🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Verbos: Presente do Indicativo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Presente do Indicativo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de verbos no presente do indicativo em espanhol: os alunos irão aprender o que são verbos, como são formados e como funcionam no presente do indicativo. Serão incentivados a fazer conexões com o seu conhecimento prévio de verbos em português.

  2. Identificar e conjugar verbos no presente do indicativo em espanhol: os alunos serão capazes de identificar verbos no presente do indicativo em textos e conjuga-los corretamente. Através de atividades práticas, eles irão ganhar confiança em usar verbos no presente do indicativo em suas próprias produções escritas e orais.

  3. Aplicar o uso de verbos no presente do indicativo em contextos reais: os alunos irão praticar o uso de verbos no presente do indicativo em diálogos e situações cotidianas. Isso permitirá que eles vejam a relevância e a aplicabilidade deste tópico em suas vidas diárias.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver habilidades de escuta e fala em espanhol: através das atividades interativas, os alunos terão a oportunidade de praticar suas habilidades de escuta e fala em espanhol, reforçando a aprendizagem do vocabulário e das estruturas gramaticais.

    • Promover a autonomia e o trabalho em equipe: o modelo de aula invertida incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Ao mesmo tempo, as atividades em grupo promovem a colaboração e o trabalho em equipe.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor começa a aula relembrando os alunos sobre o conceito de verbos em geral, e como eles são conjulgados em português. Essa revisão é importante para que os alunos possam fazer comparações e contrastes com o novo conteúdo que estão prestes a aprender. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta aos alunos duas situações que envolvem o uso de verbos no presente do indicativo em espanhol.

    • Situação 1: Uma mini-história em espanhol, onde os verbos no presente do indicativo estão faltando. Os alunos são desafiados a identificar os verbos que faltam e conjuga-los corretamente. (3 - 4 minutos)

    • Situação 2: Um diálogo em espanhol, onde os personagens estão falando sobre suas rotinas diárias. Os alunos são desafiados a identificar os verbos no presente do indicativo e a conjuga-los corretamente. (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica aos alunos a importância do presente do indicativo, destacando que é o tempo verbal mais comumente usado na língua espanhola para descrever ações que estão acontecendo no presente. Além disso, o professor ressalta que o presente do indicativo é amplamente utilizado em conversas cotidianas, tornando-o um tópico-chave para a comunicação eficaz em espanhol. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para engajar os alunos no tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a língua espanhola e seu uso de verbos.

    • Curiosidade 1: O espanhol é uma das línguas que mais usa o presente do indicativo, mesmo em situações em que o português usaria outro tempo verbal. (2 - 3 minutos)

    • Curiosidade 2: O espanhol tem muitos verbos irregulares, o que pode tornar a conjugação no presente do indicativo um desafio interessante. (2 - 3 minutos)

Essa Introdução deve preparar os alunos para o conteúdo da aula, fazendo-os entender a relevância e a aplicabilidade do que estão prestes a aprender. Ao mesmo tempo, as situações-problema e as curiosidades devem despertar o interesse dos alunos e motiva-los para o aprendizado.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing: O professor divide a turma em grupos de três e fornece a cada grupo um cenário de situações do dia a dia (ex: na escola, em casa, em um restaurante). Ele instrui os alunos a escreverem um diálogo curto em espanhol usando verbos no presente do indicativo para descrever as ações que estão ocorrendo no cenário. O professor circula pela sala, oferecendo ajuda e orientação conforme necessário. Após 15 minutos, cada grupo apresenta seu diálogo para a classe. (10 - 12 minutos)

    • Passo 1: Dividir a turma em grupos de três.
    • Passo 2: Distribuir os cenários para cada grupo.
    • Passo 3: Os alunos escrevem o diálogo em espanhol.
    • Passo 4: Cada grupo apresenta seu diálogo para a classe.
  2. Atividade de Conjugação em Grupo: O professor fornece a cada grupo um conjunto de cartões, cada um contendo um verbo em inglês. Os alunos, então, têm que conjugar o verbo no presente do indicativo em espanhol. O professor circula pela sala, oferecendo ajuda e orientação conforme necessário. O objetivo é que os alunos pratiquem a conjugação de verbos no presente do indicativo de uma forma lúdica e colaborativa. (5 - 7 minutos)

    • Passo 1: Distribuir os cartões de verbos para cada grupo.
    • Passo 2: Os alunos conjugam os verbos no presente do indicativo em espanhol.
    • Passo 3: Cada grupo apresenta seus cartões para a classe.
  3. Atividade de Vocabulário e Conjugação: O professor distribui uma folha de exercícios para cada aluno. A folha de exercícios contém uma lista de verbos em português e os alunos têm que escrever a tradução em espanhol e a conjugação no presente do indicativo. O professor incentiva os alunos a usarem seus livros e anotações para completar os exercícios. (5 - 6 minutos)

    • Passo 1: Distribuir a folha de exercícios para cada aluno.
    • Passo 2: Os alunos completam a folha de exercícios, escrevendo a tradução e a conjugação dos verbos.

O Desenvolvimento da aula é o momento em que os alunos realmente se envolvem com o conteúdo. As atividades propostas são projetadas para serem divertidas e envolventes, ao mesmo tempo em que permitem que os alunos pratiquem e consolidem seu entendimento do presente do indicativo em espanhol. O professor deve circular pela sala, oferecendo suporte e feedback aos alunos, para garantir que todos estejam progredindo e compreendendo o material.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor pede a cada grupo que compartilhe as soluções ou conclusões alcançadas durante as atividades de role-playing e conjugação em grupo. Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar suas descobertas. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, garantindo que cada membro do grupo tenha a oportunidade de falar.

    • Passo 1: O professor pede a um representante de cada grupo que compartilhe as soluções ou conclusões alcançadas durante as atividades em grupo.
    • Passo 2: O professor facilita uma breve discussão, fazendo perguntas para esclarecer qualquer mal-entendido e reforçar os conceitos-chave.
    • Passo 3: O professor fornece feedback positivo e construtivo, elogiando as contribuições dos alunos e corrigindo quaisquer erros ou equívocos.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): O professor faz uma recapitulação dos principais pontos teóricos abordados na aula, reforçando a importância do presente do indicativo em espanhol e como ele é formado e usado. O professor então conecta a teoria com a prática, referindo-se às atividades que os alunos acabaram de completar e destacando como elas aplicam os conceitos teóricos de forma prática.

    • Passo 1: O professor recapitula os principais pontos teóricos da aula.
    • Passo 2: O professor faz conexões entre a teoria e a prática, referindo-se às atividades realizadas pelos alunos.
    • Passo 3: O professor responde a quaisquer perguntas ou dúvidas que os alunos possam ter e esclarece quaisquer mal-entendidos.
  3. Reflexão final (2 - 3 minutos): O professor pede aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula. Eles são desafiados a pensar sobre o que consideraram mais importante ou mais interessante, quais questões ainda têm e o que esperam aprender nas aulas futuras. Os alunos podem registrar suas reflexões em um caderno ou compartilhá-las em voz alta com a classe. O professor deve incentivar os alunos a serem honestos em suas reflexões e a usá-las como base para o planejamento de futuras aulas.

    • Passo 1: O professor pede aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula.
    • Passo 2: Os alunos compartilham suas reflexões com a classe ou as registram em um caderno.
    • Passo 3: O professor usa as reflexões dos alunos para informar o planejamento de futuras aulas.

O Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite que o professor avalie o entendimento dos alunos e forneça feedback imediato. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão final dão aos alunos a oportunidade de consolidar seu aprendizado e de se tornarem conscientes de seu próprio processo de aprendizado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor inicia a Conclusão relembrando os conceitos e habilidades principais abordados durante a aula. Ele ressalta a importância do presente do indicativo em espanhol, como ele é formado e como é usado em diferentes contextos. O professor também reforça as habilidades de escuta, fala e escrita em espanhol que os alunos praticaram durante as atividades.

    • Passo 1: Recapitular os conceitos principais da aula.
    • Passo 2: Ressaltar as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): O professor explica como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a solidificar o entendimento teórico dos alunos sobre o presente do indicativo em espanhol. Ele destaca a importância de aplicar o conhecimento teórico em situações reais para uma aprendizagem mais eficaz.

    • Passo 1: Explicar a relação entre a teoria e a prática.
    • Passo 2: Ressaltar a importância de aplicar o conhecimento teórico em situações reais.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o presente do indicativo em espanhol. Esses materiais podem incluir sites, livros, vídeos e atividades interativas. O professor também pode sugerir que os alunos pratiquem a conjugação de verbos em espanhol regularmente para consolidar seu conhecimento.

    • Passo 1: Sugerir materiais de estudo adicionais.
    • Passo 2: Encorajar os alunos a praticarem regularmente a conjugação de verbos.
  4. Aplicação no Dia a Dia (1 minuto): Finalmente, o professor destaca a relevância do que foi aprendido para o dia a dia dos alunos. Ele explica que o presente do indicativo é o tempo verbal mais comumente usado em espanhol, e que a habilidade de conjugar e usar verbos neste tempo é essencial para a comunicação eficaz em espanhol. O professor pode dar exemplos de situações reais em que os alunos podem usar o presente do indicativo, como descrever suas rotinas diárias, falar sobre eventos futuros, ou expressar opiniões e sentimentos.

    • Passo 1: Explicar a relevância do que foi aprendido para o dia a dia dos alunos.
    • Passo 2: Dar exemplos de situações reais em que os alunos podem aplicar o que aprenderam.

A Conclusão da aula é um momento importante para consolidar o aprendizado dos alunos e para estabelecer conexões entre a teoria e a prática. Além disso, ao sugerir materiais de estudo adicionais e destacar a relevância do que foi aprendido para o dia a dia dos alunos, o professor incentiva os alunos a continuarem aprendendo e a aplicarem o que aprenderam fora da sala de aula.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies