Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Pique-Esconde e Pega-Pega

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Pique-Esconde e Pega-Pega

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Brincadeiras e Jogos: Pique-Esconde e Pega-Pega

Palavras ChaveBrincadeiras, Desenvolvimento Motor, Saúde Física, Pique-Esconde, Pega-Pega, Regras, Benefícios, Exercício Físico, Coordenação Motora, Agilidade, Equilíbrio, Socialização
Materiais NecessáriosQuadra ou espaço aberto, Cones ou marcadores para delimitar áreas, Apito, Relógio ou cronômetro, Lousa e giz ou quadro branco e canetas, Fichas com as regras das brincadeiras
Códigos BNCCEF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.; EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.; EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.; EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos benefícios das brincadeiras para o desenvolvimento motor e a saúde física, além de apresentar as regras básicas das brincadeiras Pique-Esconde e Pega-Pega. Esta base teórica é essencial para garantir que os alunos valorizem essas atividades como mais do que simples diversão, mas como ferramentas importantes para seu desenvolvimento físico e bem-estar.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância das brincadeiras para o desenvolvimento motor.

2. Reconhecer os benefícios das brincadeiras para a saúde física.

3. Identificar as regras básicas das brincadeiras Pique-Esconde e Pega-Pega.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos benefícios das brincadeiras para o desenvolvimento motor e a saúde física, além de apresentar as regras básicas das brincadeiras Pique-Esconde e Pega-Pega. Esta base teórica é essencial para garantir que os alunos valorizem essas atividades como mais do que simples diversão, mas como ferramentas importantes para seu desenvolvimento físico e bem-estar.

Contexto

Contexto Inicial: Comece a aula perguntando aos alunos se eles gostam de brincar no recreio e quais são suas brincadeiras favoritas. Explique que hoje a aula será sobre duas brincadeiras muito populares: Pique-Esconde e Pega-Pega. Enfatize que essas brincadeiras não são apenas divertidas, mas também muito importantes para o desenvolvimento do corpo e para a saúde física. Diga aos alunos que eles vão aprender sobre as regras dessas brincadeiras e como elas ajudam no crescimento saudável.

Curiosidades

️‍♂️ Curiosidade: Sabia que o Pique-Esconde é uma brincadeira praticada em várias partes do mundo, cada uma com suas próprias variações? No Japão, por exemplo, é conhecido como 'Kakurenbo'. Já o Pega-Pega, chamado de 'Tag' em inglês, é uma das formas mais antigas de brincadeira, com registros históricos que remontam a mais de dois mil anos! Essas brincadeiras são tão populares porque são simples, divertidas e qualquer pessoa pode participar.

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar uma compreensão prática e teórica das brincadeiras Pique-Esconde e Pega-Pega. Ao detalhar os benefícios para o desenvolvimento motor e a saúde física, além das regras básicas, os alunos estarão mais preparados para participar dessas atividades de maneira segura e consciente, valorizando seu papel no crescimento saudável.

Tópicos Abordados

1. ‍♂️ Desenvolvimento Motor: Explique como brincadeiras como Pique-Esconde e Pega-Pega ajudam a desenvolver habilidades motoras fundamentais, como correr, pular e se esconder. Detalhe como essas atividades melhoram a coordenação, equilíbrio e agilidade das crianças. 2. ❤️ Saúde Física: Aborde como essas brincadeiras são formas excelentes de exercício físico, promovendo a saúde cardiovascular, força muscular e resistência. Enfatize a importância do movimento regular para manter o corpo saudável. 3.Regras do Pique-Esconde: Descreva as regras básicas do Pique-Esconde. Inclua detalhes sobre o papel de quem 'procura', o conceito de se esconder e as variações possíveis da brincadeira. 4.Regras do Pega-Pega: Explique as regras fundamentais do Pega-Pega. Detalhe como se define quem 'pega', as áreas de jogo permitidas e as variações da brincadeira, como 'Pega-Pega Congelante'.

Questões para Sala de Aula

1. Qual a importância das brincadeiras para o desenvolvimento motor das crianças? 2. Como o Pique-Esconde e o Pega-Pega contribuem para a saúde física? 3. Quais são as regras básicas do Pique-Esconde e do Pega-Pega?

Discussão de Questões

Duração: 20 a 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que foi discutido e compartilhem suas próprias experiências e entendimentos. Esta fase é crucial para reforçar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento motor e a saúde física, além de promover a interação social e o pensamento crítico.

Discussão

  • Discussão das Questões:

  • Qual a importância das brincadeiras para o desenvolvimento motor das crianças? As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento motor das crianças, pois ajudam a melhorar habilidades como correr, pular, equilibrar-se e coordenar movimentos. Atividades como Pique-Esconde e Pega-Pega promovem a prática dessas habilidades de forma natural e divertida.

  • Como o Pique-Esconde e o Pega-Pega contribuem para a saúde física? Essas brincadeiras são excelentes formas de exercício físico. O Pique-Esconde envolve correr e se esconder, o que exige agilidade e resistência. O Pega-Pega, por sua vez, é uma atividade de alta intensidade que melhora a saúde cardiovascular, a força muscular e a resistência.

  • Quais são as regras básicas do Pique-Esconde e do Pega-Pega?

  • Pique-Esconde: Uma criança 'procura' enquanto as outras se escondem. A criança que 'procura' conta até um determinado número e depois vai à procura dos colegas. A brincadeira pode terminar quando todos forem encontrados ou após um tempo determinado.

  • Pega-Pega: Uma criança é designada como 'pegador' e tenta tocar nos outros participantes. Quando um participante é tocado, ele pode se tornar o novo 'pegador'. Existem variações como o 'Pega-Pega Congelante', onde o tocado deve ficar parado até ser 'descongelado' por outro participante.

Engajamento dos Alunos

1.Engajamento dos Alunos: 2. Pergunte aos alunos: Quais são suas brincadeiras favoritas e por quê? 3. Peça para que reflitam: Como você se sente fisicamente após uma brincadeira de Pique-Esconde ou Pega-Pega? 4. Encoraje os alunos a compartilhar: Vocês conhecem outras variações dessas brincadeiras? 5. Proponha uma discussão: Como podemos garantir que todos se divirtam e participem de maneira justa nessas brincadeiras?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, recapitulando os principais pontos abordados na aula e reforçando a conexão entre teoria e prática. Este momento também serve para destacar a relevância das brincadeiras discutidas para o dia a dia dos alunos, promovendo uma compreensão mais ampla e significativa do conteúdo.

Resumo

  • Entendimento da importância das brincadeiras para o desenvolvimento motor.
  • Reconhecimento dos benefícios das brincadeiras para a saúde física.
  • Identificação das regras básicas das brincadeiras Pique-Esconde e Pega-Pega.
  • Exploração das variações culturais e históricas dessas brincadeiras.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar detalhadamente os benefícios físicos e motores das brincadeiras Pique-Esconde e Pega-Pega, e ao discutir suas regras. As discussões e perguntas permitiram que os alunos refletissem sobre suas experiências pessoais, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada do conteúdo apresentado.

As brincadeiras como Pique-Esconde e Pega-Pega são importantes não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para a socialização e o bem-estar emocional das crianças. Além de serem divertidas, essas atividades promovem a saúde cardiovascular, a coordenação motora e a agilidade, aspectos fundamentais para um crescimento saudável. Curiosidades como a prática dessas brincadeiras ao redor do mundo ilustram sua universalidade e valor cultural.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies