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Plano de aula de Tabela periódica: Metal

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Tabela periódica: Metal

Objetivos (5 - 10 minutos)

Objetivos Principais:

  • Compreender o conceito de metal na tabela periódica, incluindo suas características gerais, estrutura atômica e propriedades físico-químicas.
  • Identificar os diferentes tipos de metais e suas aplicações práticas na vida cotidiana e na indústria.
  • Relacionar as propriedades dos metais com suas posições na tabela periódica, a fim de entender a organização e a classificação dos elementos químicos.

Objetivos Secundários:

  • Promover a compreensão de que a química dos metais é fundamental para o funcionamento de muitos dispositivos e tecnologias modernas.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela química, demonstrando a relevância e a presença dos metais em sua vida diária.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, conforme os alunos são incentivados a explorar mais sobre os metais e compartilhar suas descobertas com a classe.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo:

    • O professor iniciará a aula com uma rápida revisão dos conceitos básicos de tabela periódica, focando nos blocos s, p, d e f. Ele relembrará as propriedades periódicas e a organização dos elementos químicos na tabela, ressaltando a importância desses conceitos para o entendimento do tópico principal da aula - os metais.
    • Além disso, o professor reforçará os conceitos de configuração eletrônica e eletronegatividade, que são essenciais para a compreensão das propriedades dos metais.
  2. Situações Problema:

    • O professor apresentará duas situações problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar a importância dos metais. A primeira situação pode ser: "Por que o alumínio, que é um metal, é tão leve e facilmente moldável, ao passo que o chumbo, que também é um metal, é tão pesado e rígido?" A segunda situação pode ser: "Por que o cobre, um metal, é um bom condutor de eletricidade, enquanto o enxofre, um não metal, não é?"
  3. Contextualização:

    • O professor explicará a importância dos metais na vida cotidiana e na indústria. Ele mencionará que os metais são amplamente utilizados em tecnologias modernas, como celulares, computadores, carros, aviões, eletrodomésticos, entre outros. Além disso, o professor ressaltará que os metais desempenham um papel crucial em várias reações químicas e processos industriais.
  4. Ganhar Atenção:

    • Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor compartilhará duas curiosidades sobre os metais. A primeira é que o ouro, um dos metais mais valiosos, é um dos metais mais maleáveis, podendo ser martelado em folhas tão finas que uma única onça (aproximadamente 28 gramas) pode cobrir uma área de 28 metros quadrados. A segunda curiosidade é que o mercúrio, um metal líquido à temperatura ambiente, é o único metal que é líquido em condições normais de pressão e temperatura.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Apresentação do Conteúdo (10 - 15 minutos)

  1. Características Gerais dos Metais:

    • O professor apresentará as características gerais dos metais, explicando que eles são bons condutores de calor e eletricidade, geralmente têm pontos de fusão e ebulição altos, são maleáveis e dúcteis (podem ser martelados em folhas finas e puxados em fios finos, respectivamente), e têm brilho metálico.
    • Ele também explicará que os metais tendem a perder elétrons facilmente, formando cátions positivos em reações químicas, e que a maioria dos elementos na tabela periódica é composta por metais.
  2. Estrutura Atômica dos Metais:

    • O professor descreverá a estrutura atômica dos metais, explicando que os átomos metálicos estão organizados em uma rede cristalina, com os elétrons deslocalizados livremente se movendo entre os átomos.
    • Ele também explicará que é essa mobilidade dos elétrons que confere aos metais suas propriedades de condutividade elétrica e térmica, maleabilidade e brilho.
  3. Metais na Tabela Periódica:

    • O professor discutirá a posição dos metais na tabela periódica, explicando que a maioria dos metais está localizada à esquerda e no meio da tabela, nos blocos s, d e f.
    • Ele também explicará que os metais se tornam mais reativos à medida que se deslocam para a esquerda e para baixo na tabela, devido à facilidade com que perdem elétrons.
  4. Propriedades Físico-Químicas dos Metais:

    • O professor apresentará algumas propriedades físico-químicas dos metais, como densidade, ponto de fusão e ebulição, condutividade elétrica e térmica, e reatividade.
    • Ele explicará que essas propriedades variam entre os metais devido à sua estrutura atômica e posição na tabela periódica.

Atividades Práticas (10 - 15 minutos)

  1. Jogo da Memória dos Metais:

    • O professor dividirá a classe em grupos e distribuirá cartões de memória com os nomes dos metais em um lado e suas características no outro.
    • Os alunos terão que combinar corretamente os metais com suas características, enquanto o professor circula pela sala para oferecer assistência e esclarecimento de dúvidas.
  2. Apresentação de Metais e suas Aplicações:

    • Cada grupo de alunos receberá um metal diferente para pesquisar e preparar uma breve apresentação sobre suas características, propriedades e aplicações práticas na vida cotidiana e na indústria.
    • Após a preparação, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe.
  3. Discussão e Reflexão:

    • Para encerrar a atividade, o professor conduzirá uma discussão em sala de aula sobre as apresentações. Ele incentivará os alunos a refletir sobre como as características e propriedades dos metais influenciam suas aplicações práticas e como a posição dos metais na tabela periódica está relacionada a suas propriedades.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • O professor promoverá uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades práticas.
    • Os alunos serão incentivados a destacar as principais características dos metais que pesquisaram, suas propriedades físico-químicas e as aplicações práticas desses metais na vida cotidiana e na indústria.
    • O professor fará perguntas direcionadas para estimular a discussão e garantir que todos os aspectos importantes do tópico sejam abordados.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a discussão, o professor fará uma recapitulação conectando as descobertas dos alunos com a teoria apresentada no início da aula.
    • Ele destacará como as propriedades dos metais, como condutividade elétrica, maleabilidade e ponto de fusão, estão relacionadas à sua estrutura atômica e posição na tabela periódica.
    • O professor também reforçará a importância dos metais na vida cotidiana e na indústria, ressaltando como a compreensão desses materiais é crucial para entender muitas tecnologias modernas.
  3. Reflexão Individual (3 - 5 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • Ele fará perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar em suas respostas, que poderão compartilhar voluntariamente com a classe.
    • Esta atividade de reflexão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e identificar quaisquer áreas que possam precisar de estudo adicional.
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • O professor aproveitará o final da aula para fornecer feedback geral aos alunos sobre seu desempenho e participação durante a aula.
    • Ele elogiará o esforço e a colaboração dos alunos, destacará as principais ideias discutidas e incentivará a continuação do estudo do tópico.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação do Conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor fará uma recapitulação dos principais pontos abordados durante a aula, relembrando as características gerais dos metais, sua estrutura atômica, propriedades físico-químicas e sua posição na tabela periódica.
    • Ele também reforçará a importância dos metais na vida cotidiana e na indústria, e como suas propriedades influenciam suas aplicações práticas.
    • O professor enfatizará que os metais são essenciais para o funcionamento de muitas tecnologias modernas e que a compreensão de sua química é fundamental para a ciência e a engenharia.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor explicará como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações.
    • Ele destacará como as atividades práticas, como o jogo da memória dos metais e as apresentações de metais e suas aplicações, ajudaram os alunos a entender e aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e relevante.
    • Além disso, o professor ressaltará que a aula permitiu aos alunos ver a química dos metais em ação, não apenas na teoria, mas também em sua vida cotidiana e na indústria.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor sugerirá alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tópico.
    • Ele pode recomendar livros de química, sites educacionais, vídeos do YouTube e documentários que abordem a química dos metais de maneira acessível e interessante.
  4. Importância do Tópico (1 - 2 minutos):

    • Para concluir, o professor ressaltará a importância do tópico para a vida dos alunos.
    • Ele explicará que, embora a química dos metais possa parecer um assunto distante e abstrato, ela está presente em muitos aspectos de suas vidas, desde os dispositivos eletrônicos que usam até os materiais de construção de suas casas.
    • Além disso, o professor enfatizará que a compreensão dos metais e de sua organização na tabela periódica é fundamental para o estudo de muitos outros tópicos de química, e pode abrir portas para futuras carreiras na ciência e na engenharia.
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