Entrar

Plano de aula de Verbos: Presente do Indicativo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Presente do Indicativo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de verbos no presente do indicativo em espanhol: os alunos irão aprender o que são verbos, como são formados e como funcionam no presente do indicativo. Serão incentivados a fazer conexões com o seu conhecimento prévio de verbos em português.

  2. Identificar e conjugar verbos no presente do indicativo em espanhol: os alunos serão capazes de identificar verbos no presente do indicativo em textos e conjuga-los corretamente. Através de atividades práticas, eles irão ganhar confiança em usar verbos no presente do indicativo em suas próprias produções escritas e orais.

  3. Aplicar o uso de verbos no presente do indicativo em contextos reais: os alunos irão praticar o uso de verbos no presente do indicativo em diálogos e situações cotidianas. Isso permitirá que eles vejam a relevância e a aplicabilidade deste tópico em suas vidas diárias.

    Objetivos secundários:

    • Desenvolver habilidades de escuta e fala em espanhol: através das atividades interativas, os alunos terão a oportunidade de praticar suas habilidades de escuta e fala em espanhol, reforçando a aprendizagem do vocabulário e das estruturas gramaticais.

    • Promover a autonomia e o trabalho em equipe: o modelo de aula invertida incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Ao mesmo tempo, as atividades em grupo promovem a colaboração e o trabalho em equipe.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor começa a aula relembrando os alunos sobre o conceito de verbos em geral, e como eles são conjulgados em português. Essa revisão é importante para que os alunos possam fazer comparações e contrastes com o novo conteúdo que estão prestes a aprender. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta aos alunos duas situações que envolvem o uso de verbos no presente do indicativo em espanhol.

    • Situação 1: Uma mini-história em espanhol, onde os verbos no presente do indicativo estão faltando. Os alunos são desafiados a identificar os verbos que faltam e conjuga-los corretamente. (3 - 4 minutos)

    • Situação 2: Um diálogo em espanhol, onde os personagens estão falando sobre suas rotinas diárias. Os alunos são desafiados a identificar os verbos no presente do indicativo e a conjuga-los corretamente. (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica aos alunos a importância do presente do indicativo, destacando que é o tempo verbal mais comumente usado na língua espanhola para descrever ações que estão acontecendo no presente. Além disso, o professor ressalta que o presente do indicativo é amplamente utilizado em conversas cotidianas, tornando-o um tópico-chave para a comunicação eficaz em espanhol. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para engajar os alunos no tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a língua espanhola e seu uso de verbos.

    • Curiosidade 1: O espanhol é uma das línguas que mais usa o presente do indicativo, mesmo em situações em que o português usaria outro tempo verbal. (2 - 3 minutos)

    • Curiosidade 2: O espanhol tem muitos verbos irregulares, o que pode tornar a conjugação no presente do indicativo um desafio interessante. (2 - 3 minutos)

Essa Introdução deve preparar os alunos para o conteúdo da aula, fazendo-os entender a relevância e a aplicabilidade do que estão prestes a aprender. Ao mesmo tempo, as situações-problema e as curiosidades devem despertar o interesse dos alunos e motiva-los para o aprendizado.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing: O professor divide a turma em grupos de três e fornece a cada grupo um cenário de situações do dia a dia (ex: na escola, em casa, em um restaurante). Ele instrui os alunos a escreverem um diálogo curto em espanhol usando verbos no presente do indicativo para descrever as ações que estão ocorrendo no cenário. O professor circula pela sala, oferecendo ajuda e orientação conforme necessário. Após 15 minutos, cada grupo apresenta seu diálogo para a classe. (10 - 12 minutos)

    • Passo 1: Dividir a turma em grupos de três.
    • Passo 2: Distribuir os cenários para cada grupo.
    • Passo 3: Os alunos escrevem o diálogo em espanhol.
    • Passo 4: Cada grupo apresenta seu diálogo para a classe.
  2. Atividade de Conjugação em Grupo: O professor fornece a cada grupo um conjunto de cartões, cada um contendo um verbo em inglês. Os alunos, então, têm que conjugar o verbo no presente do indicativo em espanhol. O professor circula pela sala, oferecendo ajuda e orientação conforme necessário. O objetivo é que os alunos pratiquem a conjugação de verbos no presente do indicativo de uma forma lúdica e colaborativa. (5 - 7 minutos)

    • Passo 1: Distribuir os cartões de verbos para cada grupo.
    • Passo 2: Os alunos conjugam os verbos no presente do indicativo em espanhol.
    • Passo 3: Cada grupo apresenta seus cartões para a classe.
  3. Atividade de Vocabulário e Conjugação: O professor distribui uma folha de exercícios para cada aluno. A folha de exercícios contém uma lista de verbos em português e os alunos têm que escrever a tradução em espanhol e a conjugação no presente do indicativo. O professor incentiva os alunos a usarem seus livros e anotações para completar os exercícios. (5 - 6 minutos)

    • Passo 1: Distribuir a folha de exercícios para cada aluno.
    • Passo 2: Os alunos completam a folha de exercícios, escrevendo a tradução e a conjugação dos verbos.

O Desenvolvimento da aula é o momento em que os alunos realmente se envolvem com o conteúdo. As atividades propostas são projetadas para serem divertidas e envolventes, ao mesmo tempo em que permitem que os alunos pratiquem e consolidem seu entendimento do presente do indicativo em espanhol. O professor deve circular pela sala, oferecendo suporte e feedback aos alunos, para garantir que todos estejam progredindo e compreendendo o material.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor pede a cada grupo que compartilhe as soluções ou conclusões alcançadas durante as atividades de role-playing e conjugação em grupo. Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar suas descobertas. O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, garantindo que cada membro do grupo tenha a oportunidade de falar.

    • Passo 1: O professor pede a um representante de cada grupo que compartilhe as soluções ou conclusões alcançadas durante as atividades em grupo.
    • Passo 2: O professor facilita uma breve discussão, fazendo perguntas para esclarecer qualquer mal-entendido e reforçar os conceitos-chave.
    • Passo 3: O professor fornece feedback positivo e construtivo, elogiando as contribuições dos alunos e corrigindo quaisquer erros ou equívocos.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): O professor faz uma recapitulação dos principais pontos teóricos abordados na aula, reforçando a importância do presente do indicativo em espanhol e como ele é formado e usado. O professor então conecta a teoria com a prática, referindo-se às atividades que os alunos acabaram de completar e destacando como elas aplicam os conceitos teóricos de forma prática.

    • Passo 1: O professor recapitula os principais pontos teóricos da aula.
    • Passo 2: O professor faz conexões entre a teoria e a prática, referindo-se às atividades realizadas pelos alunos.
    • Passo 3: O professor responde a quaisquer perguntas ou dúvidas que os alunos possam ter e esclarece quaisquer mal-entendidos.
  3. Reflexão final (2 - 3 minutos): O professor pede aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula. Eles são desafiados a pensar sobre o que consideraram mais importante ou mais interessante, quais questões ainda têm e o que esperam aprender nas aulas futuras. Os alunos podem registrar suas reflexões em um caderno ou compartilhá-las em voz alta com a classe. O professor deve incentivar os alunos a serem honestos em suas reflexões e a usá-las como base para o planejamento de futuras aulas.

    • Passo 1: O professor pede aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula.
    • Passo 2: Os alunos compartilham suas reflexões com a classe ou as registram em um caderno.
    • Passo 3: O professor usa as reflexões dos alunos para informar o planejamento de futuras aulas.

O Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite que o professor avalie o entendimento dos alunos e forneça feedback imediato. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão final dão aos alunos a oportunidade de consolidar seu aprendizado e de se tornarem conscientes de seu próprio processo de aprendizado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor inicia a Conclusão relembrando os conceitos e habilidades principais abordados durante a aula. Ele ressalta a importância do presente do indicativo em espanhol, como ele é formado e como é usado em diferentes contextos. O professor também reforça as habilidades de escuta, fala e escrita em espanhol que os alunos praticaram durante as atividades.

    • Passo 1: Recapitular os conceitos principais da aula.
    • Passo 2: Ressaltar as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): O professor explica como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a solidificar o entendimento teórico dos alunos sobre o presente do indicativo em espanhol. Ele destaca a importância de aplicar o conhecimento teórico em situações reais para uma aprendizagem mais eficaz.

    • Passo 1: Explicar a relação entre a teoria e a prática.
    • Passo 2: Ressaltar a importância de aplicar o conhecimento teórico em situações reais.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento sobre o presente do indicativo em espanhol. Esses materiais podem incluir sites, livros, vídeos e atividades interativas. O professor também pode sugerir que os alunos pratiquem a conjugação de verbos em espanhol regularmente para consolidar seu conhecimento.

    • Passo 1: Sugerir materiais de estudo adicionais.
    • Passo 2: Encorajar os alunos a praticarem regularmente a conjugação de verbos.
  4. Aplicação no Dia a Dia (1 minuto): Finalmente, o professor destaca a relevância do que foi aprendido para o dia a dia dos alunos. Ele explica que o presente do indicativo é o tempo verbal mais comumente usado em espanhol, e que a habilidade de conjugar e usar verbos neste tempo é essencial para a comunicação eficaz em espanhol. O professor pode dar exemplos de situações reais em que os alunos podem usar o presente do indicativo, como descrever suas rotinas diárias, falar sobre eventos futuros, ou expressar opiniões e sentimentos.

    • Passo 1: Explicar a relevância do que foi aprendido para o dia a dia dos alunos.
    • Passo 2: Dar exemplos de situações reais em que os alunos podem aplicar o que aprenderam.

A Conclusão da aula é um momento importante para consolidar o aprendizado dos alunos e para estabelecer conexões entre a teoria e a prática. Além disso, ao sugerir materiais de estudo adicionais e destacar a relevância do que foi aprendido para o dia a dia dos alunos, o professor incentiva os alunos a continuarem aprendendo e a aplicarem o que aprenderam fora da sala de aula.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies