Entrar

Plano de aula de Colocação Pronominal

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Colocação Pronominal

Objetivos (5 - 7 minutos)

  • Objetivo Principal:

    • Proporcionar aos alunos um entendimento claro e abrangente sobre a colocação pronominal na língua portuguesa, capacitando-os para o uso adequado de pronomes em suas produções escritas e orais.
  • Objetivos Secundários:

    1. Identificar e explicar as três possibilidades de colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise.
    2. Desenvolver a habilidade de aplicar corretamente a colocação pronominal em diferentes contextos.
    3. Promover a reflexão sobre a importância da colocação pronominal na clareza e coerência das produções textuais.

Objetivos Explícitos:

  • Identificar a função dos pronomes na estrutura da frase.
  • Diferenciar as regras de próclise, mesóclise e ênclise.
  • Praticar a aplicação das regras de colocação pronominal em diversos exemplos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  • O professor deve começar a aula relembrando os conceitos básicos de pronomes, incentivando os alunos a compartilhar o que eles já sabem sobre o assunto. Esta revisão pode ser feita de maneira rápida, para não ocupar muito tempo da aula.

  • Em seguida, o professor deve apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:

    1. Situação 1: Um aluno escreve um texto narrativo e, ao reler, percebe que usou pronomes de maneira incorreta, deixando o texto confuso. Ele não sabe como corrigir o erro.
    2. Situação 2: Outro aluno precisa fazer uma apresentação oral e, ao falar, percebe que não está usando os pronomes de maneira adequada. Ele sente que isso está prejudicando sua comunicação, mas não sabe como melhorar.
  • O professor deve contextualizar a importância da colocação pronominal, explicando que, ao contrário do que muitos pensam, a má colocação de pronomes não é um erro trivial. Na verdade, ela pode alterar o sentido da frase e prejudicar a clareza e a coerência do texto ou da fala.

  • Para introduzir o tópico de uma maneira mais lúdica e interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a colocação pronominal:

    1. Curiosidade 1: Em outras línguas, como o inglês, a colocação de pronomes é muito mais simples, pois geralmente eles são colocados antes do verbo. No português, por outro lado, temos três possibilidades de colocação: próclise, mesóclise e ênclise.
    2. Curiosidade 2: A colocação pronominal correta é fundamental para entendermos o significado de algumas expressões idiomáticas. Por exemplo, a expressão "dar-se por vencido" tem um significado completamente diferente de "dar por-se vencido" (usando ênclise, que é a forma correta).
  • O professor deve, então, apresentar o tópico da aula: "Colocação Pronominal". Ele deve explicar que, ao longo da aula, os alunos irão aprender as regras de próclise, mesóclise e ênclise e como aplicá-las corretamente.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  • Teoria (10 - 12 minutos)

    1. Revisão de pronomes (2 - 3 minutos): O professor deve revisar brevemente os tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos e relativos. Ele pode fazer isso de maneira interativa, pedindo aos alunos para darem exemplos de cada tipo.

    2. Conceito de próclise, mesóclise e ênclise (3 - 4 minutos): Em seguida, o professor deve introduzir os conceitos de próclise, mesóclise e ênclise. Ele deve explicar que essas são as três possibilidades de colocação pronominal na língua portuguesa e que a escolha entre elas depende de fatores como o tipo de verbo, a presença de palavras atrativas e o tipo de frase.

    3. Diferenças entre próclise, mesóclise e ênclise (3 - 4 minutos): O professor deve então explicar as diferenças entre próclise, mesóclise e ênclise. Ele deve enfatizar que a próclise ocorre quando o pronome vem antes do verbo, a mesóclise ocorre quando o pronome é colocado no meio do verbo e a ênclise ocorre quando o pronome vem depois do verbo.

    4. Regras de próclise, mesóclise e ênclise (2 - 3 minutos): O professor deve, então, apresentar as regras de próclise, mesóclise e ênclise. Ele deve explicar, por exemplo, que a próclise é obrigatória em algumas situações, como em frases iniciadas por palavras negativas. Ele também deve explicar que a mesóclise é usada apenas com verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito e que a ênclise é usada em todos os outros casos.

  • Prática (10 - 13 minutos)

    1. Exemplos de próclise, mesóclise e ênclise (3 - 4 minutos): O professor deve apresentar vários exemplos de frases com pronomes, algumas com a próclise, outras com a mesóclise e outras com a ênclise. Ele deve pedir aos alunos para identificarem o tipo de colocação pronominal em cada exemplo.

    2. Atividade de reescrita de frases (4 - 5 minutos): O professor deve, então, propor uma atividade de reescrita de frases. Ele deve dar aos alunos várias frases com pronomes, mas com a colocação pronominal errada. Os alunos devem reescrever as frases de maneira a corrigir a colocação pronominal.

    3. Correção da atividade (3 - 4 minutos): Finalmente, o professor deve corrigir a atividade em conjunto com os alunos. Ele deve explicar por que a colocação pronominal em cada frase está correta ou incorreta.

  • Discussão (3 - 5 minutos)

    1. Revisão do conteúdo (1 - 2 minutos): O professor deve revisar brevemente os conceitos de próclise, mesóclise e ênclise, as regras de cada uma e como aplicá-las corretamente.

    2. Discussão sobre a importância da colocação pronominal (2 - 3 minutos): O professor deve, então, promover uma discussão sobre a importância da colocação pronominal. Ele deve perguntar aos alunos por que eles acham que a colocação pronominal é importante e como ela pode afetar a clareza e a coerência de uma frase ou texto.

O Desenvolvimento da aula deve ser planejado de forma a permitir que os alunos tenham uma compreensão sólida do tópico e se sintam confiantes em aplicar as regras de colocação pronominal em suas próprias produções escritas e orais. O professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir e fornecer feedback construtivo durante as atividades práticas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  • Revisão dos Conceitos (3 - 4 minutos)

    1. O professor deve iniciar o Retorno pedindo aos alunos que recapitulem o que aprenderam sobre a colocação pronominal. Ele pode fazer perguntas diretas, como "O que é próclise?", "Quando usamos a mesóclise?" e "Quais são as regras da ênclise?".
    2. O professor deve reforçar os conceitos principais, explicando mais uma vez as diferenças entre próclise, mesóclise e ênclise e quando cada uma deve ser usada.
    3. Ele deve também lembrar aos alunos da importância de usar a colocação pronominal correta para garantir a clareza e a coerência de suas produções textuais e orais.
  • Conexão com a Prática (2 - 3 minutos)

    1. O professor deve então pedir aos alunos que reflitam sobre como a teoria aprendida se conecta com a prática. Ele pode fazer perguntas como "Como vocês podem aplicar o que aprenderam sobre a colocação pronominal na escrita de textos?" e "Como a colocação pronominal correta pode ajudar na clareza da comunicação oral?".
    2. Ele pode também pedir aos alunos que compartilhem exemplos de situações em que a má colocação de pronomes poderia levar a mal-entendidos ou a uma comunicação menos eficaz.
  • Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    1. Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    2. O professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma. Isso pode ajudar a identificar quaisquer áreas em que os alunos possam estar com dificuldades e que precisem de mais atenção na próxima aula.
  • Planejamento para a próxima aula (1 minuto)

    1. Finalmente, o professor deve informar aos alunos sobre o que será abordado na próxima aula e quais materiais ou preparações eles podem precisar fazer. Isso pode incluir a leitura de um texto, a resolução de exercícios ou a preparação de perguntas.
    2. Ele deve também encorajar os alunos a revisarem os conceitos aprendidos em casa, para que eles cheguem na próxima aula preparados e prontos para avançar para novos tópicos.

O Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite ao professor avaliar a eficácia de sua instrução, ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a conectar a teoria com a prática, e cria uma ponte para a próxima aula. O professor deve garantir que haja tempo suficiente para a revisão dos conceitos, a reflexão sobre a conexão entre a teoria e a prática, e a preparação para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  • Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    1. O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula. Ele deve reforçar a definição de próclise, mesóclise e ênclise, e as regras para o uso correto de cada uma delas.
    2. Ele também deve relembrar a importância da colocação pronominal para a clareza e a coerência das produções textuais e orais.
  • Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos)

    1. Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Ele deve destacar como a revisão teórica dos conceitos de próclise, mesóclise e ênclise foi seguida por uma série de atividades práticas que permitiram aos alunos aplicar esses conceitos e corrigir erros comuns de colocação pronominal.
    2. Ele deve também reforçar a importância de continuar praticando a colocação pronominal em casa, seja na escrita de textos, seja na preparação de apresentações orais.
  • Sugestões de Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    1. O professor deve, então, sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a colocação pronominal. Isso pode incluir livros didáticos, sites de gramática online, vídeos explicativos e exercícios de fixação.
    2. Ele pode também indicar alguns livros, artigos ou sites que utilizam a colocação pronominal de maneira interessante e criativa, para que os alunos possam ver essas regras sendo aplicadas em contextos reais.
  • A Importância da Colocação Pronominal no Dia a Dia (1 minuto)

    1. Para concluir, o professor deve ressaltar a importância da colocação pronominal no dia a dia. Ele deve explicar que, embora possa parecer um detalhe gramatical sem importância, o uso correto dos pronomes pode fazer a diferença na comunicação eficaz e na clareza das ideias.
    2. Ele deve encorajar os alunos a prestarem atenção à colocação pronominal em textos que leem e em conversas que têm, e a refletirem sobre como a alteração da posição de um pronome pode alterar o significado de uma frase.

A Conclusão é uma parte essencial da aula, pois permite ao professor reforçar os conceitos aprendidos, conectar a teoria com a prática, e motivar os alunos a continuar estudando o assunto. O professor deve garantir que a Conclusão seja clara e concisa, e que ela forneça aos alunos todas as informações necessárias para continuar aprendendo sobre a colocação pronominal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies