Entrar

Plano de aula de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem

Fotografia

Original Teachy

Fotografia de Natureza e Vida Selvagem

Objetivos

Durante esta etapa do plano de aula, os alunos devem alcançar os seguintes objetivos principais:

  1. Compreensão Profunda da Fotografia de Natureza e Vida Selvagem: Os alunos devem ser capazes de entender o que é fotografia de natureza e vida selvagem e por que ela é importante. Eles devem ser capazes de entender a complexidade e o desafio dessa disciplina, bem como apreciar a beleza e a dramaticidade que ela pode capturar. (15 - 20 minutos)

  2. Conhecimento das Habilidades e Conhecimentos Essenciais: Os alunos devem ser capazes de identificar e entender as dez habilidades e conhecimentos que são essenciais para dominar a fotografia de natureza e vida selvagem. Eles devem ser capazes de entender o porquê de cada um desses itens ser importante e como eles se aplicam à fotografia de natureza e vida selvagem. (20 - 25 minutos)

  3. Aplicação Prática: Os alunos devem ser capazes de aplicar o que aprenderam sobre fotografia de natureza e vida selvagem a situações práticas. Eles devem ser capazes de demonstrar um entendimento básico de como usar diferentes equipamentos de fotografia, como compor uma foto e como editar suas imagens. (25 - 30 minutes)

Objetivos Secundários:

  1. Respeito pela Natureza: Os alunos devem adquirir um respeito mais profundo pela natureza e pelos animais selvagens através do estudo da fotografia de natureza e vida selvagem. Eles devem entender a importância da ética na fotografia de vida selvagem e como suas ações podem afetar o mundo natural. (15 - 20 minutes)

  2. Inspiração para a Conservação: Ao entender a beleza e a importância da natureza e da vida selvagem, os alunos devem se sentir inspirados a participar de ações de conservação e a usar suas habilidades de fotografia para promover a proteção do nosso ecossistema. (15 - 20 minutes)

Estimativa total de tempo: 90 - 115 minutos

Introdução (10 - 15 minutos)

Para iniciar a aula, o professor pode começar revisitando o conteúdo da aula anterior sobre "Fotografia de Rua", destacando a importância de observar e capturar detalhes autênticos e espontâneos, bem como o desafio de trabalhar com luzes e sombras em um ambiente urbano.

Após essa revisão, o professor pode introduzir a Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, mencionando as diferenças e semelhanças com a Fotografia de Rua. Duas situações-problema podem ser propostas: "Como você capturaria a majestosidade de uma montanha ao amanhecer?" e "Como você registraria o comportamento de um lobo em seu ambiente natural sem perturbá-lo?"

Em seguida, o professor pode contextualizar a importância da Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, explicando que esta não é apenas uma forma de arte, mas também um meio poderoso de conscientização sobre questões ambientais. Fotógrafos de natureza e vida selvagem desempenham um papel vital na documentação da beleza do nosso planeta e na sensibilização para a necessidade de sua preservação.

Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades e histórias. Por exemplo, ele pode mencionar que Ansel Adams, um dos fotógrafos de paisagem mais famosos, costumava acordar às 3 da manhã para pegar a "hora dourada" perfeita para suas fotos. Ou que Paul Nicklen, um fotógrafo de vida selvagem, passou três dias em uma pequena tenda na Antártica, suportando temperaturas abaixo de zero, para conseguir uma única foto de um leopardo-da-neve.

Essa introdução deve servir para despertar o interesse dos alunos pelo tópico e prepará-los para a aprendizagem que se seguirá.

Desenvolvimento (60 - 70 minutos)

  1. Revisão de Conhecimentos Anteriores (10 - 15 minutos) O professor deve iniciar a etapa de desenvolvimento revisando alguns conceitos básicos de fotografia que são essenciais para a fotografia de natureza e vida selvagem. Isso inclui a regra dos terços, controle de exposição, profundidade de campo, uso de diferentes lentes, entre outros.

  2. Teoria da Fotografia de Natureza e Vida Selvagem (20 - 25 minutos) O professor deve apresentar a teoria por trás da fotografia de natureza e vida selvagem. Isso deve incluir uma discussão sobre a importância de entender e respeitar a natureza, a necessidade de paciência e persistência, os diferentes tipos de equipamentos utilizados e como eles são utilizados, as técnicas de fotografia específicas para a natureza e vida selvagem (por exemplo, longa exposição e fotografia noturna), a ética da fotografia de vida selvagem e as habilidades de rastreamento e camuflagem.

  3. Atividade Prática 1: Simulação de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem (15 - 20 minutos) Para esta atividade, os alunos irão simular uma sessão de fotografia de natureza e vida selvagem. Eles serão divididos em grupos e cada grupo receberá um cenário (por exemplo, "fotografar um pássaro em voo", "capturar uma cascata com longa exposição", "fotografar um cervo ao amanhecer", etc.). Os alunos devem discutir e planejar como eles abordariam essa sessão, considerando fatores como o tipo de equipamento necessário, o melhor momento para a foto, a composição da foto, etc.

    Materiais Necessários: Câmeras DSLR, lentes de diferentes distâncias focais, tripés, filtros, flash externo, papel e caneta para anotações, cenários para a simulação.

  4. Atividade Prática 2: Edição de Imagens (15 - 20 minutos) Para esta atividade, os alunos irão praticar a edição de imagens. O professor deve fornecer aos alunos algumas imagens cruas (RAW) de natureza e vida selvagem e os alunos devem usar um software de edição como o Adobe Lightroom ou Photoshop para editar essas imagens. O professor deve orientar os alunos sobre como ajustar os diferentes parâmetros (exposição, contraste, saturação, etc.) para melhorar a imagem.

    Materiais Necessários: Computadores com software de edição de imagem instalado (por exemplo, Adobe Lightroom ou Photoshop), imagens cruas para edição.

  5. Discussão sobre a Ética na Fotografia de Vida Selvagem (5 - 10 minutos) Para concluir a etapa de desenvolvimento, o professor deve conduzir uma discussão sobre a ética na fotografia de vida selvagem. Isso deve incluir uma discussão sobre a importância de respeitar a vida selvagem e seu habitat e sobre o papel dos fotógrafos na promoção da conservação.

Estimativa total de tempo: 60 - 70 minutos

Retorno (20 - 25 minutos)

  1. Revisão de Atividades Práticas (10 - 15 minutos): Após as atividades práticas, o professor deverá revisar as simulações e edições de fotografia realizadas pelos alunos. Cada grupo deverá apresentar o resultado de seu trabalho e explicar as decisões técnicas e criativas tomadas durante a execução. Esta etapa é essencial para que os alunos compreendam como as teorias aplicam-se à prática e permitirá ao professor corrigir possíveis erros e esclarecer dúvidas.

  2. Reflexão Individual (5 - 10 minutos): O professor deve então propor um momento de reflexão individual, onde cada aluno deverá anotar em um papel as respostas para as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas? Esta atividade auxilia no processo de consolidação do aprendizado e ajuda o professor a perceber quais pontos precisam ser reforçados em aulas futuras.
  3. Exercícios para Casa (5 minutos): Por fim, o professor deve entregar uma lista de exercícios sobre o tópico apresentado em sala de aula para que os alunos resolvam em casa. Esses exercícios podem incluir tarefas práticas, como a realização de uma sessão de fotografia de natureza e vida selvagem, e questões teóricas, como a elaboração de um texto sobre a ética na fotografia de vida selvagem. Além de reforçar os conceitos aprendidos, esses exercícios ajudarão a preparar os alunos para a próxima aula, que poderá abordar temas relacionados, como fotografia de paisagens ou fotografia de animais de estimação.

Estimativa total de tempo: 20 - 25 minutos

Conclusão (10 - 15 minutos)

Para finalizar a aula, o professor fará uma revisão dos principais pontos abordados durante a sessão. Ele recordará as dez habilidades e conhecimentos essenciais para a Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, ressaltando a importância de cada um no domínio desta disciplina. Ele também enfatizará a necessidade de respeito e cuidado com a natureza e a vida selvagem, lembrando os alunos de sua responsabilidade como fotógrafos.

O professor vinculará a teoria e a prática, recordando as atividades práticas realizadas e como elas aplicaram os conceitos teóricos discutidos. Ele também discutirá as aplicações da Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, tanto como uma forma de arte quanto como uma ferramenta para a conscientização ambiental.

Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tópico, o professor pode sugerir materiais de leitura adicionais, como livros sobre fotografia de natureza e vida selvagem, biografias de fotógrafos renomados no campo, e artigos sobre técnicas específicas de fotografia.

Por fim, o professor explanará brevemente sobre a relevância do assunto para o dia a dia. Ele pode mencionar como as habilidades e conhecimentos adquiridos na Fotografia de Natureza e Vida Selvagem podem ser aplicados em outros gêneros de fotografia, assim como em outras áreas da vida. Por exemplo, a paciência e persistência necessárias para a fotografia de vida selvagem também são úteis em muitos aspectos da vida pessoal e profissional. Além disso, o respeito pela natureza cultivado por meio da fotografia pode incentivar práticas mais sustentáveis no dia a dia.

Estimativa total de tempo: 10 - 15 minutos

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies