Contextualização
A intertextualidade é um importante conceito literário e linguístico que trata do diálogo entre textos. Mais especificamente, a intertextualidade referencial ocorre quando um texto faz referência a outro de forma indireta, ou seja, sem mencioná-lo diretamente, e é um dos tipos mais comuns de intertextualidade. Este conceito é muito importante, pois fornece uma forma de compreender como os textos se relacionam uns com os outros e como eles podem influenciar a interpretação do leitor.
A intertextualidade referencial surge em diversos contextos do mundo real, por isso é um tópico importante a ser estudado. Ela pode ser vista em filmes, livros, músicas, propagandas e até mesmo em memes e postagens de redes sociais que fazem referências indiretas a outros textos, seja para homenagear, satirizar ou simplesmente criar uma conexão entre eles. Ao entender como isso funciona, estaremos apreciando as diversas camadas de significado que um texto pode ter.
Introdução Teórica
A intertextualidade referencial é um fenômeno complexo, mas fascinante. Ela ocorre quando um texto “conversa” com outro sem citá-lo diretamente, criando uma relação implícita entre eles. Isso pode acontecer de várias formas: citando um personagem ou cenário de outro texto, usando uma frase ou expressão popularizada por outro texto, ou mesmo trabalhando com temas e estilos semelhantes.
Para entender a intertextualidade referencial, é importante lembrar que um texto não é uma entidade isolada, mas algo que faz parte de uma rede mais ampla de textos e discursos. Cada vez que lemos ou escrevemos, estamos nos engajando nessa rede e contribuindo para ela de alguma maneira.
Para ir além, é importante considerar que a intertextualidade não é apenas um recurso utilizado por autores para criar conexões entre seus textos e os de outros, mas também um meio para os leitores interpretem e entendam os textos que leem. Portanto, também pode ser visto como uma estratégia de leitura, não apenas de escrita.
Atividade Prática
Título da atividade: "Criando e Desvendando Intertextualidades Referenciais"
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar a intertextualidade referencial em profundidade, através da criação e análise de uma obra literária coletiva que dialoga com outras obras.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos irão trabalhar em grupos, com no máximo 5 e no mínimo 3 membros, para criar um conto original que incorpora referências a quatro outras obras literárias, filmes, músicas ou séries - sem mencioná-las diretamente. Cada grupo também irá criar um "guia de referências", onde explicam as referências que usaram no conto, como elas se encaixam na história e como isso afeta a interpretação do leitor.
Além do desenvolvimento do conto e do guia, os alunos deverão também produzir um relatório detalhando o processo criativo, a metodologia aplicada no desenvolvimento das referências e uma discussão dos resultados obtidos.
Espera-se que os alunos dediquem em média 12 horas para a execução completa deste projeto, dividindo-se entre pesquisa, planejamento, escrita, revisão e elaboração do relatório.
Materiais Necessários:
- Computadores com acesso à internet para pesquisa e escrita.
- Softwares de edição de texto, como o Microsoft Word ou Google Docs.
- Livros, filmes, músicas ou séries que serão referenciados no conto.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
-
Pesquisa e Planejamento (3 horas): Cada grupo deverá realizar uma pesquisa para selecionar as quatro obras que irão referenciar em seu conto. Essas obras podem ser de qualquer tipo - literatura, cinema, música, televisão, etc. Os alunos deverão discutir e planejar como integrar essas referências à sua história.
-
Desenvolvimento do conto (5 horas): Com as obras selecionadas, cada grupo irá desenvolver seu conto original. O objetivo é criar uma história que seja interessante e envolvente por si só, mas que também tenha camadas adicionais de significado através das referências incorporadas.
-
Elaboração do Guia de Referências (2 horas): Paralelamente à escrita do conto, o grupo deverá elaborar o Guia de Referências, que detalha as referências utilizadas, o local exato da obra original e como se encaixam na história criada.
-
Revisão do conto e do Guia de Referências (1 hora): Após o conto e o Guia de Referências estarem prontos, os alunos deverão revisar ambo juntos. Eles devem verificar a qualidade da escrita e das referências, assim como a coesão e consistência do conto.
-
Redação do relatório (1 hora): Por fim, os alunos devem redigir um relatório detalhando o processo de criação do conto e do guia, as escolhas feitas e os obstáculos encontrados. Eles devem discutir como a inclusão das referências impactou o conto e como a intertextualidade referencial pode afetar a leitura e interpretação de um texto.
Entregas do Projeto e Conexão com as Atividades:
Ao final do projeto, cada grupo deve entregar três itens:
a) Conto: Uma história original, com referências a quatro obras diferentes incorporadas de forma criativa e significativa.
b) Guia de Referências: Um documento que detalha onde e como cada referência foi incluída no conto, bem como uma explicação de como a referência contribui para a interpretação da história.
c) Relatório: Um documento que discorre sobre o desenvolvimento do projeto, explicando o processo de criação do conto e do guia, discutindo os desafios encontrados, as escolhas feitas e como a intertextualidade referencial foi explorada e utilizada.
Essas três entregas formarão uma unidade que demonstra a compreensão dos alunos sobre a intertextualidade referencial e sua capacidade de aplicar esse conceito de maneira efetiva e consciente.