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Plano de aula de Modelos de Negócios

Empreendedorismo

Original Teachy

Modelos de Negócios

Objetivos

(10 - 15 minutos)

  1. Apresentar o conceito de "Modelos de Negócios" e sua importância no contexto do empreendedorismo, explicando como eles resumem todas as operações e logística de uma empresa, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega dos produtos ou serviços finais aos consumidores.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos para identificar e analisar diversos modelos de negócios existentes em diferentes setores, utilizando ferramentas estratégicas, como o Business Model Canvas, para visualizar e analisar modelos de negócios.

  3. Proporcionar aos alunos uma visão detalhada dos princípios fundamentais dos modelos de negócios e habilidades práticas para desenvolver e implementar modelos de negócios inovadores e eficazes, enfatizando a capacidade de avaliar, adaptar e evoluir modelos de negócios em resposta a fatores internos ou externos.

Objetivos Secundários

  1. Estimular o desenvolvimento de habilidades críticas de pensamento para identificar forças e fraquezas em diferentes modelos de negócios.
  2. Promover a compreensão de como os modelos de negócios interagem com a estratégia geral da empresa, estratégia de inovação, estratégia de marketing e outras funções empresariais.
  3. Abordar a influência da transformação digital nos modelos de negócios e como ela pode alterá-los.

Introdução

(15 - 20 minutos)

  1. Relembrar os conceitos abordados na aula anterior: Nesta etapa, o professor deverá recapitular os principais pontos da aula anterior que focou no "Desenvolvimento de Ideias Inovadoras". Essa revisão ajudará a estabelecer uma base sólida para a compreensão dos Modelos de Negócios.

  2. Situações-problema: O professor poderá apresentar duas situações, como uma startup que precisa criar um modelo de negócios para atrair investidores e uma empresa já estabelecida que precisa adaptar seu modelo de negócios em resposta a uma mudança no mercado. Essas situações ajudarão a demonstrar a importância e a aplicabilidade dos modelos de negócios.

  3. Contextualização: O professor deverá então explicar como os modelos de negócios são essenciais para qualquer empreendimento de sucesso, seja uma pequena empresa local ou uma corporação global. Pode-se usar exemplos de empresas famosas, como a Apple e a Amazon, para ilustrar como seus modelos de negócios inovadores contribuíram para seu sucesso.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar histórias sobre como alguns empreendedores de sucesso usaram modelos de negócios inovadores para transformar suas ideias em empresas prósperas. Por exemplo, a história de como a Airbnb revolucionou o setor de hospedagem com seu modelo de negócios baseado em compartilhamento de casa. Outra curiosidade pode ser como a Uber, um aplicativo de compartilhamento de caronas, desafiou o modelo de negócio tradicional dos táxis e transformou o setor de transporte.

Desenvolvimento

(45 - 50 minutos)

  1. Revisão do Business Model Canvas:

    • Inicialmente, o professor deve revisar o conceito e a estrutura do Business Model Canvas, uma ferramenta visualmente atraente e fácil de usar que ajuda os empreendedores a descrever, projetar e inovar modelos de negócios.
    • Ele deve explicar sobre cada um dos nove blocos do Canvas, que representam as principais componentes de um modelo de negócio: proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave e estrutura de custos.
    • Para tornar a explicação mais concreta, o professor pode usar exemplos de empresas reconhecidas e como elas preencheriam cada bloco do Canvas.
    • Materiais necessários: Projetor para apresentar slides sobre o Business Model Canvas, exemplos de Canvas preenchidos de empresas famosas.
  2. Apresentação de diferentes tipos de Modelos de Negócios:

    • Aqui, o professor deve apresentar uma variedade de modelos de negócios que são comuns em diferentes setores, como o modelo de assinaturas (Netflix), modelo de marketplace (Amazon), modelo de freemium (Spotify), modelo de franquia (McDonald's), etc.
    • Ele deve discutir as vantagens e desvantagens de cada modelo e sob quais circunstâncias eles são mais eficazes.
    • Materiais necessários: Projetor para apresentar slides sobre diferentes tipos de modelos de negócios.
  3. Atividade Prática 1 - Análise de Modelos de Negócios Reais:

    • Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá o perfil de uma empresa real. Eles deverão analisar o modelo de negócios da empresa usando o Business Model Canvas.
    • Depois, cada grupo apresentará sua análise para a classe, discutindo a eficácia do modelo de negócios da empresa e sugerindo possíveis melhorias.
    • Materiais necessários: Perfis de empresas reais, cópias do Business Model Canvas para cada grupo.
  4. Atividade Prática 2 - Projetando um Modelo de Negócio Inovador:

    • Agora, cada grupo receberá um cenário de uma nova ideia de negócio. Eles terão que projetar um modelo de negócio inovador para essa ideia usando o Business Model Canvas.
    • Depois, cada grupo apresentará seu modelo de negócios para a classe, explicando por que acreditam que seu modelo será rentável e sustentável.
    • Materiais necessários: Cenários de ideias de negócios, cópias do Business Model Canvas para cada grupo.
  5. Discussão sobre a transformação digital e Modelos de Negócios:

    • Para concluir a parte teórica, o professor deve falar sobre a influência da transformação digital nos modelos de negócios. Isso pode incluir a discussão de como a tecnologia pode criar novas oportunidades de negócios, alterar a forma como as empresas interagem com os clientes e forçar as empresas a adaptar seus modelos de negócios em resposta à evolução tecnológica.
    • O professor pode usar exemplos de empresas como Uber e Airbnb para ilustrar como a transformação digital pode impactar os modelos de negócios.
    • Materiais necessários: Projetor para apresentar slides sobre transformação digital e modelos de negócios.

Retorno

(15 - 20 minutos)

  1. Revisão da Aula:

    • Nesta etapa, o professor deve fazer uma revisão da aula, permitindo que os alunos falem sobre as principais lições que aprenderam e compartilhem as conclusões que tiraram das atividades práticas.
    • O professor deve reforçar a conexão entre as atividades e a teoria, explicando como o uso do Business Model Canvas nas atividades ajudou a ilustrar os conceitos teóricos discutidos durante a aula.
    • Também é uma oportunidade para os alunos fazerem perguntas ou pedirem esclarecimentos sobre qualquer aspecto da aula que ainda não esteja claro.
  2. Reflexão Individual:

    • O professor deve pedir que os alunos gastem um minuto escrevendo as respostas para as seguintes perguntas em um pedaço de papel:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Essa atividade de reflexão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e identificar áreas que podem precisar de revisão adicional.
  3. Tarefa de Casa:

    • Para reforçar o aprendizado e permitir que os alunos pratiquem as habilidades aprendidas durante a aula, o professor deve designar uma lista de exercícios para serem resolvidos em casa.
    • Os exercícios podem incluir a análise de outros modelos de negócios usando o Business Model Canvas, a criação de um novo modelo de negócio para uma ideia de negócio hipotética e a reflexão sobre como a transformação digital pode impactar diferentes modelos de negócios.
    • Materiais necessários: Lista de exercícios para serem resolvidos em casa.

Conclusão

(5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos pontos-chave: O professor deve resumir os principais pontos abordados na aula, incluindo a importância dos modelos de negócios para o sucesso de qualquer empreendimento, os diferentes tipos de modelos de negócios existentes, a estrutura do Business Model Canvas e o impacto da transformação digital nos modelos de negócios.

  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações: O professor deve reforçar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a conectar a teoria à prática, permitindo aos alunos ver como os conceitos teóricos de modelos de negócios se aplicam ao mundo real.

  3. Sugestão de materiais de estudo adicionais: O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre modelos de negócios. Isso pode incluir livros, artigos, vídeos e websites sobre modelos de negócios, empreendedorismo e transformação digital.

  4. Relevância dos Modelos de Negócios: Para concluir a aula, o professor deve ressaltar a relevância dos modelos de negócios no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Ele deve destacar que, compreender e saber aplicar os princípios dos modelos de negócios é fundamental para qualquer empreendedor que deseja criar um negócio próspero e sustentável.

  5. Encerramento da aula: O professor deve encerrar a aula de forma positiva, expressando confiança na capacidade dos alunos de aplicar os conceitos e habilidades aprendidos em suas futuras iniciativas de empreendedorismo. Pode encorajar os alunos a continuar explorando e aprendendo sobre modelos de negócios e empreendedorismo além da sala de aula.

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