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Plano de aula de Quadriláteros: Trapézio

Matemática

Original Teachy

Quadriláteros: Trapézio

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Quadriláteros: Trapézio

Palavras ChaveTrapézio, Geometria, Propriedades, Cálculo, Área, Perímetro, Construção civil, Arquitetura, Agrimensura, Aplicação prática, Trabalho em equipe, Reflexão, Desafios, Problemas reais, Educação matemática
Materiais NecessáriosVídeo sobre a aplicação de trapézios na arquitetura moderna, Projetor ou TV para exibição do vídeo, Computador ou dispositivo de reprodução de vídeo, Materiais para construção de modelos (papelão, régua, tesoura, cola, marcadores), Folhas de papel para cálculos e anotações
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa tem como finalidade introduzir os alunos ao conceito de trapézio, suas propriedades e aplicações práticas. O desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para que os alunos possam resolver problemas reais, como a medição de terrenos, conectando o conteúdo aprendido com situações do mercado de trabalho. Ao entender e aplicar esses conceitos, os alunos desenvolvem competências técnicas e matemáticas essenciais para diversas áreas profissionais.

Objetivos principais:

1. Entender o que é um trapézio e suas propriedades.

2. Calcular medidas de lados e ângulos em um trapézio.

3. Resolver problemas aplicados envolvendo trapézios, como terrenos em formato de trapézio.

Objetivos secundários:

1. Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo para resolução de problemas.

2. Estimular o pensamento crítico e analítico perante problemas geométricos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa tem a finalidade de introduzir os alunos ao conceito de trapézio, suas propriedades e aplicações práticas. Através da contextualização, curiosidades e uma atividade inicial, busca-se despertar o interesse dos alunos e conectá-los com a utilidade prática do conteúdo, preparando-os para as atividades práticas e desafios que virão a seguir.

Contextualização

Os trapézios são figuras geométricas de grande importância no nosso dia a dia. Imagine que você está olhando para a planta de um terreno ou a planta de uma construção. Muitas vezes, esses espaços não têm formas tão regulares quanto gostaríamos, e é aí que os trapézios entram em cena. Eles nos ajudam a calcular áreas e perímetros de terrenos irregulares, garantindo que possamos planejar construções e espaços de maneira precisa e eficiente. Entender as propriedades dos trapézios é essencial para diversas profissões, como arquitetura, engenharia civil e agrimensura.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que muitas pontes e estruturas arquitetônicas utilizam trapézios em seu design? Isso porque a forma trapézio pode proporcionar estabilidade estrutural e eficiência no uso de materiais. Além disso, agrimensores frequentemente encontram terrenos em formatos de trapézio e precisam calcular suas áreas para fins de documentação e venda. Essas aplicações demonstram como o conhecimento sobre trapézios é diretamente aplicável no mercado de trabalho e em situações cotidianas.

Atividade Inicial

Para iniciar a aula, exiba um breve vídeo de 3 minutos que mostre a aplicação de trapézios na arquitetura moderna, enfatizando como eles são usados em projetos de pontes e edifícios. Após o vídeo, faça a seguinte pergunta provocadora aos alunos: 'Você consegue pensar em outras situações do cotidiano onde o formato de um trapézio seria útil?'. Incentive os alunos a compartilharem suas ideias em grupos pequenos por 5 minutos e, em seguida, peça para alguns grupos compartilharem suas respostas com a turma.

Desenvolvimento

Duração: 55 - 60 minutos

Esta etapa tem a finalidade de aprofundar o entendimento dos alunos sobre os trapézios por meio de atividades práticas e reflexivas. As atividades propostas visam desenvolver a capacidade de aplicar conceitos geométricos em situações reais, promovendo o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Adicionalmente, os exercícios de fixação têm como objetivo consolidar o conhecimento adquirido, garantindo que os alunos sejam capazes de resolver problemas de forma autônoma.

Tópicos a Serem Abordados

1. Definição e propriedades de um trapézio. 2. Classificação dos trapézios (isósceles, retângulo, escaleno). 3. Cálculo de áreas e perímetros de trapézios. 4. Relações entre ângulos e lados em um trapézio.

Reflexão sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o conhecimento geométrico pode auxiliar na solução de problemas práticos. Pergunte sobre outras figuras geométricas que eles conhecem e como essas formas podem ser aplicadas em diferentes contextos profissionais, como na construção civil e na arquitetura. Incentive-os a pensar em como o entendimento de trapézios pode ser útil em suas futuras carreiras e na vida cotidiana.

Mini Desafio

Construindo um Modelo de Terreno

Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um modelo físico de um terreno em formato de trapézio usando materiais como papelão, régua, tesoura e cola. Eles deverão calcular as áreas e perímetros do terreno e apresentar suas soluções para a turma.

Instruções:

  • Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  • Distribua os materiais necessários para cada grupo: papelão, régua, tesoura, cola e marcadores.
  • Cada grupo deverá desenhar e recortar um trapézio no papelão, com as dimensões definidas por eles mesmos.
  • Peça aos grupos para calcular a área e o perímetro do trapézio criado.
  • Os grupos devem anotar todos os cálculos em uma folha de papel e preparar uma breve apresentação para explicar como chegaram aos resultados.
  • Reserve um tempo para que cada grupo apresente suas conclusões ao restante da turma e discuta as diferentes abordagens utilizadas.

Objetivo: Aplicar o conhecimento teórico sobre trapézios em uma atividade prática, desenvolvendo habilidades de medição, cálculo e trabalho em equipe.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

1. Resolva os seguintes problemas em grupo: Um terreno tem a forma de um trapézio com bases de 15m e 25m e altura de 10m. Calcule a área deste terreno. 2. Determine o perímetro de um trapézio isósceles com bases de 10cm e 20cm, e lados não paralelos de 13cm. 3. Um trapézio retângulo possui uma base maior de 18cm, uma base menor de 10cm e uma altura de 12cm. Calcule a área deste trapézio. 4. Prove que em um trapézio isósceles os ângulos da base são iguais.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa tem a finalidade de consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o que foi aprendido e como isso se aplica a situações reais. Através da recapitulação dos conteúdos e da discussão sobre as atividades práticas, busca-se reforçar a relevância do conhecimento adquirido e promover uma compreensão mais profunda e contextualizada dos trapézios.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre como o conhecimento sobre trapézios pode ser aplicado em diferentes contextos do dia a dia, como na construção civil, arquitetura e agrimensura. Pergunte aos alunos como se sentiram ao realizar a atividade prática e quais foram os desafios encontrados. Incentive-os a compartilhar suas reflexões sobre a importância de compreender figuras geométricas para resolver problemas reais e como essa habilidade pode ser útil em suas futuras carreiras.

Resumo

Resuma e recapitule os principais conteúdos apresentados na aula: definição e propriedades de um trapézio, tipos de trapézios (isósceles, retângulo, escaleno), cálculo de áreas e perímetros, e a relação entre ângulos e lados. Reforce a importância de cada um desses pontos e como eles foram aplicados durante a aula.

Fechamento

Explique que a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações dos trapézios através de atividades práticas e desafios que simularam problemas reais do mercado de trabalho. Enfatize a importância deste conhecimento para diversas profissões e a aplicabilidade na vida cotidiana, como no planejamento de construções e medições de terrenos. Finalize destacando a importância de continuar desenvolvendo essas habilidades matemáticas e geométricas para a resolução de problemas complexos no futuro.

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