo, marcar essas questões para serem discutidas em aulas futuras.

O Retorno é uma etapa fundamental do plano de aula, pois permite ao professor avaliar se os Objetivos de aprendizagem foram alcançados e se os alunos compreenderam e internalizaram os conceitos abordados. Além disso, o Retorno proporciona aos alunos a oportunidade de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem e de expressar suas dúvidas e dificuldades. O professor deve garantir que todos os alunos participem ativamente desta etapa e que se sintam à vontade para expressar suas ideias e questionamentos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • Descrição: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos de hidrografia, bacias hidrográficas e principais rios brasileiros. O professor pode utilizar esquemas ou diagramas para facilitar a visualização e a compreensão dos alunos.
    • Passo a passo:
      1. O professor revisa os principais conceitos de hidrografia, bacias hidrográficas e rios, fazendo um breve resumo de cada um.
      2. O professor utiliza esquemas ou diagramas para reforçar a compreensão dos alunos sobre a estrutura das bacias hidrográficas e o fluxo dos rios.
      3. O professor responde a eventuais dúvidas ou questionamentos dos alunos, garantindo que todos tenham compreendido os conceitos abordados.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • Descrição: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações reais, destacando a importância da hidrografia brasileira para o país e para a vida cotidiana dos cidadãos. O professor pode, por exemplo, relembrar as atividades práticas realizadas e explicar como elas ajudaram a aprofundar a compreensão dos conceitos teóricos.
    • Passo a passo:
      1. O professor faz um breve resumo das atividades práticas realizadas, destacando os principais pontos de conexão com a teoria.
      2. O professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações reais, reforçando a importância da hidrografia brasileira para o país e para a vida cotidiana dos cidadãos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • Descrição: O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre a hidrografia brasileira. Estes materiais podem incluir livros, documentários, sites, aplicativos, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar a leitura de um livro sobre a história dos rios brasileiros, a visualização de um documentário sobre a biodiversidade das bacias hidrográficas, a exploração de um site interativo que permite analisar mapas e dados sobre os rios brasileiros, entre outros.
    • Passo a passo:
      1. O professor apresenta os materiais extras e explica brevemente o que os alunos podem encontrar em cada um deles.
      2. O professor sugere que os alunos explorem estes materiais em casa, como forma de revisar e aprofundar os conhecimentos adquiridos na aula.
  4. Importância do Assunto para a Vida Cotidiana (1 minuto):

    • Descrição: Para encerrar a aula, o professor deve ressaltar a importância do assunto abordado para a vida cotidiana dos alunos, destacando como a hidrografia brasileira influencia em diversos aspectos de suas vidas, desde a comida que eles comem até a energia que eles utilizam. O professor pode, por exemplo, relembrar a discussão sobre a importância dos rios para a economia, a cultura e o meio ambiente brasileiro.
    • Passo a passo:
      1. O professor ressalta a importância do assunto abordado para a vida cotidiana dos alunos, fazendo referência a exemplos discutidos durante a aula.
      2. O professor encoraja os alunos a refletir sobre como a hidrografia brasileira influencia em suas vidas, propondo que eles observem e anotem, ao longo da semana, situações do dia a dia que estão relacionadas com os conceitos aprendidos na aula.

A Conclusão é uma etapa importante do plano de aula, pois permite ao professor recapitular os principais pontos abordados, reforçar a conexão entre a teoria, a prática e as aplicações reais, e estimular os alunos a continuar aprendendo sobre o assunto. Além disso, a Conclusão permite aos alunos refletir sobre o que aprenderam e sobre a importância do assunto para suas vidas cotidianas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies