Entrar

Plano de aula de Centro-Oeste: Crescimento da Região, Desmatamento do Cerrado e Seus Biomas: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS202'

Centro-Oeste: Crescimento da Região, Desmatamento do Cerrado e Seus Biomas: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Centro-Oeste: Crescimento da Região, Desmatamento do Cerrado e Seus Biomas: Revisão

Palavras ChaveCerrado, Pantanal, Desmatamento, Agropecuária, Sustentabilidade, Bioma, Ecossistema, Centro-Oeste, Preservação Ambiental, Economia Regional, Biodiversidade, Impactos Ambientais, Práticas Sustentáveis, Agronomia, Gestão Ambiental
Materiais NecessáriosVídeo sobre biodiversidade do Cerrado e Pantanal, Computadores ou tablets com acesso à internet, Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas, etc.), Papéis e canetas para anotações, Projetor e tela para exibição do vídeo, Quadro branco e marcadores, Livros e artigos sobre biomas do Cerrado e Pantanal, Materiais para construção de modelos físicos (cola, tesoura, etc.)
Códigos BNCCEM13CHS202: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma visão abrangente e crítica sobre o bioma Cerrado e o ecossistema do Pantanal, abordando questões ambientais e econômicas. O desenvolvimento de habilidades práticas será incentivado através da análise de dados reais e estudos de caso, promovendo uma conexão direta com o mercado de trabalho e preparando os alunos para enfrentar desafios ambientais e agrícolas com soluções inovadoras e sustentáveis.

Objetivos principais:

1. Compreender as características do bioma Cerrado e do ecossistema do Pantanal.

2. Analisar as causas e consequências do desmatamento na região Centro-Oeste.

3. Reconhecer a importância da agropecuária para a economia da região e suas implicações ambientais.

Objetivos secundários:

  1. Refletir sobre práticas de preservação e sustentabilidade aplicáveis ao Cerrado e ao Pantanal.
  2. Identificar possíveis soluções para minimizar os impactos ambientais causados pela agropecuária.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema, contextualizando a importância do bioma Cerrado e do Pantanal e suas relações com a economia e o mercado de trabalho. A atividade inicial visa engajar os alunos desde o início, incentivando a reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades da região.

Contextualização

O Centro-Oeste do Brasil é uma região de grande importância econômica e ambiental. Com vastas planícies e cerrados, a região abriga o Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do mundo. O crescimento agrícola e pecuário impulsionou a economia local, mas também trouxe desafios significativos, como o desmatamento e a degradação dos biomas. Compreender essa dualidade é essencial para desenvolver soluções que equilibrem progresso e sustentabilidade.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: O Cerrado é conhecido como o 'berço das águas', pois suas nascentes abastecem as principais bacias hidrográficas do país.  Conexão com o Mercado: O agronegócio da região Centro-Oeste é um dos mais produtivos do mundo, exportando soja, milho e carne bovina para diversos países. Profissões ligadas à gestão ambiental, agronomia e biotecnologia estão em alta demanda, buscando soluções para produzir de forma sustentável.

Atividade Inicial

️ Atividade Inicial: Inicie a aula com um vídeo curto (3-5 minutos) sobre a biodiversidade do Cerrado e do Pantanal, destacando a riqueza natural e os desafios enfrentados. Após o vídeo, levante a pergunta provocadora: 'Como podemos conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental na região Centro-Oeste?'

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o bioma Cerrado, o ecossistema do Pantanal e os desafios da agropecuária na região Centro-Oeste. Através de atividades práticas e reflexivas, os alunos desenvolverão habilidades para analisar criticamente os impactos ambientais e propor soluções sustentáveis, conectando o conteúdo com o mercado de trabalho e a realidade atual.

Tópicos a Abordar

  1. Características do bioma Cerrado.
  2. Ecossistema do Pantanal.
  3. Causas e consequências do desmatamento na região Centro-Oeste.
  4. Importância da agropecuária para a economia regional.
  5. Impactos ambientais da agropecuária.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o desenvolvimento econômico pode ser equilibrado com a preservação ambiental. Questione-os sobre as possíveis soluções que podem ser implementadas para minimizar os impactos negativos da agropecuária sobre o Cerrado e o Pantanal, incentivando-os a pensar em práticas sustentáveis e inovadoras.

Mini Desafio

Construção de um Modelo Sustentável de Agropecuária

Os alunos serão divididos em grupos e desafiados a criar um modelo de agropecuária sustentável para a região Centro-Oeste. Eles deverão considerar as características do Cerrado e do Pantanal, os desafios do desmatamento e as necessidades econômicas da região.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4-5 pessoas.
  2. Cada grupo deverá pesquisar sobre práticas de agropecuária sustentável e a preservação dos biomas do Cerrado e do Pantanal.
  3. Os alunos deverão usar materiais recicláveis para criar um modelo físico que represente suas ideias de uma fazenda sustentável.
  4. O modelo deve incluir estratégias para preservar a biodiversidade, utilizar recursos hídricos de forma eficiente e minimizar a emissão de gases de efeito estufa.
  5. Os grupos terão 20 minutos para elaborar seus modelos e 5 minutos para apresentar suas ideias para a turma.

Objetivo: Promover o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, incentivando-os a aplicar conhecimentos sobre sustentabilidade e agropecuária de forma prática.

Duração: 25 - 30 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Descreva as principais características do bioma Cerrado e do ecossistema do Pantanal.
  2. Quais são as principais causas do desmatamento no Centro-Oeste e quais suas consequências ambientais?
  3. Explique a importância da agropecuária para a economia do Centro-Oeste e discuta seus impactos ambientais.
  4. Sugira práticas agrícolas que podem ser adotadas para minimizar os impactos negativos da agropecuária no Cerrado e no Pantanal.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos compreendam a interconexão entre teoria e prática e reconheçam a importância do tema para o mercado de trabalho e a vida cotidiana. A discussão e a reflexão final visam reforçar o engajamento dos alunos e incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos de forma crítica e inovadora.

Discussão

Facilite uma discussão aberta onde os alunos possam compartilhar suas reflexões sobre o tema abordado. Questione-os sobre os desafios e as soluções apresentadas durante a aula e incentive um debate sobre a viabilidade prática das propostas de sustentabilidade criadas nos mini desafios. Pergunte aos alunos como as práticas de agropecuária sustentável podem ser aplicadas em outras regiões e contextos, conectando o aprendizado ao mercado de trabalho e a realidades locais.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados durante a aula: as características do bioma Cerrado e do ecossistema do Pantanal, as causas e consequências do desmatamento, a importância da agropecuária para a economia do Centro-Oeste e os impactos ambientais associados. Reforce as soluções sustentáveis discutidas e a importância de equilibrar crescimento econômico com preservação ambiental.

Fechamento

Conclua explicando que a aula conectou a teoria, a prática e suas aplicações, mostrando aos alunos a relevância do conhecimento geográfico no enfrentamento de desafios ambientais e econômicos. Enfatize a importância de práticas sustentáveis na agropecuária e a necessidade de profissionais capacitados para desenvolver soluções inovadoras. Ressalte como o tema é aplicável no dia a dia, incentivando os alunos a serem agentes de mudança em suas comunidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies