Contextualização
As sequências textuais são essenciais para a estruturação de um texto. Elas são responsáveis por dar sentido e coerência às palavras e ideias expostas. Compreender as sequências textuais é fundamental para aprimorar a escrita e a leitura, pois esses conhecimentos fornecem um mapa da estrutura do texto, ajudando a reconhecer seus principais pontos, argumentos e desenvolvimento.
Sequências textuais são conjuntos ordenados de enunciados que formam um texto. Cada sequência textual possui características próprias, que dependem do objetivo do texto. Existem cinco tipos de sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva e injuntiva.
Introdução
A primeira sequência textual é a narrativa, que conta um fato ocorrido, real ou fictício, em um determinado tempo e lugar. A segunda, descritiva, caracteriza-se pela descrição de pessoas, objetos ou lugares, detalhando suas características. A sequência argumentativa tem como objetivo persuadir o leitor através de argumentos, enquanto a expositiva apenas expõe informações sem tentar convencer o leitor de algo. Por último, a sequência injuntiva tem como objetivo instruir o leitor, orientando-o a realizar alguma ação.
Essas sequências são utilizadas em diferentes contextos de nossa vida. Por exemplo, em uma redação escolar, em um relatório de trabalho, em um livro de ficção, em um manual de instruções, entre outros. Sendo assim, ter uma boa compreensão de cada uma dessas sequências e de como utilizá-las é fundamental para se comunicar adequadamente nesses diferentes contextos.
A seguir, sugerimos alguns recursos e materiais de estudo disponíveis em português para auxiliar na compreensão e aprofundamento sobre o tema:
- Livro: "Sequências textuais e gêneros discursivos: um diálogo possível", de Mírian Lúcia dos Reis (EdUFMT, 2012).
- Vídeo: "Sequências textuais", do canal Youtube Português Genial.
- Artigo: "As sequências textuais como estratégica de leitura e produção de textos", de Vera Lúcia Lopes Cristovão, publicado na revista Linguagem & Ensino, Vol. 4, Nº 1, 2001 (Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/1066).
Atividade Prática
Titulo da Atividade: "Explorando as Sequências Textuais"
Objetivo do Projeto
A atividade pretende estimular a compreensão e a aplicação das sequências textuais, utilizando a criatividade, colaboração e proatividade dos alunos.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos deverão formar grupos compostos por 3 a 5 elementos. Cada grupo receberá um tema pela escola, sendo o projeto executado durante uma semana.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet para pesquisas e referência.
- Papel e caneta para anotações.
- Software de edição de texto para produção do relatório.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
Passo 1: O grupo deve realizar uma pesquisa sobre o tema proposto, identificando características e pontos chave para desenvolver o texto.
Passo 2: Após a pesquisa, o grupo deve discutir e definir em conjunto qual sequência textual (narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva ou injuntiva) é a mais adequada para abordar o tema proposto.
Passo 3: O grupo deve, então, produzir um texto utilizando a sequência textual escolhida. Este texto deve apresentar claramente a sequência textual, além de ser criativo e envolvente.
Passo 4: O grupo deve produzir um breve relatório, em formato de documento escrito, detalhando o processo de produção do texto. Este relatório deve incluir:
-
Introdução: O grupo deve explicar o tema escolhido, sua relevância, e o objetivo da atividade prática. Ademais, deve destacar a sequência textual escolhida e sua importância para a construção do texto.
-
Desenvolvimento: O grupo deve expor a teoria sobre a sequência textual utilizada, apresentar o texto produzido (anexado ao relatório ou inserido no próprio corpo deste), e discutir a metodologia empregada para sua produção. O grupo deve explicar suas escolhas, desafios encontrados, soluções encontradas, e outras observações pertinentes.
-
Conclusão: O grupo deve refletir sobre o projeto, pontuando aprendizados e conclusões retiradas, bem como a efetividade da sequência textual escolhida para tratar do tema proposto.
-
Bibliografia: O grupo deve listar todas as fontes de informação utilizadas para a realização do projeto, seja para pesquisa inicial, seja para o aprofundamento no estudo das sequências textuais.
Passo 5: O grupo deve submeter o relatório para o professor dentro do prazo estabelecido (uma semana após o início do projeto).
Ao final do projeto, os alunos deverão ter um entendimento claro sobre sequências textuais e como selecionar a mais adequada para diferentes propósitos de escrita. Além disso, deverão ter praticado habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.