Entrar

Plano de aula de Conceito de Ideologia

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Conceito de Ideologia

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Conceito de Ideologia

Palavras ChaveIdeologia, Sociologia, Metodologia Digital, Narrativa, Redes Sociais, Pensamento Crítico, Atividades Práticas, Gamificação, Feedback 360°, Influenciadores Digitais
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Computadores ou laptops, Plataformas de criação de conteúdo digital (ex.: PowerPoint, Canva), Plataforma de quiz online (ex.: Kahoot, Quizizz), Projetor ou tela para apresentação, Papéis e canetas para anotações, Plataforma digital para compartilhamento de conteúdos (ex.: Google Drive, blog da turma)
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaSociologia
Unidade TemáticaSociologia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é orientar os alunos a compreenderem as diversas ideologias que permeiam os grupos sociais e como elas moldam as representações e comportamentos. Ao final desta etapa, os alunos devem ser capazes de identificar e analisar ideias e crenças de diferentes contextos ideológicos, correlacionando-as com a realidade contemporânea.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as principais ideologias presentes em diferentes grupos sociais (políticos, religiosos, econômicos e jurídicos).

2. Analisar como as ideologias influenciam as representações e comportamentos dos indivíduos dentro desses grupos.

3. Relacionar conceitos de ideologia a eventos e contextos atuais, utilizando exemplos relevantes da vida moderna.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações obtidas de diversas fontes digitais.
  2. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação a partir de diferentes perspectivas ideológicas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é aquecer os alunos para a discussão sobre ideologias, incentivando-os a utilizar recursos digitais para encontrar informações relevantes e atuais. Este momento inicial também servirá para estimular o pensamento crítico e a troca de ideias entre os estudantes, preparando-os para as atividades mais aprofundadas que virão ao longo da aula.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que o conceito de ideologia é crucial para entender as dinâmicas sociais e as diversas perspectivas que moldam nossas opiniões e comportamentos. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante ou recente relacionado a uma ideologia política, religiosa, econômica ou jurídica que eles considerem relevante. Eles terão alguns minutos para fazer essa pesquisa e, em seguida, compartilhar com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são algumas das principais ideologias que você encontrou em sua pesquisa?

2. Como essas ideologias influenciam o comportamento e as atitudes das pessoas dentro de um grupo social?

3. Vocês identificaram alguma ideologia que está sendo discutida amplamente nas redes sociais atualmente?

4. De que maneiras as ideologias podem se manifestar nas decisões políticas ou econômicas de uma sociedade?

5. Como as representações ideológicas podem ser percebidas nas práticas e normas jurídicas?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é envolver os alunos em atividades práticas e dinâmicas que permitam a aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre ideologias em cenários contextualizados e atuais. As atividades propostas visam tornar o aprendizado mais interativo, divertido e relevante, utilizando tecnologias digitais como ferramentas de apoio.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Storytelling nas Redes Sociais: Construindo Narrativas Ideológicas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de criar narrativas digitais que representem e expliquem ideologias diferentes, promovendo a síntese de informações e o pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos criarão uma série de postagens para uma rede social fictícia, onde devem desenvolver uma narrativa que represente uma ideologia específica (política, religiosa, econômica ou jurídica). A atividade utilizará a habilidade dos alunos de sintetizar informações e usar recursos multimídia para comunicar ideias de forma eficaz.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça que cada grupo escolha uma ideologia (política, religiosa, econômica ou jurídica) para representar.

  • Oriente os alunos a criarem um perfil em uma rede social fictícia (pode ser no formato de slides ou em uma plataforma digital de criação de conteúdo).

  • Cada grupo deve desenvolver uma série de postagens (mínimo de 5 postagens) que contem uma narrativa coerente e que represente a ideologia escolhida, utilizando textos, imagens, vídeos ou outros recursos multimídia.

  • Estimule os grupos a usarem hashtags e a mencionarem perfis fictícios ou reais que sejam relevantes para a ideologia.

  • Depois de concluírem as postagens, cada grupo apresentará seu perfil e narrativas para a turma.

Atividade 2 - Influenciador Digital: Defenda Sua Ideologia 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a habilidade de argumentação e persuasão, além de promover a análise crítica de ideologias ao criar conteúdos digitais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de influenciadores digitais e criarão conteúdos (vídeos curtos, stories ou posts) defendendo uma ideologia específica. Eles devem utilizar argumentos persuasivos e exemplos contemporâneos para engajar sua 'audiência'.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma ideologia (política, religiosa, econômica ou jurídica) para defender.

  • Oriente os grupos a criarem um plano de mídia, decidindo quais tipos de conteúdo (vídeos curtos, stories, posts) irão produzir.

  • Cada grupo terá que produzir pelo menos três conteúdos que defendam a ideologia, utilizando argumentos persuasivos e exemplos atuais.

  • Os grupos compartilharão seus conteúdos em uma plataforma digital comum (pode ser uma pasta compartilhada ou um blog da turma).

  • Após a criação dos conteúdos, cada grupo apresentará suas produções e explicará as estratégias utilizadas para engajar a audiência.

Atividade 3 - Quiz Show: Desvendando Ideologias com Gamificação 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre diferentes ideologias através de uma abordagem lúdica e competitiva, estimulando a colaboração e a revisão dos conteúdos estudados.

- Descrição: Os alunos participarão de um quiz interativo onde terão que responder perguntas sobre ideologias políticas, religiosas, econômicas e jurídicas. A atividade utilizará uma plataforma de gamificação para tornar o aprendizado dinâmico e competitivo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Utilize uma plataforma de quiz online (como Kahoot ou Quizizz) para criar um jogo interativo com perguntas sobre ideologias.

  • Cada grupo se inscreverá como uma equipe e responderá às perguntas que aparecerão na tela.

  • As perguntas devem abordar exemplos contemporâneos e históricos de diferentes ideologias, além de desafiar os alunos a identificarem representações ideológicas em diversos contextos.

  • Ao final do quiz, revele os resultados e parabenize os grupos com melhor desempenho.

  • Promova uma discussão final onde os grupos possam refletir sobre as questões mais desafiadoras e compartilhar suas impressões.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, promovendo a reflexão sobre as atividades realizadas e incentivando o compartilhamento de experiências e aprendizados. A discussão em grupo e o feedback 360° também visam desenvolver habilidades sociais e de comunicação, essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos reunidos, onde cada grupo compartilha o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Peça a cada grupo que apresente brevemente a ideologia que escolheram e um resumo das postagens ou conteúdos que criaram.
  2. Experiência e Desafios: Pergunte aos grupos quais foram os maiores desafios ao criar os conteúdos e como superaram esses desafios.
  3. Aprendizado: Solicite aos grupos que discutam o que mais aprenderam sobre a ideologia escolhida e como a atividade ajudou a aprofundar seu conhecimento.
  4. Conexão com a Realidade: Pergunte como as atividades realizadas se conectam com eventos e contextos atuais que os alunos conhecem.

Reflexões

1. Qual aspecto da ideologia escolhida foi mais desafiador de representar ou defender nas redes sociais e por quê? 2. Como as diferentes ideologias apresentadas pelos grupos podem influenciar a sociedade contemporânea em termos de política, economia, religião e direito? 3. O que vocês aprenderam sobre a importância do pensamento crítico ao analisar e defender ideologias nas redes sociais?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve dar e receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente os alunos a manterem o feedback construtivo e respeitoso. Siga as seguintes instruções:

  1. Feedback Positivo: Cada aluno deve começar destacando um ponto positivo sobre a contribuição de cada colega de grupo.
  2. Áreas de Melhoria: Em seguida, cada aluno deve sugerir uma área onde o colega poderia melhorar, de forma gentil e construtiva.
  3. Reflexão: Por fim, incentive os alunos a refletirem sobre os feedbacks recebidos e como podem utilizá-los para melhorar em futuras atividades.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar e refletir sobre os aprendizados da aula, conectando-os com a realidade atual e destacando sua importância prática. Este momento de conclusão visa reforçar o entendimento dos conceitos abordados, proporcionando uma visão clara de como as ideologias influenciam a sociedade e como os alunos podem aplicar esse conhecimento no dia a dia.

Resumo

Resumo Criativo: Imagine um mural digital onde cada aluno pintou um pedaço com ideologias políticas, religiosas, econômicas e jurídicas. Vimos como essas ideologias são como óculos coloridos que cada grupo social usa para enxergar o mundo. Dessa diversidade, criamos narrativas para uma rede social fictícia, defendemos ideias como influenciadores digitais e deciframos essas ideologias em um quiz show interativo! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Na era digital, ideologias são constantemente debatidas e disseminadas pelas redes sociais e meios de comunicação. Entender essas ideologias nos ajuda a interpretar e criticar as informações que recebemos diariamente, além de nos preparar para participar de discussões informadas e construtivas sobre temas importantes da sociedade contemporânea.

Na Prática

Importância e Aplicações: Estudar ideologias nos permite compreender os fundamentos das opiniões e ações dos indivíduos e grupos sociais. Isso é essencial para a formação de um pensamento crítico e para a navegação em um mundo onde as ideias são compartilhadas e debatidas rapidamente na internet. Saber analisar e debater ideologias é uma habilidade vital não só acadêmica, mas também para a cidadania ativa.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies