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Plano de aula de Matéria: Introdução

Ciências

Original Teachy

Matéria: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Digital | Matéria: Introdução

Palavras ChaveMatéria, Corpo, Objeto, Propriedades Gerais, Propriedades Específicas, Tecnologia Digital, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Realidade Aumentada, Colaboração, Criatividade, Educação Interativa, Ciências, 5º Ano, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativos de busca (Google, Bing etc.), Ferramentas de apresentação digital (Google Slides, PowerPoint), Aplicativos de edição de imagem (Adobe Spark, Canva etc.), Ferramentas de criação de vídeos (TikTok, Instagram Reels), Aplicativo de realidade aumentada (Merge Cube ou similar), Cubo de realidade aumentada, Google Docs ou outra ferramenta colaborativa, Projetor ou tela para apresentar trabalhos
Códigos BNCC-
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer a base para a compreensão do conceito de matéria. Ao delinear claramente os objetivos principais, os alunos entenderão a importância do tema e o que se espera que aprendam ao final da aula. Isso garante um foco direcionado para as atividades práticas que se seguirão, facilitando a integração do conhecimento teórico com experiências do cotidiano digital.

Objetivos principais:

1. Reconhecer o que é matéria e diferenciar corpo e objeto.

2. Identificar as propriedades gerais e específicas da matéria.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, incentivando-os a utilizar ferramentas digitais para explorar o tema. Isso não só reforça o conteúdo que já estudaram em casa, mas também promove o uso consciente e educativo da tecnologia, tornando o aprendizado mais interativo e relevante para a realidade deles.

Aquecendo

Explique aos alunos que a matéria é tudo o que ocupa espaço e possui massa. Desde a água que bebemos até a cadeira em que estamos sentados, tudo ao nosso redor é composto de matéria. Para iniciar a aula de forma dinâmica, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre matéria. Isso pode incluir curiosidades sobre diferentes estados da matéria, como sólidos, líquidos e gases, ou sobre propriedades específicas e gerais que já estudaram em casa.

Reflexões Iniciais

1. O que é matéria?

2. Qual a diferença entre corpo e objeto?

3. Quais são as propriedades gerais da matéria?

4. Quais são as propriedades específicas da matéria?

5. Você encontrou alguma curiosidade interessante sobre matéria em suas pesquisas?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos em atividades práticas que reforçam e aprofundam o conhecimento teórico adquirido anteriormente. As atividades propostas incentivam a colaboração, a criatividade e a utilização consciente de tecnologias digitais para explorar e compreender os conceitos de matéria, corpo, objeto e suas propriedades de maneira lúdica e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - ️‍♀️ Detectives Digitais da Matéria

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e classificação, bem como utilizar tecnologias digitais para estruturar e apresentar informações.

- Descrição: Os alunos atuarão como detetives digitais, investigando objetos do cotidiano em uma caça ao tesouro virtual para identificar e diferenciar corpos, objetos e propriedades da matéria.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Instrua cada grupo a usar seus celulares para captar imagens de diversos objetos na sala ou em casa (se possível, conectando-se virtualmente).

  • Cada grupo deve criar um álbum digital usando uma ferramenta como Google Fotos ou uma apresentação no Google Slides, categorizando as imagens em: matéria, corpo e objeto, além de especificar as propriedades gerais e específicas de cada item.

  • Os alunos podem utilizar aplicativos de edição de imagem para adicionar anotações e descrições nas fotos.

  • Peça para cada grupo apresentar seu álbum digital para a turma, explicando suas escolhas e categorizações.

Atividade 2 -  Influenciadores da Ciência

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade, a comunicação verbal e a capacidade de síntese dos alunos, além de promover o uso consciente das redes sociais para a divulgação científica.

- Descrição: Os alunos criarão uma série de vídeos curtos, ao estilo de influenciadores digitais, explicando conceitos de matéria, corpo e objeto, além de mostrar exemplos de suas propriedades gerais e específicas.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá um tema específico relacionado a matéria (ex: estado sólido, líquido e gasoso) e um tipo de propriedade (geral ou específica).

  • Instrua os alunos a criar roteiros para vídeos curtos (entre 1 a 2 minutos) usando aplicativos como TikTok ou Instagram Reels.

  • Os alunos devem gravar os vídeos explicando os conceitos de maneira clara e divertida, utilizando objetos e experimentos simples para ilustrar suas falas.

  • Após a gravação, os grupos devem editar seus vídeos e adicionar efeitos especiais ou legendas, se desejado.

  • Cada grupo apresentará seus vídeos para a turma e responderá perguntas dos colegas.

Atividade 3 -  Jogo de Realidade Aumentada: Exploradores da Matéria

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a interação com tecnologias avançadas e desenvolver a capacidade de análise e classificação científica dos alunos.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo educativo de realidade aumentada, explorando e interagindo com objetos virtuais para identificar e categorizar matéria, corpos e objetos, e suas respectivas propriedades.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Instrua os alunos a baixar um aplicativo de realidade aumentada, como 'Merge Cube' ou similar.

  • Cada grupo receberá um 'cubo de realidade aumentada' ou equivalente digital que permite visualizar objetos 3D ao escanear com a câmera do celular.

  • Os alunos usarão o aplicativo para explorar diferentes objetos virtuais, identificando se são matéria, corpo ou objeto e descrevendo suas propriedades gerais e específicas.

  • Os grupos devem anotar suas descobertas e criar um relatório digital utilizando Google Docs ou outra ferramenta colaborativa.

  • Ao final, cada grupo compartilhará suas observações com a turma.

Retorno

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a consolidação dos conhecimentos adquiridos, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprender com as perspectivas dos colegas. A discussão em grupo e o feedback 360° ajudam a desenvolver habilidades de comunicação, autocrítica e empatia, essenciais para o aprendizado colaborativo e o crescimento pessoal.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilhe o que aprendeu ao realizar as atividades. Inicie a discussão com um breve roteiro: Agradeça o esforço dos alunos, peça que cada grupo apresente um resumo das suas descobertas, incentivando a clareza e a objetividade ao explicar suas observações e conclusões. Utilize perguntas abertas para estimular o diálogo. Por exemplo: 'O que vocês acharam mais interessante na atividade? Todos os membros do grupo concordaram com as classificações? Como vocês chegaram a essas conclusões?'

Reflexões

1. Como a tecnologia digital ajudou vocês a entenderem melhor os conceitos de matéria, corpo e objeto? 2. Quais foram as dificuldades encontradas durante as atividades e como vocês as superaram? 3. Existe alguma propriedade da matéria que vocês acham mais interessante ou surpreendente? Por quê?

Feedback 360°

Instrua o professor a realizar um feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback construtivo dos outros alunos do grupo. Oriente os alunos a oferecerem feedback de forma respeitosa, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias de maneira acolhedora. Explique que o feedback deve focar em aspectos como a colaboração, a clareza das explicações e a criatividade nas apresentações.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão

A finalidade desta etapa do plano de aula é recapitular os conceitos aprendidos de maneira lúdica e engajante, reafirmando a importância do que foi estudado. Além disso, conectar o conteúdo científico com o mundo real e cotidiano dos alunos, mostrando sua relevância e aplicações práticas. Esta etapa também encerra a aula de forma positiva e reflexiva, incentivando os alunos a ver a ciência como algo presente em suas vidas diárias.

Resumo

Resumo Criativo da Aula

Ao longo da aula, os alunos se tornaram verdadeiros detetives digitais! ️‍♀️️‍♂️ Analisaram objetos do cotidiano, produziram vídeos ao estilo de influenciadores digitais , e até exploraram mundos virtuais com realidade aumentada . Aprenderam a diferenciar matéria, corpos e objetos, e a identificar suas propriedades gerais e específicas.  O aprendizado foi uma verdadeira jornada através da ciência com um toque moderno e digital! 

No Mundo

No Mundo Atual

Essa aula se conecta com o mundo atual ao utilizar ferramentas digitais e redes sociais, que fazem parte do dia a dia dos alunos. Explorando conceitos científicos através de tecnologias como realidade aumentada e aplicativos de mídia social, o aprendizado se torna relevante e alinhado com o que os alunos vivenciam fora da sala de aula. Isso ajuda a mostrar como a ciência está presente em diversas áreas da vida moderna e como pode ser divertida e interativa.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia

Compreender o que é matéria, distinguir corpos e objetos, e conhecer suas propriedades tem aplicações práticas importantes. Por exemplo, ao saber que tudo ao nosso redor é matéria, os alunos podem entender melhor fenômenos naturais, aprimorar habilidades de observação e reconhecer a presença da ciência em contextos cotidianos, como na cozinha, ao montar um brinquedo ou ao observar a natureza.

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