Entrar

Plano de aula de Debate e a construção da Autoconfiança

Clube de Debates

Original Teachy

Debate e a construção da Autoconfiança

Objetivos

Tempo estimado: (10 - 15 minutos)

Objetivo Principal:

  1. Conscientizar os alunos sobre a importância do debate e da autoconfiança na vida acadêmica e pessoal, demonstrando como essas duas habilidades estão interligadas e fortalecem uma à outra.

Objetivos Secundários:

  1. Apresentar aos alunos o conceito e a estrutura de um debate, bem como as regras e práticas que regem a atividade.
  2. Encorajar os alunos a desenvolver habilidades de pesquisa e preparação para debates.
  3. Introduzir e praticar habilidades de oratória, argumentação, contra-argumentação e escuta ativa.
  4. Promover a importância da autoconfiança, resiliência, gerenciamento de estresse, respeito e ética dentro do contexto de debates.
  5. Estimular a prática dos conceitos aprendidos, com foco na construção da autoconfiança dos alunos.
  6. Avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico e a aplicação das habilidades aprendidas.

Introdução

Tempo estimado: (15 - 20 minutos)

  • Primeiramente, será feito um breve resumo do conteúdo da aula anterior, focado em "Debate e o desenvolvimento da Empatia", para garantir que todos os alunos estejam no mesmo nível de entendimento e preparados para a aula atual. Será enfatizado como a empatia é importante no debate para entender os pontos de vista opostos e como isso pode melhorar a qualidade dos argumentos.

  • Em seguida, serão sugeridas duas situações-problema para instigar a curiosidade dos alunos e incitar o pensamento crítico. Uma delas pode ser: "Você é um cientista que precisa defender sua pesquisa em um congresso internacional, mas sente insegurança em apresentar em público. Como você pode superar isso?" A segunda situação pode ser: "Você é um candidato a representante estudantil e precisa convencer seus colegas de que suas propostas são as melhores. Como você usará suas habilidades de debate para conseguir isso?"

  • Depois disso, será explicado como o debate e a autoconfiança são habilidades essenciais não apenas no ambiente acadêmico, mas também na vida pessoal e profissional. Por exemplo, poderão ser citados casos de líderes mundiais, cientistas e ativistas que usaram o debate para defender suas ideias e como a autoconfiança foi fundamental nesses casos.

  • Para ganhar a atenção dos alunos, duas histórias serão contadas. A primeira é a de Martin Luther King, um grande orador que usou suas habilidades de debate para lutar pelos direitos civis, mostrando como a autoconfiança é crucial para enfrentar adversidades. A segunda história é a de Malala Yousafzai, uma jovem ativista que, apesar de sua idade e das ameaças que recebeu, teve a autoconfiança necessária para defender seus pontos de vista em fóruns internacionais.

Com essa introdução, os alunos estarão motivados e preparados para aprofundar no tópico da aula: "Debate e a construção da Autoconfiança".

Desenvolvimento

Tempo estimado: (60 - 70 minutos)

Revisão de conhecimentos anteriores

Tempo estimado: (10 - 15 minutos)

  • O professor iniciará o desenvolvimento da aula com uma revisão dos conceitos de debate e autoconfiança. Ele perguntará aos alunos o que eles entendem por esses termos e reforçará as definições corretas e a relação entre eles.

Teoria sobre debate e autoconfiança

Tempo estimado: (15 - 20 minutos)

  • O professor apresentará a estrutura básica de um debate, explicando o papel de cada participante (afirmativo, negativo, mediador), as regras básicas e a importância da pesquisa e preparação.
  • Ele também vai discutir as habilidades de oratória, argumentação e escuta ativa, e como elas são fundamentais para um bom desempenho no debate.
  • Em seguida, será discutido como a prática do debate pode ajudar a construir a autoconfiança dos participantes. O professor vai enfatizar que a autoconfiança vem de um bom preparo e da experiência de lidar com situações desafiadoras, como um debate.
  • Por fim, o professor vai abordar a importância da resiliência, gerenciamento de estresse, respeito e ética nos debates.

Prática e Observação

Tempo estimado: (30 - 35 minutos)

Atividade 1: Pesquisa e Preparação para o Debate

  • Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá um tópico de debate. Eles terão um tempo determinado para pesquisar e preparar seus argumentos. O professor irá orientá-los sobre como coletar fatos, estatísticas e argumentos que possam ser utilizados para apoiar seu ponto de vista.
  • Materiais necessários: Acesso à internet, papel e caneta.

Atividade 2: Simulação de Debate

  • Depois do tempo de preparação, cada grupo terá a oportunidade de apresentar seus argumentos e contra-argumentar os pontos apresentados pelos outros grupos. O professor atuará como mediador, garantindo que as regras do debate sejam seguidas e dando feedback construtivo aos alunos.
  • Esta atividade permitirá aos alunos experimentar a prática do debate e observar como a preparação adequada, a argumentação eficaz e a escuta ativa podem aumentar sua autoconfiança.
  • Materiais necessários: Espaço adequado para a realização do debate, cronômetro.

Através dessas atividades, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, desenvolver suas habilidades de debate e observar sua autoconfiança crescendo à medida que ganham experiência e se sentem mais confortáveis com a atividade.

Retorno

Tempo estimado: (10 - 15 minutos)

  • O professor iniciará a fase de retorno fazendo uma revisão do que foi apresentado e praticado na aula, reforçando os principais pontos e conceitos. Ele poderá perguntar aos alunos sobre suas impressões da atividade, o que mais chamou sua atenção e quais foram os desafios encontrados. Desta forma, será possível verificar o que foi aprendido e como a atividade se conecta com a teoria apresentada.

  • Em seguida, cada aluno receberá um papel e um minuto para responder às seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
  • As respostas serão coletadas e o professor poderá fazer uma breve análise das respostas, identificando os pontos que foram bem assimilados e aqueles que ainda precisam ser retomados ou esclarecidos em aulas futuras.

  • Por fim, o professor sugerirá uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem envolver a pesquisa de um tema e a preparação de argumentos para um debate, bem como reflexões sobre a importância da autoconfiança na vida pessoal e acadêmica.

  • A fase de retorno é essencial para consolidar o aprendizado, identificar lacunas no entendimento dos alunos, e proporcionar um feedback para o professor sobre a efetividade de sua metodologia de ensino. Além disso, os exercícios propostos para casa ajudarão os alunos a continuar praticando e aprofundando os conceitos aprendidos em sala de aula.

Conclusão

Tempo estimado: (10 - 15 minutos)

  • Para encerrar a aula, o professor fará um resumo dos principais pontos discutidos, enfatizando a importância do debate como ferramenta para o desenvolvimento da autoconfiança. Ele irá recordar a estrutura de um debate, o papel da preparação e pesquisa, as habilidades de oratória, argumentação, contra-argumentação, escuta ativa, e a importância da resiliência e do gerenciamento de estresse. O professor também reiterará a necessidade de respeito e ética durante os debates.

  • O professor, então, fará a conexão entre a teoria apresentada no início da aula e as práticas realizadas pelos alunos. Ele irá destacar como os alunos aplicaram o conhecimento teórico na prática do debate, e como isso contribuiu para a construção da autoconfiança.

  • Neste ponto, o professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos de debates famosos, ou cursos online sobre técnicas de debate e oratória. Os alunos também serão incentivados a assistir a debates em eventos escolares, clubes de debates, ou na televisão para observar como as habilidades discutidas são aplicadas na prática por debatedores experientes.

  • Por fim, o professor reforçará a importância do assunto abordado na aula para o dia a dia dos alunos. Ele explicará que o debate e a autoconfiança não são apenas habilidades acadêmicas, mas também são fundamentais para a vida pessoal e profissional. O professor pode citar exemplos de como essas habilidades podem ser úteis em entrevistas de emprego, apresentações de projeto, discussões de grupo, e até mesmo em conversas do cotidiano.

Com essa conclusão, os alunos sairão da aula com uma compreensão clara e prática da relação entre o debate e a construção da autoconfiança, e estarão motivados a continuar desenvolvendo essas habilidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies