Contextualização
O que são polígonos?
Polígonos são figuras geométricas fechadas formadas por segmentos de retas que, dois a dois, tocam-se em seus extremos, mas que não se entrecruzam. A palavra "polígono" vem do grego e significa "muitos ângulos". De fato, um polígono tem tantos ângulos quantos são os seus lados.
Os polígonos são classificados de acordo com o número de seus lados. Um polígono com três lados é um triângulo, com quatro lados é um quadrado e assim por diante. Além disso, os polígonos também podem ser classificados quanto à sua regularidade. Os polígonos regulares são aqueles em que todos os lados e ângulos são iguais. Os polígonos irregulares, por outro lado, não apresentam todos os lados e ângulos iguais.
Quando nos referimos às medidas dos lados e dos ângulos em um polígono, estamos tratando de conceitos como perímetro e área, que são fundamentais para a compreensão da geometria e, por extensão, do mundo ao nosso redor.
Por que aprender sobre polígonos?
A aprendizagem sobre polígonos apresenta uma oportunidade incrível para os alunos verem a matemática aplicada no mundo real. Desde a arquitetura até a arte, a ciência e a engenharia, os polígonos são usados para resolver problemas e criar belos designs.
Por exemplo, os engenheiros usam a compreensão dos polígonos para projetar estruturas com formas específicas que podem suportar certas cargas e forças. Os artistas, por outro lado, podem usar polígonos para criar padrões complexos e designs em suas obras.
Dominar os conceitos fundamentais de geometria, como a compreensão das propriedades dos polígonos, é essencial para a resolução de problemas em várias áreas do conhecimento.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Criando e Desconstruindo Polígonos"
Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é que os alunos desenvolvam uma profunda compreensão dos polígonos, em particular dos triângulos equiláteros e quadrados, a partir da criação de modelos físicos, da sua desconstrução e da elaboração de algoritmos/fluxogramas que indiquem esse processo.
Descrição do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo deverá construir modelos de polígonos regulares (aqui focaremos nos quadrados e nos triângulos equiláteros) utilizando palitos de sorvete e cola, conhecendo previamente a medida dos lados. A ideia é que eles explorem durante a construção suas propriedades, quantidade de lados, ângulos etc.
Após construir os polígonos, os grupos precisarão desconstruí-los de maneira ordenada, registrando cada passo. O processo de desconstrução representará a criação de um algoritmo/fluxograma.
Materiais Necessários:
- Palitos de sorvete
- Régua
- Cola
- Papel e canetas coloridas para desenho
- Câmera ou celular para registrar cada etapa do processo
Passo a Passo:
-
Com os palitos de sorvete, meça e marque a extensão que corresponderá aos lados dos polígonos que serão construídos. (Importante: todos os lados dos polígonos devem ter a mesma medida.)
-
Cole os palitos de sorvete para formar os polígonos: um quadrado e um triângulo equilátero. Certifique-se de que todos os lados têm a mesma medida.
-
Depois de construir os polígonos, comece o processo de desconstrução dessas figuras, registrando cada passo, tanto por meio de anotações escritas quanto por fotografias.
-
A partir dessas anotações e registros fotográficos, crie um algoritmo ou um fluxograma que represente os passos da desconstrução. Este fluxograma será uma maneira visual de representar os passos para criar um polígono.
-
Finalmente, os alunos devem escrever um relatório, detalhando todo o processo, desde a construção dos polígonos e a desconstrução até a criação do fluxograma ou algoritmo.
Entrega do Projeto:
A entrega do projeto consistirá em duas partes:
-
O fluxograma ou o algoritmo que os alunos criaram representando a desconstrução do quadrado e do triângulo equilátero.
-
Um relatório redigido contendo:
-
Introdução: Nesse tópico, os alunos devem contextualizar o tema, explicar a relevância dos polígonos na vida diária e nos diversos campos do conhecimento. Além disso, devem detalhar a origem e o propósito do projeto.
-
Desenvolvimento: Os alunos devem descrever a teoria por trás dos polígonos, explicar em detalhes a atividade que realizaram (a construção e desconstrução dos polígonos e a criação do algoritmo de desconstrução), indicar a metodologia utilizada e finalmente apresentar e discutir os resultados obtidos.
-
Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho ressaltando pontos principais, explicando o aprendizado obtido e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
-