🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Propagação de Calor

Ciências

Original Teachy

'EF07CI03'

Propagação de Calor

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Propagação de Calor

Palavras ChavePropagação de Calor, Condução, Convecção, Radiação, Materiais Condutores, Materiais Isolantes, Atividades Práticas, Experimentos, Habilidades Maker, Mercado de Trabalho
Materiais NecessáriosVídeo demonstrativo (3-4 minutos), Barra de cobre, Vela, Papéis e canetas, Termômetros, Copo com água quente, Papel alumínio, Feltro, Espuma, Papelão, Plástico bolha, Fita adesiva
Códigos BNCCEF07CI03: Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais de propagação de calor, destacando a importância de habilidades práticas e experimentais. Essa abordagem não só facilita a compreensão teórica, mas também prepara os alunos para aplicações práticas no mercado de trabalho, onde o conhecimento sobre condutores e isolantes de calor é frequentemente necessário.

Objetivos principais:

1. Compreender os principais tipos de propagação de calor: condução, convecção e radiação.

2. Identificar materiais que são bons condutores e isolantes de calor, com exemplos práticos como uma barra de cobre.

Objetivos secundários:

1. Desenvolver habilidades práticas e experimentais ao realizar atividades maker relacionadas à propagação de calor.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais de propagação de calor, destacando a importância de habilidades práticas e experimentais. Essa abordagem não só facilita a compreensão teórica, mas também prepara os alunos para aplicações práticas no mercado de trabalho, onde o conhecimento sobre condutores e isolantes de calor é frequentemente necessário.

Contextualização

O calor é uma forma de energia que está presente em diversas situações do nosso dia a dia, desde o preparo de alimentos até o funcionamento de equipamentos eletrônicos. Entender como ele se propaga nos permite não apenas otimizar processos cotidianos, mas também inovar em várias áreas tecnológicas. Hoje, vamos explorar os diferentes tipos de propagação de calor: condução, convecção e radiação, e identificar quais materiais são melhores condutores e isolantes.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que a condução de calor é crucial na fabricação de chips de computador? Esses chips precisam dissipar calor rapidamente para evitar superaquecimento. Além disso, o isolamento térmico é uma preocupação constante na construção civil, onde materiais isolantes mantêm as edificações confortáveis e energeticamente eficientes. Profissionais que entendem bem esses conceitos são altamente valorizados em setores como engenharia, arquitetura e tecnologia da informação.

Atividade Inicial

Para iniciar, projete um vídeo curto (3-4 minutos) que demonstre situações reais de propagação de calor, como a fusão de metais em uma forja ou o funcionamento de uma geladeira. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora: "Por que alguns materiais esquentam mais rápido que outros quando expostos ao calor?". Incentive os alunos a discutirem suas ideias em pequenos grupos.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre os mecanismos de propagação de calor através de atividades práticas e reflexões teóricas. Isso ajuda a consolidar o conhecimento e a aplicabilidade dos conceitos em situações reais e no mercado de trabalho.

Tópicos a Serem Abordados

1. Condução de calor 2. Convecção de calor 3. Radiação de calor 4. Materiais condutores e isolantes

Reflexão sobre o Tema

Incentive os alunos a refletirem sobre como o conhecimento de propagação de calor pode ser aplicado em diferentes áreas da vida cotidiana e em variadas profissões. Questione como a eficiência energética em edifícios ou o desempenho de dispositivos eletrônicos pode ser influenciado pela escolha de materiais condutores e isolantes de calor.

Mini Desafio

Construindo um Isolante Térmico Eficiente

Os alunos deverão construir um protótipo de isolante térmico utilizando diferentes materiais fornecidos. Eles deverão testar a eficácia dos seus protótipos medindo a temperatura de um recipiente com água quente envolto pelo isolante construído.

Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de 4 a 5.
  • Distribua os materiais: papel alumínio, feltro, espuma, papelão, plástico bolha e fita adesiva.
  • Cada grupo deve construir um protótipo de isolante térmico para envolver um copo com água quente.
  • Forneça um termômetro para cada grupo e oriente-os a medir e registrar a temperatura inicial da água.
  • Após 10 minutos, os alunos devem medir e registrar a temperatura final da água.
  • Incentive os alunos a discutirem quais materiais foram mais eficientes e por quê.

Objetivo: Desenvolver habilidades práticas em construção de protótipos e análise de eficiência de materiais como condutores e isolantes térmicos.

Duração: (30 - 40 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

1. Explique a diferença entre condução, convecção e radiação de calor. 2. Dê exemplos de situações do dia a dia onde cada tipo de propagação de calor ocorre. 3. Descreva um experimento que demonstre a condução de calor utilizando uma barra de cobre e uma vela. 4. Liste três materiais que são bons condutores de calor e três que são bons isolantes. Explique suas aplicações práticas.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, promovendo uma revisão dos conteúdos abordados e incentivando a reflexão sobre a aplicabilidade prática dos conceitos. Esta etapa também busca valorizar as habilidades práticas desenvolvidas durante a aula, destacando sua relevância para o mercado de trabalho e para a vida cotidiana.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que aprenderam na aula. Questione-os sobre como os conceitos de condução, convecção e radiação foram aplicados nos experimentos práticos. Incentive-os a compartilhar suas experiências durante o mini desafio, refletindo sobre quais materiais foram mais eficientes como isolantes térmicos e por quê. Pergunte como eles podem aplicar esses conhecimentos em situações do dia a dia ou em futuras atividades profissionais.

Resumo

Resuma os principais pontos abordados na aula, destacando os três tipos de propagação de calor: condução, convecção e radiação. Reforce a compreensão de como diferentes materiais atuam como condutores ou isolantes de calor, utilizando exemplos práticos observados durante os experimentos. Lembre os alunos da importância desses conceitos em diversas áreas, como na tecnologia, construção civil e no dia a dia.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria à prática e às aplicações reais. Destaque a importância de entender a propagação de calor para melhorar a eficiência energética em construções, o desempenho de dispositivos eletrônicos, e outros contextos práticos. Encerre enfatizando a relevância do conhecimento adquirido para o mercado de trabalho e para a vida cotidiana, incentivando os alunos a continuar explorando o tema.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies