Entrar

Plano de aula de Sistema Digestório

Ciências

Original Teachy

''EF05CI06''

Sistema Digestório

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Sistema Digestório

Palavras ChaveSistema Digestório, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Ciências, Ensino Fundamental, Redes Sociais, Instagram, Gamificação, Quizzes Interativos, Campanha de Saúde, Feedback 360°, Colaboração, Habilidades de Pesquisa, Engajamento
Materiais NecessáriosCelulares, Acesso à Internet, Papel, Ferramentas de Criação de Perfis Fictícios (opcional), Imagens de Órgãos do Sistema Digestório, Plataforma de Criação de Quizzes (Kahoot!, Quizizz, etc.), Materiais para Mini Atividades Práticas (bicarbonato de sódio, vinagre, etc.), Ferramentas para Gravação de Vídeos, Materiais de Desenho (papel, lápis, canetas)
Códigos BNCCEF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.; EF05CI08: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é esclarecer os objetivos que serão alcançados ao longo da aula, garantindo que os alunos compreendam os principais conceitos sobre o sistema digestório. Isto ajudará a orientar as atividades práticas e discussões, promovendo uma abordagem mais focada e eficaz no aprendizado dos componentes e funções do sistema digestório.

Objetivos principais:

1. Compreender a estrutura e as funções dos principais componentes do sistema digestório, incluindo boca, estômago e intestinos.

2. Identificar e descrever o processo de digestão de um alimento desde a ingestão até a excreção, destacando o papel de cada componente do sistema digestório.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação ao explorar informações sobre o sistema digestório.
  2. Incentivar a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Esta etapa inicial visa estimular a curiosidade e o engajamento dos alunos com relação ao tema da aula. Ao buscar fatos interessantes sobre o sistema digestório, os alunos exercitam suas habilidades de pesquisa e começam a contextualizar o que já estudaram previamente. Além disso, as perguntas chave ajudarão a revisar e reforçar os conhecimentos básicos, preparando o terreno para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Aquecimento: O sistema digestório é responsável por transformar o alimento que consumimos em nutrientes essenciais para nosso corpo. Para começar a aula, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o sistema digestório. Eles terão cinco minutos para encontrar alguma curiosidade e compartilhar com a classe. Pode ser uma informação sobre um órgão específico, como o estômago ou intestinos, ou algo surpreendente sobre o processo digestivo.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais órgãos que compõem o sistema digestório?

2. Qual é a função da boca no processo de digestão?

3. Como o estômago contribui para a digestão dos alimentos?

4. O que acontece no intestino durante a digestão?

5. Alguém encontrou algum fato curioso ou surpreendente sobre o sistema digestório?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado ativa e contextualizada, permitindo que os alunos apliquem de forma prática os conhecimentos adquiridos sobre o sistema digestório. Utilizando tecnologias modernas e cenários criativos, a aula visa aumentar o engajamento e a compreensão dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criando um Instagram do Sistema Digestório

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar as redes sociais como uma ferramenta lúdica e moderna para aprofundar o conhecimento sobre os componentes do sistema digestório e suas funções.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar perfis fictícios no Instagram para os principais órgãos do sistema digestório. A proposta é que eles utilizem a criatividade para postar 'fotos', legendas e histórias que expliquem as funções e curiosidades de cada órgão.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher ou sortear três órgãos do sistema digestório (por exemplo, boca, estômago e intestinos).

  • Os alunos devem criar perfis fictícios no Instagram (pode ser no papel ou utilizando uma ferramenta online de criação de perfis fictícios).

  • Cada perfil deve conter uma foto representativa do órgão (os alunos podem desenhar ou encontrar uma imagem online).

  • Os alunos deverão postar pelo menos três 'fotos' no perfil, cada uma com uma legenda explicando a função e curiosidades do órgão escolhido.

  • Incentive os alunos a comentarem nas postagens dos outros grupos, promovendo interação e debates sobre o conteúdo postado.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu perfil e as postagens para a turma.

Atividade 2 -  Gamificação: Desafio do Sistema Digestório

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Transformar o aprendizado sobre o sistema digestório em uma experiência interativa e divertida, aumentando o engajamento e a retenção de conhecimento dos alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão participar de um jogo online onde precisam 'sobreviver' a uma viagem completa através do sistema digestório. O jogo será uma combinação de quizzes e desafios que os levarão por todo o percurso da digestão.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Escolha uma plataforma de criação de quizzes interativos (como Kahoot! ou Quizizz).

  • Crie um quiz sobre o sistema digestório com perguntas e desafios sobre cada órgão e suas funções.

  • Configure o quiz para ser jogado em equipe, permitindo que os grupos discutam e escolham suas respostas juntos.

  • Durante o quiz, insira momentos de 'desafio' onde os alunos precisam realizar mini atividades práticas, como desenhar um órgão ou simular uma reação digestiva utilizando materiais simples (por exemplo, bicarbonato de sódio e vinagre para simular a digestão no estômago).

  • Ao final do jogo, revele o grupo vencedor e promova uma discussão sobre as questões mais desafiadoras encontradas durante o quiz.

Atividade 3 -  Influenciadores de Saúde: Campanha do Sistema Digestório

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a educação em saúde utilizando uma abordagem moderna e interativa, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre a importância do sistema digestório e como comunicar essa importância de forma eficaz.

- Descrição: Os alunos irão se tornar influenciadores digitais por um dia, criando uma campanha de saúde nas redes sociais para educar o público sobre a importância do sistema digestório e como mantê-lo saudável.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher um tema específico relacionado ao sistema digestório, como alimentação saudável, hidratação ou a importância de mastigar bem os alimentos.

  • Os alunos irão criar posts para redes sociais (pode ser no papel ou utilizando ferramentas digitais) que incluam texto, imagens e vídeos explicativos sobre o tema escolhido.

  • Incentive os alunos a usar hashtags criativas e a planejar uma estratégia de divulgação para alcançar o maior número de pessoas possível.

  • Os grupos podem usar seus celulares para gravar vídeos curtos onde explicam conceitos importantes e dão dicas práticas.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua campanha para a classe, mostrando seus posts e explicando a escolha do tema e das estratégias utilizadas.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é permitir uma reflexão aprofundada sobre a atividade prática, consolidando o aprendizado através da discussão e do feedback. Ao compartilhar suas experiências e dar feedback construtivo, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, colaboração e metacognição, melhorando a compreensão do conteúdo e promovendo um ambiente de aprendizado positivo e motivador.

Discussão em Grupo

Após a atividade prática, reúna todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Comece agradecendo a participação e o esforço de todos. Em seguida, pergunte aos grupos o que mais gostaram na atividade e o que acham que aprenderam sobre o sistema digestório. Incentive os alunos a compartilhar as dificuldades que encontraram, como resolveram e o que acham que poderiam fazer melhor da próxima vez.

Reflexões

1. O que você aprendeu sobre o sistema digestório que não sabia antes? 2. Como a criação dos perfis fictícios no Instagram ajudou você a entender melhor a função dos órgãos do sistema digestório? 3. Qual foi o maior desafio que você enfrentou durante a atividade e como lidou com ele?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°. Explique que o objetivo é fornecer feedback construtivo e respeitoso para ajudar cada colega a reconhecer seus pontos fortes e identificar áreas de melhoria. Cada aluno deve compartilhar uma coisa positiva que observou durante a atividade e uma sugestão de melhoria para um colega do grupo. Promova um ambiente de respeito e empatia, lembrando os alunos da importância do feedback para o crescimento pessoal e acadêmico.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade : Esta etapa visa consolidar o aprendizado de forma divertida e memorável, conectando o conteúdo da aula às experiências diárias dos alunos. Ao resumir os pontos principais e contextualizar o conhecimento no mundo moderno, esta conclusão reforça a relevância dos temas estudados e promove a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Resumo

Resumo : Imagine que o sistema digestório é um grande parque temático!  A boca é a bilheteria, onde tudo começa, triturando e molhando os alimentos com saliva. O estômago é como uma montanha-russa, cheia de sucos gástricos que quebram os alimentos em partículas menores. Os intestinos são as atrações principais, onde os nutrientes são absorvidos como se fossem os prêmios no final dos brinquedos. Tudo isso culmina na excreção, que é a saída do parque, liberando o que o corpo não precisa mais. Divertido, né? 

No Mundo

No Mundo : O sistema digestório é como o feed das redes sociais; ele processa todas as informações (alimentos) que chegam para a gente de maneira eficiente. Essa aula mostrou como cada órgão tem uma função vital, assim como cada postagem ou curtida tem um papel em nossa interação digital diária. Conectar essa dinâmica com a vida moderna ajuda a entender e valorizar o processo digestivo no contexto atual, onde a alimentação saudável é essencial, e a informação é processada a todo momento.

Na Prática

Aplicações : Compreender o sistema digestório é fundamental para fazer escolhas alimentares saudáveis que melhoram nossa qualidade de vida. Saber como cada órgão funciona nos ajuda a valorizar hábitos como mastigar bem os alimentos, beber bastante água e seguir uma dieta balanceada. Tudo isso impacta diretamente nossa saúde e bem-estar diários.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies