Objetivos
Objetivo Principal:
- Compreender a importância da "Comunicação de Resultados" em experimentos científicos e identificar as habilidades necessárias para comunicar de forma eficaz.
Objetivos Secundários:
- Desenvolver a capacidade de analisar e sintetizar dados de maneira eficaz para facilitar a comunicação dos resultados.
- Aprender técnicas de escrita científica e apresentação oral para melhorar a comunicação de resultados.
- Entender a necessidade de adaptar a comunicação ao público-alvo e o uso de visuais de dados para aprimorar a compreensão.
- Reconhecer a importância da revisão e feedback, habilidades de argumentação e integridade científica na comunicação de resultados.
Estimativa de tempo: (15 - 20 minutos)
Introdução
-
Revisão do conteúdo anterior: (5 - 10 minutos)
Relembrar os conceitos fundamentais da aula passada sobre "Interpretação de Resultados". Os alunos devem compreender a importância de analisar e interpretar os dados de um experimento científico de forma eficaz. Além disso, deve-se fazer uma breve revisão sobre o processo de coleta de dados e a importância de ter dados precisos e confiáveis.
-
Situações-problema: (10 - 15 minutos)
Apresentar dois problemas hipotéticos para os alunos. O primeiro poderia envolver a divulgação de um estudo científico complexo para o público em geral. O segundo poderia se concentrar em comunicar os resultados de um experimento para uma conferência de especialistas. Esses problemas ajudarão a destacar a necessidade de adaptar a comunicação dos resultados ao público-alvo.
-
Contexto real: (5 - 10 minutos)
Ilustrar a importância da comunicação eficaz dos resultados com exemplos do mundo real. Por exemplo, a comunicação de resultados de pesquisa sobre a COVID-19 para a população em geral e a comunidade científica. Discutir as dificuldades encontradas e a importância de comunicar informações de forma clara e precisa.
-
Ganhar a atenção dos alunos: (5 - 10 minutos)
Compartilhar duas curiosidades sobre a comunicação de resultados em ciência. Por exemplo, a história de como Albert Einstein comunicou sua teoria da relatividade ao mundo, e o impacto que teve na comunidade científica e na sociedade em geral. Outro exemplo poderia ser a importância da visualização de dados na comunicação de resultados, ilustrada pelo famoso "Mapa do Cólera" de John Snow, que mudou a compreensão da transmissão de doenças.
Estimativa de tempo total: (25 - 45 minutos)
Desenvolvimento
-
Revisão dos conhecimentos anteriores: (5 - 10 minutos)
Os alunos serão solicitados a compartilhar o que se lembram da aula anterior sobre "Interpretação de Resultados". Isso servirá como uma ponte para o novo tópico "Comunicação de Resultados", destacando a conexão entre a interpretação e a comunicação dos resultados.
-
Apresentação da teoria: (15 - 20 minutos)
O professor irá explicar a importância da comunicação de resultados na ciência e as habilidades necessárias para comunicar de forma eficaz. A teoria apresentada incluirá a análise de dados, a síntese de informações, habilidades de escrita científica, compreensão do público-alvo, habilidades de apresentação oral, desenvolvimento de visuais de dados, revisão e feedback, habilidades de argumentação e integridade científica.
-
Atividade prática 1: "Comunicando a um público leigo": (15 - 20 minutos)
Os alunos receberão um conjunto de dados de um experimento hipotético e serão desafiados a comunicar os resultados a um público leigo. Eles terão que analisar os dados, sintetizar as informações, criar visuais de dados, e preparar uma apresentação oral e escrita dos resultados. O professor circulará pela sala fornecendo orientação e feedback conforme necessário.
Materiais necessários: Conjunto de dados do experimento, computador com software de análise de dados e apresentação (por exemplo, Excel, PowerPoint), papel e canetas para anotações.
-
Atividade prática 2: "Comunicando a especialistas": (15 - 20 minutos)
Usando o mesmo conjunto de dados, os alunos agora serão desafiados a comunicar os resultados a uma conferência de especialistas. Eles precisarão refinar sua análise de dados, aumentar o detalhe em suas apresentações escritas e orais, e preparar-se para responder a perguntas e críticas. O professor novamente fornecerá orientação e feedback.
Materiais necessários: Conjunto de dados do experimento, computador com software de análise de dados e apresentação, papel e canetas para anotações.
Estimativa de tempo total: (50 - 70 minutos)
Retorno
-
Revisão da Atividade Prática: (10 - 15 minutos)
Depois das atividades práticas, o professor conduzirá uma discussão em grupo para revisar o que foi aprendido. Cada grupo apresentará brevemente os principais pontos de sua apresentação e discutirá os desafios que encontraram ao adaptar a comunicação dos resultados para diferentes públicos. O professor destacará as principais estratégias usadas pelos alunos e como elas se relacionam com a teoria apresentada.
-
Reflexão Individual: (5 - 10 minutos)
Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam e a escrever respostas para duas perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
Após escreverem suas respostas, alguns alunos serão convidados a compartilhar suas reflexões com a classe. Isso proporcionará uma oportunidade para esclarecer qualquer confusão restante e destacar os principais pontos de aprendizado da aula.
-
Tarefa de Casa: (2 - 3 minutos)
Para reforçar o que foi aprendido, será sugerida uma lista de exercícios para os alunos resolverem em casa. Os exercícios incluirão a análise de um conjunto de dados e a comunicação dos resultados para diferentes públicos. Além disso, os alunos serão convidados a refletir sobre a importância da revisão e feedback, habilidades de argumentação e integridade científica na comunicação de resultados.
Estimativa de tempo total: (17 - 28 minutos)
Conclusão
-
Recapitulação de conceitos importantes: (5 - 10 minutos)
O professor revisará os principais conceitos aprendidos durante a aula. Isso incluirá a importância da comunicação de resultados na ciência, a necessidade de análise e síntese de dados, as técnicas de escrita científica e apresentação oral, a adaptação da comunicação ao público-alvo, o uso de visuais de dados, a importância da revisão e feedback, habilidades de argumentação e a integridade científica.
-
Ligação entre teoria e prática: (5 - 10 minutos)
O professor reforçará como a teoria apresentada na aula foi aplicada nas atividades práticas. A discussão ilustrará como a análise de dados, a síntese de informações, as habilidades de escrita e apresentação e a compreensão do público-alvo são usadas na prática ao comunicar os resultados de um experimento científico.
-
Materiais extras: (2 - 3 minutos)
Os alunos receberão uma lista de recursos adicionais para aprofundar seu conhecimento sobre a comunicação de resultados em ciência. Isso pode incluir artigos científicos, livros, vídeos online, infográficos e software de análise de dados.
-
Importância da comunicação de resultados: (5 - 10 minutos)
Por fim, o professor ressaltará a importância da comunicação de resultados na ciência e na vida cotidiana. Serão discutidos exemplos do mundo real, como a comunicação de pesquisas sobre a COVID-19, para ilustrar como a comunicação eficaz de resultados pode impactar a sociedade.
Estimativa de tempo total: (17 - 33 minutos)